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domingo, junho 22, 2025

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Em fase de expansão, Jota promove três profissionais de sua equipe editorial

Site Jota
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O site Jota anunciou a promoção de três de seus profissionais. Kalleo Coura, antes à frente de Carreira, Advocacia e de coberturas especiais, passou a ser editor executivo e a responder por todo o site Jota.Info.

Ele trabalhará ao lado de Gabriela Guerreiro, editora executiva do Jota Pro, responsável pelos produtos temáticos da empresa. Ambos respondem ao diretor de conteúdo Felipe Recondo. Luciano Pádua foi promovido a editor assistente, cargo que era de Coura. E Luís Viviani, que chegou ao canal como estagiário em 2015, deixou a reportagem para se tornar editor assistente de opinião e redes sociais.

Começam nesta quinta-feira (26/4) as indicações para o Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo

Premiação é restrita aos profissionais que atuam no município de São Paulo, por ser uma iniciativa da Câmara Municipal da cidade

Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), com o apoio deste J&Cia e de Hamilton Almeida, biógrafo do padre-cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio, a Câmara Municipal de São Paulo abre nesta quinta-feira (26/4) as indicações ao 1º Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo. Profissionais que receberem o link de votação poderão escolher livremente até 10/5 seus preferidos no jornalismo do rádio paulistano nas categorias Âncora, Repórter, Comentarista e Programa de Radiojornalismo. Cada eleitor poderá fazer até três indicações por categoria, mas só poderá votar uma única vez. Quem não receber o link e quiser votar deverá solicitá-lo pelo e-mail premiolandelldemoura@jornalistasecia.com.br, pelo qual também podem ser pedidos esclarecimentos.

Eliseu diz que o objetivo do prêmio “é selecionar, anualmente, os profissionais que mais se destacaram em suas respectivas categorias de radiojornalismo e prestar a devida homenagem ao inventor do rádio, o brasileiro padre Roberto Landell de Moura, que, com seu brilhantismo, foi o verdadeiro pioneiro das telecomunicações no mundo, mas que, infelizmente, faleceu sem o devido reconhecimento. É também uma forma oportuna de prestar uma homenagem a esse padre-cientista e deixar seu nome na memória dos jornalistas. O prêmio também estimulará o interesse pelo conhecimento dos experimentos de Landell de Moura, além de incentivar o surgimento de novos profissionais de radiojornalismo”.

Nos dias 14 e 15/5, uma comissão integrada por representantes do Movimento Landell de Moura, da Câmara Municipal e de J&Cia fará a apuração dos votos e definirá a lista tríplice de finalistas, que será divulgada no dia 16. A Comissão Julgadora, formada por profissionais de renome, reúne-se em 4/6 para apontar os vencedores, que só serão conhecidos na cerimônia de entrega do 1º Prêmio Padre Landell de Moura de Radiojornalismo, em 20/6, no Plenarinho da Câmara, com a presença de todos os finalistas e convidados. Cada vencedor receberá o troféu Ondas Landellianas, criado pelo designer Nelson Graubart.

Claudia Rondon é reeleita presidente da Abracom

Claudia Rondon, Presidente do Conselho Diretivo da ABRACOM. Foto-Luludi/ LUZ

 

Claudia Rondon, Presidente do Conselho Diretivo da ABRACOM.
Foto-Luludi/ LUZ

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação elegeu em 19/4 sua diretoria para o biênio 2018-2020. Claudia Rondon presidirá a entidade por mais um mandato com a meta de trabalhar por um ambiente concorrencial mais favorável para as empresas do setor.

Um dos principais objetivos da nova gestão é buscar diálogo com entidades representativas dos clientes e das áreas de compras, para difundir boas práticas que alinhem as concorrências com os 10 Passos para uma Concorrência Legal, recomendados pela Abracom. Confira quem são os novos diretores.

De surpresa, Folha de S.Paulo implanta novo projeto gráfico

Sem aviso prévio aos leitores, a Folha de S.Paulo estreou em 20/4 seu novo projeto gráfico na versão impressa. A mudança veio dois meses depois da mudança visual e tecnológica implantada nas versões digitais.

