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segunda-feira, dezembro 15, 2025

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Érica Ceolin é a nova diretora de Comunicação do Senado

O presidente do Senado Davi Alcolumbre nomeou em 6/9 Érica Ceolin para ocupar a Diretoria da Secom no lugar de Angela Brandão, que deixou o cargo há pouco. Érica destacou entre suas metas no posto a incorporação de novas tecnologias e de linguagem da era digital à Secom, dando continuidade ao trabalho em andamento de tornar a informação legislativa mais atraente e compreensível ao cidadão. Servidora pública, ela ultimamente trabalhava na assessoria de imprensa da Presidência do Senado.

“Eu tenho o DNA da Secom”, diz. “Voltar para cá é um reencontro com amigos e profissionais. Tenho certeza de que, juntos, faremos um grande trabalho em equipe. Nossas demandas e nossos desafios serão tratados em conjunto, ouvindo todos os veículos. Que o nosso dia a dia possa ser vivido não só com produtividade, mas também com satisfação. Minha sala estará sempre aberta para quem quiser trocar uma ideia”.

Secretário de Embu das Artes (SP) ameaça jornalista

Adilson Oliveira, do portal Verbo Online, sofreu ameaças do secretário de Serviços Urbanos de Embu das Artes (SP) Celso Vasconcelos, após tê-lo questionado sobre a compra de sacos de lixo com o símbolo da pasta que chefia, com custos três vezes maiores do que os sem logomarca.

O portal Verbo Online publicou uma reportagem sobre o caso em questão. Adilson Oliveira entrou em contato com Celso Vasconcelos para ouvir a versão dele sobre o episódio, mas o secretário o atacou e ameaçou via mensagens de WhatsApp, com ofensas pessoais.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou as atitudes do secretário e defendeu Adilson afirmando que “sem uma imprensa livre e crítica, é a democracia e a sociedade que perdem”.

Agência Brasil ganha editoria de esportes

A Agência Brasil, da EBC, tem agora uma nova editoria para os esportes. Além da tradicional cobertura de temas como política, economia, educação e saúde, os leitores vão poder acompanhar os destaques dos esportes mais populares no País.

Noemi Vieira, gerente executiva de Telejornalismo e Esportes, diz: “O foco será o esporte brasileiro: nossos atletas, treinadores e o trabalho por trás das conquistas em competições nacionais e internacionais”.

A produção esportiva da Agência será integrada à cobertura realizada em outros dois veículos da EBC: Rádio Nacional e TV Brasil. Dessa forma, as matérias terão um formato multimídia, com textos, áudios e vídeos, oferecendo assim um conteúdo mais completo para o internauta.

Além das reportagens factuais, a nova editoria vai contar com textos assinados por colunistas. Inicialmente serão quatro colunas fixas: às segundas-feiras, William Douglas vai escrever sobre esporte paralímpico; às terças, Sérgio du Bocage vai falar de futebol; às quintas, Guilherme Neto abordará os esportes eletrônicos; e toda sexta-feira, Igor Santos trará as novidades sobre o basquete.

Guilherme avalia que a cobertura de esportes eletrônicos por uma agência de notícias é inovadora e pode atrair um público jovem: “Os jogos eletrônicos costumam ser a porta de entrada para muitos assuntos, e podem ser um diferencial interessante para a Agência Brasil. O jornalismo especializado no Brasil ainda é restrito, e eu desconheço alguma agência de notícias em nosso país e até no mundo que aborde isso com mais profundidade”.

Sérgio, que apresenta na TV Brasil o programa esportivo No mundo da bola, promete uma coluna ampla, que tratará de assuntos que vão além dos jogos de futebol da semana: “O futebol, atualmente, é uma indústria, um grande negócio, em que a paixão permanece, mas que abrange outras áreas, incluindo a econômica. O objetivo é entregar um produto diferente, com curiosidades, histórias e, por que não, bom humor”.

