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sexta-feira, julho 4, 2025

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Defensor público lança livro sobre liberdade de expressão

Capa do livro
Capa do livro

Dr. José Luiz de Almeida Simão, defensor público em São José dos Campos (SP), lança em 5/4 o livro O STF e a imprensa, no qual analisa os principais fundamentos constitucionais da liberdade de expressão sob a ótica de renomados juristas do Brasil, bem como o tratamento que o tema recebe nos Estados Unidos e na Europa. A pesquisa é complementada por casos de grande repercussão nacional e a técnica de argumentação utilizada pelo STF para decidir temas polêmicos envolvendo esse princípio fundamental. O estudo é resultado de dois anos pesquisa para seu mestrado em Direito Político e Econômico na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Simão atua na defensoria pública há 11 anos e é professor de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Univap.

Na esteira do fenômeno das chamadas fake news, que tem gerado importantes repercussões no cenário eleitoral internacional, a importância da discussão sobre o tema é grande e não envolve apenas a complexa questão da verdade, mas principalmente os efeitos da intenção ou formas de controle. Para Simão, o momento do Brasil é propício para a ampliação do debate: “Novas dimensões sobre o tema devem surgir com a aproximação da campanha eleitoral, com a possibilidade de novos impactos ao processo democrático”. Ele associa o momento com a expansão e facilidades de acesso às redes sociais e comunicação por meio eletrônico.

O lançamento será na livraria Maxsigma, do shopping Colinas (Av. São João, 2200 – Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP), às 19h.

Revista RI completa 20 anos e traz edição especial no site

Revista RI
Capa da revista RI

A revista Relações com Investidores, editada por Ronnie Nogueira, comemora na edição de março seu 20º aniversário. Mais longeva publicação para o mercado de capitais brasileiro, contabiliza 219 edições ininterruptas ao longo de sua história. Nascida com o objetivo de fomentar as melhores práticas de relações com investidores, é hoje um dos mais importantes fóruns de discussão do segmento.

“A revista sempre teve uma seção dedicada ao Ibri (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) para divulgar as iniciativas da entidade”, diz Nogueira. “Com o passar do tempo, fomos abrindo espaço para outras associações do mercado como Abrasca, Apimec e Amec”.

A edição especial de aniversário apresenta uma compilação dos principais artigos explicativos publicados nos últimos 20 anos, e que contribuíram para a disseminação das melhores práticas de relações com investidores junto às empresas e profissionais de RI. A publicação, que vai circular nesta sexta-feira (23/3), já pode ser conferida em versão digital.

Renata Moema procura freelances em petróleo e meio ambiente

Renata Moema (renatamoema@mixedcomunicacao.com.br), na Mixed Comunicação, ganhou uma concorrência e vai contratar freelances nas capitais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Bahia, Sergipe e Alagoas.

Para o trabalho de apuração, redação, revisão de conteúdo e cobertura de eventos, é preciso a qualificação mínima de bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e cinco anos de experiência na área de petróleo e meio ambiente.

Vem aí um novo jornal digital para o Rio

Aziz Filho, Fernanda Portugal e Ramiro Alves criaram um veículo para o revitalizado Porto Maravilha, o Diário do Porto, que está passando pelos últimos ajustes antes de ser lançado. É digital – com marca feita por André Hippert – e três editorias principais conduzem a pauta: Gente do Porto traz perfis de pessoas que fazem a história da região, como Rigo Duarte, dono do Angu do Gomes, e Marcelo Szpilman, diretor do AquaRio.

A editoria Cultura e Lazer vem com a programação de museus, bares e restaurantes, entretenimento, Carnaval. Dentro dela, a seção Guia Maravilha é um roteiro completo de comércio e serviços. A terceira, Notícias, subdivide-se em Negócios e eventos; Cotidiano – transporte, órgãos públicos, previsão do tempo, trânsito; Comunidade – cobertura do lado criativo e realizador do Morro da Providência; e Geral – as notícias que, mesmo ocorrendo fora do Porto, interessam ao turismo e aos negócios do local. Os editores aceitam sugestões no e-mail reportagem@diariodoporto.com.br.

Marcelo Zanini estreia em 2/4 na TV Aparecida

Marcelo Zanini
Marcelo Zanini

Marcelo Zanini começará em 2/4 como apresentador do jornalismo da TV Aparecida. Fará dupla com Luara Castilho na apresentação do TJ Aparecida, às 12h30, e todas as quartas-feiras, às 21h30, comandará o Aparecida Debate, que estreia em 4/4 com a nova programação da emissora.

“Foi um convite muito interessante que me fez mudar para o Vale do Paraíba”, disse a J&Cia. “No fim do ano tinha saído da CNT em São Paulo, onde estava como repórter e apresentador. Mas a emissora optou por fechar o escritório na capital paulista e cortou todos os postos de trabalho”. Antes da CNT, ele passou por SBT, TV Brasil, TV Gazeta, Record e TV TEM.

Novos apresentadores para Roda Viva e Jornal da Cultura

Ricardo Lessa entrará na vaga de Augusto Nunes no programa de entrevistas e Joyce Ribeiro substituirá William Corrêa no comando do telejornal

Ricardo Lessa foi confirmado como o substituto de Augusto Nunes no comando do Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo. A última gravação de Nunes, que será exibida em 2/4, foi com o juiz Sérgio Moro. A estreia de Lessa está marcada para 9 de abril.

