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quarta-feira, junho 25, 2025

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Cartunista JAL lança vídeos no YouTube

José Alberto Loureiro
José Alberto Lovetro

O cartunista José Alberto Lovetro (JAL) lança no YouTube a série Vou falar com Memé, vídeos para o público adulto que trazem humor ao banheiro. Segundo ele, “a ideia é falar da vida e seus problemas através desse momento muito íntimo de cada um. O grande desafio a que me propus nessa série é mostrar o quanto erramos ao tentar esconder nosso lado que consideramos feio para os outros. Aí pensei em dar a voz para ‘Memé’ e brincar com os problemas do próprio ser humano. A função do humor é questionar a tudo e a todos para um dia sabermos viver melhor”.

Os vídeos são curtos, em média três minutos cada, e toda quinta-feira haverá uma nova piada para se divertir. Mais informações a imprensa com Bete Faria Nicastro (11-3862-1586 / 0483 ou bete@waycomunicacoes.com.br)

Canal Futura e Agência Lupa lançam projeto Fake ou News

O Canal Futura e a Agência Lupa, com apoio do Google, lançam nesta segunda-feira (26/2) o projeto Fake ou News, que tem por objetivo auxiliar o público a checar a veracidade de informações que circulam na internet, combatendo e ajudando no combate a notícias enganosas. A plataforma vai identificar as notícias falsas e reunir conteúdos sobre temas como “Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação?”, “Será que essa informação está dentro do contexto?” e “Nem tudo o que se vê (e se ouve) é real. E agora?”.

José Brito, gerente de Distribuição do Canal Futura, afirmou em comunicado à imprensa que uma das ferramentas do projeto é mostrar como identificar boatos e separá-los de informações verificadas e que já estão na web: “Ampliamos as práticas de verificação de fatos e conteúdos, transformando o projeto em uma grande plataforma de educação digital”.

Infoglobo anuncia novas colunas no jornal O Globo

Novo projeto na revista Época, e contrata a In Press para assessoria de comunicação

O Globo rearruma suas colunas e traz novos colunistas

O jornal O Globo recomeçou a publicar em 19/2 as crônicas de Joaquim Ferreira dos Santos na última página do Segundo Caderno, espaço que ele ocupou por 11 anos. E estreou a coluna Gente boa assinada por Marina Caruso, ex-Marie Claire.

No Esporte, Martín Fernandez passa a escrever aos sábados. Uruguaio radicado no Brasil desde a infância, Fernandez vem do Globoesporte.com e tem passagens por Estadão, Folha e Marca, de Madri. O fotógrafo Leonardo Aversa, que trabalhou no Globo por 25 anos, revelou-se como cronista na rede e no site Colabora, e ganhou agora, na editoria Rio, o espaço Crônicas cariocas. Confira a grade completa dos colunistas.

Época celebra 20 anos com mudanças no projeto, já na edição de 2 de março

A revista Época completa 20 anos em 2018. Para comemorar, renova a marca e os projetos gráfico, editorial e digital. Tudo isso será lançado em 2/3, com circulação prevista para as sextas-feiras.

Em termos editoriais, em vez de um resumo da semana, propõe-se a ter originalidade de assuntos e personagens para surpreender sempre. Tanto na versão impressa como no site, pretende abordar temas fora do eixo Rio-Brasília-São Paulo, com repórteres e colaboradores em todo o País, em séries de reportagens que serão atualizadas online e acompanhadas pela audiência na forma de episódios. Haverá podcasts com jornalistas da redação integrada e convidados; vídeos com bastidores de reportagens ou histórias produzidas especialmente para a plataforma digital; newsletters semanais enviadas com o cardápio de matérias da próxima edição; membership para assinantes premium que terão vantagens em eventos e promoções da revista.

Novos colunistas se juntam ao time: a economista Mônica Baumgarten De Bolle, professora da Johns Hopkins University, fala, é claro, sobre Economia; Marcos Nobre, cientista social e professor da Unicamp, numa coluna sobre Política; Paulo Roberto Pires, escritor e professor da UFRJ, ex-NO.com, aborda temas de Cultura e Sociedade, e Conrado Hübner Mendes, professor do Departamento de Direito da USP, escreve sobre assuntos nacionais e políticos. A revista prepara uma campanha de publicidade mostrando os rostos desses novos colunistas.

