O Prêmio New Holland
de Fotojornalismo encerrou suas inscrições em dezembro com 3.042 fotos de
338 fotógrafos profissionais e amadores que registraram a agricultura da
América do Sul. O resultado é 91% superior às da edição anterior do concurso,
que teve 1.592 imagens.
Conforme regulamento, a próxima etapa é a reunião da comissão julgadora para escolher as quatro fotografias vencedoras e as 26 imagens que irão compor uma exposição itinerante para percorrer os países participantes. O resultado será divulgado neste primeiro trimestre.
O júri é formado por fotógrafos profissionais e especialistas do campo dos países da América do Sul. A melhor foto sobre agricultura, na categoria Profissionais, leva o Grande Prêmio, no valor de R$ 15 mil. Os fotojornalistas concorrem também ao Prêmio Especial Máquinas, no mesmo valor. Na categoria Aficionados, o Grande Prêmio para imagens da agricultura sul-americana receberá R$ 5 mil.
Cristina Serra começou a fazer parte do time de agenciados da Agência Aspas e Vírgulas. Com mais de 30 anos de atuação, sendo mais de 25 na Rede Globo, em que foi repórter, apresentadora e correspondente internacional em Nova York, Cristina também passou por Veja, Jornal do Brasil e GloboNews, além de ter participado da criação do canal de YouTube MyNews.
A agência será responsável pelo posicionamento da autora e de suas obras na imprensa, além de eventos e palestras ligados à sua carreira como escritora. Ela está disponível para entrevistas, palestras e eventos literários. Contatos pelos imprensa@aspasevirgulas.com.br e 11-2021-4036.
O Instituto Reuters, baseado na Universidade de Oxford, está com inscrições abertas até 11/2 para jornalistas que desejem se aprimorar no Reino Unido, com bolsa integral. O programa Journalist Fellowship exige que o candidato tenha pelo menos cinco anos de experiência jornalística e escreva em inglês com nível suficiente para publicação. Candidatos que não têm o inglês como língua materna devem comprovar proficiência com certificados emitidos pelas instituições credenciadas (como o IELTS).
Os
participantes terão um supervisor e produzirão uma tese de pesquisa a ser
publicada e promovida pelo Reuters Institute. Durante o período de estudos,
participarão de seminários, intercâmbio com profissionais de vários países e
visitas a organizações de mídia. Mais detalhes no link.
O ano começa com boas novas tanto para o tradicional rádio como
para os smart speakers (assistentes
digitais), bebês favoritos da mídia digital. Um estudo da consultoria
Delloite divulgado na semana passada apontou duas grandes tendências para 2019:
o crescimento no uso dos assistentes digitais conectados à internet,que
devem alcançar uma base instalada de 250 milhões de unidades no mundo, e
um aumento nas receitas publicitárias do rádio.
Os dados fazem parte da 18ª edição do TMT Predictions. O relatório é baseado em pesquisas feitas
pela própria Delloite, por terceiros e também entrevistas e conversas com
especialistas.
Rádio: menos afetado pelas tecnologias digitais – O aumento previsto das receitas do
rádio é de apenas 1%. Não é tanto assim. Considerando que os demais meios
tradicionais têm visto o faturamento cair ao longo dos anos, porém, a notícia é
digna de nota.
Segundo Paul Lee,
diretor-geral de Pesquisa de Mídia, Tecnologia e Telecomunicações da Delloite,
o rádio deverá ser uma exceção em um cenário de profunda transformação causada
pelos meios digitais, e pode acabar não sendo dramaticamente afetado por eles
como outros meios.
Lee afirma que o rádio está cada vez mais vivo em todas as faixas
etárias, com quase três bilhões de ouvintes (frequência mínima de uma vez por
semana) em 2019. E sustenta que o temor de que ele seria suplantado pelo vídeo
ou pelo streaming não está se confirmando na prática. Leva vantagem,
segundo ele, porque pode ser ouvido enquanto a pessoa faz outras atividades. E
vai além: mantido esse ritmo, a aposta é de que a audiência do rádio supere a
da TV em 2050
A Delloite prevê que a receita global do rádio deve superar os 40
bilhões de dólares em 2019. O Reino Unido é o quinto maior mercado publicitário
desse meio. Os Estados Unidos são os maiores, disparados. A Alemanha ocupa a
segunda colocação.
Smart speakers
Smart speakers: a TV do futuro? – O relatório da Delloite indica que
os veículos de comunicação que desenvolvem produtos para assistentes digitais estão no caminho
certo. Eles serão os aparelhos conectados à internet com maior crescimento em
2019.
A previsão é de que sejam vendidas pelo menos 164 milhões de
unidades pelo mundo só este ano. As vendas globais atingirão 5,6 bilhões de
libras, num crescimento vertiginoso de 63% em relação ao ano passado.
