16.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, maio 30, 2025

Buy now

Início Site Página 725

Imprensa é alvo da ira de torcedores e segurança na final do Paulistão

Parte da revolta dos torcedores palmeirenses após a final do Campeonato Paulista 2018, vencido neste domingo pelo arquirrival Corinthians, no Allianz Parque, refletiu em agressões físicas e verbais contra jornalistas que atuaram na cobertura da partida.

Uma equipe da webrádio Poliesportiva foi atingida inicialmente por cusparadas e depois por uma lata de lixo por torcedores que estavam próximos à tribuna de imprensa do estádio. A imagem, transmitida ao vivo e repassada instantes depois, mostra a transmissão sendo interrompida no momento em que a lata de lixo é atirada contra os profissionais.

“Quem foi atingido foi a imprensa, porque o Palmeiras não dá segurança nenhuma, zero, sobre qualquer tipo de problema que a imprensa possa ter contra a torcida”, relatou o locutor Ramoni Ártico, um dos atingidos. “Se você filmar todo o corredor até em cima da Tribuna de Imprensa Osmar Santos não tem um segurança, digamos, de maior pujança ou um corredor inclusive com algum policial militar para coibir esse tipo de ação”.

Em outro caso, este envolvendo torcedores e um segurança do Palmeiras, as repórteres Mariana Pereira, da Rádio Trianon, e Ana Thaís Matos, da Rádio Globo, relatam que após o final da partida foram atingidas por diversos objetos, como isqueiros e copos de cerveja. “Nós ficamos bastante acuados. No momento em que me virei para esse grupo de torcedores para filmá-los, eles começaram a me hostilizar mais ainda”, relatou Mariana.

Torcedores xingam e fazem gestos obscenos para jornalistas após o final da partida

O vídeo mostra alguns torcedores do Palmeiras gritando xingamentos para os jornalistas, em especial para as mulheres – um dos homens, que veste boné e óculos espelhados, chega a segurar os órgãos genitais e gritar “chupa aqui, vadia do caralho”.

Tanto Mariana quanto Ana foram acusadas por membros da segurança do estádio de terem mostrado o dedo médio para os torcedores. Quando Ana tentou argumentar com um segurança do Allianz Parque, que já discutia com o repórter Gustavo Zupak, também da Rádio Globo, ela ouviu o homem dizer que não responderia porque já estava conversando com um homem. “Falei: você é machista. E ele: sou mesmo”, relatou a jornalista.

Procurada, a assessoria de imprensa do Palmeiras não comentou o caso até o momento.

O caso acontece poucos dias depois de um grupo de mais de 50 jornalistas lançar a campanha #DeixaElaTrabalhar. A iniciativa é uma ofensiva contra os recorrentes casos de machismo e assédio dentro do universo do jornalismo esportivo, e teve como gancho dois episódios ocorridos em março.

No dia 11, um torcedor do Internacional gritou “Sai daqui, puta” e empurrou a repórter da Rádio Gaúcha Renata Medeiros, que cobria o clássico Gre-Nal. Três dias depois, um torcedor do Vasco tentou beijar Bruna Dealtry, repórter do Esporte Interativo, que fazia a cobertura do time carioca no jogo contra o Universidad do Chile, pela Libertadores. No dia do lançamento da campanha, em outro caso: Kelly Costa, da RBS TV, foi ofendida por um torcedor do São José-RS, que enfrentava o Brasil de Pelotas pelo campeonato gaúcho.

Segundo o relatório Mulheres no Jornalismo Brasileiro, feito pela Abraji e pela Gênero e Número, em parceria com o Google News Lab, 83,6% das jornalistas que responderam à pesquisa já sofreram algum tipo de violência psicológica, 65,7% já tiveram sua competência questionada e 64% já sofreram abuso de poder de chefes ou fontes.

Guia traz dicas de São Paulo para quem viaja com crianças

Criadora e editora do blog Viajante em Tempo Integral, Érica França acaba de lançar o Guia para curtir São Paulo com crianças (Alta Books). A obra tem o objetivo de ajudar quem visita a cidade em fins de semana, feriados e férias e quer saber o que há de melhor para curtir com os filhos. O guia também ajuda quem mora na capital a buscar atrações para ir com as crianças.

