Pela Abracom, estão confirmadas as presenças de Carina Almeida, sócia-diretora da Textual e de Parâmetros e Dados de Mercado da Abracom; José Luiz Schiavoni, CEO da Weber Shandwick e conselheiro da Abracom; Martin Montoya, CEO da Edelman e diretor de Imagem e Reputação da Abracom; e Carlos Carvalho, presidente executivo da Abracom.
E pela Aberje, Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon e de Comunicação Corporativa da Avon; David Grinberg,vice-presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores do McDonald’s para a América Latina; Leandro Modé, head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco; e Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota. Carlos Carvalho, pela Abracom, e Viviane, pela Aberje, serão os mediadores dos debates.
O evento será aberto pela presidente do Conselho Diretivo da Abracom Claudia Rondon e pelo diretor-geral da Aberje Hamilton dos Santos.
Inscrições em ritmo acelerado – Já com 250 inscrições confirmadas, a edição 2019 do Congresso Mega Brasil poderá ser a mais concorrida dos últimos anos, devendo esgotar as 400 vagas disponíveis. O encontro já conta com representantes de 18 estados, incluindo o Distrito Federal. Entre as delegações com maior número de inscritos, pela ordem, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Na sequência, Paraná, Bahia, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estão ainda representados os estados de Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
Promoção Especial para assinantes do J&Cia – Os assinantes do Jornalistas&Cia interessados em participar do Congresso Mega Brasil vão ganhar um desconto exclusivo nas inscrições, que dos atuais R$ 2.800 sairão por R$ 1.190, valor que valerá também para as demais inscrições da mesma organização. Mas a promoção é válida apenas até 10 de maio. Os interessados deverão acessar o linkclicando aqui. Na sequência, no campo código promocional, o interessado deve colocar JCIA (tudo em maiúsculas), clicar em validar e preencher os demais campos. O jantar de premiação do TOP Mega Brasil não faz parte da promoção. É uma atividade complementar e o custo de adesão é de R$ 380. Outras informações no 11-5576-5600.
Parceiro deste J&Cia no Rio Grande do Sul, o portal Coletiva.net comemorou em 26/4 a marca de 20 anos de cobertura do mercado gaúcho de comunicação e marketing e passou a adotar o slogan Coletiva.net – Feitos, Fatos e Futuro. “Feitos porque nesses anos contamos e registramos a trajetória do mercado gaúcho”, explica a publisherMárcia Christofoli. “Fatos porque é deles que vivemos e futuro porque estamos sempre atentos às tendências”.
Ela destaca a gratidão ao mercado do RS que tão bem recebe a equipe do portal: “Circulamos nas redações, agências e setores de comunicação sempre com o intuito de melhor informar e somos muito bem recebidos. Também somos acionados por eles quando querem divulgar algo e isso demonstra nossa credibilidade, conquistada sempre priorizando o bom jornalismo para informar com qualidade”.
Márcia assumiu o portal em setembro de 2016, quando os sócios-fundadores José Antonio Vieira da Cunha e José Luiz Fuscaldo decidiram dedicar-se a outros negócios da empresa e vendê-lo “a quem garantisse a linha editorial e conhecesse a essência do veículo”. Na época, Márcia, que por quatro anos trabalhara no portal, prestava serviços por sua empresa.
Confira a seguir a entrevista que ela deu a J&Cia sobre a trajetória do portal:
Jornalistas&Cia
– Como o Coletiva.net avalia
esses 20 anos de estrada?
Márcia Christofoli – Completar
duas décadas é, sem dúvida, um grande feito. Além de termos conquistado o
respeito e a credibilidade do mercado gaúcho, Coletiva.net serve como uma
memória da comunicação do Rio Grande do Sul. Ter esse reconhecimento é algo que
nos engrandece e, proporcionalmente, aumenta a responsabilidade para com o
público.
J&Cia – Quais os principais negócios hoje
vinculados ao projeto do Coletiva?
Márcia – Além
do portal, alimentado diariamente, produzimos quatro revistas impressas, com
versão online exclusiva e estendida, cujo selo é Tendências – Tendências
Comunicação, Tendências Inovação, Tendências Academia e Tendências Comunicação
Empresarial. Temos ainda um projeto chamado Coletiva
Debates – Precisamos conversar, que é um evento voltado ao mercado, para
que este troque ideias e experiências sobre variados temas da comunicação. Há
também o produto Cobertura em tempo real,
que acontece quando levamos nossa redação para dentro de eventos da área,
reportando ao público tudo o que acontece, gerando conteúdo diferenciado e
exclusivo.
