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quarta-feira, dezembro 17, 2025

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Luisi Valadão celebra dez anos de sua agência Lupa

Luisi Valadão - Foto Tarso Ghelli
Luisi Valadão- Foto Tarso Ghelli

A Lupa, de Luisi Valadão, celebra dez anos no mercado da comunicação corporativa. Recicla, então, sua marca, agora assinada pelo designer Carlos Nem. Entre seus clientes estão Federação Nacional de Seguros Gerais, Escola Nacional de Seguros, Brasilcap Capitalização, Casa do Saber, Peck Produções, restaurantes Assador Rio’s e Corrientes 3481, e o Bar do Zeca Pagodinho.

Lupa tem sede no Rio e escritório em São Paulo, e a agência anuncia a parceria com Teresa Fayal, que passa a atuar como executiva de contas na capital paulista. Com passagens por O Dia e assessoria do Senac Rio, da Prefeitura do Rio e da Câmara dos Deputados, ela atende desde já aos clientes em São Paulo.

No Rio, Gabriel Oliven é coordenador geral de jornalismo em economia e seguros, Pedro Franco ocupa a gerência do núcleo de cultura e entretenimento e Jade Cady lidera o atendimento ao núcleo de gastronomia.

(N.daR.: Não confundir com a Agência Lupa, de fact checking,que, a propósito, anunciou novos nomes do Conselho Editorial e a criação dos colegiados de Ética e Negócios)

Congresso da Abraji mostrará como é feita a cobertura de segurança pública no Brasil

Logo do Congresso Abraji

14º Congresso da Abraji, de 27 a 29/6 no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, trará entre suas discussões a cobertura de segurança pública.

O tema será debatido a partir de coberturas jornalísticas feitas por veículos de abrangência nacional ou local e contará com as presenças de Rafael Soares, repórter especializado na cobertura de segurança pública; Natália Viana, fundadora da Agência Pública e autora de quatro livros sobre violações de direitos humanos; Allan de Abreu, repórter da piauí; Chico Otávio, repórter do O Globo, vencedor de cinco prêmios Esso e ex-presidente da Abraji; Sérgio Ramalho, do The Intercept Brasil; Dani Moura, coordenadora de comunicação da Redes da Maré; Anabela Paiva, consultora de comunicação do Observatório da Intervenção do Centro de Estudos de Segurança Pública; Thiago Paiva, autor de reportagens sobre polícia e políticas de drogas; e Luís Adorno, repórter do UOL especializado no assunto.

A programação completa está disponível no site. O Congresso da Abraji tem apoio de divulgação deste J&Cia e do Portal dos Jornalistas.

Com reestruturação ousada, Syngenta une várias áreas em Business Sustainability

Syngenta

No fim de 2017, a Syngenta anunciou a criação de um novo departamento, chamado Business Sustainability, unindo as áreas clássicas da função de Assuntos Corporativos (comunicação externa, relações institucionais, relações governamentais, gestão de reputação e marca corporativa) a três outros núcleos: Área Regulatória (de caráter mais técnico, mas também com grande relação com o governo, por tratar do cumprimento de exigências regulatórias para o registro de produtos, novos ou renovados); SRB – Sustainable and Responsible Business, que engloba todas as ações de treinamento e conscientização de agricultores no uso correto e seguro dos produtos, bem como a área de relacionamento com a cadeia de valor, e projetos com viés ambiental e social; e Projetos Especiais, que coordena iniciativas que envolvem todas as citadas e outras de negócio. 

Essa nova estrutura favorece um profundo conhecimento do negócio e suas necessidades, atuando com uma agenda integrada e estratégica, de grande valor para o negócio.

Em janeiro de 2018, a alemã Alexandra Brand foi nomeada Chief Sustainability Officer, passando a liderar a função globalmente. E Valter Brunner, que era diretor de Assuntos Corporativos na América Latina, assumiu a posição de diretor de Business Sustainability na mesma região, sendo que ele também tem atribuição Brasil. A nova estrutura por ele montada inclui pessoas de dentro da própria organização e também de fora.

Hoje, reportando-se diretamente a Brunner estão: Laila Pinheiro, à frente da área de Relações Externas (o que inclui relações governamentais e com associações); Nêmora Reche, responsável por Comunicação Externa (assessoria de imprensa, redes sociais, relações com comunidades, doações e patrocínios e todas as questões ligadas à gestão da marca Syngenta); o colombiano Guillermo Carvajal, liderando SRB na LATAM, e Renata Pollini liderando a área no Brasil; Luis Telles, à frente da área regulatória especificamente para produtos de proteção de cultivos LATAM e Brasil; e a mexicana Patricia Toledo, à frente da área de projetos especiais.

Integram ainda o time de liderança de Business Sustainability outras áreas parceiras: Comunicação Interna (que nesse redesenho passou a reportar-se a Recursos Humanos – essa área é liderada por Carolina Dalanezi); Segurança de Produtos (também uma área bastante técnica, responsável por gerar os estudos que são a base do trabalho da área regulatória; comandada por Karla Pires); e a área regulatória do negócio de Sementes, comandada por Cristhiane Bothona. Conta ainda com Business Partners dos departamentos Jurídico (Filipe Teixeira) e RH (Luana Pagin).

