O presidente do Senado Davi Alcolumbre nomeou em 6/9 Érica Ceolin para ocupar a Diretoria da Secom no lugar de Angela Brandão, que deixou o cargo há pouco. Érica destacou entre suas metas no posto a incorporação de novas tecnologias e de linguagem da era digital à Secom, dando continuidade ao trabalho em andamento de tornar a informação legislativa mais atraente e compreensível ao cidadão. Servidora pública, ela ultimamente trabalhava na assessoria de imprensa da Presidência do Senado.
“Eu tenho o DNA da Secom”, diz. “Voltar para cá é um reencontro com amigos e profissionais. Tenho certeza de que, juntos, faremos um grande trabalho em equipe. Nossas demandas e nossos desafios serão tratados em conjunto, ouvindo todos os veículos. Que o nosso dia a dia possa ser vivido não só com produtividade, mas também com satisfação. Minha sala estará sempre aberta para quem quiser trocar uma ideia”.
Adilson Oliveira, do portal Verbo Online, sofreu ameaças do secretário de Serviços Urbanos de Embu das Artes (SP) Celso Vasconcelos, após tê-lo questionado sobre a compra de sacos de lixo com o símbolo da pasta que chefia, com custos três vezes maiores do que os sem logomarca.
O portal Verbo Online publicou uma reportagem sobre o caso em questão. Adilson Oliveira entrou em contato com Celso Vasconcelos para ouvir a versão dele sobre o episódio, mas o secretário o atacou e ameaçou via mensagens de WhatsApp, com ofensas pessoais.
Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou as atitudes do secretário e defendeu Adilson afirmando que “sem uma imprensa livre e crítica, é a democracia e a sociedade que perdem”.
A Agência Brasil, da EBC, tem agora uma nova editoria para os esportes. Além da tradicional cobertura de temas como política, economia, educação e saúde, os leitores vão poder acompanhar os destaques dos esportes mais populares no País.
Noemi Vieira, gerente executiva de Telejornalismo e Esportes, diz: “O foco será o esporte brasileiro: nossos atletas, treinadores e o trabalho por trás das conquistas em competições nacionais e internacionais”.
A produção esportiva da Agência será integrada à cobertura realizada em outros dois veículos da EBC: Rádio Nacional e TV Brasil. Dessa forma, as matérias terão um formato multimídia, com textos, áudios e vídeos, oferecendo assim um conteúdo mais completo para o internauta.
Além das reportagens factuais, a nova editoria vai contar com textos assinados por colunistas. Inicialmente serão quatro colunas fixas: às segundas-feiras, William Douglas vai escrever sobre esporte paralímpico; às terças, Sérgio du Bocage vai falar de futebol; às quintas, Guilherme Neto abordará os esportes eletrônicos; e toda sexta-feira, Igor Santos trará as novidades sobre o basquete.
Guilherme avalia
que a cobertura de esportes eletrônicos por uma agência de notícias é inovadora
e pode atrair um público jovem: “Os jogos eletrônicos costumam ser a porta
de entrada para muitos assuntos, e podem ser um diferencial interessante para a
Agência Brasil. O jornalismo especializado no Brasil ainda é restrito, e eu desconheço
alguma agência de notícias em nosso país e até no mundo que aborde isso com
mais profundidade”.
Sérgio, que apresenta
na TV Brasil o programa
esportivo No mundo da bola, promete uma coluna ampla, que tratará de
assuntos que vão além dos jogos de futebol da semana: “O futebol,
atualmente, é uma indústria, um grande negócio, em que a paixão permanece, mas
que abrange outras áreas, incluindo a econômica. O objetivo é entregar um
produto diferente, com curiosidades, histórias e, por que não, bom humor”.
Depois de meses de planejamento, foi lançada oficialmente a 4Trust Comunicação Estratégica, agência com foco em Comunicação Corporativa e Relações Públicas que tem entre seus fundadores Solange Fusco ([email protected] e 41-3121-0440), ex-diretora de Comunicação Corporativa para a América Latina do Grupo Volvo.
