Após quatro anos de casa, Nícolas Borges deixou o Jornal do Carro (Jornal da Tarde) para assumir a Assessoria de Imprensa da Chrysler, atividade que vai desenvolver pela Perspectiva Brasil a partir da próxima 5ª.feira (20/10). A agência foi escolhida para gerenciar a conta da empresa, que no último mês promoveu mudanças no seu Departamento de Imprensa, com a saída de Andrea Acquaviva (ver Auto 123). Borges terá o apoio de um estagiário, em fase de contratação. Sua substituição no Jornal do Carro ainda não está definida. Oportunidade ? Interessados em participar da seleção para a vaga de estagiário devem enviar currículo para marcelo.fonseca@perspectivabrasil.com.br. O cargo é para estudante do 4º ano de Jornalismo ou recém-formado. Experiência anterior, bom texto, intimidade com inglês e redes sociais são alguns dos requisitos.
Car and Driver renova portal de notícias
A Car and Driver está com novo portal, inspirado no modelo americano da publicação e adaptado às necessidades de consumo de informação e marketing do público brasileiro. A página estreou com mais de 30 testes exclusivos e outras novidades, como a seção Garagem C/D, que traz dicas de oficinas, tecnologia e mercado. Parte do conteúdo é feita pela equipe da revista e outra, pelo time de profissionais dedicado ao site, formado por Marcelo Cosentino, Ana Paula Candil e David Alves. O projeto de identidade visual foi concebido pela Digisa, joint-venture entre as editoras Escala (que publica no Brasil a C/D) e Digerati (especializada no segmento de revistas de tecnologia), que atua em design de conteúdo, tecnologia e estratégia. Luiz Guerrero, diretor de Redação do núcleo de revistas masculinas da Escala, diz que o portal renovado é o primeiro passo para consolidar a Car and Driver nas plataformas digitais. Segundo ele, em breve, o conteúdo da revista também estará disponível para tablets.
Carlos Monforte passa a comentarista na Globo News
Carlos Monforte, âncora do Jornal das Dez da Globo News, passa a ser o novo comentarista de Política Externa da emissora. João Borges, até agora comentarista de Economia, entra no lugar dele. Ainda por lá, a repórter Camila Bonfim deixou o canal e seguiu para a TV Globo, onde foi efetivada no Jornal da Globo. Fazendo o caminho inverso, Marcelo Cosme deixa o DFTV para ser o novo repórter da GN na cobertura de Política. E está confirmada para o dia 17/10 a estreia de Mariana Godoy na bancada do Jornal das Dez da GN, a partir de São Paulo, com Borges em Brasília e André Trigueiro no Rio.
M&M: RBS vai comprar o iG
O Meio & Mensagem Online publicou nesta 3ª.feira (11/10) nota de Sérgio Damasceno afirmando que o Grupo RBS deve adquirir a operação do portal iG, controlado pela Oi. Segundo o M&M, ?há um leilão em andamento para efetivar a compra do iG e, entre os interessados, além do Grupo RBS, estão também a Editora Abril e o Yahoo. Nesta 5ª.feira (13/10), uma reunião de conselho da Oi deve decidir a venda. O Grupo RBS é o mais cotado para adquirir o iG?. Ainda de acordo com a nota, procurado pelo M&M, o presidente do iG, Pedro Ripper, negou a venda mas admitiu conversas com o Grupo RBS e outros players.