Reportam-se a Nêmora Reche, em Comunicação Externa: Fabiana Trebilcock, comandando o trabalho de imprensa; Natália Vasconcelos, à frente do trabalho nas redes sociais; e André Aprigio, que chegou em março e que recentemente foi condecorado como oficial da Ordem de Rio Branco, cuidando dos temas ligados à marca corporativa (relações com comunidades, doações e patrocínios etc.).

Reportando-se a Laila Pinheiro, em Relações Externas, estão Tiago Noronha, responsável por relações governamentais nos estados; e Daniella Cunha, à frente das relações com associações – a vaga de relações governamentais de escopo federal, baseada em Brasília, está em aberto

Acelerando a inovação – q Outras novidades por lá foram o lançamento global, em abril, do compromisso de Acelerar a inovação em um mundo em transformação!, que teve um novo grande lançamento para convidados, em 10/6, no One Agro; e a recente definição da agência de comunicação que atenderá à empresa: a Race Comunicação, dirigida por Rogério Artoni e Wilson Barros.

Rosane Marchetti assumirá a Comunicação do TRF-4

Rosane Marchetti
Rosane Marchetti

Após oito anos como diretora da Divisão de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Analice Bolzan deixará a função, que Rosane Marchetti (ex-RBS TV) assumirá em 27 de junho. A mudança dá-se pela troca da Presidência do órgão público. O desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus foi eleito em abril e entrará no lugar de Thompson Flores. Segundo Rosane, a equipe da Comunicação, que conta com 12 profissionais, seguirá a mesma.

“Conheço todos os que estão lá e já trabalhei com alguns ao longo da minha trajetória”, lembrou em entrevista ao Coletiva.net. “É um desafio em minha carreira, que sempre foi de repórter nacional na TV Globo e apresentadora da RBS TV. Agora vou experimentar o outro lado do jornalismo que fiz até então: distribuir notícias”.

SBT Notícias chega ao fim

Logo SBT Notícias

O SBT anunciou que nesta segunda-feira (17/6) saiu do ar o SBT Notícias. Com isso, o início do Primeiro Impacto foi antecipado para 4h e teve reapresentação do SBT Brasil às 3h15; o Jornal da Semana voltará a ser exibido aos domingos, às 6 horas. Parte da equipe do SBT Notícias foi transferida para o Primeiro Impacto, porém Karyn Bravo e Analice Nicolau deixaram a emissora.

Segundo informações de Flávio Ricco, colunista do UOL, os cortes foram determinados por Silvio Santos. A informação é de que o faturamento no horário vinha sendo insuficiente para cobrir as despesas.

Célia Abend assume a Comunicação da Prefeitura do Rio

Célia Abend
Célia Abend

Célia Abend assumiu no início do mês a Coordenadoria-Geral das Comunicações da Prefeitura do Rio. Ela responde a Daniel Pereira, secretário da Subsecretaria de Comunicação Governamental. Até março, dividia com Rolland Gianotti (ex-O Globo) a coordenação de conteúdo e digital, e ele permanece na função. Célia foi diretora da comunicação da Alerj, participou da comunicação do Tribunal de Contas do Estado, de secretarias de Estado e campanhas eleitorais importantes. Pela terceira vez está na Prefeitura, no mesmo cargo que exerceu entre 1997 e 2000, na gestão de Luiz Paulo Conde.

Célia observa: “Dos meus 40 anos de profissão, metade passei na área pública. Entendo que a comunicação de interesse público não pode ser exercida como em outras áreas. Além da transparência, temos o compromisso de usar as ferramentas da comunicação no interesse do cidadão”. Na Prefeitura, os contatos dela são 21-2976-1190 / 1942.

Clube da Imprensa debate sobre a arte de contar grandes histórias

Prossegue nesta terça-feira (18/6) a quarta temporada do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo. Às 19h, no Tubaína Bar (rua Haddock Lobo, 74), na capital paulista, abordará o storytelling e as possibilidades abertas pelo avanço das mídias imersivas, com o tema Como reinventar a arte de contar grandes histórias.

Esse terceiro debate do ano contará com a presença de Fabio Hofnik, um dos maiores especialistas do País em mídias imersivas, de Ana Weiss, nova editora-chefe do iG, e do repórter e apresentador Arthur Veríssimo, com mediação de Hélio Gomes.

Com entrada franca, todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa e no do A Vida no Centro, um dos parceiros de mídia do projeto. O Clube conta com o apoio de divulgação deste Portal dos Jornalistas, do Jornalistas&Cia e do Comunique-se.

Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros abriu as inscrições

Prêmio Fenacor

A quarta edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros abriu suas inscrições. Voltado para o reconhecimento aos profissionais de imprensa que cobrem o mercado de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguros, representa um setor que responde por aproximadamente 6,5% do PIB, se for incluído o segmento de saúde suplementar. Promovido pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), com o apoio institucional da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e da Escola Nacional de Seguros, o certame tem por objetivo promover a conscientização sobre oportunidades e benefícios envolvidos na contratação do seguro.

