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sexta-feira, dezembro 12, 2025

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DCI negocia PDV com redação e corta 11 dos 23 efetivos

DCI

A exemplo do que tem ocorrido com muitos jornais, o Diário do Comércio Indústria e Serviços (DCI), de São Paulo, promoveu na semana passada um corte em sua redação. Entretanto, diferentemente da esmagadora maioria dos demais casos, a redução foi decidida após algumas semanas de negociações entre o jornal e os profissionais, com a intermediação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Pelo acordo, 11 dos 23 profissionais efetivos deixaram o jornal na sexta-feira (14/12). Cada um vai receber, além das verbas rescisórias de lei, meio salário por semestre trabalhado; o equivalente a seis meses do plano de saúde (que varia conforme cada situação específica); R$ 1 mil a título de ajuda para requalificação; e permanência no plano odontológico pelo equivalente a até 1/3 do período de contribuição.

Saem Roberto Lira (diretor de Redação), Adriane Castilho (editora do site), Fernanda Bompan (editora de Economia e Finanças), Josefina Pasquato (editora de Política e do Caderno SP), Diego Rodrigues (repórter de Política), Renato Ghelfi (repórter do Caderno SP), Marcela Caetano (repórter de Agro), Ricardo Bonfim (repórter de Legislação) e Henrique Julião (repórter de Serviços), além de dois profissionais da Arte.

Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas, elogiou a decisão do jornal de buscar a intermediação da entidade: “Foi realmente uma atitude rara entre os patrões. Eles nos procuraram em meados de novembro pedindo nossa ajuda, pois teriam que cortar metade da redação. Mas desde o início deixamos bem claro que não decidiríamos nada, que o nosso papel seria lutar pelo que os profissionais do jornal julgassem adequado aprovar”. Assim, negociaram os termos do Plano de Demissão Voluntária que ficou aberto a adesões nos dias 12 e 13.

Raphael Müller, diretor executivo do DCI, considerou que a solução foi a melhor, nas circunstâncias: “Face a situação econômico-financeira do jornal, não tínhamos alternativa senão reduzir. Mas quisemos fazer isso com a maior transparência possível. Felizmente, contamos com a ajuda do Sindicato e com a compreensão dos profissionais, o que nos permitiu chegar à solução mais adequada às circunstâncias”.

Em função do corte, o DCI passará a circular diariamente com dez páginas editoriais, quatro a menos do que antes. A edição online permanece inalterada.

Livro reúne 30 armadilhas de comunicação que afetam empresas

Multivias
Multivias

A Multivias Comunicação lança o livro Comunicação (des)orientada para PMEs: 30 armadilhas que pegam ou vão pegar sua empresa (Traços e Ideias, 2018). O objetivo da obra é orientar pequenos e médios empresários a obterem resultados na divulgação de suas marcas, fazendo um apanhado do que a agência viu na prática em seus dez anos de experiência atendendo a negócios de diversos segmentos.

O livro está à venda no site da Multivias por R$ 30.

Paulo César Vasconcellos deixa o SporTV

Paulo Cesar Vasconcellos
Paulo César Vasconcellos

Após 13 anos, Paulo César Vasconcellos (PC) está de saída do SporTV. Sua despedida foi nessa segunda-feira (17/12), no programa Bem, Amigos! Ex-ESPN Brasil, o fim do atual vínculo estava decidido desde o início de dezembro.

Segundo Gabriel Vaquer, do UOL Esporte, devido ao histórico do comentarista no canal, existe uma chance pequena de PC retornar no meio do ano que vem com adaptações em seu acordo. O Grupo Globo teria um plano de convidá-lo a voltar mediante pagamento de cachê por participação em programas do canal. No entanto, diz o repórter do UOL, isso depende de um acordo com a área de recursos humanos neste fim de ano. Até a possível volta, PC Vasconcellos pode ser contratado por outro veículo de forma fixa.

No período em que esteve no canal, PC ficou conhecido por comentar jogos de times do Rio de Janeiro. Também foi chefe de Redação entre 2013 e 2015, o que o levou a deixar o vídeo por quase um ano e meio por não querer acumular as funções. Voltou no fim de 2015 a participar de programas e jogos.

