24.5 C
Nova Iorque
sábado, julho 19, 2025

Buy now

Início Site Página 670

Documentários de O Globo aparecem no cenário internacional

Contramaré
Contramaré

Filmes produzidos para o site do jornal O Globo são exibidos internacionalmente. O documentário Contramaré, dirigido por Daniel Marenco, está em festivais do Rio e São Paulo, e ainda no Cityflix International Film Festival, de Toronto. Fala sobre a orquestra Maré do Amanhã, de música clássica para crianças do Complexo da Maré.

Guerra do Brasil

A guerra do Brasil, em animação, com direção e ilustrações de Alessandro Alvim, venceu o prêmio de melhor vídeo no NH, certame de design jornalístico em Portugal, Espanha e na América Latina.

Com narração de Lázaro Ramos, o filme mostra que número de mortes no País é maior que o das guerras da Síria e do Iraque. Alvim define: “Foi uma obra feita par mostrar a dura realidade e levantar o debate. Por isso o reconhecimento é essencial”.

Série sobre veículos elétricos vence Grande Prêmio CNT

André Trigueiro
André Trigueiro

A série de reportagens Elétricos, produzida por André Trigueiro, Helton Setta, Michelle Dominguez, Flávio Lordello, José Henrique e Rogério Lima para a Rede Globo, foi anunciada em 22/11 vencedora do Grande Prêmio CNT de Jornalismo 2018. Em cinco episódios (Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 Parte 5​), a equipe apresentou os avanços e desafios dos veículos elétricos no Brasil e como os países mais desenvolvidos estão se preparando para essa revolução.

Em sua 25ª edição, o concurso promovido pela Confederação Nacional dos Transportes distribuiu R$ 270 mil, sendo R$ 60 mil para o vencedor do prêmio principal e R$ 35 mil para os vencedores das demais categorias. Confira a lista completa:

Prêmio CNH Industrial de Jornalismo anuncia vencedores

Premiação CNH Industrial
Premiação CNH Industrial

Foram conhecidos nesta quinta-feira (22/11), os vencedores do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo. A cerimônia de premiação foi realizada na sede da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte, e marcou os 25 anos do concurso, criado em 1993 como Prêmio Fiatallis. “Nesses 25 anos o concurso tornou-se umas das premiações jornalísticas brasileiras de maior relevância”, destaca o gerente de relações com a imprensa da CNH Industrial e organizador do concurso Jorge Görgen. “Estamos orgulhosos de mais uma vez prestigiar jornalistas que disseminam conhecimento e olhares sobre a economia do nosso País. Mais que isso, fortalecem a nossa democracia e estimulam o debate sobre setores tão importantes para o crescimento brasileiro”.

Confira a relação dos vencedores:

Reportagens

  • Agronegócio: A nova economia da floresta, de Eliane Silva e José Alberto Gonçalves Pereira, para a revista Globo Rural
  • Construção: Mina de Conflitos, de Queila Ariadne e Ana Paula Pedrosa, para o jornal O Tempo
  • Macroeconomia: Reinventar, o novo mundo do trabalho, de Adriana Guarda, para o Jornal do Commercio/PE
  • Transporte: Rodoviários: ‘máquinas’ sem manutenção, de Mayra Cavalcanti de Melo, Bruno Vinícius Luiz da Silva e Nathália Sá Pacheco de Macêdo, também para o Jornal do Commercio

Fotografia

  • Agronegócio: Fotografia de Charles Guerra, publicada no Diário de Santa Maria, com a matéria Produtores de soja se preocupam com o preço
  • Construção: Fotografia de Rafael Martins, publicada no Diário de Pernambuco para ilustrar a reportagem Com a cabeça para o alto e os pés fora do chão
  • Macroeconomia: Fotografia de Brenda Alcântara, publicada com a matéria A volta da água, na Folha Mais/PE
  • Transporte: Fotografia publicada no jornal Zero Hora, de Mateus Bruxel, juntamente com a reportagem 86 anos de vida, seis décadas de estrada.

