Jayme Sirotsky, presidente emérito do Grupo RBS, será homenageado com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa, concedido anualmente pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Ele receberá o prêmio por sua liderança global e seu trabalho na defesa das liberdades de imprensa e de expressão nos âmbitos regional, nacional e internacional. A cerimônia de entrega será em 27/3, às 18h, na residência do homenageado, em Porto Alegre (RS).
Jayme trabalhou por mais de 60 anos no Grupo RBS, onde foi vice-presidente, presidente e presidente do conselho de administração. Ajudou a equipar a empresa com tecnologias de ponta e implantar um sistema pioneiro de impressão offset de jornais. Teve também importante trabalho na liderança de entidades defensoras da liberdade de imprensa.
Foi vice-presidente e membro do conselho da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e teve papel de destaque na elaboração da Declaração de Chapultepec, em 1994, que estabelece a imprensa livre “como condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade”.
Presidiu também a ANJ por dois mandatos e é um dos fundadores do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Atuou ainda como dirigente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e foi o primeiro latino-americano a assumir a presidência da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA).