Diário de S.Paulo e Rede Bom Dia têm novos sites

O Diário de S.Paulo e a Rede Bom Dia de jornais ? que tem edições regionais em Bauru, Sorocaba, Rio Preto, Jundiaí e ABCD ?, ambos do Grupo Traffic, de J. Hawilla, lançaram neste fim de semana a nova versão de seus sites, completando assim o processo de reestruturação da área digital dos jornais do grupo, iniciada há cerca de cinco meses com a chegada do diretor de Mídias Digitais Felipe Machado (ver J&Cia 798). Na nova estrutura, as páginas ganham mais importância nos negócios do grupo, editorial e comercialmente. ?Tem sido um trabalho bastante intenso, porque envolve praticamente todas as áreas da empresa, do jornalismo ao financeiro, do marketing ao comercial?, afirma Machado. ?A ideia é justamente fortalecer essa cultura digital no grupo, além de reestruturar a área do ponto de vista administrativo e aumentar o faturamento?. Essa transição se deu inclusive, em um momento em que a própria versão impressa do Diário de S.Paulo passa por reformulações, com a chegada em agosto passado, do consultor Eucimar de Oliveira (ver J&Cia 808). Para Machado, ?um dos principais problemas do site antigo é que ele não dialogava com o jornal impresso. A proposta do redesenho foi aproximar os dois, principalmente na forma, já que o Diário e o Bom Dia são jornais ágeis e modernos?. Dentre as principais mudanças, novos canais e serviços foram criados e editorias passaram por reestruturação, buscando aumentar a sinergia entre os profissionais dos veículos do grupo, caso por exemplo dos editores online Paloma Guedes (Diário) e Fabiano Alcântara (Bom Dia). Eles passam a atuar em conjunto dentro da estrutura da empresa, inclusive no mesmo ambiente físico. Além disso, foram lançadas (ainda em fase de desenvolvimento) as tevês Diário e Bom Dia, e a Agência Diário, que nasce como uma agência fotográfica, sob o comando do editor de fotografia Edu Garcia, mas que no futuro deve expandir para a comercialização de conteúdo editorial. Hoje inclusive, o grupo já tem a Central de Edição Compartilhada (CEC), sob o comando de Alexandre Moreno, que funciona como uma agência interna, com intercâmbio de conteúdo entre Diário e Bom Dia, porém sem comercialização de conteúdo para outros veículos. Esportes, sob o comando do editor de Esportes do Diário/Bom Dia Online Ulisses Oliveira, ganha mais espaço e importância na estrutura dos novos sites com o lançamento dosblogs de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e o reforço da cobertura regional nas praças em que o jornal circula. Neste primeiro momento, a estrutura conta apenas com profissionais do próprio grupo, por meio de remanejamentos, mas a expectativa é que as equipes sejam gradativamente reforçadas nos próximos meses, inclusive com a chegada de novos colunistas e blogueiros, que se juntam a nomes como Paulo Coelho , Ana Maria Braga, Casagrande, Cleber Machado, Alberto Helena Jr., Maurício Noriega e Paulo Betti. Contatos A propósito do Diário, informamos que os contatos de Nelson Nunes, que deixou o posto de editor-chefe na última semana, depois de 22 anos de casa (ver J&Cia 815), são nnunes@uol.com.br e 11-9654-0470.