32.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, julho 3, 2025

Buy now

Início Site Página 81

Fenaj lança guia com orientações para coberturas de risco

Fenaj lança guia com orientações para coberturas de risco
Crédito: Guia de Proteção 2024 Fenaj

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou em 12/9 o Guia de Proteção a Jornalistas em Coberturas de Risco. A publicação oferece orientações de segurança para profissionais aderirem durante coberturas eleitorais e internacionais, além de ameaças em ambientes digitais.

Com 12 páginas, o guia oferece dicas para situações de risco, como coberturas em campo, segurança digital contra ataques cibernéticos e formas de agir em casos extremos. Inclui os contatos dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação, aos quais o jornalista deve recorrer em casos de violações e violências sofridas no exercício da profissão.

Segundo Norian Segatto, secretário de Saúde e Segurança da Fenaj, o objetivo é fornecer práticas básicas de proteção, que, embora não garantam a total segurança dos profissionais, ajudam a prevenir e reduzir o risco de agressões.

O guia também enfatiza que os jornalistas não devem deixar a violência impune, destacando a importância de informar os sindicatos e registrar um Boletim de Ocorrência em casos de agressões ou qualquer tentativa de impedir o exercício da profissão.

Confira a publicação aqui.

Ribeirão Preto ganha jornal semanal

Ribeirão Preto ganha jornal semanal
Crédito: Alberto Gonzaga

O Jornal Ribeirão é o novo semanário impresso de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Com distribuição gratuita nas principais regiões da cidade, o jornal foi lançado em 10 de setembro. Publicado no formato Berliner, tendência entre publicações modernas, visa resgatar a produção jornalística que caracteriza as notícias dos veículos impressos.

Com projeto gráfico desenvolvido por Daniel Torrieri, ex-coordenador do extinto Jornal A Cidade, o novo semanário será publicado todas as quintas-feiras, com edições variando de 16 a 24 páginas. As editorias são Economia, Agronegócio, Política, Esportes, Saúde, Ciência, Educação, Cotidiano, Vida Digital, Planeta (sustentabilidade), Cultura & Sociedade, Veículos e Turismo. Cada edição incluirá uma entrevista especial, além de artigos escritos por colaboradores convidados.

Assim como Torrieri, toda a redação é composta por jornalistas que fizeram parte de A Cidade: Ferraz Junior, além de atuar como editor-chefe, responde pelas editorias de Economia, Agronegócio, Saúde, Ciência e Educação; Eduardo Schiavoni assumiu Política e Cotidiano, enquanto Beatriz Camargo fica encarregada dos conteúdos sobre Cultura, Tecnologia, Turismo e Variedades; a edição de fotografia é de Daniel Basso, e a cobertura social leva a assinatura de Amir Calil.

Embora tenha sido originalmente pensado para o formato impresso, o jornal também disponibiliza uma versão digital em seu site e em PDF nas redes sociais.

 

Morre o fotógrafo Juan Esteves, aos 66 anos

Morre o fotógrafo Juan Esteves, aos 66 anos
Juan Esteves (Crédito: Espaço1338/YouTube)

Morreu nessa quinta-feira (12/9) o fotógrafo e jornalista Juan Esteves, aos 66 anos. Ele sofreu um infarto e foi internado, teve mais duas paradas cardíacas e não resistiu. Ficou conhecido por seus retratos de grandes nomes da história da arte brasileira e internacional.

Natural de Santos, Esteves começou a carreira como fotógrafo na agência Contato de Fotojornalis e no jornal A Tribuna. Em 1986, se mudou para São Paulo e iniciou sua trajetória na Folha de S.Paulo, onde trabalhou por oito anos, até 1994. No jornal, atuou como repórter fotográfico e posteriormente editor-assistente e editor-adjunto de fotografia. Trabalhou também em Veja, Carta Capital e na revista norte-americana Time.

O trabalho de Esteves foi exposto em cerca de 190 exposições, entre mostras coletivas e individuais, como no Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Moderna (MAM) e Pinacoteca de São Paulo, e no exterior, como no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e a Victoria Milo Gallery em Londres.

É autor de livros como o 55 Portraits, que reúne retratos de celebridades da música, do cinema e das artes plásticas em preto-e-branco; Presença, com fotos de 138 artistas plásticos brasileiros; e Mestres da Fotografia, que apresenta perfis de 20 grandes fotógrafos internacionais. Esteves trabalhou também como crítico de fotografia, atuando como colunista nas revistas Iris e Fotografe Melhor e no site Fotosite.

Morre Thais Belém, aos 28 anos, no Pará

Thais Belém (Crédito: Instagram)

Morreu nesta sexta-feira (13/9) a jornalista Thais Belém, aos 28 anos, em Belém (PA). A causa da morte não foi confirmada. Ela lutava contra um câncer no cérebro diagnosticado no início de 2023. O velório ocorre até às 15h no Memorial Metrópole (rua Boa Ventura da Silva, Belém).

