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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Weber Shandwick passa a atender ao Tinder Brasil

Weber Shandwick

A Weber Shandwick é a nova agência de relações públicas no Brasil do aplicativo de relacionamentos Tinder. As duas empresas iniciaram a parceria em julho, com foco no planejamento de estratégias e relacionamento com as mídias de consumo e tecnologia. A Weber Shandwick terá a missão de dar suporte a oportunidades orgânicas e em parceria com influenciadores e veículos.

A conta é liderada por Verônica De Zorzi e Daniela Braun, diretoras de consumo e tecnologia, respectivamente, além de Ian Castelo Branco, vice-presidente de Insights.  Os responsáveis pela gestão são Jessica Ramalho, gerente de Client Experience, Tatiana Puzzovio, líder da equipe de Analytics, e Vinicius Costa, executivo sênior para Integrated Media. os contatos para a imprensa são [email protected] e 11-3027-0200.

Atlas da Notícia faz nova campanha de levantamento colaborativo

Atlas

O Atlas da Notícia, projeto inédito de mapeamento de veículos de jornalismo – especialmente local – no Brasil, busca expandir e atualizar o seu banco de dados por meio de uma nova campanha de crowdsourcing (levantamento colaborativo), para complementar a pesquisa que já está em curso. Lançada em novembro de 2017, a iniciativa é uma realização do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e tem a pesquisa, análise e publicação dos dados desenvolvida pela agência Volt Data Lab.

A nova etapa do projeto inclui uma rede de pesquisadores nas cinco regiões do País. Marcela Donini (Sul), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Juan Torres (Nordeste) e Loraine França (Centro-Oeste) auxiliarão o Volt na identificação e verificação de veículos jornalísticos. Segundo Sergio Spagnuolo, editor do Volt, “o objetivo é avançar o nível de conhecimento que temos sobre os veículos existentes no Brasil, estejam eles ou não já presentes em nosso banco de dados. Também queremos confirmar informações existentes e ampliar nossa base”. Para ele, ao “se obter conhecimento sobre vazios de notícia e sobre a característica de veículos no interior do Brasil, fora dos grandes centros de mídia, será possível orientar iniciativas, programas e políticas que possam fortalecer o jornalismo local”.

Angela Pimenta, presidente do Projor, considera que a atualização vai consolidar o projeto: “Vamos começar a registrar fechamento e abertura de veículos jornalísticos anualmente. Dessa forma, conseguiremos documentar os chamados desertos de notícias”. Segundo ela, o direito humano universal de receber informações de interesse público sobre o poder local fica comprometido com a ausência de jornalismo local: “Trocando em miúdos, uma cidade sem veículos noticiosos – um deserto de notícias – é um lugar onde a prefeitura, a Câmara Municipal, a fila do SUS, as escolas, a pavimentação e iluminação pública, para ficar em alguns exemplos, não têm cobertura. Ali não existe escrutínio e cobrança”.

A publicação da segunda edição completa do Atlas da Notícia está prevista para novembro. O projeto inclui também a veiculação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, seja nos desertos de notícias, seja em municípios com experiências bem-sucedidas e inovadoras na cobertura de temas de interesse público.

O Atlas da Notícia inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review. Com apoio do Facebook Brasil, o Atlas conta com parceria institucional da Abraji.

Ana Brambilla vai lecionar em Dubai

Ana Brambilla
Ana Brambilla

Ana Brambilla seguiu para Dubai em 18/8 onde vai lecionar no programa de Mestrado em Liderança e Inovação em Mídia Contemporânea da American University naquele país. Integrará a equipe de Pedro Sellos, do ISE, com quem já havia trabalhado no Master em Jornalismo Digital da entidade, em São Paulo. Com isso, deixou de dar aulas na Cásper Libero e a pós que coordenava em Ciências do Consumo no Senac.

Doutorada em Jornalismo e Redes Sociais na Universidade Austral, da Argentina, Ana ([email protected]) foi editora de mídias sociais e estratégia de conteúdo digital nas editoras Globo e Abril e no portal Terra. Na área acadêmica, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação em SP, RS, PR, MG, BA e GO. É autora do livro SMO – Social Media Optimization e organizadora dos e-books Para entender as mídias sociais – volumes 1, 2 e 3.