“Muitas famílias que moram em São Paulo acabam tendo dúvidas, nos finais de semana, do que fazer com as crianças e que lugares são legais para visitar com os filhos, lugares que têm infraestrutura e atrativos para as crianças”, comenta a autora. “E quem visita a cidade em um final de semana, feriado ou até como destino de férias também tem uma gama de atrações para visitar, para além dos lugares mais tradicionais, como o Ibirapuera e o Zoológico”.

Com informações sobre clima, custo de vida e melhor época para visitas, o guia apresenta um apanhando das melhores atrações da cidade. “Há dicas de atrações específicas para famílias, além de museus, estádios, parques e atrações paulistanas que agradam tanto crianças quanto adultos”, explica Érica. “Outra seção do livro é a de passeios bate-volta para serem feitos a partir de São Paulo. Entre os destinos e atrações citadas estão Guararema, Socorro, Campos do Jordão e o Ski Mountain Park, em São Roque”.

Com valor de capa sugerido de R$ 94,90, está com desconto na Amazon.com.br, ao preço de R$ 75,90.

Conselho de Comunicação promoverá seminário sobre violência contra jornalistas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Conselho de Comunicação do Congresso Nacional promoverá em 7/5 um seminário para discutir a violência praticada contra jornalistas e outros profissionais de comunicação.

O debate contará com a participação de representantes do Ministério da Justiça, da Fenaj, da Federação dos Radialistas, da ANJ, da Abert e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, entre outras entidades.

 

Matthew Scully lança seu primeiro livro no Brasil

Capa do livro
Capa do livro

O britânico Matthew Scully lança seu primeiro livro no Brasil, Domínio – O poder do ser humano, o sofrimento dos animais e um pedido de misericórdia, pela Civilização Brasileira. Vegetariano há 25 anos, Scully narra algumas lições que aprendeu ao longo desse tempo sobre as relações entre seres humanos e animais. Ele foi editor literário da National Review e colaborou para New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Los Angeles Times, Atlantic Monthly, entre outros. Veja resenha do NY Times.

Casa Vogue faz em Milão mostra sobre seu prêmio de design

A revista Casa Vogue lançará no Salão do Móvel de Milão, de 16 a 22/4, a mostra do Prêmio Casa Vogue Design. Foram selecionadas peças de 15 profissionais, que estarão num espaço exclusivo no pavilhão dedicado a uma programação 100% brasileira. A revista levará um mix de peças finalistas e vencedoras, bem como criações dos designers do ano e talentos em ascensão nomeados nas primeiras edições do prêmio (2017 e 2018).

Para facilitar a visita de brasileiros ao FuoriSalone de Milão, o app gratuito da revista – disponível para celular e tablets, nas versões IOS e Android – traz os principais eventos, bairro a bairro, sinalizando-os com imagens, ilustrações e mapas dos principais lançamentos. Informações para imprensa na Helena Augusta Assessoria de Comunicação (mayana@helenaaugusta.com.br ou elaine@helenaagusta.com.br).

 

O adeus a Luiz Garcia

Luiz Garcia
Luiz Garcia

Luiz Garcia morreu nessa terça-feira (3/4), aos 81 anos, de uma parada cardiorrespiratória. Há quatro anos, foi diagnosticado com mal de Alzheimer e estava há 13 dias numa clínica de reabilitação em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Deixa mulher e dois filhos.

Ele começou, aos 17 anos, na Tribuna da Imprensa. Passou pelo Globo em 1961, pela primeira vez, como copidesque, e depois pelas redações de O Estado de S. Paulo e da revista Visão. Foi editor-chefe da Veja.

Voltou para O Globo em 1974 e ali permaneceu por 43 anos. Foi editor de Política e de Opinião. Iniciou, em 1986, a crítica interna diária do jornal, o que determinou o padrão dos textos do veículo. Vinte anos depois, passou a assinar uma coluna e foi substituído na crítica por Aluizio Maranhão, que a faz até hoje. Criou o primeiro Manual de Redação e Estilo do Globo, publicado em 1992. Coordenou o programa de treinamento de estágio do jornal. Publicou em 2000 o livro O mundo, esse lírio – Artigos sobre jornalismo e outras coisas.