Thais trabalhou na TV Liberal, afiliada da Globo no Pará, como produtora. Atuou também como coordenadora de projetos digitais do Grupo Liberal. Foi coordenadora do projeto Eu Repórter, atualmente chamado VC Repórter e apresentou o programa Libnews. Passou também pela TV Cultura. Estava afastada das atividades profissionais desde o começo do ano passado, quando descobriu o tumor no cérebro.

Nas redes sociais, publicava sobre a luta contra o câncer e compartilhava seu cotidiano. Passou por várias intervenções como radioterapia, quimioterapia e uma cirurgia para combater a doença. Além de jornalista, era também modelo e missionária católica e atuava junto ao projeto Cristo Alegria.

BM&C News estreia no Samsung TV Plus

BM&C News estreia no Samsung TV Plus
Crédito: Maurilio Goeldner/Divulgação/BM&C News

O BM&C News, canal focado em conteúdo sobre investimentos e negócios, firmou uma parceria com a Samsung para disponibilizar sua programação no Samsung TV Plus, serviço presente nas Smarts TVs da empresa, sem necessidade de download ou assinatura.

A ideia é que todo o conteúdo produzido pelo BM&C News chegue aos 10 milhões de usuários ativos no serviço de Fast Channel da Samsung. Para Paula Moraes, âncora e COO da BM&C, a parceria oferece “informações relevantes sobre economia, política, negócios e mercado financeiro diretamente nas telas dos nossos espectadores”.

Na grade do BM&C News, estão presentes programas como o Pre-Market, que traz as informações sobre a abertura do mercado no Brasil, com análises de comentaristas sobre os principais fatos que movimentam a economia; o Papo Antagonista, que repercute ao vivo os principais acontecimentos do dia; e clássicos como o Manhattan Connection, exibido aos domingos, além de outros programas sobre empreendedorismo e negócios como BM&C Talks, Mercado & Beyond, Money Report e O Varejista.

Além do Samsung TV Plus, o BM&C News está disponível também na VivoTV+ (canal 579), na ClaroTV+ (canal 563), na SKY+, no YouTube e no site www.bmcnews.com.br.

Boris Feldman fecha com a CNN Brasil e terá seção semanal no CNN Auto

Boris Feldman fecha com a CNN Brasil e terá seção semanal no CNN Auto

Boris Feldman fechou contrato com a CNN Brasil. Ele assina um blog semanal dentro do CNN Auto, abrigado no portal da emissora. No espaço, que oferece conteúdo em texto e vídeo, Feldman fala sobre a indústria do setor automotivo, com destaque para a rotina do usuário no dia a dia. A estreia foi em 9 de setembro.

Um dos quadros da seção é o Boca no Trombone, no qual o jornalista alerta sobre cuidados para evitar “picaretagens” que muitas vezes aparecem no cotidiano dos motoristas. Feldman também aborda temas relevantes para o setor, como os efeitos da reforma tributária nos impostos sobre os veículos, e verdade e mitos sobre economia verde e impactos ao meio ambiente. “Falo da maneira mais simples possível de lidar com o assunto, dou dicas de utilidade ao motorista, procuro destrinchar questões que parecem complexas”, declarou.

Feldman segue também com seu trabalho no canal AutoPapo. Esteve entre os TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2024, em eleição promovida por este J&Cia Auto.

Monitor da Abraji classifica Júlia Zanatta como uma das principais assediadoras judiciais

Monitor da Abraji classifica Júlia Zatanna como uma das principais assediadoras judiciais
Crédito: Reprodução/Palavra Aberta/TV Câmara

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) foi apontada como uma das principais autoras de assédio judicial contra jornalistas no Brasil pelo Monitor de Assédio Judicial da Abraji. Desde 2021, Zanatta abriu ao menos 12 processos contra jornalistas sob acusações de difamação, calúnia e injúria.

De acordo com a Abraji, o assédio judicial é o uso de medidas judiciais como meio de intimidar e silenciar profissionais do jornalismo. A parlamentar foi classificada pela associação como “litigante contumaz”, alguém que processa múltiplos profissionais. Seus alvos incluem comentaristas de TV e repórteres que a criticaram ou trouxeram à tona dados públicos que comprometem sua atuação política. Entre os casos mais conhecidos está o de um comunicador que a apelidou de “Barbie fascista” por causa de uma foto que a mostrava carregando armas de alto calibre.

Em entrevista à LatAm Journalism Review (LJR), Letícia Kleim, coordenadora jurídica da Abraji, afirma que essa prática gera um “efeito amedrontador” na imprensa: “É o chamado chiling effect, que impede que informações de interesse público sobre esses litigantes contumazes cheguem à população e inibe investigações futuras”.

Procurada pela LJR, Júlia Zanatta justificou suas ações como defensivas: “Como cidadã e ser humano, tenho o direito natural e legal de me defender de acusações que visam, primeiro, me desumanizar e, depois, me destruir”. A deputada negou que suas ações tenham caráter intimidatório, afirmando: “A quantidade de processos é proporcional ao número de ataques recebidos e não é uma tentativa de intimidar ou silenciar a imprensa”.