Inscrições abertas para o Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Iniciativa do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, em parceria com a Federação Nacional dos Policiais Federais, vai premiar as melhores reportagens sobre Segurança Pública publicadas em veículos de comunicação brasileiros. Serão R$ 20 mil para trabalhos jornalísticos veiculados em TV, Jornais, Revistas, Rádios, Sites e Blogs.

O jornalista poderá inscrever no máximo três trabalhos, individuais ou em parceria, até 31/8, data-limite para o envio das matérias por meio do site do prêmio. As reportagens precisam ter sido publicadas entre 20/10/2017 e 31/7/2018. Os finalistas serão divulgados em 19 de outubro. A premiação será realizada em Brasília durante coquetel em comemoração ao Dia do Policial Federal, em 22/11, a partir das 20h, no salão de festas Porto Vitória (Setor de Clubes Esportivo Sul, trecho 02, lote 19). Mais informações e inscrições no site do prêmio.

Jornalista da Al Jazeera conversa sobre realidade virtual

Zahra Rasool
Zahra Rasool

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

A jornalista indiana Zahra Rasool, editora na rede Al Jazeera, discute nesta quinta feira (23/8), sobre  a realidade virtual, o protagonismo dos personagens e o papel da tecnologia nas narrativas imersivas. Ela dedica-se a contar histórias de pessoas que não costumam ter voz na mídia tradicional. Para tanto, usa a realidade virtual para tentar transportar o espectador para uma verdade diferente, por meio de imagens em 360 graus. Às 21h15, no programa Singulares da TV Brasil; replay no dia seguinte (24/8), às 6 horas.

Natural de Mumbai, Zahra graduou-se em Jornalismo pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Depois de concluir o mestrado, trabalhou para o Huffington Post e lá especializou-se na produção de vídeos imersivos e em realidade virtual. Hoje responde pelo Contrast Studio da rede Al Jazeera, que realiza documentários em realidade virtual.

Agência Pública oferece nova bolsa para reportagem

A Agência Pública lançou esta semana, em parceria com a Oxfam Brasil, o concurso Microbolsas Fome. As inscrições, abertas online até 21/9, destinam-se aos repórteres interessados em propor pautas sobre a volta da fome ao Brasil.

Cada um dos quatro autores escolhidos pelas melhores pautas ganhará uma bolsa de R$ 7 mil e orientação da Agência Pública para produzir a reportagem. Os candidatos devem detalhar a pauta que pretendem investigar, a pré-apuração, o plano de trabalho e o orçamento. Serão aceitas propostas de reportagens escritas, em vídeo, áudio ou multimídia, desde que sejam investigativas.

Jorge Vinícius deixa o Grupo Globo 

Jorge Vínicius
Jorge Vinícius

O narrador do SporTV Jorge Vinícius despediu-se nessa segunda-feira (20/8) do Grupo Globo em São Paulo. Após oito anos de casa, sua saída faz parte da chamada reestruturação do esporte do Grupo, fruto da integração entre TV Globo e SporTV.

Na emissora, Jorge narrava partidas de futebol e de outros esportes. Novas dispensas não estão descartadas, já que a conclusão da integração do Esporte do Grupo Globo está prevista para se encerrar no final de 2019, segundo apurou a reportagem do UOL.

Diego Escosteguy deixa o cargo de editor executivo da Infoglobo  

Diego Escosteguy
Diego Escosteguy

Diego Escosteguy deixou o cargo de editor executivo da Infoglobo. Ele informou sobre a saída em sua conta no Twitter: “Após sete anos, deixo o Grupo Globo, onde fui editor-chefe de Época e executivo da Infoglobo. Espero ter acertado mais do que errado, sempre na busca do bom jornalismo. Trabalhei com ótimos profissionais e com eles muito aprendi. Foi uma grande experiência, pessoal e profissional”.

