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quarta-feira, julho 16, 2025

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Projeto Tim Lopes, da Abraji, investigará crimes contra jornalistas

Tânia Lopes, irmã de Tim, com Thiago Herdy, presidente da Abraji - Crédito: Alice Vergueiro
Tânia Lopes, irmã de Tim, com Thiago Herdy, presidente da Abraji –
Crédito: Alice Vergueiro
Objetivo é revelar bastidores dos crimes e dar continuidade às investigações  

 

A Abraji lançou em 29/6, durante sessão especial do seu 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o Projeto Tim Lopes. A ideia, proposta por Marcelo Beraba, ex-presidente da entidade, tem como objetivo revelar bastidores dos crimes contra jornalistas no País e, principalmente, dar continuidade às investigações.

Batizado em homenagem ao jornalista Tim Lopes, assassinado em 2002 enquanto investigava abuso de menores em bailes funk nas favelas do Rio de Janeiro, o projeto já acompanha quatro casos e a expectativa é de que esse número aumente. “Se você pisar em uma formiga, o formigueiro todo vai subir na sua perna. Então, se matarem um jornalista – ainda que lá no interior do Brasil – um grupo de repórteres da Abraji vai investigar”, explicou o presidente da Abraji Thiago Herdy.

Dentre os presentes ao lançamento estava Tânia Lopes, irmã de Tim, que se emocionou com a iniciativa e destacou a história da fundação da própria entidade, que está relacionada ao assassinato de seu irmão, um dos precursores do jornalismo investigativo no Brasil. “Acho que o que fica do nome dele é o carimbo em grandes projetos, como esse, que trata da liberdade de expressão e vai trazer material para estudantes que querem ser grandes jornalistas como o Tim e como tantos outros que estão aqui no congresso”, destacou Tânia. “Parabéns a todos nós, porque o Tim está ali sabendo que é por esse caminho que a gente tem que continuar”.

Outro objetivo do projeto é buscar compreender o que de fato aconteceu no local, em toda a sua complexidade. “Nós vamos contar a história daquele assassinato e vamos dar continuidade à história que aquele repórter estava conduzindo, que é o mais importante. Para que ninguém imagine que matando o repórter vai conseguir calar o jornalismo, porque não vai”, destaca Herdy. “Quando você mata um jornalista, você não está matando só o ‘sujeito’, está matando a sociedade, porque ele estava ali em nome da sociedade e em busca do interesse público e da verdade dos fatos”.

Morre Rosana De Salvo, sócia-diretora da ADS

* Última atualização: 4/7, às 9h23

 

Faleceu nessa segunda-feira (3/7), aos 54 anos, de parada cardíaca, a sócia-diretora da ADS Comunicação Corporativa Rosana De Salvo. Formada em Engenharia Civil pela Mackenzie, com MBA em Administração, Negócios e Marketing pela FGV, Rosana sempre atuou na agência fundada pelo pai, Antonio De Salvo.

“Rosana herdou do pai, Antonio De Salvo, fundador da agência e pioneiro das Relações Públicas do Brasil, a paixão e a vocação pela comunicação corporativa”, destacou o comunicado enviado pela própria agência. “Essa paixão se traduzia em sua maneira única de atuar, colocando sua inteligência estratégica e dedicação absoluta a serviço dos clientes da ADS. Incansável na busca de resultados, motivava sua equipe com a energia e proatividade necessárias para as conquistas. Reconhecia e dava valor ao talento das pessoas e, acima de tudo, era fonte de inspiração para todos que tiveram a feliz oportunidade de conhecê-la como pessoa e profissional nestes mais de 30 anos que atuou na agência que ajudou a construir”.

Ela deixa os filhos Ricardo e Alessandro, além de uma neta. O velório será realizado nesta quarta-feira (5/7), das 9h às 12h, no Cemitério do Morumbi (rua Dep. Laércio Corte, 468), onde o corpo será enterrado.

BBC e Deutsche Welle unem-se contra a censura de regimes autoritários

Governo da Turquia, do presidente Recep Erdogan, é um dos que mais censuraram redes sociais

As redes BBC e Deutsche Welle lançaram em parceria o site Bypass Censorship, criado para que cidadãos de países onde há censura consigam acessar conteúdos bloqueados. O portal oferece notícias em 30 idiomas e ferramentas para burlar os entraves tecnológicos criados por regimes autoritários.