Diário de S.Paulo e Rede Bom Dia têm novos sites
O Diário de S.Paulo e a Rede Bom Dia de jornais ? que tem edições regionais em Bauru, Sorocaba, Rio Preto, Jundiaí e ABCD ?, ambos do Grupo Traffic, de J. Hawilla, lançaram neste fim de semana a nova versão de seus sites, completando assim o processo de reestruturação da área digital dos jornais do grupo, iniciada há cerca de cinco meses com a chegada do diretor de Mídias Digitais Felipe Machado (ver J&Cia 798). Na nova estrutura, as páginas ganham mais importância nos negócios do grupo, editorial e comercialmente. ?Tem sido um trabalho bastante intenso, porque envolve praticamente todas as áreas da empresa, do jornalismo ao financeiro, do marketing ao comercial?, afirma Machado. ?A ideia é justamente fortalecer essa cultura digital no grupo, além de reestruturar a área do ponto de vista administrativo e aumentar o faturamento?. Essa transição se deu inclusive, em um momento em que a própria versão impressa do Diário de S.Paulo passa por reformulações, com a chegada em agosto passado, do consultor Eucimar de Oliveira (ver J&Cia 808). Para Machado, ?um dos principais problemas do site antigo é que ele não dialogava com o jornal impresso. A proposta do redesenho foi aproximar os dois, principalmente na forma, já que o Diário e o Bom Dia são jornais ágeis e modernos?. Dentre as principais mudanças, novos canais e serviços foram criados e editorias passaram por reestruturação, buscando aumentar a sinergia entre os profissionais dos veículos do grupo, caso por exemplo dos editores online Paloma Guedes (Diário) e Fabiano Alcântara (Bom Dia). Eles passam a atuar em conjunto dentro da estrutura da empresa, inclusive no mesmo ambiente físico. Além disso, foram lançadas (ainda em fase de desenvolvimento) as tevês Diário e Bom Dia, e a Agência Diário, que nasce como uma agência fotográfica, sob o comando do editor de fotografia Edu Garcia, mas que no futuro deve expandir para a comercialização de conteúdo editorial. Hoje inclusive, o grupo já tem a Central de Edição Compartilhada (CEC), sob o comando de Alexandre Moreno, que funciona como uma agência interna, com intercâmbio de conteúdo entre Diário e Bom Dia, porém sem comercialização de conteúdo para outros veículos. Esportes, sob o comando do editor de Esportes do Diário/Bom Dia Online Ulisses Oliveira, ganha mais espaço e importância na estrutura dos novos sites com o lançamento dosblogs de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e o reforço da cobertura regional nas praças em que o jornal circula. Neste primeiro momento, a estrutura conta apenas com profissionais do próprio grupo, por meio de remanejamentos, mas a expectativa é que as equipes sejam gradativamente reforçadas nos próximos meses, inclusive com a chegada de novos colunistas e blogueiros, que se juntam a nomes como Paulo Coelho , Ana Maria Braga, Casagrande, Cleber Machado, Alberto Helena Jr., Maurício Noriega e Paulo Betti. Contatos A propósito do Diário, informamos que os contatos de Nelson Nunes, que deixou o posto de editor-chefe na última semana, depois de 22 anos de casa (ver J&Cia 815), são nnunes@uol.com.br e 11-9654-0470.
DCI muda para o Centro de São Paulo
O Grupo DCI (composto por DCI, Shopping News e portal PanoramaBrasil) deixou o bairro do Brooklin, zona sul da capital paulista, onde permaneceu por nove anos, e começou nesta 2ª.feira (10/10) a funcionar em nova sede, no Centro da cidade, ocupando três andares na rua Major Quedinho, 90. No 6º andar ficam os departamentos de Marketing, Comercial e Telemarketing; no 7º, as redações de DCI, Shopping News e PanoramaBrasil; e no 8º, a diretoria do diário. Vale lembrar que tanto o jornal quanto o imóvel ? que já abrigou as redações de Estadão e Diário de S.Paulo e dos extintos Diário Popular e Gazeta Mercantil ? são de propriedade das Organizações Sol Panamby, controlada pela família do falecido governador e senador Orestes Quércia. O prédio estava desocupado desde abril passado, quando o Diário de S.Paulo se mudou para o complexo onde fica sua gráfica, na divisa com Osasco (ver J&Cia 791). O telefone continua sendo 11-5094-5200.