Solange Fusco lança a 4Trust

Solange Fusco

Depois de meses de planejamento, foi lançada oficialmente a 4Trust Comunicação Estratégica, agência com foco em Comunicação Corporativa e Relações Públicas que tem entre seus fundadores Solange Fusco ([email protected] e 41-3121-0440), ex-diretora de Comunicação Corporativa para a América Latina do Grupo Volvo.

“Chegamos com o propósito de promover maior diálogo entre as empresas e os stakeholders para construir, fortalecer e proteger suas marcas”, destaca Solange. “Nosso grande diferencial é o profundo conhecimento do universo corporativo e a crença de que as empresas precisam mudar seu discurso. O modelo de comunicação unidirecional e impositivo não existe mais. As marcas devem conectar seus valores aos dos consumidores”.

Com sede em Curitiba, mas com atuação nacional e internacional, a agência tem entre seus sócios os administradores Alessandra Buiar e Savio Moreira, e o suporte de Dante Lago, também com passagem pela Volvo, entre os diretores.

Prêmio Abear de Jornalismo encerra inscrições em 20/9

Termina em 20/9 o prazo para concorrer à sétima edição do Prêmio Abear de Jornalismo. Promovida pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a iniciativa estimula, reconhece e valoriza matérias jornalísticas sobre a aviação comercial brasileira, e distribuirá R$ 48 mil em prêmios nesta edição.

Dentre as novidades deste ano, a categoria especial Asas do Bem, lançada na última edição da premiação para destacar o transporte gratuito de órgãos para transplante realizado pelas companhias aéreas, passa a se chamar Asas do Bem e Responsabilidade Social. A categoria é voltada para trabalhos que abordam, além do transporte de órgãos, ações realizadas ou apoiadas pela aviação comercial nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, acessibilidade, moradia, meio ambiente e sustentabilidade.

A sétima edição do concurso também conta com as tradicionais categorias Experiência de voo; Competitividade, Cargas, Inovação e Sustentabilidade; e Imprensa setorizada, além do Prêmio Imprensa Regional, que reconhece veículos e jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O melhor trabalho dentre todos os inscritos também será contemplado com o Grande Prêmio Abear de Jornalismo.

Podem concorrer matérias veiculadas no período de 1º de outubro de 2018 a 20 de setembro de 2019. Em seis edições, o prêmio recebeu mais de 700 inscrições de 23 Estados e Distrito Federal e premiou mais de 30 profissionais. A cerimônia de premiação será em novembro, em Brasília. Mais informações e inscrições no link.

Heródoto Barbeiro e Udo Simons lançam livro Jornalismo para Leigos

Heródoto Barbeiro (editor-chefe e âncora do Jornal da Record News) e Udo Simons (ex-CBN e Correiro Braziliense) escreveram o livro Jornalismo para Leigos (Alta Books), abordando a ética na profissão, mudanças no setor ao longo dos anos, a importância e influência da tecnologia na área, desafios e obstáculos, entre outros temas relacionados ao jornalismo como um todo.

Com a visão de quem atua na área, Herótodo e Udo oferecem ao leitor uma análise da profissão na era da tecnologia e da internet, com dicas para quem pretende ingressar na profissão e debatendo o papel do jornalismo em tempos de desconfiança e fake news. “Escrevemos de maneira que o assunto gere interesse na maior quantidade de pessoas. Fizemos o texto como uma reflexão para esses dias de tanta polaridade de opiniões e um momento no qual o jornalismo tornou-se alvo de desconfiança”, explica Udo.

Mais informações no site da editora.     

Opinião: Para onde vai a comunicação corporativa?

* Por Rosangela Ribeiro

Rosangela Ribeiro

No mundo da comunicação, um dos mais frequentes comentários é a sua transformação. Desde os veículos de comunicação, passando pelas agências, até como consumimos informações. E o que mais contribuiu para esta revolução é a tecnologia digital.