Com mais de 40 anos de carreira, Ricardo formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e iniciou a carreira no Jornal do Brasil, passando ainda pelo Bom Dia Rio, da TV Globo, e pela Política do jornal O Estado de S. Paulo. É autor de seis livros, entre eles Amazônia: raízes da destruição e A que hora vem o povo?.

Ainda por lá, Joyce Ribeiro assumirá no começo de abril o comando do Jornal da Cultura. O anúncio oficial foi realizado nessa segunda-feira (19/3). Com passagens por Boa Vontade TV, RIT e Record, ela estava desde 2005 no SBT, de onde se desligou em 20/1 em meio a uma onda de cortes no Jornalismo da emissora.

Em sua nova função, substituirá Willian Corrêa, que acumulava as funções de editor-chefe e diretor de Jornalismo e que deixou a emissora da Fundação Padre Anchieta em 16 de fevereiro com destino a uma emissora de Angola. Desde então o telejornal vinha sendo apresentado interinamente por Andresa Boni.

Ambos foram apresentados à redação da emissora nesta semana. Joyce na tarde de segunda e Lessa, na de terça, conduzidos pelo diretor de Jornalismo Ricardo Taíra.

Alberto Villas parte para sabático na Europa

Alberto Villas
Alberto Villas

Alberto Villas (villasnews@uol.com.br), ex-Globo e cronista do site da revista CartaCapital, deixa o Brasil para um período sabático na Europa. Vai se instalar em Florença, na Itália, com algumas missões. A principal é escrever um novo livro – O ano em que nasci –, que terá cinquenta capítulos, cobrindo de 1950 ao ano 2000. Mas seguirá enviando sua crônica semanal para CartaCapital, colaborando com a revista Viagem e Turismo, da Abril, alimentando o seu blog VillasNews e terminando um projeto de fôlego para um grande jornal brasileiro, sobre o qual diz ainda não poder dar detalhes. Villas já tem seis livros publicados pela Editora Globo e dois e-books pela e-galaxia.

 

Caso Marielle: reação às fake news sobre a vereadora assassinada no Rio

Marielle Franco
Marielle Franco

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro 

O assassinato da vereadora Marielle Franco, em 14/3, no Rio, provocou manifestações poucas vezes experimentadas num Brasil já habituado a muita violência. Desde 2017, foram vitimados pelo menos 40 prefeitos e vereadores, segundo registros em reportagens do G1. Em reação, uma onda de notícias falsas ocupou as redes sociais. A família de Marielle e o PSOL, partido que a elegeu, estão tomando providências legais contra calúnias e difamações.

Entretanto, as notícias falsas espalhadas nas redes sociais provocaram, em reação, um movimento sem precedentes na internet brasileira, conforme especialistas ouvidos pelo jornal O Globo. O site Aos fatos, de Tai Nalon e Ana Rita Cunha, foi o primeiro a se manifestar, com desmentidos. A ele se seguiram vários outros dedicados à checagem de dados. E, o mais importante, formou-se uma rede espontânea de contradições, nas mídias sociais, poucas vezes vista no País. Como resultado, cessou a difamação. O que mostra, a quem lida com notícias, como funciona a batalha entre notícias e mentiras.

Ex-Manchete se encontram em junho

Luiz Santoro
Luiz Santoro

Luiz Santoro, administrador do grupo TV Manchete no Facebook, convoca para o terceiro encontro dos mancheteiros – o que não ocorre desde 2015. Será em 16/6, um sábado, no restaurante Graça da Vila, localizado à rua do Catete, 133. O preço por pessoa é de R$ 90, com bufê completo da casa à vontade, e bebidas incluindo chope e caipirinha, além de refrigerantes e sucos. Santoro vai criar uma conta na Caixa para o pagamento e confirmar as presenças ao longo do tempo que falta para o encontro.

 

Curso Prático de Redes Sociais

A Zoom abriu inscrições para dois cursos práticos de comunicação, dirigidos a profissionais e estudantes de jornalismo, relações públicas e marketing digital. O Curso Prático de Redes Sociais tem foco em práticas com direcionamento para a vivência dos processos digitais, como a elaboração de briefing, planejamento, criação de personas, produção de conteúdo para os mais diversos tipos de redes sociais, monitoramento de campanhas, métricas e elaboração de relatórios. São duas turmas: de 13/3 a 12/4 (terças e quintas), de 19h as 21h30, e de 17/3 a 21/4 (sábados), das 14h às 18 horas.

O Curso Prático de Assessoria de Imprensa tem foco na elaboração de textos, pautas, artigos e notas, bem como no relacionamento profissional, eficaz e transparente entre os assessores e as redações. Ele será oferecido de 17/3 a 21/4 (sábados), das 10h às 13 horas. As aulas são na redação da Zoom (rua São Paulo, 1.665, conj. 401, Lourdes/BH). O investimento para ambos é de R$ 600 para profissionais da comunicação e R$ 500 para ex-alunos da agência, estudantes e profissionais em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

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