14.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Museu da Imprensa Automotiva busca por apoio

Linha do tempo conta a história da imprensa automotiva brasileira

Depois de anos de planejamento, captação e catalogação de acervo, e 12 meses intensos de estruturação de um espaço físico adequado para receber sua primeira exposição, o Museu da Imprensa Automotiva – MIAU se prepara para abrir as portas ao público nas próximas semanas.

Em uma área de aproximadamente 100 m2 na Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo, o espaço traz uma linha do tempo da história da imprensa automotiva nacional, do início do Século XX até a década de 1990, ricamente ilustrada com materiais originais. Há também exposição de itens de memorabilia de eventos automotivos, coleção de manuais de proprietário e mostra de edições número 1 originais de revistas como Quatro Rodas, Motor 3, Grand Prix, Carro, 0 KM, O Mecânico, AutoData e Car And Driver.

“Foi um período intenso para montar a melhor forma de exposição do acervo e, paralelamente, obter toda a documentação necessária”, explica o criador do espaço Marcos Rozen. “Esta última etapa só agora se completou, com a emissão de CNPJ, alvará da Prefeitura e laudo de vistoria dos bombeiros”.

Ele calcula que 95% da estrutura estão concluídos, faltando somente alguns detalhes e acabamentos que serão finalizados até outubro, quando pretende abrir as portas. Com a documentação toda em ordem, busca agora apoiadores para a sustentação do museu e para promover um evento de inauguração dedicado à imprensa automotiva. Inicialmente, o MIAU funcionará de quarta-feira a domingo, com cobrança de ingresso, mas o valor dependerá de quantos forem os patrocinadores. O espaço do museu estará disponível também para locação para eventos, além de encontros e debates com estudantes de jornalismo, jornalistas automotivos e assessores de imprensa.

Exposição interativa marcará os 50 anos do lançamento do primeiro automóvel Chevrolet nacional, o Opala

O espaço – Dividido em dois andares, o MIAU tem em seu primeiro piso uma área para exposições temporárias e temáticas. A primeira será sobre o Chevrolet Opala, abrindo as celebrações do aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro automóvel Chevrolet nacional, que se completam em 2018. A exposição contará com diversos materiais de imprensa de época sobre o modelo, como press-releases, fotos, ficha técnica e tabela de preços, exemplares de revistas com reportagens sobre o Opala e outros, além do exemplar de um Comodoro sedã 1988, no qual os visitantes poderão entrar e assistir em seu interior a um pequeno documentário sobre a história do modelo, em uma experiência que remete aos antigos cinemas drive-in.

Na escada de acesso ao andar superior ficará a exposição de duas centenas de canetas com gravações de marcas automotivas.

No segundo andar haverá mostra fotográfica de bastidores da imprensa automotiva de várias épocas, exposição de coleção de máquinas de escrever e outros equipamentos, como gravadores, máquinas fotográficas e filmadoras, TV com exibição ininterrupta de videoreleases e toca-fitas para audição do antigo programa Jornal do Carro, da Rádio Eldorado. O maior destaque vai para os cerca de mil press-kits, livros e revistas automotivas, nacionais e estrangeiras, disponíveis para livre consulta pelos visitantes, além de um pequeno café e banheiros.

Empresas e agências interessadas em patrocinar a avant-première e os primeiros meses de funcionamento do espaço podem solicitar mais informações ou agendar uma visita pelo [email protected] ou 11-981-949-916.

 

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese