-0.6 C
Nova Iorque
sábado, dezembro 20, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 79

ABCPública promove I Seminário Regional de Comunicação Pública em Minas Gerais gratuito e online

ABCPública promove I Seminário Regional de Comunicação Pública em Minas Gerais gratuito e online

Nos dias 8 e 9 de abril de 2025, a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) realizará o I Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais. O evento, online e gratuito, é voltado para profissionais, acadêmicos, gestores públicos e demais interessados no tema. O seminário acontecerá das 14h às 18h e terá inscrições disponíveis no site seminariominas.abcpublica.org.br, com vagas limitadas. A programação contará com palestras, mesas-redondas e painéis que discutirão a Comunicação Pública como instrumento de cidadania e combate à desinformação.

Programação

A abertura será na terça-feira (08/04), às 14h, com a palestra “Comunicação estratégica em Comunicação Pública”, ministrada por Jorge Duarte, presidente da ABCPública e servidor da Embrapa. Na sequência, a mesa-redonda “Os princípios da Comunicação Pública contra a desinformação e para o fortalecimento da democracia” reunirá Armando Medeiros de Farias (LCM Conexão Pública), Profª Drª Ângela Cristina Salgueiro Marques (PPGCOM/UFMG) e Bernardo Miranda (CEMIG), sob a mediação do Prof. Dr. Leandro Heringer (PUC Minas / SES-MG).

Ainda na terça-feira, ocorrerá a primeira parte do painel “A Comunicação Pública no dia a dia dos órgãos públicos de Minas Gerais: experiências, desafios e oportunidades”, com a participação de Ivanei Salgado (UNIFAL-MG), Virgínia Silva (Defensoria Pública de Minas Gerais) e Sabrina Beckler (Viver Comunicação). A mediação será de Tiago Alves (Fundação João Pinheiro).

Na quarta-feira (09/04), o destaque será a mesa-redonda “Democracia Digital e Governo Eletrônico: o papel das plataformas digitais na Comunicação Pública”, com Profª Drª Isabele Batista Mitozo (PPGCP/UFMG), 1º Ten BM Elton Ferreira de Assumpção (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) e Rodrigo Diniz Lara (Governo de Minas). A mediação ficará a cargo de Agnaldo Montesso (Fundação Cultural de Varginha).

O evento será encerrado com a segunda parte do painel “A Comunicação Pública no dia a dia dos órgãos públicos de Minas Gerais”, mediado por Lília Gomes (Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais). Interessados em apresentar experiências e boas práticas desenvolvidas em órgãos públicos do estado podem submeter propostas até o dia 23 de março pelo e-mail [email protected].

Parcerias e mais informações

O seminário é realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro, PUC Minas e Viver Comunicação. Mais informações estão disponíveis no site seminariominas.abcpublica.org.br ou pelo e-mail [email protected].


Em ação contra sedentarismo, apresentadores da ESPN comandam SportsCenter correndo

Em ação contra sedentarismo, apresentadores da ESPN comandam SportsCenter correndo
Bruno Vicari e Mariana Spinelli (Crédito: Divulgação/ESPN)

Na segunda-feira (10/3), Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo, Bruno Vicari e Mariana Spinelli, apresentadores do SportsCenter, da ESPN, comandaram o programa correndo ao ar livre. A ação teve o objetivo de conscientizar os telespectadores da importância de praticar atividades físicas.

“É um dia especial, do Combate ao Sedentarismo, e a gente como SportsCenter realmente vive o esporte 24 horas por dia”, declarou Bruno. “A ideia do programa é mostrar como nós que trabalhamos na ESPN também estamos envolvidos em atividades físicas. Estamos mostrando o nosso estilo de vida e incentivando as pessoas a se exercitarem”.

Para a realização do projeto, a ESPN utilizou um Cine Car, veículo utilizado em produções de cinema, onde a tradicional bancada do SportsCenter foi posicionada. Bruno e Mariana correram atrás da bancada e apresentaram o SportsCenter 1ª edição por 30 minutos, tempo mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde para exercícios diários.

“Mais do que falar sobre a importância de algo, é fazer também”, disse Mariana. “Nós sabemos a influência que temos e esperamos que com ações assim as pessoas fiquem com o recado no subconsciente, se animem, e que seja algo que dê aquele empurrãozinho”.

Mais de 120 profissionais estavam envolvidos no projeto. Além dos apresentadores, o programa também teve a participação da repórter Natasha David e do entrevistado especial Caio Bonfim, medalhista de prata da marcha atlética nas Olimpíadas de Paris 2024.

Confira a edição especial do SpotsCenter na íntegra.

100 anos de rádio no Brasil: Rádio impulsiona participação de jovens na África

Por Álvaro Bufarah (*)

O rádio tem se consolidado como uma ferramenta essencial de empoderamento juvenil na África, desempenhando um papel crucial na disseminação de informação e no fortalecimento do engajamento cívico entre os jovens. Segundo Raphael Obonyo, analista de políticas públicas e escritor, que atuou como consultor nas Nações Unidas e no Banco Mundial, o rádio é o meio de comunicação mais influente do continente, especialmente diante de uma população majoritariamente jovem.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), 70% da população da África Subsaariana tem menos de 30 anos. “Um número tão alto de jovens é uma oportunidade para o crescimento do continente – mas somente se essas novas gerações forem plenamente capacitadas para realizar seu melhor potencial”, destaca o escritor.

Raphael Obonyo

Na África do Sul, por exemplo, a população abaixo de 30 anos tem utilizado o rádio como um espaço de expressão. Estações como Zibonele FM e Bush Radio têm atraído esse público com conteúdos voltados para a juventude, transmissões multilíngues e o uso de tecnologias digitais para inovar na programação. O país, onde quase 60% da população são compostos por jovens, se destaca pelo dinamismo de suas emissoras comunitárias.

No Marrocos, a Hit Radio tornou-se uma referência para o público jovem dentro e fora do país. Desde o seu lançamento, em 2006, a estação cresceu exponencialmente e hoje conta com uma audiência de 3,2 milhões de ouvintes diários, grande parte deles com menos de 35 anos. Younes Boumehdi, fundador e CEO da Hit Radio, atribui o sucesso da emissora à proximidade com os ouvintes e à inclusão de 40% de conteúdo musical produzido por talentos locais.

Em Botsuana, a Yarona FM também se consolidou como uma estação voltada para a juventude. Com 25 anos de atuação, sua programação é direcionada ao público entre 20 e 29 anos, abordando temas relevantes para essa faixa etária e incentivando a participação ativa dos jovens na sociedade.

No Quênia, o rádio tem sido um catalisador para mudanças sociais entre os jovens. A Nation FM Morning, por exemplo, é conduzida por apresentadores jovens, que trazem uma perspectiva inovadora e acessível sobre temas atuais. Os ouvintes buscam informações, análises e debates sobre questões que impactam diretamente suas vidas. Já a Rádio Domus FM, com apoio da organização Hivos, lançou o programa Voices Unchained, que busca oferecer um espaço seguro para os jovens discutirem temas políticos e sociais. O programa inclui debates ao vivo, fóruns online e eventos presenciais, permitindo interações diretas entre a juventude e os líderes comunitários.

Com 75% da população do Quênia abaixo dos 35 anos, há um enorme potencial de influência juvenil sobre as políticas públicas e de governança. No entanto, a estrutura social e política tradicional frequentemente dificulta essa participação. Iniciativas como Voices Unchained ajudam a romper barreiras, proporcionando aos jovens a oportunidade de discutir e moldar o futuro do país.

Obonyo, que também é bolsista do TEDx e vencedor de vários prêmios, ressalta que o rádio continua a desempenhar um papel essencial no fortalecimento da agência juvenil na África, promovendo o engajamento cívico e incentivando a participação política. “Através das ondas sonoras, as novas gerações estão encontrando espaços para expressar suas ideias, influenciar decisões e transformar suas comunidades”, conclui o especialista.


Álvaro Bufarah
Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

Abraji e Pulitzer Center promovem curso de reportagens sobre Inteligência Artificial

IA é aliada na otimização do trabalho, mas apenas com supervisão humana, aponta pesquisa
Crédito: Markus Winkler/Unsplash

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Pulitzer Center promovem em 27/3 o curso online Introdução à Reportagem sobre IA, treinamento voltado para jornalistas interessados em cobrir temas relacionados à Inteligência Artificial. O curso terá duração de 90 minutos e oferecerá um panorama inicial sobre IA para jornalistas.

Conduzido por Mago Torres, editora de dados do The Examination e especialista em jornalismo investigativo, o curso abordará a história da IA, fundamentos básicos sobre o funcionamento da tecnologia e os principais desafios e impactos do uso dela na sociedade. Além disso, os participantes aprenderão a identificar e elaborar histórias interessantes sobre Inteligência Artificial, desde reportagens rápidas a matérias mais aprofundadas.

A aula terá inicialmente uma contextualização histórica da IA para entender seus desenvolvimentos mais recentes. Depois, abordará os funcionamentos da tecnologia e como cobrir diferentes partes de sua cadeia de produção; como evitar o hype em cima da tecnologia e identificar seus impactos e ameaças; e como utilizar ferramentas jornalísticas para cobrir IA de maneira crítica e investigativa.

Ao final do curso, os participantes serão estimulados a se inscrever no curso intensivo de reportagem sobre IA, que será lançado posteriormente.

Inscrições aqui.


5º edição do Covering Climate Now Journalism Awards abre inscrições

5º edição do Covering Climate Now Journalism Awards abre inscrições
Crédito: Reprodução/CCN

Profissionais com trabalhos relacionados às mudanças climáticas em 2024 já podem se inscrever na 5ª edição do Covering Climate Now Journalism Awards. As inscrições vão até 31 de março, e o anúncio dos vencedores está previsto para o final de 2025.

A premiação conta com 17 categorias: Desinformação, Soluções, Justiça, Combustíveis Fósseis, Grandes Projetos e Colaborações, Clima extremo e seus Impactos, Negócios e Economia, Jornalista do Ano, Política, políticas públicas e ação climática, Deslocamento e Migração, Relações Internacionais (incluindo a COP29), Conflito e Mudanças Climáticas, além de Florestas, Oceanos e o Mundo Natural, O clima em todas as áreas, Alimentos e Agricultura e Jornalistas em Ascensão do Ano.

Cada participante pode inscrever apenas um trabalho, em qualquer idioma, mas desde que seja acompanhado de tradução para o inglês. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da premiação.

17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter abre inscrições

17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter abre inscrições
Crédito: Reprodução/Instagram

Estão abertas até 26/3 as inscrições para o 17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro. A iniciativa busca estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem em diferentes regiões da capital paulista.

Voltado para estudantes de comunicação e áreas afins, o módulo terá seis encontros realizados aos fins de semana, nos meses de abril e maio. O projeto tem como foco três elementos centrais: o uso da metodologia da sala de aula invertida, as entrevistas quebra-queixo com os convidados ao final de cada palestra e a Operação Ponto Final.

A edição deste ano terá a participação do artista plástico Kleber Pagu, da vereadora Renata Falzoni e do biólogo Marcos Buckeridge. Entre as atividades externas previstas estão um passeio de bicicleta, uma caminhada guiada pelo centro para explorar galerias de arte a céu aberto, visita ao Theatro Municipal, festa na Praça Memorial Vladimir Herzog e um passeio ao Parque Natural Municipal do Bororé/Ilha do Bororé.

Interessados devem preencher o formulário de inscrição e comparecer a um encontro presencial em 29/3, na Câmara Municipal de São Paulo. O resultado será divulgado em 8 de abril.

ICL Urgente estreia na segunda-feira (10/3), com Rodrigo Vianna e Laura Kotscho

O ICL Notícias, do Instituto Conhecimento Liberta, estreia nesta segunda-feira (10/3) o ICL Urgente, programa com Rodrigo Vianna e Laura Kotscho que debaterá as principais notícias do Brasil e do mundo, de segunda a sexta-feira, às 17 horas. Na sequência, às 17h30, vai ao ar o ICL Notícias 2ª Edição, que passa a ser exibido meia hora mais cedo.

Rodrigo Viana conversou com este Portal dos Jornalistas e explicou que a ideia do ICL Urgente é discutir as notícias mais quentes e recentes, abordando os principais acontecimentos do dia. Além disso, ele contou que o projeto é fruto de uma pesquisa da direção do ICL, que identificou a ausência de um programa jornalístico para a internet nessa faixa de horário.