O projeto gráfico é assinado pelos designers Claudia Warrak e Raul Loureiro, que também desenharam o novo logotipo da marca. A tipografia escolhida permite mais texto por página, sem que pareça comprimido. O leiaute prioriza o equilíbrio entre colunas de texto e áreas brancas, o que ajuda a distinguir as páginas editoriais das publicitárias. A fotografia ganha mais importância, individualmente ou em ensaios.

A redação de Época passa para a integração com os jornais O Globo, Extra e Expresso. Como a revista vai circular também para os assinantes de Globo e Valor, a nova semanal terá uma circulação de mais de 500 mil exemplares.

In Press ganha a conta de Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico

A In Press Porter Novelli assumiu a conta de assessoria de comunicação de Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico, que fazem parte do Grupo Globo. O atendimento é de Mayara Benatti (mayara.benatti@inpresspni.com.br), com gerência de Leticia Schustoff (leticia.schustoff@) e direção de Tatiana Wolff (tatiana.wolff@).

Brasil 247 expande atuação apostando na plataforma TV

Completam-se neste fevereiro seis meses de operação da TV 247, braço do Brasil 247 criado para ser “o maior canal de notícias do campo progressista no YouTube brasileiro”. Hoje com três horas diárias de programas ao vivo, tem perto de 36 mil inscritos (as projeções indicam que pode chegar a 100 mil em outubro), traz noticiário comentado, entrevistas e debates, além de temas como meio ambiente e espiritualidade, questões raciais, conceitos e ideias sociológicas, geopolítica, literatura e cinema, história, feminismo e cidadania, entre outros.

O comando da programação está basicamente nas mãos de quatro pessoas: Leonardo Attuch, fundador e editor do Brasil 247, Paulo Moreira Leite, que já dirigiu Veja, Época e Diário Popular, Alex Solnik, também com longa trajetória na imprensa, e Gisele Federicce, editora do Brasil 247. Eles ocupam dois conjuntos num prédio do bairro paulistano do Itaim-Bibi, um deles exclusivo para o estúdio.

Leonardo falou a J&Cia sobre essa aposta na plataforma TV:

Jornalistas&Cia – Quando vocês mudaram para esse espaço?

Leonardo Attuch – Desde setembro. Todo mundo trabalhava remoto e a TV foi uma boa desculpa para nos juntarmos. Tudo começou em agosto, com entrevistas ao vivo pelo Facebook, na casa do Paulo. Aí resolvemos montar um estúdio para fazer essas entrevistas e depois criamos uma programação. O público desse campo da esquerda está muito carente de informações, o pessoal se sente muito abandonado. E a linguagem hoje é o vídeo.

J&Cia – Está tudo concentrado aqui?

Leo – A TV, sim. O site tem umas 20 pessoas, espalhadas pelo País. Nossa estrutura é pequena, econômica, temos estúdio e equipamentos adequados para um canal no YouTube. O diferencial de qualidade está nas pessoas, em quem comenta, no conteúdo. Fazemos isso num campo abandonado pela imprensa tradicional. A GloboNews, por exemplo, não tem comentaristas de esquerda. E quando aparece um entrevistado com esse viés, é um estresse danado. A Folha tem colunistas progressistas, mas isso gera muita tensão no jornal. Nós aqui não disfarçamos: temos um lado: somos contra a hegemonia da mídia tradicional.

J&Cia – Qual é a proporção entre o site e o vídeo?

Leo – A empresa é 90% o site. Porque é o que gera receita, de patrocínio, publicidade. A TV é praticamente uma nova empresa: outro público, quem vê o site não necessariamente vê a TV e vice-versa… É claro que acaba difundindo a marca, fazemos divulgação transversal. Publicamos alguns vídeos curtos no site, tem lá o link para a página da TV no YouTube. O que deveríamos fazer mais é lembrar para o público do site que temos conteúdo em vídeo. Nossa produção aumentou porque muita gente nos procura querendo participar dos programas. Hoje temos maior propensão por entrevistas ao vivo, em vídeo, bem diferente do modelo anterior, de gravar, editar. Para nós também é mais fácil editar depois, selecionando os melhores trechos; às vezes uma entrevista gera várias matérias pequenas. E o nosso acervo de conteúdo vai crescendo e pode ser usado permanentemente. Estamos tentando fazer aqui uma fábrica de pequenos vídeos. Por exemplo: o Igor Fuser fez um programa falando sobre o duelo das grandes potências pela América Latina. Muita gente assistiu ao vivo. Aí selecionamos os trechos mais interessantes e jogamos no próprio YouTube, no Facebook, no site… O Paulo e o Alex, que já eram colunistas do site, passaram a também fazer comentários curtos em vídeo. Às vezes, em texto e vídeo, pois são linguagens diferentes, para públicos distintos. E como a equipe é reduzida, aproveitamos esse conteúdo para alimentar o site nos finais de semana.