Aqui no Reino Unido, 12% dos adultos (6,2 milhões de pessoas) já
tinham acesso a eles até meados de 2018 – sem contar ainda as vendas do Natal,
em que despontaram como objeto de desejo. Na China o percentual chega a 22%, e
nos Estados Unidos, 19%, de acordo com a consultoria.
A previsão da Delloite é arrojada. Por enquanto,os smart
speakers ainda figuram em sétimo lugar entre os equipamentos digitais
utilizados pelos consumidores. Mas a consultoria projeta que a demanda por eles
será maior do que por smartphones.
Aposta que os aparelhinhos em breve estarão instalados em todos os quartos das
casas, hotéis, escritórios, escolas e até mesmo ao lado de cada leito de um
hospital.
Os ventos podem tornar-se ainda mais favoráveis com o
aprimoramento da tecnologia de reconhecimento de voz e com o aumento da oferta
de aplicativos. Isso sem falar no desenvolvimento de soluções melhores para
tradução, já que hoje os maiores consumidores são os países de língua inglesa.
Esse desenvolvimento permitirá que mercados que falam outros idiomas – como o
Brasil – tenham acesso a conteúdos globais, fazendo crescer exponencialmente a
necessidade de ter um deles por perto.
A preocupação com o pouco espaço que a literatura tem nos grandes jornais, sobretudo para divulgação de eventos e críticas, foi o estopim para a criação do portal LiteralMente,Uai. Suprir a necessidade de se falar sobre literatura em Belo Horizonte e região metropolitana foi a proposta do portal. Criado pela jornalista Elis Souza, o foco principal está na literatura, mas também abre espaço para séries, filmes, novelas e outros conteúdos especiais.
Elis conta que o portal divulga resenhas literárias
sobre todos os gêneros, novidades, reportagens especiais, curiosidades
literárias e agenda de eventos, atualizadas diariamente: “Para valorizar a literatura nacional, todo
mês apresentamos um autor brasileiro, entrevistamos e divulgamos os seus livros
com resenhas. Importante destacar que temos aberto espaço para divulgação de
textos de seguidores. Pessoas que escrevem, muito bem inclusive, e que não
tinham espaço para divulgar”.
Com carreiras em outras áreas, atualmente são 11
colaboradores fixos, entre jornalistas, analistas de marketing e poetas, cujos
fins de semana ficam invariavelmente exclusivos ao portal. Como consequência
desse esforço, em um ano o portal já registra marcas expressivas no Google,
considerando inclusive a ausência de patrocínio. “Até 31 de dezembro tivemos
42.035 visitantes únicos no site em mais de 50.913 sessões abertas”, informa
Elis. “São 893.108 impressões no Google. A busca orgânica, vinda das técnicas
de SEO aplicadas no site, trouxeram, além das impressões, 33.347 acessos resultantes
de cliques na busca, sendo, ao todo mais de 83 mil acessos”. Segundo ela, há
inclusive registro de acessos de pelo menos 80 países, que já somam mais de
seis mil.
O portal mantém parcerias com diversas editoras,
além do site CulturalizaBH e da Espaço Z, agência especializada em
entretenimento, que atua na divulgação de filmes e garante ingressos para
estreias e pré-estreias exclusivas, que são repassadas aos seguidores por meio
de quizes e brincadeiras nas redes
sociais. Mensalmente, são realizados sorteios de livros no Instagram para maior
envolvimento nacional.
“Queremos contar as histórias das pessoas que têm
amor pela literatura, se dedicam de corpo e alma e, por isso, todas as matérias
são especiais, de uma certa forma”, destaca Elis. “Cito três que, quando
terminamos de escrever, deixaram aquele sentimento de ‘as pessoas precisam
saber disto’: Livraria Bantu, Clube do Livro BH e No meio do caminho tinha uma livraria”.
Thomas Traumann conversa no podcast Rio Bravo sobre seu livro O pior emprego do mundo, de 2018, pela editora Planeta. Ali, ele apresenta as trajetórias de 14 ministros da Fazenda – e os bastidores das decisões que econômicas que mudaram o Brasil nos últimos anos.
Na entrevista, além de destacar os desafios que se impõem aos ocupantes no cargo de ministro da Fazenda, Traumann realça a importância de pensar a longo prazo: “Se o ministro não tem poder, no fundo, ele está pensando em sobreviver”.
Em outra passagem da entrevista, ao comentar a presença do então
ministro Joaquim Levy no segundo mandato de Dilma Rousseff (2015-2016),
Traumann ressalta a falta de compreensão do núcleo do governo em relação ao
ajuste fiscal: “Na época, dentro do governo não havia um convencimento claro da
necessidade do ajuste. Na gestão Levy, todo mundo se lembra de o ministro ir conversar
com os deputados e senadores sozinho”.
Djalma Cordeiro (djalmacnt@gmail.com) permanece na assessoria da segunda legislatura do deputado Rafael Prudente (MDB) – agora como presidente da Câmara Legislativa do DF. Contatos pelos 61- 3348-8220 / 8226 ou 999-618-011.