 

Agência Lupa, com Facebook, lança o projeto Lupe

Cristina Tardáguila (cris@lupa.news e 21-2586-6024 / 981-127-970), diretora da Agência Lupa, anunciou em 2/4 o projeto Lupe, dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil. A iniciativa tem apoio do Facebook, onde Cláudia Gurfinkel responde pelas parcerias com veículos de mídia na América Latina. Hospedado na página da Lupa no Facebook, vai usar tecnologia que já foi testada em períodos eleitorais por outros membros da International Fact-Checking Network, rede de checadores da qual a Lupa faz parte.

O que está programado: (1) Verificação de declarações de candidatos à Presidência, em texto e vídeos, e de candidatos a governador em texto, tendo os candidatos o direito de se manifestarem nas análises publicadas. (2) A Agência Lupa selou uma parceria com o AppCívico para trazer ao Brasil uma tecnologia inspirada na que a plataforma Les Decodéurs/Le Monde usou durante as eleições presidenciais da França em 2017. Um robô no Messenger confronta palavras-chave com o acervo da Agência Lupa, apresenta a conclusão (verdadeiro, falso, exagerado etc.) e links para encontrar mais dados sobre o tema. (3) Haverá um espaço dedicado à checagem de boatos que afetam a reputação e as biografias de presidenciáveis, em conjunto com as equipes de campanha dos próprios candidatos. (4) Informações sobre as regras eleitorais brasileiras, a partir de levantamento com o TSE e TREs, para esclarecer boatos, principalmente sobre voto em branco e voto nulo.

 

Está aberta a temporada de caça às fake news

Aproximam-se as eleições presidenciais no Brasil e, com elas, o temor de que se repita o que só foi constatado a posteriori nas eleições norte-americanas de 2016 e, ainda, no plebiscito britânico sobre a não permanência na União Europeia, o Brexit, no mesmo ano – a influência avassaladora das fake news. A chamada grande imprensa, principalmente impressos e tevês, montou equipes de checagem de fatos e dados. A imprensa alternativa, hoje concentrada na internet, une forças entre sites especializados e já reconhecidos na área do checking. Até as eleições, vamos acompanhar o que o jornalismo brasileiro faz para driblar a proliferação das mentiras.

Terezinha Santos, que se especializou em comunicação nas situações de crise, destaca a coluna de Pedro Doria no Globo de 30 de março. Nela, Doria lembra a cobrança sobre o Facebook e acrescenta: “Pois é. Ninguém cobrou nada do WhatsApp. E é lá o berço das fake news. São 120 milhões de contas brasileiras na plataforma”.

Breno Costa (bc@brio.media), fundador e editor do site Brio, além de colaborador do Intercept, propõe um crosscheck brasileiro, a nossa versão do consórcio feito entre jornais e outras plataformas de mídia para checagem e verificação de fatos na eleição francesa do ano passado. O trabalho é todo colaborativo: depende de uma concordância entre redações, já que elas validam as verificações umas das outras e há necessidade de um número mínimo de “oks” para que o conteúdo seja publicado.

 

Conheça os classificados para o segundo turno do Top Mega Brasil

73 agências e 64 executivos disputarão o Top 10 Brasil; e 89 agências e 94 executivos, o Top 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

Apurados os votos do primeiro turno, foram definidos as agências de comunicação e os executivos de comunicação corporativa classificados para a próxima etapa do Top Mega Brasil, prêmio que destaca as feras da comunicação corporativa, organizado pela Mega Brasil em parceria com a Maxpress.

Pela expressiva votação obtida nessa fase preliminar, classificaram-se para disputar o Top 10 Brasil 73 agências de comunicação e 64 executivos de comunicação corporativa. Centenas de outras agências e executivos, também votados, não conseguiram suplantar a linha de corte, daí não terem passado para o segundo turno.

Já os classificados para os Top 5 Regionais foram: Região Norte – quatro agências e quatro executivos; Região Nordeste – 17 agências e 16 executivos; Região Centro-Oeste – 14 agências e 15 executivos; Região Sudeste – 40 agências e 42 executivos; e Região Sul – 14 agências e 17 executivos. Confira a relação completa mais adiante, nesta edição.