J&Cia – Quais as principais mudanças
ocorridas no site nesse período?
Márcia – A
empresa começou com um boletim impresso e semanal, enviado por fax a um mailing
de cerca de 100 formadores de opinião. Cerca de um ano depois, migrou para o
ambiente online e de lá para cá uma série de mudanças ocorreu. Não apenas em
termos de tecnologia, mas em equipe, novas editorias, novos produtos. O próprio
público, que antes era predominantemente de pessoas mais velhas, hoje está mais
polarizado e democrático. Além disso, ampliamos os conteúdos e buscamos
democratizar ainda mais o espaço.
J&Cia – E em relação ao mercado, quais foram
as principais mudanças observadas?
Márcia – O
mercado da comunicação foi, sem dúvida, um dos mais afetados pela tecnologia.
Esta foi capaz de mudar a forma e, principalmente, a intensidade com que as
pessoas consomem informação. Destaco ainda a velocidade com que as diversas
mudanças ocorreram. O boom das redes
sociais foi exorbitante e, agora, temos a onda dos aplicativos. Todas essas
plataformas, que mexem com o ecossistema do mercado como um todo, deixam um
legado significativo.
J&Cia – Como anda a situação do mercado
gaúcho de comunicação e publicidade? E as perspectivas?
Márcia – Não
apenas o Rio Grande do Sul, mas o País como um todo sobrevive a um mercado
machucado sob a ótica econômica e política e não há como não respingar na comunicação
de forma generalizada. A consequência mais visível é um mercado receoso com os
próximos passos e instável no que tange à “roda girar”. De mais a mais, o Sul
tem características muito próprias, como o bairrismo excessivo e até uma certa
síndrome de vira-latas. Por outro lado, exportamos talentos o tempo todo.
Apesar disso, o mercado aparenta vir a ser mais otimista nos próximos meses, o
que gera uma sensação de alívio em muitos e o faz movimentar-se com mais
segurança. Aos poucos, é claro, mas a perspectiva é melhor do que nos últimos
dois ou três anos, mais ou menos.
J&Cia – Do ponto de vista econômico, como o
Coletiva tem buscado a sobrevivência? Que caminhos espera perseguir nos
próximos anos?
Márcia – Veículos
essencialmente digitais enfrentam dificuldades históricas, especialmente em
função da pouca cultura de investimentos de marcas nesses meios. Porém,
parece-me que as coisas, ainda que a passos lentos, começam a mudar e os
anunciantes percebem o quão importante é trabalhar suas marcas no ambiente
online. Além disso, projetos especiais são o que tem marcado esta nova gestão,
pois as possibilidades de negócios estão cada vez mais variadas, dando assim
maior sustento econômico ao negócio em si. Projetamos seguir nessa linha:
mantendo fortemente a credibilidade e a seriedade com que lidamos com a
informação, mas buscando cada vez mais negócios diferenciados.
J&Cia – Algo mais que julgue importante
ressaltar?
Márcia – Acho
essencial destacar que o sucesso do portal não é apenas fruto da atual gestão.
Os fundadores, que deram ao Coletiva.net o corpo e a sustentabilidade que ele
tem hoje, foram essenciais e deixaram um legado absolutamente sólido para que nós,
da nova diretoria, pudéssemos trabalhar em inovações, focados em dar ao veículo
o tamanho que ele merece.
Atualmente, além de Márcia, a equipe do Coletiva.net é formada por Gabriela Boesel (editora), Patrícia Lapuente (coordenadora de Comunicação), Karen Vidaleti (coordenadora de Projetos Especiais), Bruno Dornelles (assistente de redação), Carlos Redel (repórter), Patrícia Castro (repórter), Iraguassu Farias e Matheus Freire (Comercial).
Márcia Christofoli (de blusa rosa) e parte da equipe do portal
Há dez anos na Votorantim S.A, Alessandra Tucci assume a gestão de todas as frentes de comunicação da empresa. O objetivo é integrar relações com imprensa com os outros núcleos de marketing e comunicação, interna e externa, que já estão sob a gestão dela. Com a integração, deixa a companhia Renato Delmanto, que ali esteve por 11 anos, num processo de transição planejado desde o início do ano, conforme declarou a este J&Cia.