ESIP Responsive Consulting oferece às empresas de comunicação das Américas um serviço de busca de respostas às questões que mais preocupam a indústria. Eduardo Tessler, do Mídia Mundo, é o coordenador
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que reúne 1.300 empresas de comunicação das Américas do Sul, Central e do Norte, está lançando um projeto de apoio aos membros: a SIP Responsive Consulting. A ideia é facilitar um momento de reflexão sobre os problemas internos dos sócios, buscando soluções adequadas e um caminho para o crescimento. Para criar o serviço, a entidade partiu do princípio de que a transformação da indústria a partir da digitalização e da mudança de comportamento da audiência exige um novo plano de ação para reforçar a qualidade do jornalismo e a busca de novas receitas.
“Vimos que os problemas dos nossos sócios eram muito semelhantes, mas com algumas particularidades que não poderiam ser resolvidas apenas com seus executivos assistindo a palestras em nossas reuniões”, observa Ricardo Trotti, diretor-executivo da SIP. A solução, então, foi buscar um novo serviço da associação, unindo especialistas de vários países – muitos deles trabalhando regularmente em veículos membros. Para organizar a consultoria, a entidade convidou o brasileiro Eduardo Tessler, que há mais de 15 anos atua em consultorias de mídia como a Innovation Media e o Mídia Mundo – do qual é sócio-diretor.
Tessler já era presença constante nos encontros da SIP, por isso a escolha. A primeira missão do brasileiro foi identificar especialistas nos mais variados temas do dia-a-dia de uma empresa de comunicação. “Consegui atrair para o grupo o editor-chefe do jornal líder da Colômbia, o maior especialista em estratégia digital da Espanha, a diretora de redes sociais de uma importante cadeia de TV dos EUA e ainda um dos melhores designers de jornal do mundo”, comemora Tessler. O grupo de consultores já conta com 15 profissionais, acionados de acordo com a natureza de cada projeto.
A SIP Responsive Consulting será lançada oficialmente na reunião da que a SIP realizará de 29 a 31/3, em Cartagena (Colômbia). Mas o serviço já está disponível em fase beta – segundo Tessler, já há três solicitações em andamento. A iniciativa está ligada ao Instituto de Imprensa da entidade, cujo objetivo é melhorar o desempenho dos membros.
“A metodologia desse projeto de consultoria é a de muita busca de informação através de documentos, entrevistas e vivência no veículo, análise, troca de ideias e, ao final, construção de um Plano de Ação para resolver o que não está adequado”, diz ele. “Tudo isso de forma rápida, entre dois e cinco dias – dependendo do tamanho da empresa. A aplicação desse Plano de Ação – depois de aprovado e pactuado – já passa a ser Fase 2 do projeto, com outros prazos”
Apesar de assumir a coordenação do projeto, Tessler segue em paralelo com seu projeto próprio de consultoria, com o Mídia Mundo.
Aos 79 anos, mais de 50 deles dedicados ao jornalismo, Ivette Brandalise voltou com seu programa de entrevistas. Distante das câmeras e do microfone desde meados de 2018, ela agora integra a webradio Salve Sintonia, coletivo formado por profissionais com passagens pela FM Cultura.
Na nova emissora, Ivette apresenta As músicas que fizeram sua cabeça – mesmo título do programa que fazia na Cultura até ser dispensada da Fundação Piratini –, sempre ao meio-dia dos sábados e com reapresentação aos domingos, às 18 horas.
Ivette teve
passagens por veículos como TV Gaúcha, Diário de Notícias, Folha de Manhã, TV
Difusora e TV Guaíba. No final dos anos 1980 ingressou na TVE, onde liderou por
mais de 20 anos o programa Primeira
Pessoa. Na FM Cultura, também seguiu nas entrevistas para contar histórias.
Estão abertas até 7/2 inscrições para as oficinas de rádio e fotografia do Projeto Conectados. Os cursos são gratuitos, com 30 vagas para o curso de rádio, 30 para locução esportiva e 14 para fotografia. As oficinas têm um ano de duração e são responsabilidade da Fundação Nossa Senhora do Ipiranga (Funsai).
O curso de rádio começa em 19/2, com aulas duas vezes na semana. Os alunos vão aprender técnicas de locução AM e FM, sonoplastia, produção e texto etc.
O curso de locução esportiva começa em 21/2 e vai abordar entrevistas, técnicas de locução, transmissão ao vivo e elaboração de matérias. No final, os alunos participarão de uma etapa do Paulista de Beach Soccer. As aulas serão às quintas e aos sábados.
Os alunos de fotografia terão aulas às quartas-feiras. O programa inclui introdução à fotografia digital, tratamento de imagem, iluminação, foto com celular ou câmera compacta e noções de publicidade.