J&Cia – E como vocês financiam a operação?

Leo – O site tem hoje perto de 30 milhões de pageviews por mês, o que gera uma receita considerável de publicidade programática, embora não suficiente para pagar toda a operação. Por isso temos patrocínios, contratos privados e públicos. Na TV, o que paga a programação são as assinaturas. Fizemos uma campanha pra cima, justamente pedindo ajuda para fazer uma TV pela internet. Diferentemente de outros sites, não foi discurso pela sobrevivência, foi discurso de crescimento. Temos um número razoável de assinantes, uns anuais, outros mês a mês. Desde que começamos a campanha, em 24 de novembro, todo dia sempre entra alguém. Eles recebem duas newsletters por dia, de manhã e à noite. É um modelo diferente dos jornais, em que você paga para ler; aqui você paga pelo que poderia ter de graça, porque está apoiando uma causa. O Guardian é assim. Lá eles dizem: “Você está pagando para que o nosso conteúdo seja aberto ao maior número de pessoas”. É o contrário do que dizem a Folha e o Estadão: “Se você não pagar, fechamos o conteúdo e você não poderá ler”.

Bowler assume Comunicação e Marketing do Grupo Dasa

O Grupo Dasa, especializado em análises clínicas, radiologia diagnóstica e diagnóstico molecular, anunciou a Bowler como sua nova agência de comunicação e marketing. O escopo do trabalho envolverá produção de conteúdo, relacionamento com imprensa, influenciadores e stakeholders, além de gerenciamento da plataforma de marketing institucional do Grupo e coordenação das agências regionais.

O atendimento de PR será realizado pelos gerentes de comunicação Moura Netto (institucional e marcas do Sul), Jéssie Costa (marcas de SP e projetos institucionais) e Bárbara Conti (marcas do RJ e coordenação de agências no CO e NE), com direção de Juliana Annunciato e coordenação geral dos sócios Maria Claudia Bacci e Eduardo Severi. Fazem ainda parte da equipe a diretora de arte Thais Bueno, o especialista em Business Intelligence Hans Ponto e a community manager Jessica Vieira. E-mails formados por nome.sobrenome@bowler.com.br.

Bruno Boghossian assume a coluna Brasília da Folha de S.Paulo

Bruno Boghossian
Bruno Boghossian

Bruno Boghossian, que há um ano vinha atuando como repórter de política e economia na sucursal da Folha de S.Paulo no Distrito Federal, assumiu em 18/2 a coluna Brasília, na página A2 do jornal. Vai escrever de terça a sexta-feira e aos domingos. Às segundas, o espaço continuará com Leandro Colon, diretor da sucursal, e aos sábados, com Julianna Sofia, secretária de Redação no DF.

Mestre em Ciência Política pela Universidade Columbia, nos EUA, Bruno atuou por GloboNews, Estadão e Época e está na segunda passagem pela Folha. Depois de prever que o ano deve ser marcado por novas turbulências políticas e um quadro eleitoral incerto, diz que, no espaço, pretende “oferecer informações e análises para que o leitor possa acompanhar as mudanças no cenário e participar de um debate que deve ser intenso”.

William Waack pode estrear em breve programa na web

Wlliam Waack
Wlliam Waack

William Waack, que deixou a Rede Globo em dezembro, após 21 anos da casa, deve retomar suas atividades no jornalismo por meio de um programa na web, transmitido ao vivo simultaneamente por Facebook e YouTube. Por enquanto, segundo apurou J&Cia, o plano é priorizar as mídias digitais.