O prazo de inscrição se encerra em 1º de novembro. Este ano, serão distribuídos mais de R$ 180 mil em quatro categorias de reportagem: Mídia impressa, Webjornalismo, Mídia especializada do mercado de seguros e Audiovisual (englobando rádio e tevê). Cada uma terá cinco finalistas. Os três melhores trabalhos em cada categoria serão contemplados com R$ 30 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. As inscrições podem ser feitas pelo site do prêmio, onde também pode ser consultado o regulamento.

Além dos vencedores em cada categoria, um dos finalistas receberá o Troféu Camilo Marina. Essa reportagem será escolhida pelos corretores de seguros, em votação online, e pela Comissão de Julgamento do Prêmio. A conquista é uma homenagem a C.Marina, que foi vice-presidente da Generali do Brasil e uma das maiores lideranças do mercado. O vencedor terá direito a uma passagem para a Itália, com direito a acompanhante.

Agência Pública entrevista Greenwald

Glenn Greenwald - Foto Fernando Frazão-Agência Brasil
Glenn Greenwald – Foto Fernando Frazão-Agência Brasil

Glenn Greenwald falou a Thiago Domenici, da Agência Pública, sobre o que ainda está por ser publicado, as ameaças das milícias digitais contra ele e a equipe do site e sobre movimentos extremistas que querem vê-lo preso ou deportado do País. Também comentou as reações dos envolvidos e a cobertura da imprensa sobre a Lava-Jato antes e depois das reportagens do The Intercept Brasil. 

A entrevista foi publicada no final da tarde dessa terça-feira (11/6) e reproduzida por outros veículos jornalísticos. Thiago contou, nesse trabalho, com a colaboração de Caroline Ferrari e Bárbara D’Osualdo.

No trecho final, diante da indagação se ele e a família e também a equipe do The Intercept Brasil têm uma estratégia de defesa legal e digital, e se estãopensando a questão da segurança daqui para frente, respondeu:

“Eu e meu marido estivemos juntos no caso do Snowden e lutamos contra os governos mais poderosos do mundo e a CIA, NSA, Reino Unido… Estávamos sendo ameaçados o tempo todo. Então, nós já conhecemos essas questões muito bem. Eu moro aqui no Brasil há 14 anos, então conheço o Brasil muito bem. Eu sei como funciona.

Nós ficamos muitas semanas planejando como proteger a nós e a nossa fonte contra os riscos físicos, riscos legais, riscos políticos, riscos que vão tentar sujar a nossa reputação. Nós estamos prontos. Mas não existe nenhuma vida sem riscos. Não se podem eliminar riscos, podem-se tomar medidas para minimizar. Então, a equipe do The Intercept Brasil, que não tem a proteção como alguém com a minha visibilidade, que é casado com um deputado federal… Eles são jovens, 25, 30 anos, e são muito corajosos fazendo esse trabalho destemido. Sim, é muito perigoso, obviamente, e sou alvo dessa campanha para me expulsar do País, chamando-me de inimigo do Brasil, ameaça a segurança nacional e que devo ser preso.

Nós sabíamos que tudo isso iria acontecer, mas o que podíamos fazer? Têm jornalistas cobrindo guerras. Têm jornalistas sem visibilidade investigando corrupção contra pessoas muito perigosas. Se você não quer esses riscos, você não deve fazer jornalismo.”

Confira a íntegra da entrevista aqui.

A Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas do Municípío do Rio de Janeiro emitiram nota em apoio ao direito do The Intercept Brasil divulgar os diálogos e repudiando os ataques que o site e Glenn vêm sofrendo.

Itaú-Unibanco escolhe a Weber Shandwick como nova parceira para Comunicação Corporativa

Weber Shandwick

Sob a liderança de Leandro Modé, head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais, as gerências de comunicação do Itaú-Unibanco passam a contar com a consultoria estratégica da Weber Shandwick, com equipes que trabalham a partir de agora de forma integrada. “É um momento de evolução e de mudança no perfil do comunicador Itaú, que assume novas competências orientadas por DNA digital, dados, conteúdo e colaboração”, afirma Modé. “Nesse sentido, a Weber Shandwick tem um legado inovador que atende à necessidade atual do banco, além de contar com rede global, importante para a nossa expansão”.

Dividida entre os times de Varejo e Tecnologia; Comunicação Institucional e Reputação; Atacado, Riscos e Finanças; além de um núcleo avançado de Conteúdo Digital e Analytics, a equipe da Weber Shandwick é composta por 11 profissionais com dedicação exclusiva, incluindo a recém-contratada diretora de Atendimento Luciana Peluso ([email protected]). Adicionalmente, há a participação de outros integrantes da agência, liderados pela diretora Nathalie Folco, para dar suporte às iniciativas de Conteúdo e Analytics.

Na agência, a conta está sob a gestão de Fabrizio Leonardo, vice-presidente Corporativo, e Everton Schultz, vice-presidente executivo de Estratégia. Demandas de imprensa para a equipe do Itaú-Unibanco são atendidas por meio do [email protected] ou 11-5019-8880 / 8881.

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