No ranking do monitor, os três maiores litigantes são o empresário Luciano Hang, com 53 processos, seguido pelo advogado Guilherme Henrique Branco de Oliveira, com 47, e pela ONG Associação Nacional Movimento Pró Armas, com 17 ações.

Grupo Perfil prepara-se para lançar Caras TV

O Grupo Perfil Brasil anunciou mudanças em sua estrutura. Antes hospedado no UOL, como provedor, tem agora seus próprios sites, e inaugura em breve estúdios equipados com tecnologia avançada de produções audiovisuais para smart TVs, para ampliar o alcance de suas marcas. Para novembro, a previsão é do lançamento do canal de televisão Caras TV.

Grupo de mídia multiplataforma, além do Brasil, está presente em Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia. Trabalha com 17 marcas em diversos segmentos, entre elas Caras, Contigo, Ana Maria, Rolling Stone e Cine Buzz. Seu modelo une jornalismo, entretenimento, experiências digitais e audiovisuais de maneira integrada, com equipe de jornalistas na sede em São Paulo e correspondentes nos estados. Responde por mídia online e offline, branded content, licenciamento de conteúdo – com variedade de temas qualificados à disposição para seleção – e eventos, como a Ilha de Caras e o Rolling Stone Music & Run.

Perfil é dona da marca e já detém a produção da revista Caras impressa, e digital nas várias plataformas, incluindo as redes sociais e o contato com influenciadores. O canal Caras Brasil no YouTube, com 380 mil inscritos, veicula entrevistas e cobertura de eventos. As versões em TV da revista Caras na Argentina e em Portugal são consideradas projetos de sucesso, o que incentivou o grupo a lançar o canal também no Brasil. Na pauta, estão os destaques das celebridades – artistas, atletas, monarquias e os grupos que os cercam –, além dos bastidores dos programas de televisão.

Na foto, os diretores do Grupo Perfil Brasil: Ademir Correa (em pé, à esq.), de Conteúdo; Lana Bitu, Marketing Publicitário; Fernando Leomil, Comercial; Luciana Romano, Marketing Operacional; e Filipe Medeiros, Financeiro. Sentados, Wardi Awada (esq.), vice-presidente do Grupo no Brasil, Fabrício Pellegrino, editor-chefe de Caras, e Luis Maluf, CEO do Grupo no Brasil.

Aos Fatos lançou Fátima 3.0, expansão de sua robô checadora com IA

Aos Fatos lança Fátima 3.0, expansão de sua robô checadora com IA

Aos Fatos lançou em 5/9 Fátima 3.0, uma atualização de sua chatbot que incorpora inteligência artificial (IA) generativa a WhatsApp e Telegram. A tecnologia, semelhante à utilizada no ChatGPT, permite respostas mais naturais e próximas de uma conversa real. Em vez das pré-programadas, Fátima agora elabora mensagens personalizadas e objetivas.

Em testes desde novembro de 2023, a nova versão utiliza como base para suas repostas somente o conteúdo publicado no site Aos Fatos. Entre os mecanismos de segurança implementados estão testes de desempenho, métricas automatizadas e integração com o publicador do site, que atualiza a fonte de dados de Fátima assim que publicações são feitas ou alteradas na redação.

O desenvolvimento de Fátima 3.0 teve apoio da Fundação Heinrich Böll e do WhatsApp. Além da expansão, a ferramenta ganhará uma nova interface este ano, que está sendo desenvolvida pelo estúdio Alles Blau, responsável pela nova identidade visual de Aos Fatos.

+Admirados de Economia, Negócios e Finanças: primeiro turno começa nesta quinta-feira (12)

+Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças: primeiro turno começa nesta quinta-feira (12/9)

Começou nesta quinta-feira (12/9) a nona edição do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, eleição promovida por este Jornalistas&Cia. Neste primeiro turno, os eleitores podem indicar até cinco profissionais e veículos em cada categoria.

Os jornalistas com maior número de indicações nesta primeira fase irão para o segundo turno disputar um lugar entre os TOP 50 +Admirados do País. Já entre os veículos, os eleitores indicam os seus favoritos nas categorias Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/Podcast), Canal de Vídeo (Youtube/Instagram), Jornal (Impresso e/ou Digital), Programa de TV, Revista (Impresso e/ou Digital) e Site/Portal.

Para votar, basta acessar o link da votação, preencher um breve cadastro e fazer até cinco livres indicações por categoria. O primeiro turno termina em 26/9 e os finalistas serão conhecidos em 1º de outubro. A cerimônia de premiação está marcada para 25 de novembro, no hotel Renaissance, em São Paulo.

O prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024 tem oferecimento de BTG Pactual e Federação Brasileira de Bancos (Febraban); patrocínio de Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Confederação Nacional de Seguros (CNSeg), Deloitte, Gerdau, Grupo Nexcom e Vivo; apoio de LATAM, Portal dos Jornalistas e Press Manager; e apoio institucional do IBRI. Mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

Vote agora no primeiro turno!

pt_BRPortuguese