A Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) sediará de 7 a 9/6, na Faculdade de Ciências Humanas, em Belo Horizonte, o Congresso de Ciências da Comunicação da Intercom na região Sudeste. Com o tema Desigualdades, gênero e comunicação, terá programação diversificada, incluindo música, dança e debates abertos com profisisonais de várias áreas da comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros, visando à troca de experiência e conhecimento entre alunos e professores. O encontro contará ainda com apresentações de trabalhos de graduandos, professores, mestrandos e doutorandos de várias instituições de ensino de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espiríto Santo e São Paulo. Inscrições até 21 de maio.
Ana Paula Cândido lança em 14/4l, às 10h, no Centro Cultural Nelson Mandela, na biblioteca pública de Governador Valadares, o livro Confissões de uma numeração especial. Nele, narra os paradigmas que ainda precisam ser quebrados sobre mulheres altas e magras e sobre as dificuldades de encontrar calçados de numeração 42.
A In Press Porter Novelli assume as ações de comunicação do Instituto Akatu. O trabalho inclui consultoria de comunicação, planejamento estratégico, relacionamento com imprensa, stakeholders e influenciadores, assessoria de imprensa e relações públicas. A direção será de Juliana Damigue (juliana.damigue@inpresspni.com.br), com atendimento de Melissa Adamo (melissa.adamo@).
Na Ketchum, destaque para as conquistas das contas da Foxbit, empresa brasileira de operações com bitcoins, e das entidades Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). A Foxbit terá atendimento de Maria Domingues (11 5090-8931 – maria.domingues@ketchum.com.br) e gerência de Christiano Bianco (8902 – christiano.bianco@), enquanto Andef e Sindiveg serão atendidos por Marina Lourenção (marina.lourencao@), sob coordenação de Jaqueline Frederes (8969 e jaqueline.frederes@). Todas as contas estão sob a direção de Mônica Brissac (8937 e monica.brissac@).
O Grupo Printer fechou o primeiro trimestre com quatro novos clientes: Aptiv, empresa de tecnologia global que desenvolve soluções de mobilidade, atendida por Bruna Quintanilha (bruna.quintanilha@grupoprinter.com.br, 11-5582-1615 ou 992-011-497); BorgWarner, especializada em soluções para veículos a combustão, híbridos e elétricos, sob os cuidados de Paula Balduino (paula.balduino@, 5582-1606 ou 984-442-609); Delphi Technologies, fornecedora de soluções para emissões automotivas, economia de combustível e mercado de reposição, com atendimento de Lori Moscatelli (lori.moscatelli@, 5582-1624 ou 984-444-866); e UBus, plataforma de transporte coletivo sob demanda, sob a responsabilidade de Thiago Eid (thiago.eid@printerpress.com.br, 5582-1625 ou 993-719-015).
A RMA é a nova responsável pelo relacionamento com a imprensa e influenciadores da Fluke, empresa especializada na fabricação, distribuição e serviços de ferramentas de teste eletrônicas e software. Integram a equipe Humberto Bassi (11-2244-5914 e humberto.bassi@agenciarma.com.br), na gestão das redes sociais; Rafael Bonelli (5979 e rafael.bonelli@), na criação; Flávio Sarto (5911 e flavio.sarto@), em mídia; Celso Cestaro (5923 e celso.cestaro@gruporma.com.br), como gerente de BI; Joatan Jamilton (5926 e joatan.jamilton@agenciarma.com.br), como gerente de projetos; e Rita Sastre (5994 e rita.sastre@rmacomunicacao.com.br), na coordenação.
A agência também ampliou o escopo de ações para a GE, que passa a contar com novos serviços, além do trabalho de criação que já era desenvolvido pela RMA. O gerente de projetos da conta é o Joatan Jamilton, Celso Cestaro é gerente de BI, e Hugo Klemar (5990 e hugo.klemar@gruporma.com.br) é o diretor de criação, todos sob a direção do Daltro Martins (5995 e daltro.martins@agenciarma.com.br).
Participação será na manhã de 16 de maio, logo após a Arena da Inovação, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo
Mauro Francisco Paulino, diretor-geral do Datafolha, aceitou convite dos organizadores e fará a conferência de abertura do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A exposição dele versará sobre o tema Para onde caminha o Brasil e buscará apresentar um panorama do cenário eleitoral e seu impacto no mundo dos negócios, diante daquela que já é considerada uma das mais complexas e duras eleições presidenciais da história do País.