Com a digitalização cada vez mais presente, a forma como fazemos comunicação vem mudando dia a dia. Novas ferramentas e plataformas começam a fazer parte das estratégias de comunicação, cada vez mais multidirecional. Conteúdos qualificados chegam para mais stakeholders, mais rapidamente, mais completos, mais assertivos, mais atraentes, fácil de manusear e transmitir.

Temos que entender o comportamento dos nossos públicos estratégicos, desenvolver conteúdos significativos para eles, identificar as melhores formas de encontrá-los, envolvê-los e, por último, medir os resultados dessa interação. Sem esquecer que as estratégias têm que levar em conta, cada vez mais, três itens de extrema importância: colaboração, interação e experiência.

Tão importante quanto produzir, é perceber que vários públicos podem ser impactados pelo mesmo conteúdo relevante, escolhendo canais diferentes para cada um deles. A tecnologia digital vem para agregar nesse sentido, com possibilidades mais amplas. Com diversos formatos e distribuições assertivas, conseguimos potencializar a comunicação de forma inteligente para os públicos de interesse, criando reputação positiva, disseminando confiança, credibilidade, conhecimento e propósito.

A utilização estratégica da tecnologia na comunicação trará resultados significativos para as marcas. O importante é escolher as mais adequadas entre as várias opções que o mundo digital oferece, para chegar e fazer a diferença para os seus públicos de interesse.

As pessoas, e em especial os brasileiros, estão cada vez mais conectadas. Num País com uma população de cerca de 210 milhões de habitantes, 139,1 milhões estão conectados à Internet e 130 milhões são usuários das redes sociais digitais, de acordo com números mais atualizados obtidos em várias fontes da Internet. O Facebook é a rede mais acessada mundialmente, com cerca de 2,23 bilhões de usuários; seguido pelo YouTube, com 1,9 bilhão de usuários; WhatsApp, 1,5 bilhão; Instagram, 1 bilhão; LinkedIn, 600 milhões; e Twitter, 335 milhões.

No Brasil, passamos cerca de 9,14 minutos por dia na Internet, sendo 89% via celular. Nosso país é o terceiro mais ativo no Facebook, perdendo apenas para Estados Unidos e Índia. Por aqui, são 130 milhões de brasileiros ativos no Facebook; 120 milhões no WhatsApp; 98 milhões no YouTube; 57 milhões no Instagram; 30 milhões no Twitter; e 29 milhões no LinkedIn. A grande presença dos brasileiros nas redes sociais mostra o caminho de oportunidade de comunicação para as marcas.

De acordo com um estudo realizado pelo Comunique-se e Tracto, Facebook e Twitter são redes em queda de usuários no Brasil. Já YouTube, Instagram e WhatsApp estão no pico. Enquanto LinkedIn e ferramentas/plataformas como webinar, podcast e ebook, em crescimento de uso. Segundo o mesmo estudo, os conceitos de distribuição de conteúdo mais em alta são os SEO e os content, influencer e inbound marketing.

Na estratégia de comunicação das marcas é importante entender quais conteúdos, ferramentas, plataformas e canais se conectam melhor com seus públicos. Alguns movimentos no mundo da comunicação se destacam como, por exemplo, o consumo de vídeos no Brasil. Considerados os reis do conteúdo, principalmente os curtos, os vídeos são cada vez mais usados para contar histórias e engajar o público de interesse. A previsão da Ofcom, agência reguladora de telecomunicações do Reino Unido, é que, em 2020, as pessoas passarão 84 minutos por dia assistindo a vídeos online. Os stories e as lives disputam a atenção dos consumidores, e ganham força a cada dia.

As gerações demandam mais por histórias reais. Com isso, o conceito storytelling conquista cada vez mais peso. A comunicação por voz é outro movimento que cresce sem precedentes. O uso dos podcasts aumenta, e eles se popularizam. Na plataforma da Apple, há aproximadamente 550 mil podcasts ativos em todo o mundo. Pelo menos uma vez por mês, 73 milhões de pessoas ouvem podcasts nos Estados Unidos.

