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terça-feira, julho 8, 2025

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Abril teve prejuízo de R$ 331,6 milhões em 2017, diz Poder360

O site Poder360, de Fernando Rodrigues,  informou nesta sexta-feira (11/5) que a Abril Comunicações S.A. registrou  prejuízo consolidado de R$ 331,6 milhões em 2017, valor 140% maior do que os R$ 137,8 milhões de prejuízo apurados em 2016. O site teve acesso ao balanço da empresa, divulgado em 30/4, e ao relatório de avaliação em que a PwC (PricewaterhouseCoopers) afirma que “os prejuízos foram impactados por receitas e despesas ‘não recorrentes’ e que visam a reequilibrar suas finanças”.

Segundo o Poder360, “as despesas não recorrentes somaram R$ 139,8 milhões em 2017. Entraram nessa conta perdas com indenizações trabalhistas para redução do quadro de funcionários (R$ 23,7 milhões), consultorias para reestruturação financeira (R$ 7,9 milhões), baixa com ágio e mais valia da marca Casa Cor (R$ 45,1 milhões) e o programa de regularização tributária (R$ 63 milhões). A auditoria da PwC, no entanto, aponta o que chama de ‘incerteza relevante’ nos dados do balanço da Abril com relação à continuidade das operações do grupo. Parte disso estaria relacionada ao patrimônio líquido negativo de R$ 715,93 milhões da empresa no fim de 2017. No ano anterior, esse valor estava negativo em R$ 414,2 milhões. Ainda de acordo com a PwC, ‘as demonstrações financeiras não incluem quaisquer ajustes em virtude dessas incertezas. Essa situação, entre outras (…), indica a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa sobre sua continuidade operacional'”.

A propósito, comenta-se no mercado que a empresa pode entrar em recuperação judicial até o final do semestre.

Confira a íntegra do artigo do Poder360.

Jota lança repórter-robô para monitorar STF

Ilustração Rui
Ilustração Rui

O Jota, site especializado na cobertura de instituições públicas, criou um robô para monitorar o tempo que o STF leva para julgar processos. A ferramenta, denominada Rui, idealizada por Felipe Recondo e desenvolvida por Guilherme Duarte, respectivamente diretor de conteúdo e cientista de dados do site, emite alerta automático e envia mensagens via Twitter quando os trâmites fazem aniversário ou completam períodos específicos sem movimentação.

As informações podem ser vistas no @ruibarbot no Twitter e podem servir como base para pautas

Marcelo Rêgo deixa a Secom do Governo de Santa Catarina

Marcelo Rego
Marcelo Rêgo

Depois de 70 dias à frente da Secretaria de Comunicação do Governo de Santa Catarina, Marcelo Rêgo deixou o posto em 4 de maio. Segundo o site AcontecendoAqui, os motivos que levaram à sua decisão estariam relacionados a dificuldades para implementar o projeto que desenhou ao assumir a secretaria e divergências internas sobre a campanha publicitária da Secretaria de Segurança que está no ar.

Ex-secretário de Comunicação de Blumenau, Marcelo foi por mais de seis anos diretor de Divulgação da Secom do Governo de Santa Catarina. Ele deve ir para uma das diretorias do Badesc. O novo secretário, promovido pelo governador Eduardo Pinho Moreira, é Gonzalo Charlier Pereira, que já vinha atuando na Secom, na equipe coordenada por Chico Alves.

Casa Pública discute influência dos algoritmos no jornalismo

12/5 (sábado) – Mais uma edição da série Conversa Pública, agora sobre o tema O algoritmo e a democracia, que discute a influência das plataformas de tecnologia no jornalismo e na política. Natália Viana entrevista Eugênio Bucci, colunista da revista Época; Sérgio Dávila, editor executivo da Folha de S.Paulo; Ivana Bentes, pesquisadora da UFRJ; e Joana Varon, diretora do Coding Rights.

Eles vão discutir o vazamento de dados e as recentes mudanças no algoritmo do Facebook, e ainda analisar como essa decisão afeta diretamente o trabalho de jornalistas pelo mundo todo. Às 16h, na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81). A entrada é franca (é necessário confirmar presença) e o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Pública.