Com 20 anos de experiência em comunicação corporativa, Alessandra acumula passagens por agências de comunicação e cargos de liderança em agências e empresas, como CDN, Bayer e Schincariol.
Delmanto, no período em que lá atuou, aprimorou o trabalho de relações com a imprensa e de gestão de crises, e foi responsável por iniciativas como a mudança de posicionamento da marca institucional, reforçando o apoio à cidadania, e o projeto dos 100 anos da empresa, celebrados em 2018. Os contatos pessoais dele são [email protected] e 11 999-826-403.
O canal de jornalismo 24 horas BandNews TV implantou uma faixa de filmes documentários e procura parceiros para a empreitada. “Nossa proposta é de apenas inicialmente apresentarmos documentários feitos pelo próprio canal”, diz o diretor executivo Marcello D’Angelo. “Queremos principalmente veicular projetos produzidos fora, que serão apresentados em primeira mão no BandNews TV e depois poderão frequentar outras mídias”.
Segundo ele, o canal propõe-se a atuar no papel de curador da faixa de documentários, batizada Bandnews Docs: “Os produtores apresentarão seus projetos e, se aprovados, ajudaremos no enquadramento às leis de incentivo e na busca de apoiadores. Tudo em total parceria”.
A estreia do Bandnews Docs foi em dia 30/4, com um documentário sobre Ayrton Senna, produzido pelo próprio canal. “Esse documentário de estreia é uma espécie de balizador das produções em parceria que procuramos”, ressalta D’Angelo. “Queremos filmes com duração média de 30 minutos, que tenham linguagem televisiva e vínculo forte com a narrativa histórica”.
Mais informações com Claudio de Oliveira (11-996-026-265 e 2359-3952).
Plataforma tem três pilares de conteúdo com
foco no público não especialista: notícias, educação e análise especializada
Nesta quinta-feira (2/5), data que marca o início da comemoração do seu 20º aniversário, o Valor Econômico lança o Valor Investe, site com foco em investimentos e educação financeira. O acesso será gratuito. O objetivo é ajudar o brasileiro a investir de modo mais eficiente e a lidar melhor com o seu dinheiro. Para isso, o site vai apoiar-se em três vertentes de conteúdo: notícias traduzidas para os investidores pessoa física, educação financeira e análises e recomendações de investimento.
Fernando Torres (à direita) com a equipe do Valor Investe
Até agora marca
usada numa revista bissexta e numa seção esporádica do site do jornal, ela foi
repaginada e ganhou novo conceito para enfrentar um segmento altamente
disputado do mercado, em que tem sido crescente a atuação de consultorias e até
influenciadores. Segundo Fernando Torres,
editor do novo Valor Investe, as armas que a plataforma vai usar para enfrentar
a concorrência são a credibilidade e a capacidade de curadoria do Valor
Econômico, além da qualidade, segurança e imparcialidade das informações que o
jornal veicula. “Tudo isso em linguagem simples e jovem”, acrescenta.
O site atenderá
a quem já investe e aos que querem dar os primeiros passos na área. Haverá
entrevistas exclusivas com gestores e executivos, debates sobre temas
relevantes do segmento, vídeos, colunas, mas também orientações para quem
precisa sair de dívidas ou aumentar a renda pessoal. “Embora o acesso ao
conteúdo básico seja gratuito, cursos e determinadas análises serão restritas a
assinantes”, lembra Torres
No Valor há 12 anos, ultimamente como repórter especial do site e da editoria S/A, ele começou a trabalhar no projeto em julho do ano passado. Além dele, a equipe de conteúdo é formada por Daniele Camba, que deixou a Nestlé e volta ao Valor como editora assistente do site, Natalia Larghi, que estava na editoria de Finanças do jornal e já cobria finanças pessoais; além de Naiara Bertão (ex-Exame), Weruska Goeking (ex-Infomoney), Gustavo Ferreira (ex-Por Quê?), Rafael Gregorio (ex-Folha de S.Paulo) e Isabel Filgueiras (ex-O Povo), contratados no mercado. Novos reforços devem se somar à equipe nos próximos dias.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lança no Brasil a terceira edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. O certame destina-se a dar mais visibilidade ao drama humano por trás dos conflitos armados, da violência armada e outras crises humanitárias que afetam o mundo, por meio de conteúdo jornalístico de qualidade, voltado para o público brasileiro.
