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domingo, julho 20, 2025

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Prêmio Jatobá PR – Boxnet patrocinará jantar de premiação

Cerimônia já tem confirmada a presença de 150 convidados

A Boxnet confirmou na terça-feira (30/10) a renovação do patrocínio ao jantar de premiação do Prêmio Jatobá PR, no próximo dia 8 de novembro, no Salão Havana do Hotel Renaissance, em São Paulo, com 150 convidados. Todas as 39 agências que classificaram cases para a final estarão na cerimônia, muitas delas com os clientes, que, a partir deste ano, receberão, do mesmo modo que elas, certificados de finalistas e, no caso dos cases vencedores, os respectivos troféus.

No total, a premiação recebeu a inscrição de 151 cases, 79 deles de agências-butique e outros 72 de grandes agências. Das 54 agências participantes, 35 são butiques e 19, grandes agências. Dessas, classificaram-se para a final 39, sendo 23 butiques e 16 grandes.

Dos 151 cases inscritos, 83 passaram para a finalíssima nas 11 categorias da premiação, sendo 41 de agências-butique e 42 de grandes agências.

Estão na final representantes dos estados de Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal.

Informações sobre o jantar de premiação com Dalila Ferreira (dalilaferreira@megabrasil.com.br), pelo t11-5576-5600.

Monitor Mercantil: um clássico reciclado

Monitor Mercantil

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Marcos de Oliveira

O Monitor Mercantil prepara uma reforma gráfica e editorial para estrear em 26/11, quando o jornal completa 106 anos. Marcos de Oliveira, diretor de Redação desde 1989, comenta o que motivou as mudanças: “Fazemos aperfeiçoamentos e acréscimos com a visão de haver espaço para um jornal econômico competitivo crescer”. E confidencia: “No final dos anos 1990, Paulo Guedes [NdaR: guru do presidente eleito Bolsonaro na economia] me disse que os anos 2000 seriam de oportunidades para duas áreas, Educação e Mídia”.

Oliveira considera que o Monitor ocupa hoje um intervalo claro no Rio; informa que circula em Brasília e Minas Gerais, e produz também uma edição para São Paulo, com particularidades regionais. E analisa a concorrência: “Hoje, depois da saída dos Associados [NdaR: Jornal do Commercio], o único jornal com circulação nacional nesse segmento é o Valor Econômico. Existe uma perspectiva de crescimento”.

A primeira mudança será a integração visual entre o impresso e o digital, pois havia diferenças na programação do jornal e da web – site, Twitter, Facebook. Felipe Coelho, ex-SRzd, foi contratado para cuidar da parte digital, incluindo o marketing, e para assimilar o conteúdo da redação. Entre outras tarefas, está a de contornar contratempos que aparecem, como o nome Monitor Mercantil não caber no Twitter, pelo número de caracteres. A nova identidade visual vai das redes sociais até o cartão de visitas.

Também está prevista a contratação de colunistas, pois o jornal, que este ano perdeu três deles por motivos de saúde, negocia as substituições. Áreas novas, como uma seção de vinhos para o fim de semana, também estão na finalização dos acordos. E há conversas em andamento com novos possíveis articulistas de opinião, pois Oliveira vê o jornal como identificado pela análise do setor financeiro e da economia política.

Para firmar tantas mudanças, o Monitor acaba de admitir um novo acionista: Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval (Sindicato da Indústria Naval), entra como pessoa física, sem participação da entidade. Reitera a história do jornal, que é uma S.A. desde 1916, quando o Estaleiro Mauá foi um dos primeiros acionistas, apesar de alterar, depois, a composição acionária. “Esperamos mudanças significativas na economia do País, com espaço para o crescimento do setor de mídia”, reitera Oliveira.

Rádio BBC aposta em programa exclusivo via podcast para conquistar jovens

Logo Beyond Today

O embate entre digital e mídia tradicional continua aqui no Reino Unido, com um novo round. Pressionada pela perda de audiência entre o público jovem (16 a 34 anos), que consome cada vez mais conteúdo online e por streaming em detrimento dos programas radiofônicos ao vivo, a Rádio BBC 4 lançou na segunda-feira (29/10) o Beyond Today, pegando carona na popularidade de seu popular noticiário Today.

Fazendo jus ao nome, Beyond Today não repete o formato nem o conteúdo do programa que lhe deu origem, e vai além dos tradicionais podcasts de matérias ou comentários já veiculados pela rádio, como muitas emissoras fazem. Trata-se de um programa estruturado, chegando a ter uma equipe própria e apresentadores exclusivos (Tina Dahley e Mathew Price).

São 20 minutos e apenas um tema por dia, aprofundando um assunto em evidência. O tom é de conversa, bem descontraído, diferente do padrão noticioso convencional da BBC. O podcast pode ser acessado pelo BBC Sounds, um novo site e aplicativo que reúne conteúdo das rádios BBC e música. A equipe procura espelhar o público-alvo. São jornalistas oriundos de várias áreas da BBC, abaixo de 30 anos. A maioria mulheres, e diversos representantes de minorias étnicas.