In Press Porter Novelli tem nova estrutura de gestão

In Press Portes Novelli

Roberta Machado assume como CEO da agência

Prestes a completar três décadas de atuação, a In Press Porter Novelli implantou nova estrutura de gestão. Depois de oito anos na direção da agência, Roberta Machado assume o recém-criado cargo de CEO e passa a contar com três diretorias executivas – duas focadas em garantir a qualidade do atendimento ao cliente (Operação, e Criação, Planejamento e Mídia) e uma para a melhoria dos processos internos (Integração). Elas apoiarão a CEO na consolidação do novo modelo de trabalho da agência, processo iniciado há um ano.

Roberta Machado

Há 20 anos na In Press, Roberta é especializada em aconselhamento estratégico de comunicação e gestão de crise para empresas de diversos segmentos, como energia, telecomunicações, consumo, indústria, saúde, tecnologia, serviços e setor público. Na edição 2017 do PR SCOPE, principal estudo sobre a indústria de RP do Brasil, foi eleita a segunda executiva de RP mais admirada pelo mercado de comunicação, atrás apenas de Kiki.

A Diretoria Executiva de Operação fica a cargo de Silvia Szarf. Há 20 anos na In Press, sempre à frente de grandes contas, Silvia terá um olhar geral sobre todas as equipes para assegurar eficiência e produtividade nas contas, garantindo que os perfis dos profissionais escolhidos para cada projeto estejam de acordo com as necessidades dos clientes.

A Diretoria Executiva de Criação, Planejamento e Mídia é liderada por Alfredo Reikdal. No Grupo In Press desde novembro de 2015, após 20 anos em áreas de marketing de grandes empresas e agências de publicidade e digitais, como Ogilvy, Artplan, Razorfish e NBS, Alfredo assumiu a diretoria em maio do ano passado. Composta por uma equipe de mais de 50 profissionais dedicados a criação, planejamento, arte e mídia, a área atua de forma transversal, em parceria com os times de atendimento e consultoria ao cliente.

A recém-criada Diretoria Executiva de Integração está sob o comando de Sheila Farah, que acaba de chegar à agência. Jornalista por formação e publicitária por experiência, Sheila tem mais de 27 anos de atuação em agências como McCann Erickson, Z+G Grey, Salles, DPZ, DM9DDB, W/Brasil e PeraltaStrawberryFrog. Especializada na estruturação de processos internos, tem a missão de facilitar a integração entre as diferentes áreas da agência.

Em tarde singela, amigos homenageiam Audálio Dantas

Audálio no meio dos amigos, tendo à frente Palmério Dória
Audálio no meio dos amigos, tendo à frente Palmério Dória

Perto de cem amigos estiveram presentes no último domingo (6/5) num almoço oferecido por Samir Salman, idealizador e presidente do Hospital Premier, em homenagem ao paciente ilustre Audálio Dantas, que ali está internado para tratamento de saúde. À paella valenciana oferecida juntaram-se música e pintura ao vivo (esta pelas mãos do jornalista e artista plástico Enio Squeff) e a presença de amigos de jornada, como José Hamilton Ribeiro, Ricardo Kotscho, Marco Antonio Rocha, JAL, Oswaldo Colibri Vita, Woile Guimarães, Ana Luísa Gomes, Assis Ângelo (que postou em seu blog), Sérgio Gomes e Silvia Penteado, entre outros. A família, com Vanira Kunc, as filhas Mariana e Juliana e o filho José, também lá estiveram. Assim como Palmério Dória, a exemplo de Audálio, também ali internado para tratamento de saúde.

As redes sociais ficaram pequenas para tamanha repercussão, à qual se junta este J&Cia, também presente.

Câmara de SP aprova lei que cria o Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo

Eliseu Gabriel, entre Eduardo Ribeiro (esq.), diretor de J&Cia e do Portal dos Jornalistas, e o designer Nelson Graubart

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 8/5 a criação do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo, iniciativa que tem por objetivo valorizar o jornalismo, o rádio e o padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, inventor do rádio (e ainda não reconhecido em seu próprio País). Com quatro categorias – Repórter, Comentarista, Âncora e Programa Jornalístico –, a premiação foi uma sugestão deste Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas e virou lei por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

O prêmio é para profissionais e programas jornalísticos que tenham como base a cidade de São Paulo, mas a votação, que já começou e vai até 18/5, é aberta ao público em geral. Nela, qualquer pessoa pode entrar no link e fazer até três indicações para cada uma das quatro categorias. Os três mais votados em cada uma serão finalistas e dessa lista tríplice sairão os quatro vencedores, que,  em sessão solene, no dia 20 de junho, receberão o Troféu Ondas Landellianas, de autoria do designer Nelson Graubart. A escolha será feita por uma Comissão de Premiação integrada por até 11 profissionais.

