A Imagem Corporativa lançou na última semana o
podcastO
Brasil visto de fora e outras conexões, produzido por Caio
Blinder (Manhattan Connection/GloboNews), de Nova York,
especialmente para a agência. Ele será enviado todas as semanas
prioritariamente a uma lista de profissionais de relacionamento da empresa e em
seguida colocado no site e redes sociais da IC.
O podcast vem se juntar a duas outras plataformas proprietárias de conteúdo da agência: Scandinavian Way, que tem como foco temas de negócios, inovação e sociedade dos países escandinavos; e Associações Hoje, que aborda assuntos de interesse de entidades empresariais que representam setores diversos e enfrentam o desafio de exercitar sua representatividade em um ambiente de mudanças.
Segundo a Imagem Corporativa, a complexidade do ecossistema da comunicação foi o que a levou a ampliar a produção de conteúdos exclusivos destinados a valorizar sua relação com clientes e parceiros.
Um ano depois de o Diário de S.Paulo ter deixado de circular, os funcionários e prestadores de serviços seguem aguardando uma definição sobre o pagamento de salários atrasados, verbas rescisórias, recolhimento de FGTS e outros benefícios. A informação foi dada a este J&Cia por Guilherme Gomes, ex-diretor de Redação do jornal.
A última edição do DSP circulou em 23/1/2018, quando todos os funcionários foram pegos de surpresa com a interdição judicial da sede, localizada na av. Marquês de São Vicente. Eles tiveram dificuldade até para pegar os seus pertences. Segundo Guilherme, um fotógrafo ficou dois meses com seu equipamento pessoal preso. Aconteceu o mesmo com o carro particular de um prestador de serviço.
A diretoria do jornal teria dito aos funcionários que estava tomando as medidas cabíveis para obter uma liminar contra o pedido de falência, mas, de acordo com Guilherme, ainda não conseguiu reverter a decisão.
Os colunistas de tênis do Globo.esporte.com – João Victor Araripe e Thiago Quintella – acabam de estrear vídeo do novo projeto Dupla falta.
São pequenos pods com comentários sobre Grand Slams e Masters 1000 ao longo de 2019. O primeiro trata dos favoritos no Australian Open, que começou esta semana e vai até 27/1. Pode ser acessado no link.
Verônica Machado começou o ano implantando o projeto Clube de Realizadores, que tem por finalidade ajudar jornalistas a descobrir novas possibilidades na profissão e realizar projetos e negócios na internet.
Ela, que foi repórter do Correio Braziliense, além de ter tido diversas iniciativas de negócios, explica que o Clube é composto de um grupo online de apoio a profissionais com os seguintes propósitos: auxiliar quem quer colocar projetos no ar mas não sabe dar o primeiro passo; tem um projeto ou negócio e quer crescer com presença digital; está sem rumo mas gostaria de inspiração para empreender; ou para aqueles que têm ideias demais e precisam de foco. “Meu objetivo para 2019 é servir o máximo de pessoas com minhas habilidades. É um modelo de assinatura que custa R$ 37 por mês. Todos os que tiverem vontade de concretizar projetos na internet são bem-vindos”, diz Verônica (veronica@jornalista30.com.br e @veronica.machado). J&Cia conversou com ela sobre o empreendimento.
Jornalistas&Cia– Você vem atuando no segmento de mídias
digitais há um tempo. Como nasceu essa ideia? Já ministrou outros cursos?
Verônica Machado – Atuo
nessa área há quatro anos. Ultimamente trabalhei com jornalistas que desejavam
enxergar novas possibilidades na profissão. Percebi que, por mais cursos online
que compre ou eventos motivacionais a que vá, nada ajuda mais a fazer o que
precisa ser feito do que a necessidade e compromisso com outras pessoas, do que
estar em comunidade. Tenho três cursos de empreendedorismo para comunicadores,
além de ministrar palestras e ajudar na concretização de 70 projetos de
jornalistas no Brasil e no exterior. Agora veio o Clube, criado para ajudar
quem precisa de acompanhamento constante e motivação nos projetos.
J&Cia – Como funciona o Clube na prática?
Verônica– Temos
encontros online semanais para eliminar dúvidas, encontrar soluções e buscar
ideias. Além disso, teremos um grupo de leitura, mentorias e outros.
J&Cia – Quais foram esses cursos? E no que diferem do Clube?