Agência analisa efeitos do Brexit sobre Brasil e América Latina

Brexit

A Sherlock Communications lançou um estudo inédito sobre o impacto do Brexit no comércio do Reino Unido com o Brasil e a América Latina. O estudo entrevistou três mil pessoas nas seis maiores economias da região – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru –, que, juntas, representam US$ 14,7 bilhões no comércio com o Reino Unido, de acordo com dados do governo britânico. Entre os resultados da análise está a crença de que as incertezas e complexidades em torno das atuais negociações do Mercosul com a União Europeia podem abrir caminho para acordos comerciais simples e lucrativos com o Reino Unido.

Sherlock (11-3017-5852) é uma agência de comunicação e marketing digital especializada no apoio ao comércio de empresas internacionais na América Latina. Com sede em São Paulo, também atua em Cidade do México, Bogotá, Buenos Aires, Lima, Santiago, Cidade do Panamá, Cidade da Guatemala e San José.

Aberje divulga Comunicadores do Ano 2018

Aberje definiu na última semana os dez profissionais contemplados com o prêmio Comunicadores do Ano 2018: em ordem alfabética, Alessandra Vasconcelos (Arteris), Ana Gabriela Cardoso (Usiminas), Jorge Gorgen (CNH Industrial), Juliana Ferrari (Avon), Júlio Gama (Vale), Marina Peixoto (Coca-Cola), Mário Laffitte (Samsung), Nelson Silveira (GM), Rogério Louro (Nissan) e Viviani Mansi (Toyota).

Eles agora serão submetidos à votação popular que irá escolher o Comunicador do Ano pela Audiência. A votação está aberta e o nome do comunicador mais votado será revelado na cerimônia do Prêmio Aberje, no dia 26/11, em São Paulo.

 

Ricardo Amorim é o novo head da Young PR

Ricardo Amorim
Ricardo Amorim

A agência Young PR, joint venture da Y&R com a Ideal H+K, contratou Ricardo Amorim como seu novo head. Chega com a missão de reforçar o propósito da agência, com uma abordagem contemporânea para integrar a gestão da reputação das empresas às estratégias das marcas. “Vamos trabalhar com muito foco em novas tecnologias, diferentes formatos de interação social e inteligência de dados”, promete.

Jornalista pela UFRJ e mestre em Ciências Políticas pela London School of Economics, Amorim acumula passagens por redações como Época, Veja e Folha de S.Paulo. Atuando em comunicação corporativa desde 2007, passou por TV1, Fiesp, Ambev e Loures Consultoria. “Chego para dar continuidade ao propósito que motivou a criação da Young PR, com a mesma visão sobre a importância da reputação corporativa para o sucesso das marcas”, afirma. “A integração entre as disciplinas de propaganda e RP, com apoio digital e baseada em dados, não é mais uma oportunidade, é uma obrigação”.

Debate na Faap marca encerramento do Projeto Comprova

Logo Faap

A Fundação Armando Alvares Penteado realizará em São Paulo nesta sexta-feira (23/11) um ciclo de debates para marcar o encerramento das atividades do Comprova – projeto sediado na Faap que reuniu jornalistas de 24 veículos de comunicação de todo o Brasil para a verificação de notícias veiculadas pelo WhatsApp nas eleições de 2018.

Com início às 9h30, a primeira palestra, O Brasil no contexto global da desinformação, será apresentada por Claire Wardle, cofundadora e diretora de pesquisa da First Draft, que também participa da mesa-redonda Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova, a partir das 11h, ao lado de Daniel Bramatti (presidente da Abraji) e de Sergio Lüdtke (coordenador do Comprova), com mediação de Edilamar Galvão (coordenadora do curso de Jornalismo da Faap).

O evento será no auditório 1 da Fundação (rua Alagoas, 903, em Higienópolis), com transmissão ao vivo pela TV Faap, das 9h às 12 horas. Mais informações e inscrições no site da entidade.