Segundo o jornal, reportagens, páginas e cadernos ganharam nova lógica e ordenamento no papel: “Texto, imagem e infografia passaram a ser editados com o peso devido, que muitas vezes só o produto impresso – com seu ordenamento lógico, seu prazer tátil e sua comodidade – pode proporcionar”. O projeto foi todo desenvolvido internamente, exceto as tipografias exclusivas Folha Texto e Folha Gráfico, criadas pelo catalão Jordi Embodas.

A reforma também trouxe de volta marcas importantes da história do jornal, como Tec, Agrofolha, Comida, Folhinha, que serão utilizadas sempre que o conteúdo exigir.

Especialistas que o jornal consultou dividiram-se entre elogios ao arejamento do projeto e críticas à falta de âncoras visuais, de hierarquização mais clara do conteúdo.

Embora afirmando ser ainda cedo para uma avaliação mais aprofundada da reforma, também a ombudsman Paula Cesarino Costa, em sua coluna de 22/4, endossou as críticas de leitores: “O que consigo depreender é que o jornal terá mais flexibilidade na edição e que o projeto busca valorizar textos mais longos, estes muitas vezes mero resultado da disposição em sequência de textos antes editados separadamente, com título próprio. A reação imediata dos leitores foi fortemente crítica. A leitura do jornal é um hábito. Alterá-lo é sempre um risco.  (…) A situação se agravou porque a Folha não preparou seus leitores e mudou sem aviso prévio. O jornal optou por repetir a estratégia da surpresa, adotada em fevereiro, por ocasião das mudanças visuais das versões digitais. Muitos leitores se sentiram traídos”.

Mauro Zanatta passa a assessorar a pré-campanha de Henrique Meirelles

Mauro Zanatta
Mauro Zanatta

A partir desta semana, a Zanatta Consultoria, de Mauro Zanatta, passa a fazer a comunicação da pré-campanha de Henrique Meirelles à Presidência da República. Mauro já havia trabalhado com Meirelles no Ministério da Fazenda no primeiro ano de sua gestão no comando da Economia.

Antes, chefiou a redação do Estadão em Brasília, além de ter sido coordenador de Economia e repórter especial do jornal. Também coordenou os trabalhos de implantação e, em seguida, a cobertura diária do Valor PRO na Capital Federal. Foi correspondente do jornal espanhol Expansión e da agência EuropaPress nas eleições de 2002. Graduado pela UnB, e há 25 anos na cidade, Zanatta vinha atuando como comentarista de política do Canal Rural em Brasília.

Definidos os vencedores do Top Mega Brasil 2018

Com expressiva votação em todo o Brasil, premiação destaca as feras da Comunicação Corporativa

Já têm donos os troféus e certificados com a Onça Pintada – símbolo escolhido para o Top Mega Brasil. As 34 premiações para a categoria Agências de Comunicação e as 34 para a categoria Executivos de Comunicação Corporativa, abrangendo os Top 10 Brasil e os Top 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, foram definidas na manhã desta quarta-feira (25/4), após a apuração dos votos do 2º turno do certame.

Os 68 vencedores receberão um certificado especial e 16 deles (os três primeiros classificados do Brasil e o campeão de cada uma das cinco regiões, nas duas categorias) receberão também o Troféu Top Mega Brasil, com a silhueta da onça pintada, maior felino das Américas e que, nessa premiação, representa as feras da Comunicação Corporativa.

“Serão, na verdade, 54 vencedores, pois 14 deles (cinco executivos e nove agências) ganharam em mais de uma categoria”, informa Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil. Ele destaca que entre os vitoriosos de 2018 há 11 nomes que foram finalistas/vencedores nas quatro edições da premiação: “Dois são os executivos Daniel Nardin, do Governo do Estado do Pará, e Estela Midori Matsumoto, do Boticário; e nove são as agências Agência de Textos (BA), Brava (PE), CDN (SP-RJ), Darana (BA), Edelman (SP-RJ), In Press Porter Novelli (RJ-SP), Martha Becker (RS), Proativa (DF) e Temple (PA).