Verônica– Tudo
começou em 2014 com o blog Jornalista 3.0. Em seguida, criei os
cursos de apoio e motivação a projetos direcionados para profissionais de
comunicação. Hoje já são mais de 300 jornalistas atendidos.
J&Cia – Como os jornalistas vêm respondendo a essa iniciativa? E quanto
a você, tem percebido bons resultados nesse empreendimento em nível pessoal?
Verônica – Sim,
os jornalistas vêm se aprimorando e buscando novas ideias no empenho da
profissão. E eu encontrei minha missão nesse trabalho. Além de ajudar colegas,
eu me aprimoro e reciclo meus conhecimentos.
Profissionais de diversas categorias que foram demitidos e não receberam as verbas rescisórias da Editora Abril compartilham em vídeo o relato das agruras que estão vivendo desde agosto, quando a empresa anunciou o corte de 804 funcionários.
Outros cerca de 200 freelances também foram afetados, dispensados sem receber pelos serviços prestados. Veja aqui .
A Rádio Metrópoles FM lançou o Bike Repórter, com Afonso Morais, de 45 anos, que já atuou em vários veículos da cidade, abandonou o carro há cinco anos, pedala 80 km por dia e diz ser “ciclista por paixão e jornalista por profissão”.
Para Toninho Pop, diretor da rádio, a ideia do projeto foi do próprio Afonso. Aproveitando a novidade, a rádio lançou uma promoção: quem fotografar Afonso pedalando em uma das vias do DF e enviar para o WhatsApp da emissora ganhará prêmios. O número é 61-982-201-041.
Com a proposta de inspirar e capacitar profissionais para atuação na indústria do entretenimento, o curso de extensão Master Class Planeta Atlântida já recebe inscrições. As aulas unem a qualidade acadêmica da PUCRS com a expertise do Grupo RBS, e vão permitir que os participantes vivenciem a produção do Planeta Atlântida, um dos maiores festivais de música do Brasil, que a RBS realiza.
A capacitação nos dias 29 de março (sexta-feira), das 13h30 às 22h30, e 30 de março (sábado), das 8h às 14h30. São 30 horas de duração e os alunos recebem um certificado. O curso é dirigido a produtores de eventos, profissionais de comunicação, audiovisual, marketing e demais interessados na área de produção de grandes eventos.
O
bloco Imprensa que eu gamo aproveitou
o grito de Carnaval dos blocos do Rio, no dia 6/1, para convocar os que desejarem concorrer com samba para o
desfile deste ano. O tema é livre e a única exigência é a presença de um
jornalista entre os compositores. As inscrições podem ser feitas pelo imprensaqueeugamo@gmail.com e basta
enviar os nomes dos autores até o último minuto do dia 11 de fevereiro.
O calendário
para 2019 tem, no dia 12/2, a escolha do samba no Baródromo (rua do Lavradio,
163, no Centro). E no dia 16/2, um sábado, desfile triunfal pelas ruas de
Laranjeiras.
Uma resolução da diretoria da Abracom determinou a criação da diretoria estadual de São Paulo, destinada a organizar a agenda dos associados paulistas.
A escolha do representante do Estado na diretoria nacional será feita em plenária marcada para 29/1, das 17h às 18h, no auditório do Centro Cultural B_Arco (rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, em Pinheiros). Outras informações com Nicole Contier pelo 11-3079.6839 ou eventos@abracom.org.br .
Gustavo Manso de Pádua (marketing da TPA, esq.), Clayton, Denize e Mauro Teixeira Pinto (diretor da TPA)
Gustavo Manso de Pádua (marketing da TPA, esq.), Clayton, Denize e Mauro Teixeira Pinto (diretor da TPA)
A TPA Empreendimentos firmou parceria com A Vida no Centro, startup de informação e impacto social no Centro de São Paulo, para a produção de conteúdo com dicas sobre a região. O acordo prevê também apoio à plataforma, que produz reportagens sobre cultura, lazer, bares e restaurantes.
Para Denize Bacoccina, cofundadora da startup, “o projeto com a TPA surge para
que mais pessoas conheçam a aproveitem esse novo momento do Centro”. E segundo Clayton Melo, também cofundador da startup, “a tendência de esvaziamento da
região já foi revertida, num processo que tem reflexos em diferentes setores da
economia, principalmente no de serviços e imobiliário”. Ele diz que, só para
dar uma ideia, entre
2014 e 2017, cerca de 18% dos lançamentos imobiliários ocorreram no Centro,
enquanto em 2009 a região respondia por apenas 3%, conforme dados da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.