Fábio Santos deixa o comando do Destak no final do mês
Depois de cinco anos e meio na Direção Editorial do gratuito Destak, que ajudou a criar em 2006, Fábio Santos deixa o jornal no próximo dia 31/10, conforme negociação que fechou com a empresa já há algumas semanas. Ainda não há definição sobre sua substituição, mas a J&Cia ele afirmou que o desligamento se dá por acordo mútuo e que já havia sido considerado no início deste ano. Responsável pelo lançamento do diário também no Rio (2008), em Brasília (2010) e, agora, no início de outubro, em Campinas (ver J&Cia 814), ele diz considerar ter encerrado um ciclo e que parte em busca novos campos de atuação: ?Saio do Destak certo de que deixo uma equipe competente à frente do jornal. Também tenho certeza de que este novo segmento do meio jornal, que ajudei a implantar no País, veio para ficar e tem um futuro garantido se as empresas que nele atuam souberem, como têm sabido, conciliar a necessidade de fazer um produto low cost com o respeito pelo leitor, entregando-lhe um jornal que tenha qualidade e credibilidade. No momento, apesar de algumas possibilidades profissionais interessantes, não tenho nada fechado e vou aproveitar para curtir meus filhos gêmeos que nasceram prematuros em 31 de maio e que, depois de mais de 80 dias no Hospital Albert Einstein, estão em casa há pouco mais de um mês?. Antes do Destak, Fábio foi editor do Primeira Leitura e passou por República, Folha da Tarde e Agência Folha, entre outros veículos. Seu e-mail pessoal é fabiosantos67@uol.com.br.
Prêmio J&Cia/HSBC – Troféu reforça a versatilidade do vidro
O troféu que os vencedores do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade receberão na festa do próximo dia 26/10, na EcoHouse, em São Paulo, feito com 60% de vidro reciclado e 40% de vidro novo, é uma obra de Elvira Schuartz, artista plástica que tem se destacado como um dos nomes mais reconhecidos na arte em vidro no Brasil e no exterior.Seus trabalhos ? tanto de escultura como de design ? são expostos em galerias de arte em vidro de Nova York, Paris, Londres, Frankfurt e Luxemburgo, onde foi premiada pela obra Amantes.Autora do livro Através do vidro, objetos e poemas e do Manual de vidraria artesanal, Elvira está à frente do Espaço Zero (www.espacozero.com.br), em São Paulo, centro de arte que reúne loja, galeria, escola e atelier de restauração. Ela já formou mais de três mil jovens artistas vidreiros na América do Sul. A lista completa dos finalistas ao Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade você confere no endereço: https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=24.
Memórias da Redação – Como explicar o inexplicável?
Nora Gonzalez, gerente de Relações Públicas para a América Latina da Fico, volta a colaborar com este espaço trazendo os bastidores de um episódio que marcou para sempre a biografia do falecido presidente Itamar Franco. Como explicar o inexplicável? Era o carnaval de 1994 e a redação do Estadão estava, como sempre nesse tipo de feriado, meio às moscas, com praticamente a metade da equipe ? a outra metade folgaria na Semana Santa, num dos dois grandes feriados que tínhamos (os outros eram Natal e Ano Novo). Em São Paulo, naquele 14 de fevereiro, estávamos quase todos em função do fechamento de Cidades. As matérias analíticas, os pingue-pongues, o caderno de Economia, tudo já estava adiantado, aguardando apenas as fotos e os textos que viriam da sucursal do Rio. Nem jogo de futebol tem nesses dias para não atrapalhar as ? vá lá o clichê ?, festas momescas. Em clima de morgação (afinal, se no Brasil tudo começa depois do carnaval, o que iria acontecer numa redação de jornal durante o próprio?), era hora de colocar o papo em dia, somente esperando as fotos que viriam da Marquês de Sapucaí, que não deveriam ser muito diferentes daquelas publicadas em anos anteriores. Os destaques eram mais ou menos os mesmos e, em tempos pré-BBB, as personalidades e pseudopersonalidades eram também as mesmas de anos anteriores. Tudo muito previsível. Ou assim pensávamos, até que toca o telefone do Mesão. Era o pessoal da sucursal do Rio. O então presidente Itamar