O I’Max, plataforma especializada em mailings de imprensa, lançou o projeto Mais pelo Jornalismo, que tem por objetivo contribuir para a diminuição dos desertos de notícias existentes no País e que atingem, segundo o projeto Atlas da Notícia, 2.712 (48,7%) dos 5.570 munícipios brasileiros.
O programa prevê o fornecimento, de forma gratuita, de toda a infraestrutura tecnológica para o funcionamento de um site de notícias, como hospedagem, cibersegurança, SEO, configuração de mídia programática, e-mail profissional, suporte técnico, relatórios e insights. A capacidade inicial é de abrigar 1.000 sites/portais.
Fernanda Lara, CEO do I’Max e idealizadora do projeto, justifica a iniciativa: “Com a Inteligência Artificial generativa, as big techs, como Meta e Google, estão achatando a audiência dos sites de notícias, ao oferecer informações diretamente na timeline dos buscadores, empurrando os links de notícias para o fim da fila”.
Segundo ela, quem mais sofre com essa lógica são os publishers (os donos de veículos) pequenos, locais e regionais: “O jornalismo local atuante é fundamental para a democracia, previne a desinformação e contribui para a educação e o crescimento do País”.
Ela lembra que estão sendo adotados critérios rigorosos para a adesão ao projeto e que a ideia geral é a de que ele seja um parceiro tecnológico das mídias locais e segmentadas, sem contrapartida financeira, nem venda de dados: “Vamos oferecer desde o leiaute dos portais de notícias, passando por um sistema próprio de publicação de notícias (CMS) de fácil uso, até os menores detalhes de cibersegurança, incluindo o custo de hospedagem e apoio de programadores. Daremos atenção especial ao transbordo do site para que o histórico de postagens não se perca”.
Como participar
Para aderir gratuitamente ao Mais Pelo Jornalismo, o publisher precisa ter um veículo de comunicação estabelecido ou ser um jornalista com experiência comprovada que está lançando algum projeto editorial: “A infraestrutura é consistente para hospedar e atender até mil portais de notícias que, somados, podem chegar a 100 milhões de pageviews/mês, com pico de 200 mil acessos por segundo”.
Para participar, desde que atendidas as exigências, basta preencher um formulário para estabelecer o primeiro contato. Depois disso, haverá uma reunião de apresentação mútua e para tirar dúvidas.