Os classificados entram agora na disputa do segundo turno, que se inicia nesta quinta-feira, 5 de abril, e vai até o próximo dia 20, e que definirá os Top 10 Brasil e os Top 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os campeões, que receberão o Troféu Onça Pintada, serão conhecidos apenas na noite de premiação, marcada para 17 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, no encerramento do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

A eleição é aberta a todos os jornalistas e profissionais de comunicação e áreas afins do Brasil, bastando que o interessado envie um e-mail para o endereço premio@maxpress.com.br solicitando sua inclusão no mailing de votação.

Classificados por ordem alfabética:

Top Mega Brasil – Nacional

Categoria Agências de Comunicação

1927 Comunicação
AC Comunicação
AD2M Comunicaçao
Agência de Textos Comunicação Corporativa
Agência Febre
Agência RMA
Alfapress Comunicação
Approach Comunicação
Atelier de Imagem e Comunicação
BrainStory
Brava Comunicação
Burson-Marsteller
CDI Comunicação Corporativa
CDN Comunicação Corporativa
Central Press
Comunicativa Assessoria de Imprensa
Contexto Mídia
Darana Comunicação
Dezoito Comunicação
DGBB Assessoria de Imprensa
Dupla Comunicação
Edelman
EDM Logos Comunicação Corporativa
Enfato Comunicação Empresarial
ETC Comunicação
Fábrica da Comunicação
FleishmanHillard
FSB Comunicação
G&A Comunicação Corporativa
GBR Comunicação
Golin
IAA Comunicação
Ideal H+K Strategies
Imagem Corporativa
In Press Media Guide
In Press Oficina
In Press Porter Noveli
Kasane 360°
Ketchum Estrategia
Link Comunicação
Literal Link
Llorente & Cuenca
Loures Comunicação
LVBA
Máquina Cohn & Wolfe
Martha Becker Comunicação
Mendes & Nader
Moglia Comunicação Empresarial
Multi Comunicação
Nova Café
PR Digital
Novità Comunicação
Ogilvy Brasil
Página 1 Comunicação
Planin Comunicação
Press a Porter
Press Comunicação
Printer Press
Proativa Comunicação
Profissionais do Texto
Race Comunicação
Rede Comunicação
RP1
Secco Consultoria de Comunicação
Temple Comunicação
Texto & Cia Assessoria de Comunicação
Textofinal de Comunicação Integrada
Textual Comunicação
The Jeffrey Group Brasil
Tríade Comunicação
Usina de Noticias
Weber Shandwick
Zeno Group

Categoria Executivos de Comunicação Corporativa

Adriana Bueno – Cisco
Adriana Lutfi – Mercado Livre
Alex Rocco – Sky
Alexandre Carvalho – Nissan
Alice Schmitt – Pixeon
Ana Maria Rego Xavier – Fiec
Ana Quintela – Zurich Seg.
Anderson Suzuki – Toyota
André Senador – Volkswagen
Andre Vieira – Braskem
Ayeska Azevedo – Boticário
Caique Ferreira – Renault
Claudia David – Bayer
Daniela Kraemer – GM Mercosul
Daniele L. Rodrigues – Coca-Cola
Denise Coelho – Edenred
Denise Cristina – Tel Centro
Diego Recena – Fecomércio-DF
Eduardo Pincigher – JAC
Estela Matsumoto – Boticário
Eunice Lima – Novelis
Fabio Auricchio – Oracle
Fernanda Carneiro – Machado Meyer
Flavia Carvalho – CPFL
Geraldo Magella – Fíbria
Giovanni Nobile Dias – BB
Gislaine Rossetti – Latam
Glaucia Gomes – Cacau
Glauco Paiva – Shell
Ivan B. N. Dias – Shop Car
João Veloso – BMW
Julio Gama – Vale
Karina Bertolla – Allianz
Karla de Melo – Vale
Leandro Modé – Itaú
Luciana Vedovato – Motorola
Luiz Carlos Moraes – Mercedes
Malu Weber – Johnson&Johnson
Marcel Dellabarba – Honda
Marcelo Gentil – Odebrecht
Marcus Brier – Peugeot
Mario Laffitte – Samsung
Mauro Segura – IBM
Monica Moreira – Raia Drogasil
Nelson Silveira – GM
Othon Maia – AngloGold Ashanti
Paulo Henrique Soares – Ibram
Priscila Santana – Ajinomoto
Regina Moura – Roche
Renata Aguiar – Porto Seguro
Renato Acciarto – Volkswagen
Renato Gasparetto – Gerdau
Renato Merlini – Odebrecht
Ricardo Bastos – Toyota
Ricardo Dilser – Grupo FCA
Roberta Prado – 3Corações
Roberto Baraldi – Grupo FCA
Rogerio Louro – Nissan
Ronaldo Tenorio – Sec. Educ. SP
Rozalia Del Gaudio – C&A
Tânia Magalhães – PayPal
Viviane Mansi – Votorantim
Vivianne Pelegrini – Bain & Co
Vivianne Simões – Shopping Iguatemi