O primeiro programa foi sobre o novo orçamento 2018 divulgado pelo Governo. É um tema que afeta os jovens, já que envolve questões como financiamento para educação e para aquisição do primeiro imóvel. O apresentador deixa claro que não está competindo com o imenso noticiário já disponível sobre o assunto, mas sim procurando esclarecer as consequências. O movimento da Rádio BBC busca reverter a perda de audiência semanal do Today, que é de 3% em relação ao ano passado.

É também uma reação à pressão do Ofcom, órgão regulador da imprensa britânica, que em seu relatório anual sobre a BBC, divulgado na semana passada, apontou que a emissora pública não está fazendo o suficiente, nem na velocidade adequada, para alcançar os jovens, o que o órgão considera  crucial para a sua sobrevivência futura. O relatório cobra que a BBC adote medidas significativas para resolver esse problema e garantir a entrega de conteúdo interessante no formato que reflita a visão e os hábitos de consumo de conteúdo dos jovens.

Wagner Matheus divulga criptomoeda para o turismo

Wagner Matheus
Wagner Matheus

Wagner Matheus, em Portugal, na sua empresa Animuzz, vai fazer a coordenação global de comunicação da Bestkoin, primeira criptomoeda focada no setor de turismo. A Bestkoin, fundada por empresários portugueses, tem sede nos Emirados Árabes Unidos.

Wagner é também proprietário da Eco Atrio, empresa de ecoturismo de luxo, com operação no Rio de Janeiro (21-997-065-432) e Lisboa (351-910-990-202).

ABL homenageia Austregésilo de Athayde nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Austregésilo de Athayde
Austregésilo de Athayde

Cícero Sandroni participará nesta terça-feira (6/11), às 17h30, no Petit Trianon da ABL (av. Presidente Wilson, 203, no Castelo), com outros membros da Academia Brasileira de Letras, da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sob a coordenação de Marco Lucchesi, o encontro terá também a participação de Arnaldo Niskier e Marcos Vilaça, além do dramaturgo Roberto Athayde, filho do acadêmico Austregésilo de Athayde, um dos redatores da Declaração, homenageado na sessão.

Austregésilo foi considerado, por seus companheiros da comissão que a redigiu – formada pela jornalista norte-americana Eleonor Roosevelt, o professor libanês Charles Malek e o soviético professor Pavlov, sob assistência do jurista e filósofo francês René Cassin –, como o mais ativo colaborador na redação do histórico documento. No 20º aniversário da Declaração, a Academia Sueca conferiu o Prêmio Nobel da Paz a Cassin que, ao tomar conhecimento da homenagem que lhe fora prestada, pelo papel desempenhado na elaboração do Documento, declarou: “Quero dividir a honra deste prêmio com o grande pensador brasileiro Austregésilo de Athayde que, ao meu lado, durante três meses, contribuiu para o êxito da obra que estávamos realizando por incumbência da Organização das Nações Unidas”.

Confira os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo 2018

Prêmio Estácio

A Estácio anunciou nessa quarta-feira (31/10), em cerimônia no Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro, os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo. A festa reuniu mais de 300 pessoas, grande parte delas profissionais de comunicação de todas as regiões do Brasil. A oitava edição do prêmio distribuiu R$ 125 mil para os autores das melhores reportagens do ano, regionais e nacionais, sobre ensino superior, publicadas em veículos impressos (jornais e revistas), internet, rádio e televisão, avaliadas por profissionais do setor. Confira os vencedores:

Grande Prêmio Estácio de Jornalismo: Abandonadas, assim caminham as escolas com piores notas do Enem / Autores:  Leilane Menezes, Rafaela Felicciano, Lilian Tahan, Priscilla Borges, Ana Helena Paixão, Denise Costa, Michael Melo, Gui Prímola, Cícero Lopes, Joelson Miranda, Guilherme Sadeck, Allan Rabelo, Saulo Marques, Marcos Lopes e Jonatas Delforge / Veículo: Metrópoles (Brasília).

Modalidade Nacional

InternetAbandonadas, assim caminham as escolas com piores notas do Enem / (idem).

ImpressoEstudo inédito indica alta chance de fraude em mil provas do Enem/ Autores: Fábio Takahashi, Daniel Mariani, Mariana Zylberkan e Paulo Saldaña / Veículo: Folha de S.Paulo.

TV Guerrilha virtual / Autores: Bruno Della Latta, Felipe Santana, Flavio Lordello, Nathalia Butti, Alex Carvalho e Eduardo Torres / Veículo: TV Globo.

Rádio Série A academia também pode ser del(x)s – Os desafios de transgêneros e travestis na pós-graduação / Autores: Gabriel Sabóia e Paula Martini / Veículo: CBN (Rio de Janeiro).

Modalidade Regional                                   

Internet – A vitória do ensino sobre a distância / Autores: Jéssica WelmaNasion Frota, Rafael Luís Azevedo, Iago MonteiroFelp Soares / Veículo: Tribuna do Ceará.