Segundo Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, a maior renovação este ano deu-se na categoria Executivos de Comunicação Corporativa: “São 16 os nomes que nunca haviam sido eleitos entre os Top 10 e os Top 5: Adriana Bueno (Cisco), Aline Garrido (Braskem), Ânderson Polarini (Fíbria), Caroline Torma (Grupo RBS), Daniela Franco Verhine (Salvador Airport), Eduardo Pincigher (JAC Motors), Karina Bertolla (Allianz Worldwide Partners), Leandro Modé (Itaú-Unibanco), Malu Weber (Johnson&Johnson), Mariana Scalzo (Grupo Boticário), Monaliza Maia (JK Shopping), Mônica Maia (Ministério Público do Estado – PA), Priscila Santana (Ajinomoto), Rachel Pessoa (Cia. Siderúrgica do Pecém), Raphaella Requião Bicca (Madero) e Renata Monnerat (Brasília Shopping)”. Na categoria Agências, houve, segundo Rossi, uma única estreia, a In Press Media Guide, do Grupo In Press, finalista entre as Top 10 Brasil e as Top 5 Região Sudeste.

Para Fabiano Manso, diretor da Maxpress, parceira da Mega Brasil no certame, uma das coisas que mais chamaram a atenção nesta quarta edição do Top Mega Brasil foi a intensa campanha feita pelos profissionais e agências classificadas: “Isso demandou um trabalho intenso de nossa equipe, tanto no atendimento para esclarecer dúvidas quanto no cadastramento de nomes de profissionais interessados em votar. Já estamos pensando em aprimoramentos para a próxima edição, tendo em vista o crescente interesse do mercado pela premiação”.

A solenidade de premiação está marcada para 17 de maio, às 18h40, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, após o encerramento do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Será um jantar por adesão. Na ocasião serão anunciados o Pódio Brasil, destacando 1º, 2º e 3º classificados na contagem geral; e os campeões regionais (1os colocados) de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – nas categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.

Confira no Portal dos Jornalistas os vencedores, em ordem alfabética. Outras informações pelo eventos@megabrasil.com.br ou 11-5576-5600.

Top 10 Brasil

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Adriana Bueno (Cisco)
  • Adriana Lutfi (Mercado Livre)
  • Ayeska Azevedo (Grupo Boticário)
  • Daniele Lopes Rodrigues (Coca-Cola Femsa Brasil)
  • Diego Recena (Fecomércio-DF)
  • Estela Matsumoto (Grupo Boticário)
  • Leandro Modé (Itaú-Unibanco)
  • Malu Weber (Johnson& Johnson)
  • Rozália Del Gaudio (C&A)
  • Viviane Mansi (Votorantim Cimentos)

Agências de Comunicação

  • AD2M (CE)
  • Brava (PE)
  • Burson-Marsteller (SP)
  • CDN Comunicação Corporativa (SP-RJ)
  • Edelman (SP)
  • In Press Media Guide (RJ)
  • In Press Oficina (DF)
  • In Press Porter Novelli (RJ-SP)
  • Printer Press (SP)
  • RP1 Comunicação (SP)

Top 5 Regionais

Sudeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Daniele Lopes Rodrigues (Coca-Cola)
  • Eduardo Pincigher (JAC Motors)
  • Karina Bertolla (Allianz Worldwide Partners)
  • Priscila Santana (Ajinomoto)
  • Viviane Mansi (Votorantim Cimentos)

Agências de Comunicação

  • Edelman (SP-RJ)
  • In Press Media Guide (RJ)
  • In Press Porter Novelli (RJ-SP)
  • Printer Press (SP)
  • RP1 Comunicação (SP)

Sul

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Caroline Torma (Grupo RBS)
  • Estela Matsumoto (Grupo Boticário)
  • Mariana Scalzo (Grupo Boticário)
  • Raphaella Requião Bicca (Madero)
  • Solange Fusco (Volvo do Brasil)

Agências de Comunicação

  • CDN Comunicação Corporativa (RS)
  • Central Press (PR)
  • Martha Becker Comunicação (RS)
  • Página 1 Comunicação (PR)
  • Usina de Notícias (RS)