“Chegamos com o propósito de promover maior diálogo entre as empresas e os stakeholders para construir, fortalecer e proteger suas marcas”, destaca Solange. “Nosso grande diferencial é o profundo conhecimento do universo corporativo e a crença de que as empresas precisam mudar seu discurso. O modelo de comunicação unidirecional e impositivo não existe mais. As marcas devem conectar seus valores aos dos consumidores”.
Com sede em Curitiba, mas com atuação nacional e internacional, a agência tem entre seus sócios os administradores Alessandra Buiar e Savio Moreira, e o suporte de Dante Lago, também com passagem pela Volvo, entre os diretores.
Termina em 20/9 o prazo para concorrer à sétima edição do Prêmio Abear de Jornalismo. Promovida pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a iniciativa estimula, reconhece e valoriza matérias jornalísticas sobre a aviação comercial brasileira, e distribuirá R$ 48 mil em prêmios nesta edição.
Dentre as novidades deste ano, a categoria especial Asas do Bem, lançada na última edição da premiação para destacar o transporte gratuito de órgãos para transplante realizado pelas companhias aéreas, passa a se chamar Asas do Bem e Responsabilidade Social. A categoria é voltada para trabalhos que abordam, além do transporte de órgãos, ações realizadas ou apoiadas pela aviação comercial nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, acessibilidade, moradia, meio ambiente e sustentabilidade.
A sétima edição do concurso também conta com as tradicionais categorias Experiência de voo; Competitividade, Cargas, Inovação e Sustentabilidade; e Imprensa setorizada, além do Prêmio Imprensa Regional, que reconhece veículos e jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O melhor trabalho dentre todos os inscritos também será contemplado com o Grande Prêmio Abear de Jornalismo.
Podem concorrer matérias veiculadas no período de 1º de outubro de 2018 a 20 de setembro de 2019. Em seis edições, o prêmio recebeu mais de 700 inscrições de 23 Estados e Distrito Federal e premiou mais de 30 profissionais. A cerimônia de premiação será em novembro, em Brasília. Mais informações e inscrições no link.
Heródoto Barbeiro (editor-chefe e âncora do Jornal da Record News) e Udo Simons (ex-CBN e Correiro Braziliense) escreveram o livro Jornalismo para Leigos (Alta Books), abordando a ética na profissão, mudanças no setor ao longo dos anos, a importância e influência da tecnologia na área, desafios e obstáculos, entre outros temas relacionados ao jornalismo como um todo.
Com a visão de quem atua na área, Herótodo e Udo oferecem ao leitor uma análise da profissão na era da tecnologia e da internet, com dicas para quem pretende ingressar na profissão e debatendo o papel do jornalismo em tempos de desconfiança e fake news. “Escrevemos de maneira que o assunto gere interesse na maior quantidade de pessoas. Fizemos o texto como uma reflexão para esses dias de tanta polaridade de opiniões e um momento no qual o jornalismo tornou-se alvo de desconfiança”, explica Udo.
No mundo da comunicação, um dos mais frequentes comentários é a sua transformação. Desde os veículos de comunicação, passando pelas agências, até como consumimos informações. E o que mais contribuiu para esta revolução é a tecnologia digital.
Com a digitalização cada vez mais presente, a forma como
fazemos comunicação vem mudando dia a dia. Novas ferramentas e plataformas começam
a fazer parte das estratégias de comunicação, cada vez mais multidirecional.
Conteúdos qualificados chegam para mais stakeholders, mais rapidamente, mais
completos, mais assertivos, mais atraentes, fácil de manusear e transmitir.
Temos que entender o comportamento dos nossos públicos
estratégicos, desenvolver conteúdos significativos para eles, identificar as
melhores formas de encontrá-los, envolvê-los e, por último, medir os resultados
dessa interação. Sem esquecer que as estratégias têm que levar em conta, cada
vez mais, três itens de extrema importância: colaboração, interação e experiência.