Top Mega Brasil – Regional

NORTE

Categoria Agências de Comunicação

Comunica Assessoria de Imprensa
Eko
Temple Comunicação
Três Comunicação & Marketing

Categoria Executivos de Comunicação Corporativa

Daniel Nardin – Secom Governo Pará
Livia Amaral – Vale
Mônica Alvarez – Alubar
Mônica Maia – Ministério Público

NORDESTE

Categoria Agências de Comunicação

A&G Plus Comunicação
AC Comunicação
AD2M Comunicaçao
Agência de Textos Comunicação Corporativa
Brava Comunicação
Caramelo Comunicação
Comunicativa Assessoria de Imprensa
Darana Comunicação
Dupla Comunicação
Ícone Comunicação
Just Press
Multi Comunicação
Nova Café
Pauta Comunicação
Texto & Cia Assessoria de Comunicação
Vogal Assessoria
VSM Comunicação

Categoria Executivos de Comunicação Corporativa

Aline Garrido – Braskem
Amine Darzé – Coelba
Ana Maria Rego Xavier – Fiec
Ayeska Azevedo – Grupo Boticário
Cíntia Liberato – Cencosud
Daniela Franco Verhine- Salvador Airport
Denise Cristina – Tel Centro
Hilmara Oliveira – UCI Orient
Larissa Barreto – Salvador Norte Shopping
Lorena Amorim – Câmara Municipal Salvador
Marcelo Gentil – Odebrecht
Milton Pradines – Braskem
Mirela Cubilhas – Enashopp
Rachel Pessoa – CSP
Roberta Câmara – TIM Nordeste
Sílvia Fragoso – Ser Educacional


CENTRO-OESTE

Categoria Agências de Comunicação

CDN Comunicação Corporativa
Contato Comunicação
Contexto Mídia
DGBB Assessoria de Imprensa
Empório Comunicação
Engenho Criatividade
In Press Oficina
Kasane 360°
MAC EDITORA E JORNALISMO
Máquina Cohn & Wolfe
Proativa Comunicação
Profissionais do Texto
Race Comunicação
RP1

Categoria Executivos de Comunicação Corporativa

Alexandre Oliveira – Emplav
Anderson Polarini – Fíbria
Diego Recena – Fecomércio DF
Giovanni Nobile Dias – Banco do Brasil
Jakelline Batista – Fast Açaí
Laila Goulart – Banco do Brasil
Maíra Garcia – Taguatinha Shopping
Marco Tulio B. Vasconcelos – Banco do Brasil
Monaliza Maia – JK Shoppin
Neyson Freire Pinheiro – Cofen
Renata Monnerat – Brasília Shopping
Roberto Sabato C. Moreira Jr – BB
Robson Moura – Casa Thomas Jefferson
Virgínia Pessoa – Grupo Santa Lúcia
Walter Vasconcelos – Embratur

 

SUDESTE

Categoria Agências de Comunicação

In Press Porter Noveli
Máquina Cohn & Wolfe
1927 Comunicação
Agência RMA
Alfapress Comunicação
Approach Comunicação
Atelier de Imagem e Comunicação
BrainStory
Burson-Marsteller
CDI Comunicação Corporativa
CDN Comunicação Corporativa
Edelman
ETC Comunicação
FleishmanHillard
FSB Comunicação
G&A Comunicação Corporativa
GBR Comunicação
Golin
Ideal H+K Strategies
Imagem Corporativa
In Press Media Guide
Ketchum
Llorente & Cuenca
Loures Comunicação
LVBA
PR Digital
Ogilvy Brasil
Planin Comuniação
Press à Porter
Printer Press
Race Comunicação
Rede Comunicação
RP1
Secco Consultoria de Comunicação
Textofinal de Comunicação Integrada
Textual Comunicação
Jeffrey Group Brasil
Tríade Comunicação
Weber Shandwick
Zeno Group