Centro-Oeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Anderson Polarini (Fíbria)
  • Diego Recena (Fecomércio-DF)
  • Maíra Garcia (Taguatinga Shopping – Brasília Shopping)
  • Monaliza Maia (JK Shopping)
  • Renata Monnerat (Brasília Shopping)

Agências de Comunicação

  • CDN Comunicação Corporativa (DF)
  • DGBB Assessoria de Imprensa (DF)
  • In Press Oficina (DF)
  • Proativa Comunicação (DF)
  • RP1 Comunicação (DF)

Nordeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Aline Garrido (Braskem)
  • Ana Maria Rego Xavier (Sistema FIEC)
  • Ayeska Azevedo (Grupo Boticário)
  • Daniela Franco Verhine (Salvador Airport)
  • Rachel Pessoa (CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém)

Agências de Comunicação

  • AD2M Comunicação (CE)
  • Agência de Textos Comunicação Corporativa (BA)
  • Brava Comunicação (PE)
  • Comunicativa Assessoria de Imprensa (BA)
  • Darana Comunicação (BA)

 Norte

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Daniel Nardin (Secom Governo do Pará)
  • Livia Amaral (Vale)
  • Mônica Alvarez (Alubar Metais e Cabos)
  • Mônica Maia (Ministério Público do Estado – PA)

Agências de Comunicação

  • Comunica Assessoria de Imprensa (RO)
  • Eko (PA)
  • Temple Comunicação (PA)
  • Três Comunicação & Marketing (AM)

Empreendedoras por Natureza será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (25/4)

Adriana e Tatiana Lobato
Adriana Barbosa e Tatiane Lobato

Escrito por Marcello Antunes e Clayton Netz, será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (25/4), às 20h30, na Fnac Pinheiros (praça dos Omaguás, 34), o segundo livro da série Empreendedoras por Natureza, com as histórias de Adriana Barbosa, da Feira Preta, e Tatiane Lobato, da Rede de Lavanderias Magic Clean. O valor arrecadado com a venda será revertido para a próxima edição, que trará as histórias de outras duas empreendedoras de sucesso.

Com prefácio de Rosely Cruz, idealizadora do projeto, o livro é o segundo de uma coleção de cinco volumes, cada um com a história de duas mulheres de sucesso sob óticas diferentes. O objetivo é inspirar mulheres comuns, de todas as idades, escolaridades e áreas a empreender com incentivo adicional às histórias de outras mulheres. Com dicas, passo a passo e exemplos práticos, a coleção foca no empoderamento feminino e desmistifica o empreendedorismo como marca masculina.

Jornalista é réu por terrorismo após se infiltrar em grupos simpatizantes do ISIS

Felipe Oliveira tornou-se réu por crime de promoção do terrorismo, após se infiltrar em grupos acusados de serem ligados à organização extremista ISIS, também conhecida como Estado Islâmico. Em fevereiro, o juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, aceitou denúncia do Ministério Público Federal no Paraná, segundo a qual Felipe “ultrapassou o limite do tolerável e promoveu a organização terrorista Estado Islâmico” em mensagens ao grupo. Em 2016, ele havia entrado em um fórum virtual usando um codinome para apurar os métodos de recrutamento de jovens pelo ISIS na Europa. Depois, passou a se comunicar com integrantes de grupos brasileiros simpatizantes da organização terrorista, como um interessado em juntar-se a eles. A apuração rendeu reportagens para a Folha de S.Paulo e para o Fantástico, veiculadas em março e julho de 2016, respectivamente.

O procurador da República Rafael Brum Miron, que assina a denúncia contra o jornalista, considera que ele encorajou o crime por meio de suas mensagens. “O objetivo dele talvez não fosse promover o terrorismo, mas por diversos momentos ele incentivou o ilícito”, afirmou. “O limite em uma investigação desse tipo é não incidir no crime que se está apurando”, disse Miron. Na conclusão do inquérito, o delegado da PF Guilherme Torres afirma que Felipe “não teve a postura esperada de um jornalista, a qual deveria ser somente a apuração dos fatos e, em havendo crime, informar à autoridade competente”.