O programa terá plateia no estúdio durante a gravação. Isso, conforme também apurou J&Cia, resgata uma ideia do próprio William que a GloboNews pretendia adotar para o Painel quando ele ainda estava por lá. Ou seja, vai dar sequência ao que já planejava na GloboNews, que inclusive teria chegado a gravar pelo menos um piloto do programa com plateia antes de ele sair. Não há data definida para a estreia, mas aparentemente a intenção é começar logo;

Embora ele próprio nada tenha falado a respeito dessa iniciativa, também não confirmou as informações de que substituiria Augusto Nunes no comando do Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, a partir de abril. Ao participar em 19/2 do 2º Encontro Folha de Jornalismo, realizado pela Folha de S.Paulo, no qual debateu o tema A guerra das palavras – Os limites do politicamente correto, limitou-se a responder “não sei” a uma pergunta sobre o assunto e provocou risos na plateia ao ficar em silêncio quando lhe perguntaram se considera o jornalismo televisivo brasileiro “chato”.

Inscrições para o Prêmio Asdep de Jornalismo estão se encerrando

Terminam no próximo dia 16/3 as inscrições para o Prêmio Asdep de Jornalismo. A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul reconhecerá as melhores reportagens veiculadas na imprensa gaúcha sobre segurança pública e a atuação dos delegados de Polícia do Estado. Podem concorrer matérias nas categorias Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Rádio, Televisão e Reportagem Online. Cada uma contemplará os três primeiros colocados; o primeiro receberá R$ 3 mil, além de troféu e certificado. A cerimônia de premiação será em 26 de abril, às 20h, na sede da Asdep.

Para se inscrever, os candidatos devem ter registro profissional da categoria, preencher uma ficha e enviar o material com uma cópia pelos Correios para a sede da Associação (rua Visconde de Inhaúma, 56, Azenha), em Porto Alegre. As submissões são gratuitas. Mais informações no 51-3217-9999 ou asdep@asdep.com.br.

André Figueiredo é o novo diretor de comunicação do Habib’s

André Figueiredo
André Figueiredo

André Figueiredo assumiu a função de diretor de Comunicação do Grupo Habib’s. Recém-chegado da Fischer América, atuou em agências como W/Brasil, Lowe, Young & Rubicam, Mpm Propagranda e 141 WorldWide, liderando processos criativos e estratégicos para diversos segmentos. Na propaganda, conquistou prêmios nacionais internacionais, participou de júris em festivais internacionais e nacionais e este ano é um dos jurados brasileiros no New York Festival.

“Mais do que um desafio, essa é uma oportunidade que vem ao encontro da minha vontade de atuar, de forma mais direta, na estratégia e inteligência de negócio, com um olhar extremamente criativo e inovador”, afirma André. “O Habib’s tem um oceano de oportunidades para navegar e quero contribuir com todo o aprendizado e experiência que pude adquirir nas agências e clientes com os quais trabalhei”.

Ele responderá pelas áreas de marketing e comunicação corporativa, pela PPM Brasil (house agency do Habib’s) e pela parceria com a Publicis Brasil. Mais informações na Comunicação Corporativa e Imprensa com Francini Giannichi Pizzutto (11-3755-7335 ou francini.pizzutto@habibs.com.br).

Fox Sports oficializa contratação de Téo José

Os canais Fox Sports anunciaram nessa quarta-feira (21/2) a contratação do narrador ​Téo José. A informação vinha circulando há uma semana, mas até então a emissora não havia confirmado o acerto.

Segundo comunicado, estreia neste domingo (25/2), na transmissão da Nascar Atlanta, competição inédita para ele, e já na semana seguinte narrará uma partida da Conmebol Libertadores. Téo narrou até hoje mais de 250 corridas de Fórmula Indy, três Copas do Mundo e 12 temporadas da Champions League.

“É um grande desafio voltar a trabalhar em uma emissora unicamente de esportes, em um dos maiores veículos de comunicação do mundo. Estou muito animado e otimista”, comentou. Ele começou em rádio, como repórter, e passou por TV Manchete, SBT, RedeTV e, mais recentemente, pela Bandeirantes.

“Téo José é um narrador com muita experiência e temos certeza que vai acrescentar muito à Fox Sports com seu profissionalismo e vibração”, comemora Eduardo Zebini, SVP & CCO do canal.

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