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quarta-feira, dezembro 10, 2025

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Campanha busca fundos para lançar novo livro de Manoel Carlos Chaparro

Carlos Chaparro
Capa do livro

Foi lançada na última segunda-feira (1º/7), na plataforma de financiamento coletivo Kickante, uma campanha para levantar fundos para impressão do livro inédito Como DIZER e AGIR pelo texto, de Manoel Carlos Chaparro. A obra, que recentemente ganhou uma versão digital na Amazon.com.br, é mais um lançamento do selo J&Cia Livros, criado em 2018 para publicar e divulgar obras relacionadas ao jornalismo e a jornalistas.

“Temos a oportunidade de editar um livro inédito que traz ensinamentos práticos e objetivos que ajudam as pessoas a escreverem com mais objetividade e assertividade”, destaca Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora. “É um livro que foi escrito em 2017, mas que permaneceu guardado pelo professor Chaparro, que atualmente encontra-se em tratamento médico, portanto, sem condições de seguir os caminhos tradicionais de busca por uma editora tradicional, mesmo com o alto potencial da obra”.

A meta da campanha é arrecadar R$ 30 mil, valor que permitirá a impressão de pelo menos mil exemplares do livro. Dividido em quatro capítulos, Como DIZER e AGIR pelo texto parte de uma estratégia pedagógica para mostrar os caminhos de como alcançar sucesso no uso da linguagem escrita em ações interlocutórias.

Manoel Carlos Chaparro

Doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, Chaparro é jornalista desde 1957, quando iniciou sua carreira em Lisboa. No Brasil, para onde imigrou em 1961, foi repórter, editor e/ou articulista em vários jornais e revistas de grande porte e circulação. Com reportagens individuais, por quatro vezes teve trabalhos premiados no Prêmio Esso de Jornalismo. É autor de outros três livros sobre Jornalismo: Pragmática do Jornalismo (Summus, 1994), Sotaques d’aquém e d’além-mar – travessias para uma nova teoria de gêneros jornalísticos (Summus, 2008), e Linguagem dos Conflitos (Minerva Coimbra, 2001).

Boatos sobre políticas públicas são os alvos da nova edição do Comprova

Depois de uma primeira fase voltada a desmentir boatos relacionados às eleições de 2018, o Projeto Comprova retorna neste ano com o foco no combate à desinformação sobre políticas públicas.

A segunda edição da iniciativa contará com 24 veículos de comunicação e a participação de profissionais que receberam treinamento para checar a veracidade de informações que circulam na internet e nas redes sociais, seguindo a metodologia da organização não governamental First Draft, idealizadora do primeiro Comprova. O projeto também promoverá ações educativas, como a difusão de cursos online para o combate à desinformação.

Pelo método do Comprova, a veracidade de um conteúdo deve ser checada por pelo menos três Redações diferentes antes da publicação. A inspiração do projeto foi o Crosscheck, realizado na França por 37 organizações durante a campanha eleitoral de 2017 naquele país. No ano passado, o Comprova atuou em 146 verificações publicadas entre agosto e outubro, e os veículos associados à iniciativa produziram 1.750 artigos originais com base em relatos obtidos pelo projeto.

Participam do projeto jornalistas de AFP (Agência France Presse), Band, Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S.Paulo, Gaúcha ZH, Gazeta Online, Jornal Correio, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL. A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp e é coordenada pela Abraji

Folha recebe inscrições para Programa de Treinamento em Saúde

Treinamento Folha

A Folha de S.Paulo está com inscrições abertas até 21/7 para o Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde, patrocinado pela Roche. O curso terá duração de cinco semanas entre setembro e outubro e exige dedicação em tempo integral.

O programa inclui aulas de jornalismo diário, palestras com especialistas da área, conversas com editores e repórteres, exercícios de reportagem e redação. A participação é aberta a graduados de qualquer área do conhecimento (sobretudo ciências médicas e jornalismo) que gostem de escrever e tenham interesse em se especializar em saúde. Os interessados podem preencher a ficha de inscrição pelo site da Folha.

Inscrições abertas para o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros

Para a nona edição, o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros, que busca difundir a importância de conquistar um envelhecimento ativo e saudável, aumenta para cinco as duas categorias anteriores – Impresso e Eletrônico –, que foram desdobradas em Jornal Impresso, Revista Impressa, TV, Rádio e Web. Já o Prêmio Histórias de Vida aposta na força da imagem e acrescenta, à categoria Texto, a Fotografia, dirigida a todos os públicos. Dirigido à comunidade acadêmica, o Prêmio Pesquisa em Longevidade mantém as categorias Geriatria e Gerontologia.

Os dois primeiros colocados em cada uma das categorias dos três Prêmios Longevidade receberão a premiação, além de troféus e certificados. A cerimônia de entrega será durante o XIV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, que reunirá especialistas e convidados nacionais e internacionais em 12/11, em São Paulo. Inscrições até 6/9 pelo portal.

Especial sobre melhores empresas para trabalhar sairá na sexta-feira (5/7)

Logo Empresa Cidadã

O Especial de J&Cia Empresa Cidadã sobre as Melhores Empresas para Trabalhar, que deveria ter circulado nessa segunda-feira (1º/7), sofreu um pequeno adiamento, para o dia 5, próxima sexta-feira, em razão de negociações em curso com apoiadores da edição.

Ele abordará, entre outras questões, qual a receita para conquistar a confiança dos colaboradores, quais as práticas em curso, o que há de novo nesse campo e como manter os empregados engajados e motivados para fazer de uma organização líder de mercado. É terceiro especial de 2019 do Projeto Empresa Cidadã, ciclo que abordou, nas duas edições iniciais, Propósitos e Causas (março) e Compliance (maio) e que terá ainda outras duas etapas: Responsabilidade Social e Corporativa (setembro) e Voluntariado (novembro).

Iniciativa de branded content da Jornalistas Editora, que tem por objetivo destacar as boas práticas empresariais por meio de uma vitrine editorial, com capilaridade nos vários públicos de interesse, em particular a imprensa, o especial terá reportagem e texto de Wilma Loures.

O ciclo já conta com os apoios de Gerdau, Latam, Braskem, PaylPal e GPA e com o apoio institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). As adesões ao projeto podem ser feitas até 4/7 diretamente com Silvio Ribeiro, por meio do 11-3861-5280 ou [email protected].

Pesquisa aponta desafios enfrentados pelo jornalismo atual

Logo Cision

O Relatório de Situação de Mídia de 2019, realizado pela Cision, grupo ao qual pertence a PR Newswire, aponta o número de desafios enfrentados pelos jornalistas, entre eles fake news e campanhas com informações erradas, até redução de orçamentos de redações e mudanças nos algoritmos das mídias sociais. Dois mil jornalistas de dez países, incluindo o Brasil, participaram da pesquisa, na qual, pelo segundo ano consecutivo, os entrevistados relataram uma redução na desconfiança do público em relação à mídia; 63% dos entrevistados sentiram perda de confiança do público este ano, uma queda em comparação aos 71% de 2018 e 91% de 2017.

Segundo Thaís Antoniolli, presidente da PR Newswire América Latina, essa desconfiança vem principalmente em função da disseminação de fake news por meio de redes sociais: “As pessoas compartilham muita coisa sem checar a veracidade das informações”.

O relatório deste ano foi o maior já realizado pela Cision em dez anos. Ele tem o objetivo de descobrir as principais questões que a indústria de mídia global está enfrentando em 2019, e como os profissionais de RP e comunicação podem trabalhar melhor com seus colegas jornalistas. O relatório completo está disponível neste link.

Sérgio Rodrigues tem novo livro

Livro Baianos
Capa do livro

Sérgio Rodrigues lançou em 18/6 A visita de João Gilberto aos Novos Baianos. Em seis contos e uma novela, em tom otimista, coisa rara no atual momento do Brasil, o livro divide-se em três partes, Lado A, Lado B e A terceira margem. O João Gilberto do título, escolhido por ser o conto que, segundo o autor, “deu o tom”, foi inspirado no escritor Sérgio Sant’Anna, no que ambos mostram de metalinguagem.