André Luiz Azevedo deixa a TV Globo

André Luiz Azevedo
André Luiz Azevedo

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

O repórter André Luiz Azevedo desligou-se da TV Globo depois de 37 anos de reportagens. Ele disse a J&Cia que “foi um pedido meu, que já estava acertado desde o retorno de Portugal, há três anos. […] Só como complemento, sou seguramente o repórter como mais reportagens no Jornal Nacional: mais de 2,5 mil. A partir de agora, vou dedicar-me principalmente a palestras e treinamentos de mídia, no que fui pioneiro, em 1986”.

Formado pela ECO-UFRJ, André começou na imprensa escrita, em O Jornal, passou à rádio JB e chegou à Globo em 1981, para cobrir férias de um colega. Não saiu mais. Participou de grandes coberturas, entre elas a morte de Tim Lopes, em 2002; as Diretas Já, dois anos depois; enviado especial à Bolívia de Evo Morales em 2006, quando da invasão da Petrobras naquele país; cobriu enchentes e desabamentos que abalaram o Estado do Rio, além da ocupação do Complexo do Alemão pelo Exército, em 2010. Em 2012, foi enviado como correspondente da Globo em Portugal, e voltou ao Rio três anos mais tarde. No site Memória Globo, que registrou seu perfil, ele cunhou a frase: “Há reportagens que marcam a vida de um repórter. Outras entram para a história do país”.

No comunicado de despedida, Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo e Esportes da Rede Globo, lembra que a passagem de André Luiz pelo rádio deu-lhe algo importante também para a tevê e a internet: “ser preciso, correto e, extremamente importante, ágil, porque a notícia tem de ser imediata”. E resumiu: “Repórter de presença marcante, firme, seguro, uma imagem que os brasileiros conhecem bem”.

André tem estrela. Uma tragédia – fato pouco conhecido de sua vida profissional – ocorreu em meados dos anos 1980. Escalado para uma reportagem na Bacia de Campos, no Norte do Estado do Rio, pediu dispensa por algum motivo, e foi substituído por Samuel Wainer Filho, o Samuca, filho de Samuel Wainer e de Danuza Leão. Na estrada, de volta para o Rio após a cobertura, o veículo da emissora sofreu um acidente, matando Samuca e o cinegrafista que o acompanhava.

Oito veículos passam a transmitir notícias pelo Google Assistente

O Google fechou parceria com CBN, Estadão, Jovem Pan, Litoral FM, O Globo, Rádio Globo, Veja e Terra e está oferecendo áudios com as principais notícias do dia pelo Google Assistente a usuários de celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Para ouvir, basta dizer “Ok, Google, ouvir as últimas notícias”. O usuário também pode pedir notícias de uma fonte específica entre os veículos parceiros, falando “Ok, Google, ouvir as últimas notícias do [veículo]”

Segundo a empresa, a iniciativa “vem para reafirmar sua missão de organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível. Ajudamos milhões de pessoas ao redor do mundo a encontrarem informações e jornalismo de qualidade, em qualquer aparelho celular, idioma e formato”.

O Google informa que, desde que lançou o novo Google Notícias no Brasil, em maio deste ano, o País já é um dos cinco com mais usuários diários ativos no mundo. O Brasil também é o terceiro país mais ativo no Google Assistente para smartphones e o português brasileiro, o segundo idioma mais usado nessa ferramenta.

A função de ouvir notícias chega ao Google Assistente em aparelhos com Android a partir da versão 5.0 e no iOS, por meio de um aplicativo.

SIP abre seleção para bolsas de pós-graduação em jornalismo

Logo SIP

Estão abertas as inscrições do Fundo de Bolsas da Sociedade Interamericana de Imprensa para o programa de financiamento para estudos de pós-graduação destinado a jovens jornalistas ou estudantes recém-graduados. As bolsas são de US$ 20 mil mais os custos de locomoção do aluno de sua residência até a universidade escolhida.

Os interessados devem ter entre 21 e 35 anos. As universidades nas quais pretendem estudar devem estar nas Américas. As solicitações e respectivos documentos serão recebidos pela SIP entre 15/11/2018 e 31/1/2019. Mais informações no site da SIP (em espanhol).

Últimas notícias

pt_BRPortuguese