Razões de apoiar a iniciativa

“Apoiar e incentivar o radiojornalismo é uma das formas de combater tantas notícias falsas, as chamadas fake news, que circulam principalmente nas redes sociais. Faltam filtros, falta a investigação da veracidade da notícia, falta a presença do jornalismo, especialmente do jornalismo investigativo”, disse Eliseu Gabriel logo após a aprovação do projeto. A iniciativa, segundo ele, também é uma justa homenagem a Landell de Moura, cientista brasileiro que em 1899 fez a primeira transmissão de voz por ondas eletromagnéticas do mundo. “Embora não reconhecido em vida, foi o verdadeiro inventor do rádio”, salientou, realçando o trabalho feito pelo biógrafo de Landell, Hamilton Almeida.

Carla Simões assume a comunicação da Presidência do BNDES

Carla Simões
Carla Simões

Depois de ano e meio no comando da Comunicação do Ministério do Planejamento, em Brasília, Carla Simões aceitou convite para acompanhar o ex-ministro Dyogo Oliveira quando este assumiu a Presidência do BNDES. Ela responde pela estratégia de comunicação da Presidência e pela coordenação do comitê de patrocínio do BNDES.

Formada pela Unisantos, Carla (carlasimoes@bndes.gov.br) trabalhou na Jovem Pan, na TV Globo e GloboNews por oito anos, e outros 11 anos na agência de notícias americana Bloomberg, cobrindo mercado financeiro, macroeconomia, empresas e infraestrutura.

Conselho de Comunicação sugere criação de observatório para coibir violência contra jornalistas

Caco Barcelos, da Globo, é agredido em manifestação no RJ. Foto: Reprodução

O Conselho de Comunicação do Congresso Nacional aprovou em 7/5 proposta de Maria José Braga, presidente da Fenaj, de criar o Observatório da Violência contra Comunicadores. A sugestão já havia sido feita anteriormente. A ideia é de que o observatório fique vinculado ao Poder Executivo, e não ao Legislativo. “A questão da violência contra os profissionais implica a adoção de atitudes imediatas (…) e o Executivo é quem tem os instrumentos para fazer isso”, explicou o conselheiro Davi Emerich, representante da sociedade civil e relator da proposta. Somente neste ano, dois jornalistas foram mortos no País; e 41 casos de violência não letal foram registrados. Os dados foram apresentados pela Abert, durante a audiência. Segundo Adauto Soares, coordenador de Comunicação da Unesco no Brasil, nos últimos 12 anos 38 jornalistas foram assassinados no Brasil e apenas dez casos foram solucionados.

“Nunca vi um momento tão dramático para o exercício da profissão como o atual”, disse o conselheiro Domingos Meirelles, presidente da ABI. Ele ressaltou que inclui nessa avaliação o período da ditadura militar: “Naquela época, havia um profundo respeito entre o ditador de plantão e a classe jornalística. É uma contradição que em pleno estado democrático de direito o jornalista viva toda sorte de violência, o que não acontecia na ditadura”. Meirelles destacou ainda a perda da representação social do jornalista na sociedade brasileira: “O jornalista se proletarizou, recebendo salário infame, o que o deixa mais suscetível a mazelas”.

FleishmanHillard divulga ArtRio, que chega ao oitavo ano

Renata Jordão em instalação da ArtRio

A FleishmanHillard Brasil será novamente a agência de comunicação da ArtRio, feira internacional que ocorre em setembro na Marina da Glória. Em sua oitava edição, é uma plataforma de artes plásticas, com atividades e projetos que acontecem ao longo do ano para difundir o conceito de arte no País, solidificar o mercado e estimular o crescimento de público.

O ponto alto é a feira internacional, de 26 a 30/9, na Marina da Glória. A direção da conta é de Renata Pacheco Jordão (renata.jordao@fleishman.com.br).

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