Rodrigues é autor premiado, seu romance O drible venceu o Portugal Telecom de 2014. Foi editor executivo do site NoMínimo e trabalhou como repórter, editor, colunista e crítico de literatura em diversos jornais. Atualmente, mantém uma coluna semanal no caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo e é roteirista do programa Conversa com Bial, da TV Globo.

Fenaj integra novamente a direção da FIJ

logo Fenaj

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) elegeu sua nova diretoria para o período de 2019-2022, em congresso mundial, realizado em Tunis (Tunísia), de 11 a 14 de junho.

A Fenaj voltou a direção da entidade, após um mandato ausente. A presidente Maria José Braga foi eleita para integrar o Comitê Executivo, composto por 16 membros, de todas as regiões do planeta. O jornalista marroquino Younes M´Jahed foi eleito presidente. Também foram eleitos para o Comitê Administrativo a peruana Zuliana Lainez (vice-presidente sênior), Sabina Inderjit (Índia) e Timur Shaffir (Rússia), para as duas vice-presidências regulares, e o inglês Jim Boumelha para o cargo de tesoureiro.

Além de Maria José, integram o Comitê Executivo Nasser Abubaker (Palestina), Moauad Allami (Iraque), Paco Audie (Espanha), Sofia Branco (Portugal), Ian Chen (Taiwan), Maria Luisa de Carvalho (Angola), Zied Dabbar (Tunisia), Larry Goldbetter (USA), Adriana Hurtado (Colômbia), Raffaele Lorusso (Itália), Filemon Medina (Panamá), Jennifer Moreau (Canadá), Paul Murphy (Austrália), Dominique Pradalié (França) e Omar Faruk Osman (Somália).

A delegação brasileira ao Congresso de Tunis foi composta pelos dirigentes Ayoub Hanna Ayoub, Beth Costa, Celso Augusto Schröder, Paulo Zocchi e Maria José Braga.

Cláudia levron lança Osvaldo e Geraldo – Gêmeos em Ação

Convite
Convite

Cláudia Levron lança em 17/8 em São Paulo o livro infantil Osvaldo e Geraldo – Gêmeos em Ação, na Livraria da Vila (al. Lorena, 1.731, Jardim Paulista). Com linguagem clara e direta, a obra objetiva retratar e desmistificar, de forma bem descontraída, a intrincada e curiosa rotina de irmãos gêmeos (personagens principais), constituída de pequenas passagens da vida em família, através de quadros curtos com textos rimados, muito humor e pontuada por ditados populares.

A história se inicia na gravidez, seguindo pela primeira infância dos meninos. Com 44 páginas, o livro está à venda por R$ 32,90.

Festival de Cannes premia projeto do Congresso em Foco e da FCB Brasil

Logo Festival de Cannes

O Festival de Cannes premiou projeto do Congresso em Foco e da FCB Brasil pela ferramenta que permitiu monitorar o uso de robôs (bots) no Twitter durante a eleição de 2018. O site é um dos vencedores de uma das categorias do prêmio de propaganda e criatividade mais cobiçado do mundo.

O Trending Botics, desenvolvido pelo site em parceria com a FCB Brasil, levou o Leão de Bronze no Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade. O Congresso em Foco foi o único veículo brasileiro a conquistar um leão na categoria Digital Craft (Trabalho Digital, em tradução livre).

O Trending Botics analisou mais de 132 milhões de tuítes relacionados à disputa presidencial e identificou a atuação de mais de 173 mil prováveis robôs na rede. Juntos, eles espalharam 4,5 milhões de mensagens produzidas de maneira artificial, interferindo na discussão pública sobre a sucessão presidencial, muitas vezes com fakes news. A análise resultou em diversas reportagens publicadas pelo site.

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