Em 17 anos de carreira, Diego produziu e editou reportagens sobre corrupção e fatos políticos nos três Poderes da República – além de reportagens especiais no interior do Brasil, no Haiti (terremoto de 2010) e na Líbia (guerra de 2011). Destacou-se na cobertura de grandes casos de corrupção política da última década, como o Mensalão e a Lava Jato. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília em 2003, teve passagem pelas sucursais de Brasília de Veja, Época e Estadão nos anos 2000. Ingressou em Época pela segunda vez em março de 2011. Foi editor de Política em São Paulo e, em setembro de 2011, mudou-se para Nova York, onde cursou mestrado em Jornalismo Político na Columbia University. Dirigiu a sucursal de Brasília de julho de 2012 a dezembro de 2014. Foi editor-chefe de entre janeiro de 2015 e janeiro de 2018, quando passou a editor executivo da Infoglobo. É comentarista da rádio CBN, também do Grupo Globo, desde 2012.

Seminário debaterá os desafios da comunicação interna na indústria 4.0

Logo Seminário

Programação será aberta por Bruno Carramenha e Thatiana Cappellano, da 4CO, e reunirá experiências de Telefônica | Vivo, Roche, Serasa, Santos Brasil e Sanofi

A oitava edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna será realizada em São Paulo no próximo dia 28 de agosto, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (rua da Quitanda, 18 – Centro). O tema do encontro é Os desafios da Comunicação Interna e das Relações de Trabalho na Indústria 4.0, nome também da intervenção de abertura, a cargo de Bruno Carramenha e Thatiana Cappellano, diretores da 4CO e coautores do livro Comunicação com Empregados – A Comunicação Interna sem fronteira.

A programação contempla a participação de cinco organizações que se sucederão apresentando suas experiências. Patricia Santos Pereira, da Santos Brasil, abordará o projeto Viva Voz APP, sobre cultura digital; Elisa Prado, da Telefonica | Vivo, mostrará a experiência do Vivo Digital Labs, que engaja e estimula a criatividade e o cooperativismo; Cynthia Provedel, da Sanofi, falará sobre engajamento e trabalho colaborativo entre as diversas áreas nas organizações; Regina Moura, da Roche Brasil, tratará da comunicação e do desafio de dar sustentação ao propósito da empresa – de salvar vidas; e Antonio Moreno, do Serasa Experian, discorrerá sobre as inovações em RH que chegam com a People Analytics, nova ferramenta para reter e motivar talentos em alinhamento com os propósitos da organização.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site. São apenas 70 lugares. Outras informações pelo 11-5576-5600 ou [email protected]. Clientes Mega Brasil têm 30% de desconto e instituições apoiadoras têm 20% – associados de Abracom, Conrerp, Aberje e ABRH, assinantes de Jornalistas&Cia e Maxpress, e cadastrados do Jornal da Comunicação Corporativa da Mega Brasil.

Marcelo Alonso articula Festival de Inovação e Impacto Social

Marcelo Alonso
Marcelo Alonso

Marcelo Alonso está organizando, por sua agência de comunicação e sustentabilidade Lunedi, o Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS), em parceira com Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, da Folha de S. Paulo, e a rede de voluntariado Turma do Bem. O FIIS, que espera reunir cerca de duas mil pessoas em Poços de Caldas (MG), de 2 a 7/11, terá curadoria de Fábio Bibancos, presidente voluntário e fundador da Turma do Bem; Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo; e Betânia Lins, jornalista especializada em comunicação para negócios de impacto social.

O Festival contará com uma agenda que facilitará trocas de experiências, práticas inovadoras e projetos desenvolvidos por ONGs, empreendedores socioambientais, acadêmicos, estudantes, gestores de negócios de impacto social da América Latina e CEOs de empresas com marcas de propósito.

A proposta é integrar social makers, abrindo espaço para debater ideias transformadoras em rede; gerar resultados inspiradores; apresentar negócios disruptivos; promover mudanças sistêmicas; e causar impacto positivo na sociedade. Mais informações pelo [email protected].

 

 

 

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