Impresso A reinvenção das universidades particulares / Autor: Guilherme Justino / Veículo: Zero Hora (Porto Alegre).

TV Faculdades fantasmas: sonho ou pesadelo / Autores: Thiago Correia, José Pereira e Esther Carvalho / Veículo: TV Pajuçara (Maceió).

Rádio Trans: O difícil caminho para a educação / Autores: Marcelo Henrique Andrade, Maria Eduarda Madu e Jonathan Dias / Veículo: CBN (João Pessoa).

AAAPV é o mais novo prêmio de jornalismo no mercado

AAAPV

A Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais (AAAPV) lança em 5/11 o Prêmio AAAPV de Jornalismo, que concederá R$ 200 mil a jornalistas brasileiros que tenham produzido matérias que abordem o sistema mutualista de proteção patrimonial e veicular do País. A iniciativa, que visa a incentivar e reconhecer a produção jornalística do setor, será dividida em quatro categorias: Televisão, Rádio, Internet e Impresso (jornal e revista). Todos os ganhadores também concorrerão ao Grande Prêmio AAAPV de Jornalismo, que elegerá o material mais bem produzido e executado.

Serão aceitos e julgados apenas trabalhos inscritos que tenham sido veiculados entre 20/10/2018 e 31/5/2019. O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 25 mil, troféu e certificado de participação; o segundo, R$ 10 mil e certificado de participação; e o terceiro, R$ 5 mil e certificado de participação. Já o Grande Prêmio recompensará o vencedor com R$ 40 mil e o troféu. Podem participar apenas jornalistas com registro profissional.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Fenacor

Logo Fenacor

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) prorrogou até 12/11 o prazo para concorrer ao Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2018. Promovido pela entidade, que está completando 50 anos, com apoio da CNseg e da Escola Nacional de Seguros, o concurso é um dos maiores do País em valores, oferecendo um total de R$ 300 mil em prêmios.

Podem concorrer trabalhos em seis categorias: Mídia impressa, Televisão, Rádio, Webjornalismo, Imprensa especializada do mercado de seguros e Prêmio especial corretor de seguros. Os três melhores de cada uma receberão R$ 30 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. No caso do Prêmio especial corretor de seguros, além do valor em dinheiro, o vencedor receberá de bônus uma viagem, com direito a hospedagem e acompanhante.

A iniciativa é um reconhecimento aos profissionais de imprensa que cobrem o mercado de seguros e o trabalho dos corretores. O prêmio engloba todos os ramos de seguros, capitalização, vida, saúde, resseguros e previdência complementar aberta, entre outros. O foco são iniciativas que estimulem a conscientização a respeito de oportunidades e benefícios envolvidos na contratação do seguro. Podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 1º/11/2017 e 30/10/2018.

Luciana Barbetta assume a operação da Weber Shandwick em Brasília

Luciana Barbetta
Luciana Barbetta

A Weber Shandwick anunciou nessa quarta-feira (31/10) a nomeação de Luciana Barbetta como diretora da sua unidade em Brasília. Publicitária e jornalista, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela ESPM e Ciência de Dados pela Universidade da Califórnia, ela tem mais de 12 anos de experiência em projetos de comunicação integrada nos mercados de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, em passagens por agências como AG2, Grupo TV1 e CDN. Na esfera governamental, liderou projetos junto a Petrobras, APEX-Brasil, ABDI, Arábia Saudita e desde 2017 dedicou-se prioritariamente à Presidência da República.

A parceria local com a agência Empório Comunicação, liderada por Andreia Salles, continuará para clientes que tem operações no Distrito Federal, como McDonald’s e Blomming Brands.

+Admirados: Fátima Turci será a mestre de cerimônias da premiação

Prémio+ Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças
Fátima Turci

Encontro reunirá cerca de 120 convidados, entre eles os economistas Roberto Luiz Troster e Zeina Latif e o presidente da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) Alfried Plöger

Fátima Turci, bicampeã do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, pelo seu trabalho à frente do programa Economia & Negócios, na Record News, participará novamente da celebração, desta vez como mestre de cerimônias, uma de suas múltiplas atividades atuais. O evento homenageará os 52 mais admirados jornalistas de economia do País, eleitos pelo voto direto de seus próprios colegas das redação e assessorias de imprensa, em dois turnos de votação.

Também serão homenageados os veículos mais admirados nas categorias Jornal (Valor Econômico), Revista (Exame), Agência de Notícias (Agência Estado), Site/Blog (Infomoney), Programa de Rádio (Jornal da CBN) e Programa de TV (Conta Corrente/GloboNews). O evento de premiação será no próximo dia 12 de novembro, no Salão Havana do Renaissance Hotel, em São Paulo. A iniciativa conta com patrocínio de BTG Pactual, Deloitte e Gerdau, apoio da Avianca Brasil, apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri, e colaboração da Mestieri PR.

Outras informações com Silvio Ribeiro (silvio@jornalistasecia.com.br), pelo 11-3861-5280.

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