“O Brasil vive um cenário político de incertezas, inclusive para quem hoje tem responsabilidades corporativas e de negócios nas organizações”, salienta Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil. “Nada mais oportuno, portanto, do que abrir o Congresso com um dos mais respeitados institutos de pesquisas do País e seu diretor-geral, há anos referência na área”. Fundado em 1983, ainda como departamento de pesquisas e informática do Grupo Folha da Manhã, o Datafolha transformou-se numa empresa independente, tendo em seu portfólio, além das tradicionais pesquisas eleitorais e de opinião pública de várias naturezas, o Top of Mind, focado no mundo empresarial, nas marcas e nos negócios.
Para Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, os dias atuais são desafiadores para quem tem de aconselhar, tomar decisões, analisar o mundo político dentro das organizações, até porque muitas delas foram protagonistas dos processos em curso e com isso amargaram duros reveses para suas reputações. “Tudo faz crer que o País poderá chegar às eleições presidenciais de outubro em crise ainda mais aguda e, nesse cenário, quais os prováveis impactos para o mundo empresarial?”, indaga, “É o que queremos ouvir nessa estratégica conferência que abrirá o Congresso”.
O 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas será nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tendo como tema geral A comunicação, os negócios e as grandes causas da sociedade. A conferência de Mauro Paulino está marcada para as 11h40, em 16 de maio. Serão 12 atividades, em plenário único.
Já confirmaram apoio ao evento as agências CDN, FSB, Grupo In Press, Jeffrey Group, Llorente & Cuenca, LVBA, Máquina da Notícia, Ogilvy e Textual. E também as entidades Aberje, Abracom, Sistema Conferp/Conferp, OCI, ABRH, Abrarec, além deste Jornalistas&Cia. O evento conta ainda com as parcerias de divulgação com Race (SP), Darana (BA), Martha Becker (RS), Brava (PE) e Zoom (MG).
As inscrições continuam abertas e podem ser feitas podem ser feitas até 30/4 pelo valor de R$ 1.950,00 em até cinco vezes sem juros no cartão de crédito. Outras informações no 11-5576-5600.
Roxane Ré estreia na multiplataforma Central 3, nesta terça-feira (10/4), o programa de entrevistas Linha Fina com Roxane Ré. Será ao vivo, a partir das 18h, pela live do perfil da emissora no Facebook e o conteúdo ficará disponível no site da empresa em formato podcast. A convidada do programa de estreia será a ex-jogadora de basquete Magic Paula, que vai falar sobre sua atuação na presidência da organização Atletas pelo Brasil e o trabalho no instituto Passe de Mágica.
Roxane é apresentadora do Jornal da USP, na rádio USP, foi âncora na CBN por quase 15 anos e por cinco na rádio Estadão e recebeu o prêmio Troféu Mulher Imprensa como Melhor Âncora de Rádio.
“São três décadas à frente do microfone em rádio e agora, acompanhando o processo de modernização da mídia, fazendo podcast”, diz ela. “Estou muito feliz, sem dúvida alguma, de poder fazer radiojornalismo na Central 3, que já tem credibilidade e quero muito contribuir com conteúdo de qualidade “. Mais informações com Selma Viana (11-996-726-275)
Ricardo Cesar, Marco Antonio Sabino e David Laloum
Ricardo Cesar, Marco Antonio Sabino e David Laloum
Young PR, novo braço de relações públicas da agência de publicidade Young&Rubicam no Brasil, quer diminuir os limites entre a propaganda e a área de comunicação corporativa; projeto é liderado por Marco Antonio Sabino
Com base no pressuposto de que em tempos de consumidores conectados, engajados e preocupados com causas os universos da marca e da reputação corporativa são cada vez mais indissociáveis, a agência de publicidade Young&Rubicam e o Grupo Ideal, focado em relações públicas e conteúdo, ambos controlados pela holding multinacional de comunicação WPP, estão lançando no mercado brasileiro a joint-venture Young PR. O objetivo é oferecer um projeto que atenda aos anseios dos clientes que buscam uma solução de relações públicas contemporânea, que junte planejamento e criação de alto nível com conhecimento de temas institucionais – tudo integrado em uma mesma estrutura.