Secom-SP apresenta primeiros nomes

Secom SP

Depois do anúncio, no último dia 26/11, de Cleber Mata como secretário especial de Comunicação do Governo João Doria, a nova equipe do Governo do Estado começa a ser formada e já participa da transição. Eduardo Pugnali, que estava no Sebrae-SP desde 2011, como gerente de Inteligência de Mercado, Marketing e Comunicação, volta ao governo, como secretário executivo.

Pugnali já havia trabalhado nas gestões José Serra e Geraldo Alckmin. Em 2015, ganhou o Prêmio Comunique-se como profissional de comunicação corporativa e também foi escolhido como Executivo de Comunicação Corporativa Top 5 Regional, pela Mega Brasil.

A assessoria especial do governador será comandada por Letícia Bragaglia, que já coordenava as ações de Doria na imprensa durante a gestão na Prefeitura e na campanha de 2016. Com 20 anos de carreira na grande imprensa de São Paulo, Leticia trabalhou em TV Globo, GloboNews, TV Bandeirantes e Estadão, na editoria de Economia e Negócios. Também foi apresentadora do Economia & Negócios na rádio Estadão ESPN.

Bruna Fasano também integrará a equipe da assessoria especial do governador. Na Prefeitura de São Paulo, entre os anos de 2017 e 2018, foi assessora de imprensa do ex-prefeito João Doria. Antes, foi repórter, editora assistente e revisora de Veja, entre 2013 e 2017. Trabalhou em Estadão, RedeTV, Galileu e no Jornal da Tarde.

Luiz Paro, que também estava no Sebrae-SP, como coordenador de Comunicação, completa o time, como coordenador do Interior, responsável pelas relações institucionais e de de imprensa com os veículos regionais. Paro já havia trabalhado com Cleber Mata nas gestões Serra e Alckmin. Novos nomes serão anunciados em breve.

Confira os vencedores do 21º Prêmio Feac de Jornalismo

Vencedores Prêmio Feac
Vencedores Prêmio Feac

Os vencedores do 21º Prêmio Fundação Feac de Jornalismo foram conhecidos em cerimônia na noite de 13/12, em Campinas (SP). Com a temática Desenvolvimento da primeira infância, a premiação teve início com a categoria Jornalismo Online, cuja vencedora foi Janete Trevisani, do Correio Popular, com a reportagem Infância com afeto. Em seguida, o repórter fotográfico Martinho Caires, da Agência Social de Notícias, recebeu a premiação na modalidade Fotojornalismo, com Dona Carminha: exemplo de inclusão na educação infantil de Campinas’. Tote Nunes, do Metro Campinas, recebeu o prêmio na categoria Mídia Impressa, com Desigualdade na educação cria abismo na primeira infância. Em Rádio, Stephanie Haidar, da CBN Campinas, levou a premiação com a reportagem Teatro na primeira infância contribui para a formação de adultos inovadores. A última modalidade da noite, Televisão, foi para a produtora Fernanda Zanetti, da EPTV Campinas, com a reportagem Série: Olhar de criança”.

Cada um dos cinco trabalhos vencedores recebeu R$ 6 mil. Eles concorreram com outros 44 produtos jornalísticos inscritos. Mais informações no site do prêmio.

Rogério Franco deixa a Citroën

Rogério Accorsi Franco
Rogério Accorsi Franco

Rogério Franco deixou a Citroën e o cargo de gerente-geral de RP e Imprensa, após 17 anos de casa. Sai em função da integração das operações ocorridas no final de 2017 entre as duas marcas do Grupo PSA, Peugeot e Citroën. Os contatos pessoais dele são 11-996-561-869 e [email protected].

Com a saída de Rogério, Marcus Brier, que dirigiu a área de Relações Externas da Peugeot, passa a liderar o comando integrado de produtos das duas marcas. Além disso, Giselli Cardoso (2536-3269, 996-557-962 e [email protected]) assume o posto de coordenadora de Relações Externas para as marcas do grupo. Ela conta com o apoio de Adelson Alves (2536-5096 e [email protected]), para atendimentos relacionados a Peugeot, e Luis Magalhães (2536-5093 e [email protected]), para Citroën. A área, que recentemente também passou a responder por eventos do grupo, é dirigida por Marcus Brier (996-246-879 e [email protected]).