Tão importante quanto produzir, é perceber que vários
públicos podem ser impactados pelo mesmo conteúdo relevante, escolhendo canais
diferentes para cada um deles. A tecnologia digital vem para agregar nesse
sentido, com possibilidades mais amplas. Com diversos formatos e distribuições assertivas,
conseguimos potencializar a comunicação de forma inteligente para os públicos
de interesse, criando reputação positiva, disseminando confiança,
credibilidade, conhecimento e propósito.
A utilização estratégica da tecnologia na comunicação
trará resultados significativos para as marcas. O importante é escolher as mais
adequadas entre as várias opções que o mundo digital oferece, para chegar e
fazer a diferença para os seus públicos de interesse.
As pessoas, e em especial os brasileiros, estão cada vez
mais conectadas. Num País com uma população de cerca de 210 milhões de
habitantes, 139,1 milhões estão conectados à Internet e 130 milhões são
usuários das redes sociais digitais, de acordo com números mais atualizados
obtidos em várias fontes da Internet. O Facebook é a rede mais acessada
mundialmente, com cerca de 2,23 bilhões de usuários; seguido pelo YouTube, com
1,9 bilhão de usuários; WhatsApp, 1,5 bilhão; Instagram, 1 bilhão; LinkedIn,
600 milhões; e Twitter, 335 milhões.
No Brasil, passamos cerca de 9,14 minutos por dia na
Internet, sendo 89% via celular. Nosso país é o terceiro mais ativo no
Facebook, perdendo apenas para Estados Unidos e Índia. Por aqui, são 130
milhões de brasileiros ativos no Facebook; 120 milhões no WhatsApp; 98 milhões
no YouTube; 57 milhões no Instagram; 30 milhões no Twitter; e 29 milhões no
LinkedIn. A grande presença dos brasileiros nas redes sociais mostra o caminho
de oportunidade de comunicação para as marcas.
De acordo com um estudo realizado pelo Comunique-se e
Tracto, Facebook e Twitter são redes em queda de usuários no Brasil. Já
YouTube, Instagram e WhatsApp estão no pico. Enquanto LinkedIn e
ferramentas/plataformas como webinar, podcast e ebook, em crescimento de uso.
Segundo o mesmo estudo, os conceitos de distribuição de conteúdo mais em alta
são os SEO e os content, influencer e inbound marketing.
Na estratégia de comunicação das marcas é importante
entender quais conteúdos, ferramentas, plataformas e canais se conectam melhor
com seus públicos. Alguns movimentos no mundo da comunicação se destacam como,
por exemplo, o consumo de vídeos no Brasil. Considerados os reis do conteúdo,
principalmente os curtos, os vídeos são cada vez mais usados para contar
histórias e engajar o público de interesse. A previsão da Ofcom, agência
reguladora de telecomunicações do Reino Unido, é que, em 2020, as pessoas
passarão 84 minutos por dia assistindo a vídeos online. Os stories e as lives
disputam a atenção dos consumidores, e ganham força a cada dia.
As gerações demandam mais por histórias reais. Com isso,
o conceito storytelling conquista cada vez mais peso. A comunicação por voz é
outro movimento que cresce sem precedentes. O uso dos podcasts aumenta, e eles
se popularizam. Na plataforma da Apple, há aproximadamente 550 mil podcasts
ativos em todo o mundo. Pelo menos uma vez por mês, 73 milhões de pessoas ouvem
podcasts nos Estados Unidos.
Outro olhar importante é para o marketing de influência,
que cresce fortemente no Brasil, principalmente nos micros, nanos e nichos de
influenciadores. O consumidor brasileiro valoriza as recomendações individuais
e buscam por mensagens autênticas e conversas transparentes.
O conteúdo será cada vez mais influente e inteligente,
com a tecnologia ganhando cada vez mais importância. Conceitos como realidade
virtual e aumentada e inteligência artificial estarão ainda mais presentes nas
estratégias de comunicação. Os dados, com resultados reais e mensuráveis, que
gerem retorno sobre investimento (ROI), são outra demanda crescente. O feeling
somente não se justificará. Medir para fazer e o que for feito será mandatório.