Broadcasting Board of Governors (BBG), France Médias Monde e Open Technology Fund também financiam o projeto, que dará a oportunidade de acesso a cidadãos de países como China, Irã e Síria, considerados os campeões da censura online pelo relatório de 2016 da Freedom on de Net.

Guido Baumhauer, diretor de Distribuição da DW, explicou como o site vai funcionar. “Nós pesquisamos quais ferramentas possibilitam contornar a censura sem vasculhar metade da vida digital dos usuários e encontramos três: TOR, um software clássico para acessar e navegar em sites bloqueados; Psiphon, que utilizamos para nossa oferta em persa (Irã) e amárico (Etiópia), ambos mercados em que a cibercensura é cotidiana; e Orbot, que libera o acesso para outros apps”.

Confira mais informações.

App da Agência Pública propõe passeio pela História do Porto Maravilha

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

A Agência Pública lançou em 23/6 um aplicativo sobre a História do Brasil. Por acreditar que o jornalismo pode transmitir conhecimento de maneira divertida e transformadora, a Agência escolheu a zona portuária do Rio para propor cinco roteiros que levam o título de Museu do Ontem.

Natalia Viana e sua equipe na Casa Pública dedicaram um ano ao trabalho de pesquisa jornalística para descobrir histórias que não estão nos livros. O desenvolvimento do aplicativo é do holandês Babak Fakhamzadeh. A artista plástica Juliana Russo responde pela concepção gráfica e ilustrações. Para quem procura recriar a experiência de estar no Porto naquela época, os roteiros usam trechos do livro 1808, de Laurentino Gomes, e anúncios de venda de escravos em jornais, na voz da cantora Anelis Assumpção.

Ao unir jornalismo, tecnologia e arte, com uma pitada de Pokémon Go – pois o usuário pode se propor a descobrir lugares e personagens, ou colecioná-los –, o aplicativo oferece a exploração da região como se fosse um game. No início, é preciso baixar na App Store ou Google Play. Um mapa atual pode ser comparado com um mapa da área no século 19.

Novo app da Agência Pública oferece cinco roteiros temáticos pela região central do Rio de Janeiro

São cinco roteiros temáticos, para serem seguidos a pé: o Tour da Corrupção começa com Dom Pedro I e vem até escândalos da Lava Jato; o Tour do Terror lembra cenas grotescas que ali ocorreram desde Dom João VI; o Tour do Samba vai do primeiro terreiro de candomblé aos galpões das escolas atuais; o Tour dos Fantasmas lembra episódios que assombram o centro da cidade; e o História do Brasil Express relata fatos muito importantes para o País, como o desembarque de 700 mil negros escravizados e a execução de Tiradentes.

Ainda em julho, a Pública pretende promover uma série de caminhadas no Centro, chegando a grupos de estudiosos e turistas. “O Rio de Janeiro inspira curiosidade histórica, e o Porto é um reflexo disso, uma concentração da História do Brasil”, diz Natalia Viana (natalia@apublica.org).

Regiane Oliveira e Marcelo Cabral lançam biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht

Chegou às livrarias na última semana O Príncipe – Uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht (Astral Cultural). A obra, de autoria de Regiane Oliveira (El País Brasil) e Marcelo Cabral (Época Negócios), é resultado de um trabalho de levantamento de dados e investigação com dezenas de entrevistas e análises dos inquéritos que correm na Justiça sobre as 41 fases da operação Lava Jato.

Ela revela a trajetória do herdeiro da maior dinastia corporativa brasileira, que recebeu o apelido de Príncipe, desde sua infância em Salvador, passando pela ascensão nos corredores da empresa familiar, até a queda, com sua prisão pela Polícia Federal, bem como sua vida no cárcere e os detalhes de sua explosiva delação premiada.

Com 418 páginas, a obra chega ao mercado por R$ 49,90.

Chico Barbosa leva blog Car & Fun para o portal da Vip

* Com informações do J&Cia Auto

 

O blog Car & Fun, criado e editado por Chico Barbosa(cb@carandfun.com.br), passou a ser hospedado pelo portal da revista Vip, da Editora Abril, onde ele já vinha atuando como editor contribuinte da seção Motor desde o final do ano passado.

Lançado em janeiro de 2016, o Car & Fun traz crônicas, reportagens e curiosidades sobre carros, estrada, viagem e livros, tendo o automóvel como o centro das atenções.