Em sua defesa, Oliveira afirma que  manteve contato com a Polícia Federal desde o início da apuração e repassou a ela informações e conteúdos que recebia por meio dos grupos. “Entrei no grupo em uma quinta-feira e no sábado informei à PF o que estava fazendo”, disse. “Cumpri meu dever de repórter investigativo. Não houve nenhuma outra intenção que não fosse a de divulgar às autoridades e ao público a existência dessas organizações”.*Com informações da Abraji.

Ogilvy Brasil será responsável pela comunicação da Bienal Internacional do Livro

A Ogilvy Brasil foi escolhida pela Câmara Brasileira do Livro para o desenvolvimento de toda a comunicação da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, 3 a 12/8, no Anhembi.

O projeto envolve entregas unificadas como campanhas publicitárias, social media e relações públicas, neste caso por meio de uma das unidades de negócios do Grupo Ogilvy, que é PR & Influence. “A conquista da conta da Bienal representa uma oportunidade única de trabalhar com um produto cujo valor é inestimável e pauta toda a sociedade: o livro e todos os seus desdobramentos para indústria cultural e do conhecimento”, comenta Regina Augusto, diretora executiva de estratégia & conteúdo da unidade de negócio de PR & Influence do Grupo Ogilvy Brasil.

Mazé Chotil resgata memória do líder sindical José Ibrahim

Mazé Chotil
Mazé Chotil

Mazé Torquato Chotil, que hoje vive na França, está lançando pela Alameda o livro José Ibrahim – O líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura. Nele, com apoio do Centro de Documentação e Memória do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, busca reconhecer a importância de Ibrahim e da história do movimento sindical naquela cidade da Região Metropolitana de São Paulo.

Capa do livro

José Ibrahim foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco aos 20 anos, líder da greve de 1968 na cidade, enfrentou a ditadura, foi preso, torturado e banido do País. Viveu cerca de dez anos de exílio em Cuba, Chile e Bélgica. Na volta do exílio, continuou as lutas pela anistia, pela democratização, participou da criação de três centrais sindicais – CUT, Força Sindical e UGT –, mas sua importância no novo sindicalismo brasileiro não foi reconhecida pelo pessoal do ABC. Na política, ajudou a criar o PT, foi para o PDT e depois para o PV. Candidato três vezes, nunca se elegeu. Morreu em 2013.

Formada em jornalismo pela FIAM, em 1980, Mazé (machotil@yahoo.fr) trabalhou na imprensa de Osasco e São Paulo, antes de chegar na França, em 1985, quando começou a fazer artigos para o caderno turismo da Folha de São Paulo e entrevistas para a Radio Internacional da Holanda. Fez doutorado em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Paris 8 e um pós-doutorado na École des hautes études en sciences sociales. O fruto desse pós-doutorado foi o livro Exil ouvrier. La saga des Brésiliens contraints au départ (1964-1985)Trabalhadores exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985). Também é autora de Lembranças da vila, Lembranças do sitio, Minha aventura na colonização do Oeste, Minha Paris Brasileira e Ouvrières chez Bidermann.

Estão programadas as seguintes sessões de autógrafos:

  • 27/4, às 11h – Auditório da EE Antônio Raposo Tavares – praça 21 de Dezembro, 22 (Centro, Osasco)
  • 28/4, às 15h – Casaviva – av. Maria Campos, 252 (Centro, Osasco)
  • 2/5, às 18h30 – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco – rua Erasmo Braga, 307 (Presidente Altino, Osasco)
  • 4/5, às 14h – Colégio Brasileiro de Altos Estudos – av. Rui Barbosa, 762 (Flamengo, Rio de Janeiro)
  • 7/5, às 18h – Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais – rua Rodrigues Caldas, 30 (Santo Agostinho, Belo Horizonte)
  • 10/5, às 19h – Câmara Municipal de Osasco – av. dos Autonomistas, 2.607 (Centro, Osasco)
  • 11/5, às 18h30 – Editora Alameda – rua Treze de Maio, 353 (Bela Vista, São Paulo)
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