“Há muitos programas de notícias de qualidade nas TVs a cabo durante o período da tarde, mas percebemos que existem poucas opções online, para a internet, nesta mesma faixa de horário. Daí surgiu a ideia de lançar o ICL Urgente, com foco nas principais notícias do dia”.

Rodrigo é um dos apresentadores e comentaristas do ICL Notícias desde 2023. Antes, escreveu para a Folha de S.Paulo e trabalhou em Globo, Record, Cultura e Brasil247. Venceu divesos prêmios ao longo da carreira, como Vladimir Herzog e Embratel. Além de jornalista, é também doutor em História pela Universidade de São Paulo.

Laura (filha de Mariana Kotscho e neta de Ricardo Kotscho) trabalha no ICL desde junho de 2023. Foi produtora do programa Rolê ICL e redatora do videocast Em Detalhes.

Igor Lopes e Joel Leite apresentam novo podcast sobre mobilidade elétrica

Igor Lopes e Joel Leite apresentam novo podcast sobre mobilidade elétrica
Crédito: Reprodução/Youtube

A Eletrocar Show 2025, feira de mobilidade elétrica que ocorrerá de 23 a 26 de junho em São Paulo, lançou em 27/2 o Eletrocast. podcast que tem como objetivo conectar entusiastas, especialistas, indústria e varejo em torno das inovações que estão moldando o futuro da mobilidade elétrica.

Com apresentação de Igor Lopes, cofundador e ex-editor-chefe do Canaltech e colunista da Times Brasil, e Joel Leite, fundador da Agência Autoinforme e idealizador do Prêmio Mobilidade Limpa, o podcast será semanal e contará com 20 episódios em sua primeira temporada, cada um com duração média de 40 minutos. O primeiro episódio já está disponível no Spotify, Deezer, YouTube e Amazon Music.

Larissa Alvarenga assina com o SBT

Crédito: Instagram

A apresentadora e repórter Larissa Alvarenga assinou contrato com o SBT. Ela vai reforçar o jornalismo da emissora em Brasília, atuando como repórter do SBT Brasil, apresentado por César Filho. Larissa será ainda apresentadora dos principais telejornais do SBT aos finais de semana e nas folgas dos âncoras titulares. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).

Antes do SBT, Larissa trabalhou na Record e na CNN Brasil. Chegou em 2011 na emissora de Edir Macedo, trabalhando como produtora. Em 2014, se tornou repórter e em 2017, chegou a ser apresentadora titular do Fala Brasil, ao lado de Roberta Piza. Posteriormente, voltou a ser repórter e passou a apresentar o Fala Brasil aos sábados e em substituição aos titulares.

Em 2019, pediu demissão da Record e foi para a CNN Brasil, onde ficou até 2022. Trabalhou também no portal Metrópoles, apresentando o Boletim Metrópoles – segunda edição. Nos últimos anos, trabalhou na Inter TV, afiliada da Globo no interior do Rio de Janeiro, mas com sede em Brasília.

Anselmo Baccarini assume a comunicação institucional da Natura

Anselmo Baccarini assume a comunicação institucional da Natura
Crédito: Reprodução/Linkedin

Anselmo Baccarini acaba de iniciar nova jornada como líder da comunicação institucional da Natura. Ali chega após 4 anos e 8 meses na 99, onde foi, por último, diretor de comunicação para mobilidade e fintech. Também foi por pouco mais de 2 anos diretor da JeffreyGroup, atendendo a clientes como GE, Polishop, Legg Mason/Western Asset e Edwards Lifesciences; e por quase 6 anos líder de comunicação corporativa latam da Thermo Fisher Scientific.

Em seu Linkedin, Anselmo expressou entusiasmo com a nova fase da carreira: “Agradeço ao time da Natura, em especial ao de comunicação e relações governamentais, pelo carinho com que fui recebido. Estou bastante entusiasmado para contribuir, aprender e continuar contando as histórias sobre como a Natura impacta positivamente a vida das pessoas e do planeta”.

 

 

Últimas notícias

pt_BRPortuguese