Com passagens porValor Econômico e BandNews FM, Chico atua paralelamente desde 2002 como editor e escritor de livros em sua CBNews Books.

FAAP promove curso gratuito para jornalistas no interior paulista

A Fundação Armando Alvares Penteado realiza em São José dos Campos mais uma edição do curso gratuito para jornalistas Agenda Brasil. Tradicional na capital, com a participação de mais de 400 profissionais, o programa contempla temas que fazem parte da agenda e da cobertura diária da imprensa, contribuindo na troca de informações que podem ajudar no trabalho do repórter.

O curso será realizado às terças-feiras, das 9h30 às 12h30, a partir de 8 de agosto. Serão sete encontros com professores das Faculdades de Economia e de Administração da Faap, sob a direção do professor Silvio Passarelli e coordenação da professora Livia Freitas.

Para participar, o interessado deve fazer a inscrição até 30 de julho. Mais informações pelos iracema.carvalho@wnp.com.bre fabiana.dourado@wnp.com.brou 11-3662-7270 / 7271.

Nelcina Tropardi deixa a Diageo e vai para a Heineken

Nelcina Tropardi
Nelcina Tropardi

Depois de quatro anos na Vice-Presidência de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, Recursos Humanos e Compliance da Brasil Kirin, comprada pela Heineken em fevereiro passado, Juliana Nunes desligou se da empresa no final de maio. Nelcina Tropardi passou a responder pela área em 1º de junho.

Desde 2014 atuando como General Counsel e Corporate Secretary da Diageo para Brasil, Paraguai e Uruguai, Nelcina respondia pela agenda de Relações Corporativas da empresa, que inclui projetos de sustentabilidade, políticas públicas e comunicação externa. Também integrava o Conselho de Administração da empresa. Com mais de 20 anos de atuação nas áreas jurídica e regulatória, esteve antes na Unilever (em duas passagens) e na Pirelli.

Zoom revitaliza logomarca e adota novo posicionamento

A Zoom, tradicional agência de comunicação de Minas Gerais, lança site apresentando sua logomarca revitalizada e novo posicionamento de mercado, focando a comunicação em movimento. A nova logo representa a transformação da comunicação e da própria empresa nos últimos dois anos.

Admilson Resende, diretor da Zoom, diz que a evolução move o mundo, a mudança move o mercado e é fundamental garantir uma comunicação em movimento para acompanhar esse processo: “A tecnologia modificou o modo como as pessoas se relacionam. A internet revolucionou o cotidiano e o desaquecimento econômico está obrigando as empresas a se reinventarem para manter um diálogo eficaz com seus diversos públicos. Somente quem está atento e alerta aos novos paradigmas também estará pronto para ajudar os clientes a retomarem o crescimento”.

Segundo ele, a inovação levou a Zoom a deixar de ser uma tradicional agência para se reposicionar no mercado como uma empresa de comunicação. A mudança implica a diversificação de serviços em três pilares: Comunicação (assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento estratégico, gestão de mídias sociais, gestão de crise, media training, relações públicas, relacionamento comunitário, monitoramento e marketing), Marketing Digital (inbound marketing, criação de sites, SEO, Google Adwords) e Produção Editorial (conteúdo em geral para sites, blogs, jornais e revistas, entre outros).

Dança das cadeiras agita IstoÉ

Com a saída de Débora Crivellaro da IstoÉ, Celso Masson, que editava Cultura, assumiu o lugar dela no comando da editoria de Comportamento. Para substituí-lo a revista contratou Luís Antônio Giron, que vem de uma temporada como gerente de Conteúdo de Mídia e Publicações da Aberje, onde respondia, entre outras atividades, pela edição de revistas e livros e pelo portal, que reformulou.

Celso (celsomasson@istoe.com.br e 11-3618-4364) foi subeditor de Artes de Espetáculos de Veja, editor executivo do SBT, editor de Sociedade de Época e diretor de Redação de Época São Paulo.

Giron (giron@ e 4360) teve passagens por Veja, Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil e foi por 12 anos editor de Cultura de Época, que deixou em 2014 para ser gerente  de Multimída da TV Cultura, responsável pelo portal de notícias, cuidando da reformulação e estratégia digital da página, tarefa que não chegou a concluir por injunções políticas.

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