Muitas mudanças ainda vêm pela frente, de maneira muito rápida e transformadora. A comunicação corporativa poderá ir para vários caminhos, e simultaneamente. Atenção redobrada e aprendizado constante.
-*-*-*-*-*- * Rosangela Ribeiro é sócia-diretora do Grupo Printer de Comunicação
Livro narra a trajetória do Deputado Federal Audálio Dantas
Consagrado por seu trabalho como repórter, escritor, líder sindical e defensor dos direitos humanos, e principalmente por seu papel como presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP na época do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, pela ditadura militar brasileira, Audálio Dantas (1929-2018) também teve sua carreira marcada por uma breve, porém intensa, passagem pela política.
Convidado pelo então MDB – Movimento Democrático
Brasileiro (único partido de oposição legal ao regime militar, no
bipartidarismo), Audálio disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições
de novembro de 1978, e apesar da total falta de recursos e de não ter nenhuma
base partidária, elegeu-se com mais de 50 mil votos.
Os quatro anos que passou na Câmara, entre 1979 e 1983, foram dedicados à defesa dos direitos humanos e dos trabalhadores, numa fase em que o Brasil tinha dezenas de presos políticos, lutava-se (e conquistou-se) a anistia para os exilados, e aconteceu a reforma partidária que extinguiu o MDB e a Arena e deu lugar ao pluripartidarismo.
Antonio Barbosa Filho
A história desse período está agora retratada em Audálio, deputado, de Antonio Barbosa Filho ([email protected]), que foi secretário de gabinete de Audálio e amigo dele até o fim da vida. A obra faz um registro sobre a importância da atuação do parlamentar numa fase de transição democrática. “É uma obra fundamental, inclusive para entendermos a semelhança com o atual momento que o Brasil terá que viver novamente para superar o atual estado de anomalia institucional, que, se não pode ser taxado de ditadura, tampouco é uma plena democracia”, destaca o autor.
A obra está disponível para venda na Amazon.com.br e em 26 de setembro haverá uma sessão de autógrafos em São Paulo, a partir das 19h, no Centro Barão de Itararé (rua Rêgo Freitas, 454).
A WAN-IFRA (sigla em inglês para Associação Mundial de
Jornais e Editores de Notícias), divulgou nesta segunda-feira (9/9) os
finalistas do Prêmio Digital Media Latam
2019. Ao todo, foram 120 projetos apresentados, de 45 publicações,
representando 12 países, com destaque para a Argentina, com finalistas em todas
as categorias. Já o Brasil, aparece com seis indicações nas categorias
regulares, além de quatro indicações ao Especial
de Melhor Projeto de Jornalismo Digital.
O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação serão
realizados no Rio de Janeiro, durante a conferência Digital Media Latam 2019,
que acontecerá de 11 a 13 de novembro.
Cartunistas poderão exibir novamente seus trabalhos
Exposição foi marcada por muitos protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro – Crédito: Latuff
O Sindicato dos Jornalistas do RS e a Fenaj repudiaram em nota a posição do vereador Valter Nagelstein (MDB), que pediu o fim da exposição de cartuns Independência em Risco, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra, inaugurada em 2/9, contém críticas ao governo Bolsonaro.
De acordo com a nota, a “solicitação do
vereador emedebista à presidenta do Legislativo da capital, Mônica Leal (PP),
imediatamente acatada por ela, é de clara censura e, por isso, absurda e
inaceitável”.
Para a vereadora, não é possível tolerar a
presença da exposição na Câmara, pois este seria um espaço voltado para obras
de arte, com valores culturais, históricos e não ofensivas. “Nenhum tipo
de exposição ofensiva, na minha gestão, vai fazer parte do saguão em frente ao
plenário”, destacou.
Com organização da Grafar, a exposição reúne obras de Edgar Vasques, Santiago, Vecente, Dóro, Elias, Alexandre Beck, Alisson Affonso, Bier, Bruno Ortiz, Edu, Eugênio, Gui Moojen, Hals, Kayser, Koostela, Latuff, Nik, Schroder e Uberti.