“Acreditamos que não podemos mais separar marca e empresa”, explica David Laloum, CEO da Y&R. “As duas se confundem. Os consumidores querem se relacionar com instituições que participam da vida deles, que tenham uma contribuição social real. A Young PR vai focar suas atenções em oferecer soluções de comunicação que ajudem as empresas a atender a essa demanda do mercado”.
A ideia de criação da Young PR surge com base na crença de que a reputação corporativa afeta diretamente a venda dos clientes. “O maior asset de uma instituição é a sua reputação”, diz Ricardo Cesar, fundador e coCEO do Grupo Ideal. “É disso que queremos tratar. É dessa reputação que queremos cuidar ou ajudar a construir”.
A iniciativa segue ainda o conceito de “horizontalidade” da WPP, em que os profissionais de diversos segmentos da holding trabalham juntos para trazer as melhores soluções a seus clientes. No caso da Young PR, com foco no digital e nas novas ferramentas tecnológicas de comunicação, o portfólio de serviços oferecidos é completo, englobando trabalho institucional, comunicação de produto, comunicação financeira, gerenciamento de crises, comunicação interna, planejamento, relações com a imprensa e produção de conteúdo.
O CEO da Young PR é Marco Antonio Sabino. Jornalista formado pela Cásper Líbero, advogado pela USP, com especialização em Comunicação Organizacional também pela USP, teve passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, como TV Globo, onde esteve por cerca de dez anos, Bandeirantes, em que dirigiu o jornalismo da rádio e implantou o Canal 21, além de Editora Abril (Exame) e Grupo Estado. Até o final de 2017, vinha presidindo a S/A, que fundou em 2006 e cujo controle vendeu para a Llorente & Cuenca no final de 2015.
Heloísa Prates começou na SP4 como gerente de novos negócios, responsável por desenvolver projetos de comunicação digital, transmídia e outras iniciativas ligadas à convergência tecnológica e ambientes interativos. Doutorada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora universitária, ela acumula experiência no planejamento estratégico de comunicação de empresas dos setores industrial, de tecnologia, de cultura e editorial.
A agência também contratou Elaine D’Ávila, ex-S2 Publicom, para assumir o grupo de atendimento de Energia da SP4, que tem duas novas contas: Capitale Energia, uma das cinco maiores comercializadoras de energia independentes do País; e Brasil BioFuels, que atua na região norte do País no cultivo sustentável de palma e extração de óleo vegetal para a produção de biodiesel. Mais informações com Odete Pacheco (11-38734374 e 999-383-959)
Parte da revolta dos torcedores palmeirenses após a final do Campeonato Paulista 2018, vencido neste domingo pelo arquirrival Corinthians, no Allianz Parque, refletiu em agressões físicas e verbais contra jornalistas que atuaram na cobertura da partida.
Uma equipe da webrádio Poliesportiva foi atingida inicialmente por cusparadas e depois por uma lata de lixo por torcedores que estavam próximos à tribuna de imprensa do estádio. A imagem, transmitida ao vivo e repassada instantes depois, mostra a transmissão sendo interrompida no momento em que a lata de lixo é atirada contra os profissionais.
“Quem foi atingido foi a imprensa, porque o Palmeiras não dá segurança nenhuma, zero, sobre qualquer tipo de problema que a imprensa possa ter contra a torcida”, relatou o locutor Ramoni Ártico, um dos atingidos. “Se você filmar todo o corredor até em cima da Tribuna de Imprensa Osmar Santos não tem um segurança, digamos, de maior pujança ou um corredor inclusive com algum policial militar para coibir esse tipo de ação”.
Em outro caso, este envolvendo torcedores e um segurança do Palmeiras, as repórteres Mariana Pereira, da Rádio Trianon, e Ana Thaís Matos, da Rádio Globo, relatam que após o final da partida foram atingidas por diversos objetos, como isqueiros e copos de cerveja. “Nós ficamos bastante acuados. No momento em que me virei para esse grupo de torcedores para filmá-los, eles começaram a me hostilizar mais ainda”, relatou Mariana.