Outro olhar importante é para o marketing de influência, que cresce fortemente no Brasil, principalmente nos micros, nanos e nichos de influenciadores. O consumidor brasileiro valoriza as recomendações individuais e buscam por mensagens autênticas e conversas transparentes.

O conteúdo será cada vez mais influente e inteligente, com a tecnologia ganhando cada vez mais importância. Conceitos como realidade virtual e aumentada e inteligência artificial estarão ainda mais presentes nas estratégias de comunicação. Os dados, com resultados reais e mensuráveis, que gerem retorno sobre investimento (ROI), são outra demanda crescente. O feeling somente não se justificará. Medir para fazer e o que for feito será mandatório.

Muitas mudanças ainda vêm pela frente, de maneira muito rápida e transformadora. A comunicação corporativa poderá ir para vários caminhos, e simultaneamente. Atenção redobrada e aprendizado constante.

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* Rosangela Ribeiro é sócia-diretora do Grupo Printer de Comunicação

Experiência de Audálio Dantas como parlamentar vira livro

Livro narra a trajetória do Deputado Federal Audálio Dantas

Consagrado por seu trabalho como repórter, escritor, líder sindical e defensor dos direitos humanos, e principalmente por seu papel como presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP na época do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, pela ditadura militar brasileira, Audálio Dantas (1929-2018) também teve sua carreira marcada por uma breve, porém intensa, passagem pela política.

Convidado pelo então MDB – Movimento Democrático Brasileiro (único partido de oposição legal ao regime militar, no bipartidarismo), Audálio disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de novembro de 1978, e apesar da total falta de recursos e de não ter nenhuma base partidária, elegeu-se com mais de 50 mil votos.

Os quatro anos que passou na Câmara, entre 1979 e 1983, foram dedicados à defesa dos direitos humanos e dos trabalhadores, numa fase em que o Brasil tinha dezenas de presos políticos, lutava-se (e conquistou-se) a anistia para os exilados, e aconteceu a reforma partidária que extinguiu o MDB e a Arena e deu lugar ao pluripartidarismo.

Antonio Barbosa Filho

A história desse período está agora retratada em Audálio, deputado, de Antonio Barbosa Filho ([email protected]), que foi secretário de gabinete de Audálio e amigo dele até o fim da vida. A obra faz um registro sobre a importância da atuação do parlamentar numa fase de transição democrática. “É uma obra fundamental, inclusive para entendermos a semelhança com o atual momento que o Brasil terá que viver novamente para superar o atual estado de anomalia institucional, que, se não pode ser taxado de ditadura, tampouco é uma plena democracia”, destaca o autor.

A obra está disponível para venda na Amazon.com.br e em 26 de setembro haverá uma sessão de autógrafos em São Paulo, a partir das 19h, no Centro Barão de Itararé (rua Rêgo Freitas, 454).

Digital Media Latam 2019 divulga finalistas

A WAN-IFRA (sigla em inglês para Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias), divulgou nesta segunda-feira (9/9) os finalistas do Prêmio Digital Media Latam 2019. Ao todo, foram 120 projetos apresentados, de 45 publicações, representando 12 países, com destaque para a Argentina, com finalistas em todas as categorias. Já o Brasil, aparece com seis indicações nas categorias regulares, além de quatro indicações ao Especial de Melhor Projeto de Jornalismo Digital.

O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação serão realizados no Rio de Janeiro, durante a conferência Digital Media Latam 2019, que acontecerá de 11 a 13 de novembro.