Revista Darcy comemora os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos

Revista Darcy
Revista Darcy

A última edição do ano da Revista Darcy, publicada pela UnB, tem uma tripla missão, conforme informa a assessoria da instituição: comemorar os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos; traçar um panorama sobre a temática no Brasil e no mundo; e coroar a campanha UnB Mais Humana. A publicação traz reportagens especiais que desvelam o contexto dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

Os textos expõem pontos da realidade brasileira e como o cenário de discriminação, desigualdade social e intolerância impacta a visão do cidadão sobre o tema. Abordam também relações entre direitos humanos e saúde, educação, questões indígenas e fundiárias. “A revista cumpre seu papel jornalístico de mostrar qual é o significado dos direitos humanos no Brasil e na vida do cidadão, além de fazer a divulgação científica sobre as ações da UnB neste campo”, explica Thaïs de Mendonça Jorge, secretária de Comunicação e editora da revista.

Mirella D’Elia começa na 99 – RJ

Mirella D'Elia
Mirella D’Elia

Por Cristina Vaz, Editora do J&Cia no Rio de Janeiro

Mirella D’Elia assumiu em 3/12 a comunicação da plataforma de mobilidade urbana 99 para o Rio de Janeiro. Empresa brasileira fundada em 2012, a 99 agora faz parte da chinesa Didi Chuxing – gigante multinacional, plataforma de transporte por celular, que atinge mais de 60% da população mundial e cobre mais de mil cidades. No Brasil, a 99 conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 500 cidades.

Carioca, Mirella é formada pela UFF, com especialização em Jornalismo Cultural pela UERJ, e curso de extensão em Compliance pela FGV-Rio. Em duas décadas de carreira, passou por redações de Rio, Brasília e São Paulo. Na Capital Federal, especializou-se na cobertura de temas jurídicos, atuando em veículos como CBN, G1 e Correio Braziliense. Em São Paulo, foi repórter e editora de política em Veja.com e repórter e editora da coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy, no Estadão. Foi subdiretora de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio. Os novos contatos dela são 21-994-952-476 e [email protected].

Pesquisa com agências de comunicação será realizada em janeiro

Está programada para a segunda quinzena de janeiro a realização da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que servirá de base para a produção dos indicadores de desempenho da atividade e, adicionalmente, para a composição do Ranking 2019 das Agências de Comunicação, que serão publicados na edição 2019 do Anuário da Comunicação Corporativa.

Organizado pela Mega Brasil em parceria com o Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, o trabalho é realizado desde 2007, debruça-se sobre as quase 1.500 agências de comunicação do País e abrange informações sobre desempenho, tendências, investimentos, turnover, expectativas de negócios e da economia, entre outros aspectos.

A pesquisa será dirigida por Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda, com coordenação de Adriana Teixeira, editora executiva do Anuário da Comunicação Corporativa.

Prêmio Abrafarma de Jornalismo 2018 divulga vencedores

Da esquerda para a direita: Cristiane Frota (representante de Isabel Filgueiras), Rita Cirne, Eugênio De Zagottis, Juliano Zarembski, Nathan Santos e Lorena Pelanza
Da esquerda para a direita: Cristiane Frota (representante de Isabel Filgueiras), Rita Cirne, Eugênio De Zagottis, Juliano Zarembski, Nathan Santos e Lorena Pelanza

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) anunciou os vencedores do Prêmio Abrafarma de Jornalismo. Na quarta edição, 42 matérias jornalísticas concorreram em cinco categorias: impresso, online, revista, televisão e rádio. A melhor reportagem também recebeu um prêmio especial. Os trabalhos vencedores foram os que conseguiram destacar com mais ênfase o crescimento e as inovações do varejo farmacêutico em 2018.  Confira os ganhadores:

Melhor matéria e Impresso: Isabel Filgueiras (O Povo-CE), com Protagonismo, farmacêuticos voltam a assumir papel importante no setor (série especial).

Revista: Rita Cirne (Valor Setorial), com Farmácia Popular Ameaçada.

TV:  Juliano Zarembski (Band RS – Jornal da Band), com Anvisa aprova aplicação de vacinas em farmácias no país.

OnlineNathan Santos (Portal LeiaJá-PE), com Assistência farmacêutica instiga revolução na saúde.

RádioLorena Pelanda (BandNews FM-Curitiba), com Panorama do consumo e distribuição de remédios no Paraná (série especial).

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