Torcedores xingam e fazem gestos obscenos para jornalistas após o final da partida
O vídeo mostra alguns torcedores do Palmeiras gritando xingamentos para os jornalistas, em especial para as mulheres – um dos homens, que veste boné e óculos espelhados, chega a segurar os órgãos genitais e gritar “chupa aqui, vadia do caralho”.
Tanto Mariana quanto Ana foram acusadas por membros da segurança do estádio de terem mostrado o dedo médio para os torcedores. Quando Ana tentou argumentar com um segurança do Allianz Parque, que já discutia com o repórter Gustavo Zupak, também da Rádio Globo, ela ouviu o homem dizer que não responderia porque já estava conversando com um homem. “Falei: você é machista. E ele: sou mesmo”, relatou a jornalista.
Procurada, a assessoria de imprensa do Palmeiras não comentou o caso até o momento.
O caso acontece poucos dias depois de um grupo de mais de 50 jornalistas lançar a campanha #DeixaElaTrabalhar. A iniciativa é uma ofensiva contra os recorrentes casos de machismo e assédio dentro do universo do jornalismo esportivo, e teve como gancho dois episódios ocorridos em março.
No dia 11, um torcedor do Internacional gritou “Sai daqui, puta” e empurrou a repórter da Rádio Gaúcha Renata Medeiros, que cobria o clássico Gre-Nal. Três dias depois, um torcedor do Vasco tentou beijar Bruna Dealtry, repórter do Esporte Interativo, que fazia a cobertura do time carioca no jogo contra o Universidad do Chile, pela Libertadores. No dia do lançamento da campanha, em outro caso: Kelly Costa, da RBS TV, foi ofendida por um torcedor do São José-RS, que enfrentava o Brasil de Pelotas pelo campeonato gaúcho.
Segundo o relatório Mulheres no Jornalismo Brasileiro, feito pela Abraji e pela Gênero e Número, em parceria com o Google News Lab, 83,6% das jornalistas que responderam à pesquisa já sofreram algum tipo de violência psicológica, 65,7% já tiveram sua competência questionada e 64% já sofreram abuso de poder de chefes ou fontes.
Criadora e editora do blogViajante em Tempo Integral, Érica França acaba de lançar o Guia para curtir São Paulo com crianças(Alta Books). A obra tem o objetivo de ajudar quem visita a cidade em fins de semana, feriados e férias e quer saber o que há de melhor para curtir com os filhos. O guia também ajuda quem mora na capital a buscar atrações para ir com as crianças.
“Muitas famílias que moram em São Paulo acabam tendo dúvidas, nos finais de semana, do que fazer com as crianças e que lugares são legais para visitar com os filhos, lugares que têm infraestrutura e atrativos para as crianças”, comenta a autora. “E quem visita a cidade em um final de semana, feriado ou até como destino de férias também tem uma gama de atrações para visitar, para além dos lugares mais tradicionais, como o Ibirapuera e o Zoológico”.
Com informações sobre clima, custo de vida e melhor época para visitas, o guia apresenta um apanhando das melhores atrações da cidade. “Há dicas de atrações específicas para famílias, além de museus, estádios, parques e atrações paulistanas que agradam tanto crianças quanto adultos”, explica Érica. “Outra seção do livro é a de passeios bate-volta para serem feitos a partir de São Paulo. Entre os destinos e atrações citadas estão Guararema, Socorro, Campos do Jordão e o Ski Mountain Park, em São Roque”.
Com valor de capa sugerido de R$ 94,90, está com desconto na Amazon.com.br, ao preço de R$ 75,90.
O Conselho de Comunicação do Congresso Nacional promoverá em 7/5 um seminário para discutir a violência praticada contra jornalistas e outros profissionais de comunicação.
O debate contará com a participação de representantes do Ministério da Justiça, da Fenaj, da Federação dos Radialistas, da ANJ, da Abert e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, entre outras entidades.
O britânico Matthew Scully lança seu primeiro livro no Brasil, Domínio – O poder do ser humano, o sofrimento dos animais e um pedido de misericórdia, pela Civilização Brasileira. Vegetariano há 25 anos, Scully narra algumas lições que aprendeu ao longo desse tempo sobre as relações entre seres humanos e animais. Ele foi editor literário da National Review e colaborou para New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Los Angeles Times, Atlantic Monthly, entre outros. Veja resenha do NY Times.