Categoria Executivos de Comunicação Corporativa

Adriana Bueno
Alex Rocco
Ana Quintela
Anderson Suzuki
André Senador
Andre Vieira
Claudia David
Daniele Lopes Rodrigues
Denise Coelho
Eduardo Pincigher
Fernanda Carneiro
Flavia Carvalho
Geraldo Magella
Gislaine Rossetti
Glaucia Gomes
Glauco Paiva
João Veloso
Julio Gama
Karina Bertolla
Luciana Vedovato
Luiz Carlos Moraes
Malu Weber
Marcel Dellabarba
Marcus Brier
Mario Laffitte
Monica Moreira
Nelson Silveira
Othon de Villefort Maia
Paulo Henrique Leal
Priscila Santana
Regina Moura
Renato Acciarto
Renato Gasparetto
Renato Merlini
Ricardo Bastos
Roberta Prado
Roberto Baraldi
Rogerio Louro
Rozalia Del Gaudio
Viviane Mansi
Vivianne Pelegrini
Vivianne  Simões

SUL

Categoria Agências de Comunicação

CDN Comunicação Corporativa
Central Press
Critério Inteligência em Conteúdo
EDM Logos Comunicação Corporativa
Enfato Comunicação Empresarial
Fábrica da Comunicação
Froes, Berlato Associadas
Insider 2
Literal Link
Martha Becker Comunicação
Moglia Comunicação Empresarial
Página 1 Comunicação
Uffizi Comunicação
Usina de Noticias

Categoria Executivos de Comunicação Corporativa

Caique Ferreira – Renault
Caroline Torma – RBS
Daniela Cidade – Triunfo Concepa
Daniela Kraemer – GM Mercosul
Estela  Matsumoto – Grupo Boticário
Fernando Signori – Tintas Renner
Ivan Bruno Nobile Dias – Shop Car Pneus
Leandro Laux – Neugebauer
Luciano Sasso – Harman
Luciano Tonon – Frisia
Mariana Scalzo – Grupo Boticário
Pablo Perini – Casa Perini
Raphaella Requião Bicca – Madero
Rúbia Caroline Ribeiro – DAF Caminhões
Scheila Vontobel – Elefante Letrado
Solange Fusco – Volvo
Tales Pinheiro – Vipal Borrachas

Outras informações pelo e-mail premio@maxpress.com.br; ou na Mega Brasil pelo tel. 11-5576-5600.

Folha de S.Paulo abre treinamento em Saúde

São Paulo, SP. 19/01/2018. Redação da Folha de S. Paulo. ( Foto: Lalo de Almeida/ Folhapress ) TREINAMENTO *** EXCLUSIVO FOLHA***

A Folha de S.Paulo abriu inscrições, até 29/4, para seu novo Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde. A primeira fase da seleção será uma prova online que ficará disponível no site de 4 a 6/5, com questões de múltipla escolha e dissertativas de português, inglês e conhecimentos gerais. A etapa final será uma entrevista e exercícios na sede do jornal, em São Paulo.

O curso terá duração de cinco semanas, entre junho e julho, e exigirá dedicação em tempo integral. Haverá aulas de jornalismo diário, palestras com especialistas da área, conversas com editores e repórteres, exercícios de reportagem e redação. A participação é aberta a graduados de qualquer área do conhecimento (sobretudo ciências médicas e jornalismo), que gostem de escrever e tenham interesse em se especializar em saúde.

“A cobertura da área é bastante complexa, exige algum grau de familiaridade com o sistema de saúde, os conceitos gerais e os termos médicos mais usados”, afirma Vera Guimarães Martins, repórter especial e coordenadora do curso. “Como o volume de notícias é grande, o repórter precisa de uma base mínima para distinguir o que é realmente importante e não ficar refém de estudos sem base científica”.

 

Últimas notícias

pt_BRPortuguese