Franco (para os que não se lembram dele, aquele do topete) resolveu mostrar sua até então reservada vida particular em pleno camarote da Liga das Escolas de Samba do Rio. Ele estava ao lado de Lilian Ramos, que ficou conhecida como ?primeira dama de ocasião? e havia desfilado pouco antes como destaque da Viradouro, de tanga e com os seios à mostra, o que já não era pouco para uma acompanhante de presidente. Entre a dispersão e a aparição no camarote, apenas duas coisas diferenciavam a Lilian Ramos que estava ao lado do presidente daquela que havia desfilado: uma camiseta e… nada de tanga! E aí veio o momento de glória da neocelebridade, que levanta os braços, se abraça a Itamar e mostra… bem, tudo. Os fotógrafos estava postados bem abaixo do camarote, no nível do chão, e ela ali, bem acima deles… Alguns fotógrafos clicaram o inigualável momento, entre eles o do Estadão, que, rapidamente enviou as fotos ao prédio do bairro do Limão. Aí o pessoal da primeira página foi acometido de uma terrível dúvida: publicar ou não publicar? A Folha, pelo que me lembro, não tinha a foto, mas provavelmente a compraria de O Globo, que era o outro jornal que a tinha. Nenhum de nós achava que a Folha deixaria de publicar a foto. Mas, e nós? Carlinhos Oliveira decidiu ligar para o dr. Júlio [Mesquita Neto, proprietário do jornal], pois ninguém queria arcar com o peso de uma decisão daquelas. Eu só ouvi um lado da conversa, mas foi o suficiente para entender o contexto. Depois dos cumprimentos de praxe, hesitante, Carlinhos explicou que nosso fotógrafo tinha clicado a acompanhante do presidente da República, em pleno camarote, abraçada ao mandatário, com apenas uma camiseta e sandálias. Explicou que era apenas uma camiseta, mas diante da dúvida do outro lado, disse que não havia mais nada de roupa, mesmo e que, bem, dava para ver a …, a…, a …. Provavelmente tão surpreso como nós estava o dr. Júlio, conhecido pela sisudez. Carlinhos não teve opção exceto ser mais explícito e, baixando a voz, disse, finalmente: ?Bom, vamos dizer que dá para ver os grandes lábios?. Claro que o jornal não publicou a foto como fora tirada. Alguns veículos da imprensa a estamparam na primeira página, mas, seguindo as diretrizes do dr. Júlio, o Estadão não foi um deles. Impressionante, e divertida, foi a precisão do Carlinhos ao explicar o inexplicável ao dr. Júlio.
Marcelo Rech apresentará case de Zero Hora em congresso da WAN
Para demonstrar como os jornais podem ampliar a repercussão de seu conteúdo em um ambiente multimídia, Marcelo Rech, diretor-geral de Produto do Grupo RBS, apresenta na Semana Mundial de Jornais, em Viena, neste sábado (15/10), a série de reportagens Brasil de Bombachas, assinada pelo repórter Carlos Wagner e veiculada em Zero Hora. O case de ZH revela como uma reportagem, feita pelo mesmo repórter em duas edições de mesmo teor, com 16 anos de diferença entre a primeira e a segunda, teve sua repercussão ampliada graças às novas plataformas e à interatividade com o público. As duas séries retrataram, em 1995 e no início de 2011, como vivem agricultores gaúchos que deixaram o Estado nas décadas de 1970 e 1980 para estabelecer novas fronteiras econômicas e culturais no Brasil e em países vizinhos. O trabalho que Rech apresentará compara a tecnologia, a forma de apuração e a disseminação das informações e imagens nos dois momentos. ?A reportagem de Carlos Wagner já era excelente em 1995, quando ganhou um Prêmio Esso Regional. Agora, pela coincidência de tema e de repórter com tantos anos de diferença, as duas séries viraram um caso excepcional para evidenciar as vantagens da multimídia a serviço do bom jornalismo?, destaca Rech. A série de reportagens foi selecionada para integrar o painel Olhando além da notícia, durante o 18º Fórum Mundial de Editores, que ocorre simultaneamente ao 63º Congresso Mundial de Jornais da WAN (Associação Mundial de Jornais) e à IFRA Expo 2011, exposição mundial relacionada ao meio. A Semana Mundial de Jornais deverá reunir mais de 1,5 mil publishers, dirigentes e fornecedores de jornais em Viena, e o fórum de editores, mais de 500 chefes de redação de todo o mundo.