Entre 1o/6 e 1o/8, serão aceitas inscrições sobre o impacto humano dos conflitos armados, em particular assistência humanitária, migração, refúgio, desaparecimentos, ataques a missões médicas e violência sexual em situação de conflitos armados, além da aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário, conhecidas como as “regras da guerra”.
O primeiro colocado terá a oportunidade de viajar a algum local do mundo onde o CICV atua. O segundo e o terceiro lugares receberão prêmios em dinheiro. Há apenas uma categoria de premiação, na qual podem ser inscritas reportagens produzidas para meios impressos, televisão, rádio ou multimídia.
Estão abertas até 28/6 as inscrições para as bolsas McGraw Fellowship, da Escola de Jornalismo da City University of New York (CUNY). As bolsas apoiam profissionais de mídia que tenham no mínimo cinco anos de experiência para que desenvolvam matérias aprofundadas em jornalismo econômico. Podem ser freelances ou editores.
Os profissionais selecionados passam três meses como fellows, recebendo um auxílio mensal de 5 mil dólares. Durante o trimestre em que estão vinculados à instituição, os fellows recebem também apoio editorial e acompanhamento no desenvolvimento das reportagens. Interessados na iniciativa devem submeter um formulário padrão pelo site da McGraw Fellowship. É necessário enviar uma proposta de reportagem (com extensão máxima de três páginas), além de exemplos de trabalhos publicados, currículo e uma referência, que deverá submeter uma carta de recomendação.
Dentro do processo de integração da redação da Band RS, Thaigor Janke passa a atuar como chefe de Reportagem do Esporte de rádio e TV do veículo, ao lado de Paulo Pires, com coordenação de Aline Rimolo.
Nascido em Camaquã, ele é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas e atuava na área de Geral desde fevereiro de 2017, quando começou na emissora. Thaigor entra no lugar de Saimon Bianchini, que foi para a rádio Gaúcha. Thaigor Janke atuará na chefia de reportagem do Esporte da Band RS. Na reportagem de Geral assume Vicente Medeiros e, para compor a equipe de radialistas, Gilberto Echauri e Gabriela Plentz serão contratados a partir do próximo mês.
Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Estácio de Jornalismo, que vai escolher as melhores reportagens veiculadas no País sobre o tema do Ensino Superior. O concurso distribuirá R$ 125 mil entre os melhores trabalhos nas categorias rádio, televisão, impresso e internet, nos âmbitos nacional e regional.
As inscrições vão até 8/7, para matérias produzidas entre 3/7/2018 e 6/7/2019. No site oficial os concorrentes podem fazer upload dos arquivos das reportagens. Outras informações com André Marins, no 21-3311-9835 ou [email protected].
Estão abertas as inscrições para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, de
27 a 29/6, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do
Ator, 275), em São Paulo.
Este ano estão confirmadas as participações de ao menos dez
convidados internacionais: Adam B. Ellick (produtor executivo
do New York Times), Ken
Bensinger, (repórter do time de investigações do BuzzFeed News), Mago Torres
(professora de jornalismo na Universidad Iberoamericana), Gabriel Dance
(editor adjunto de investigações do New York Times), Diego Salazar (colaborador do New York Times em espanhol), Moez
Chakchouk (diretor adjunto geral de Comunicações e Informação da Unesco), Emilia Diaz-Struck
(coordenadora para América Latina do Consórcio Internacional de Jornalistas
Investigativos), Marzena Suchan (editora-chefe do Onet), Luz Mely Reyes
(diretora e cofundadora da agência de notícias Efecto Cocuyo ) e Rachel Glickhouse (gerente do
projeto Documenting Hate [Documentando o Ódio], da ProPublica).
Entre os destaques nacionais, haverá palestras com Cris
Bartis e Juliana Wallauer,
apresentadoras do podcastMamilos; Pedro Bial,
apresentador do talk-show Conversa com
Bial, que revelou as denúncias contra o médium João de Deus; Lola
Ferreira, repórter na Gênero e Número; Ivan Mizanzuk, produtor
dos podcasts AntiCast e Projeto Humanos; e outros jornalistas e
profissionais de áreas como tecnologia, política e direitos humanos. Mais nomes
estão em processo de confirmação.
Grupos de seis ou mais pessoas têm desconto especial de 17% no valor das inscrições. Para inscrever grupos, entre em contato com [email protected].
O congresso tem apoio de divulgação de J&Cia e Portal dos Jornalistas. Confira a programação completa no site da Abraji.