Confira os indicados:

Melhor Site ou Serviço Móvel de Notícias

  • El Debate, México
  • GaúchaZH, Brasil
  • La Nación, Argentina

Melhor Site ou Serviço Móvel de Estilo, Entretenimento e/ou Esportes

Melhor uso de Vídeo Online (incluindo RV)

  • Cazatormentas en Córdoba, La Voz del Interior, Argentina
  • Cucinare, el desafío de crear comunidad alrededor del video multiplataforma, Artear, Argentina
  • Sobrevivientes, Revista Plan V, Equador

Melhor Visualização de Dados

  • ARA San Juán, detalles inéditos del viaje final, La Nación, Argentina
  • Especial las 1000 Voces del Aborto, Clarín, Argentina
  • La gran travesía a la luna, El Tiempo, Colômbia
  • Los cuadernos de las coimas, La Nación, Argentina

Melhor Start-Up Digital de Notícias

  • Agência Pública, Brasil
  • Aos Fatos, Brasil
  • Red/Acción, Argentina
  • VíaPaís: Red Inteligente de Noticias Locales, Grupo Clarín, Argentina

Melhor Projeto de Fidelização em Redes Sociais

  • @fatimabot, Aos Fatos, Brasil
  • La apuesta de lo vertical: #TBT y ‘Cultura & Entretenimiento’, El Tiempo, Colômbia
  • Las historias de La Nación en Instagram, La Nación, Argentina

Melhor Projeto de Branded Content ou Publicidade Nativa

  • Construye Bien, El Comercio, Peru
  • #Frontrow, La Nación, Argentina
  • Maestro Parrillero, El Comercio, Peru

Melhor Estratégia de Conteúdo Pago

  • Dynamic funnel, Infoglobo, Brasil
  • El periodismo libre te necesita. Suscríbete a Animal Político. #YoSoyAnimal, Animal Político, México
  • Suscripciones Digitales en un medio regional, La Voz del Interior, Argentina

Melhor Campanha de Marketing Digital para Marcas de Notícias

  • 180 años El Comercio, El Comercio, Peru
  • Argentinos, a campaign to reinforce our brand value, Clarín, Argentina
  • Tenemos todo para escribir un mejor futuro, La Voz del Interior, Argentina

Melhor Projeto de Fidelização de Audiências Jovens e/ou Millennials

  • Bicentenario, 200 años de lo que somos, El Tiempo, Colômbia
  • FayerWayer, OneMetro, Chile
  • Los podcasts de La Nación, La Nación, Argentina

Reconhecimento Especial ao Melhor Projeto de Jornalismo Digital

  • Agência Pública, Brasil
  • Documental: Víctimas del Próvolo, Diario Los Andes, Argentina
  • Dona Socorro, Editora Globo, Brasil
  • Los cuadernos de las coimas, La Nación, Argentina
  • Match Eleitoral, Folha de S.Paulo, Brasil
  • Sobrevivientes, Revista Plan V, Equador
  • This is what an analysis of the presidential candidates’ facial expressions reveals, O Estado de S.Paulo, Brasil
  • To murder in Mexico: Impunity Guaranteed, Animal Político, México

SindJors e Fenaj repudiam decisão de fechar exposição de cartunistas gaúchos

Cartunistas poderão exibir novamente seus trabalhos
Exposição foi marcada por muitos protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro – Crédito: Latuff

O Sindicato dos Jornalistas do RS e a Fenaj repudiaram em nota a posição do vereador Valter Nagelstein (MDB), que pediu o fim da exposição de cartuns Independência em Risco, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra, inaugurada em 2/9, contém críticas ao governo Bolsonaro. 

De acordo com a nota, a “solicitação do vereador emedebista à presidenta do Legislativo da capital, Mônica Leal (PP), imediatamente acatada por ela, é de clara censura e, por isso, absurda e inaceitável”. 

Para a vereadora, não é possível tolerar a presença da exposição na Câmara, pois este seria um espaço voltado para obras de arte, com valores culturais, históricos e não ofensivas. “Nenhum tipo de exposição ofensiva, na minha gestão, vai fazer parte do saguão em frente ao plenário”, destacou. 

Com organização da Grafar, a exposição reúne obras de Edgar Vasques, Santiago, Vecente, DóroEliasAlexandre BeckAlisson AffonsoBierBruno Ortiz, Edu, Eugênio, Gui MoojenHalsKayserKoostelaLatuffNikSchroder e Uberti.

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