Atlas da Notícia faz nova campanha de levantamento colaborativo

O Atlas da Notícia, projeto inédito de mapeamento de veículos de jornalismo – especialmente local – no Brasil, busca expandir e atualizar o seu banco de dados por meio de uma nova campanha de crowdsourcing (levantamento colaborativo), para complementar a pesquisa que já está em curso. Lançada em novembro de 2017, a iniciativa é uma realização do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e tem a pesquisa, análise e publicação dos dados desenvolvida pela agência Volt Data Lab.

A nova etapa do projeto inclui uma rede de pesquisadores nas cinco regiões do País. Marcela Donini (Sul), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Juan Torres (Nordeste) e Loraine França (Centro-Oeste) auxiliarão o Volt na identificação e verificação de veículos jornalísticos. Segundo Sergio Spagnuolo, editor do Volt, “o objetivo é avançar o nível de conhecimento que temos sobre os veículos existentes no Brasil, estejam eles ou não já presentes em nosso banco de dados. Também queremos confirmar informações existentes e ampliar nossa base”. Para ele, ao “se obter conhecimento sobre vazios de notícia e sobre a característica de veículos no interior do Brasil, fora dos grandes centros de mídia, será possível orientar iniciativas, programas e políticas que possam fortalecer o jornalismo local”.

Angela Pimenta, presidente do Projor, considera que a atualização vai consolidar o projeto: “Vamos começar a registrar fechamento e abertura de veículos jornalísticos anualmente. Dessa forma, conseguiremos documentar os chamados desertos de notícias”. Segundo ela, o direito humano universal de receber informações de interesse público sobre o poder local fica comprometido com a ausência de jornalismo local: “Trocando em miúdos, uma cidade sem veículos noticiosos – um deserto de notícias – é um lugar onde a prefeitura, a Câmara Municipal, a fila do SUS, as escolas, a pavimentação e iluminação pública, para ficar em alguns exemplos, não têm cobertura. Ali não existe escrutínio e cobrança”.

A publicação da segunda edição completa do Atlas da Notícia está prevista para novembro. O projeto inclui também a veiculação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, seja nos desertos de notícias, seja em municípios com experiências bem-sucedidas e inovadoras na cobertura de temas de interesse público.

O Atlas da Notícia inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review. Com apoio do Facebook Brasil, o Atlas conta com parceria institucional da Abraji.

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