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sábado, junho 21, 2025

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Suzane Carvalho terá blog sobre motos no UOL Carros

A piloto de automobilismo Suzane Carvalho acaba de lançar um blog sobre motos hospedado no UOL Carros. O espaço, que leva o nome dela, entrou no ar já nesta 6ª.feira (20/1), e em seu primeiro dia já trouxe matérias sobre o aumento do IPI, a nova opção da cor preto fosco na Scooter da Honda, informações sobre a Harley-Davidson Softail Deluxe, a vitória da Argentina nas 500 Milhas de Moto 2012, o 1º veículo elétrico da Coreia e a mini Scooter da Kasinski.   Será mais um canal a agregar conteúdo específico sobre motocicletas ao portal, Claudio Souza, editor do UOL Carros, explica que a ideia é trazer testes, avaliações e dicas de pilotagem segura para os leitores que a cada dia demandam mais informações sobre o setor de duas rodas e que entram nesse mercado como condutores.   O blog trará opiniões e análises sobre motos e complementará a cobertura do dia a dia do segmento, que continua a ser feita pela agência Infomoto, com material publicado no portal e também no blog da Infomoto, outro parceiro do site.

A saga de Landell de Moura

Com o conhecimento teórico e a inquietude dos que estão à frente de seu tempo, o padre-cientista Roberto Landell de Moura transmitiu a voz humana à distância, sem fio, pela primeira vez no mundo. Foi também pioneiro ao projetar aparelhos para a transmissão de imagens (a TV) e textos (o teletipo). Previu que as ondas curtas poderiam aumentar a distância das comunicações e também utilizou-se da luz para enviar mensagens, princípio das fibras ópticas. Tudo está documentado por patentes, manuscritos, noticiário da imprensa no Brasil e no exterior e testemunhos. As pioneiras transmissões de rádio aconteceram no final do século XIX, ligando o alto de Santana ? o Colégio Santana ? à emblemática Avenida Paulista, que hoje abriga diversas antenas de emissoras de rádio e de TV. Ao transmitir a voz, Landell se diferenciou de Marconi. O cientista italiano inventou o telégrafo sem fios, ou seja, a transmissão de sinais em código Morse (conjunto de pontos e traços) e não o rádio tal como o conhecemos. As experiências do padre Landell não sensibilizaram autoridades e nem patrocinadores. Pior: um grupo de fiéis achou que o padre ?falava com o demônio? e destruiu seus aparelhos. Mesmo tendo patenteado o rádio no Brasil (1901), Landell não obteve reconhecimento. Decidiu, então, viajar para os Estados Unidos, onde conseguiu, em 1904, três cartas patentes. De volta ao Brasil, quis fazer uma demonstração das suas invenções no Rio de Janeiro, mas, por um erro de avaliação, o Governo não lhe deu a oportunidade. Depois, ele seria ?forçado? a abandonar as experimentações científicas. Morreu no ostracismo e o Brasil importou tecnologia para entrar na era das radiocomunicações! O Brasil tem agora a oportunidade de reconhecer a obra científica de Landell e incluir os seus feitos no currículo escolar obrigatório do ensino básico. É por isso que luta o MLM ? Movimento Landell de Moura, integrado por voluntários de diferentes áreas, que construiu um site – www.mlm.landelldemoura.qsl.br ? para pleitear esse reconhecimento. Vale registrar que o MLM não tem fins político-partidário, religiosos, financeiros ou de promoção pessoal. Brasil celebra neste sábado os 151 anos de nascimento de Landell de Moura, o pai brasileiro do rádio O Brasil celebrará neste sábado, 21 de janeiro, os 151 anos de nascimento de Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio e pioneiro das telecomunicações, que começa a ser reconhecido pela sociedade brasileira. A data encerra ainda as comemorações do sesquicentenário de seu nascimento, com inúmeras atividades e ações visando o seu reconhecimento oficial pela História do Brasil e a inclusão de sua saga no currículo obrigatório do Ensino Fundamental. O Movimento Landell de Moura, criado por voluntários de várias regiões brasileiras, e que conta com o apoio deste Portal dos Jornalistas e do informativo Jornalistas&Cia, obteve inúmeras conquistas ao longo dos últimos dois anos, como o lançamento de um selo alusivo aos 150 anos de seu nascimento, lançado em 21 de janeiro de 2011 pelos Correios, a concessão póstuma do título de Cidadão Paulistano pela Câmara dos Vereadores de São Paulo, a aprovação pelo Congresso Nacional da inclusão de Landell de Moura no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão Tancredo Neves (que ainda depende da sanção da presidente Dilma Rousseff) e a entrega de um abaixo-assinado com quase 6 mil assinaturas ao ministro da Educação Fernando Haddad, pleiteando a inclusão da saga do padre-cientista no ensino básico pelo Conselho Federal de Educação. O município de Porto Alegre, onde Landell nasceu, declarou 2011 o Ano Landell de Moura de Inovação Tecnológica, numa homenagem cívica que se desdobrou em inúmeras celebrações na região.

Correio do Povo terá novas editorias e mais páginas em março

O Correio do Povo prepara uma reformulação editorial, prevista para ser implantada em março. Aos 117 anos, o jornal terá novos cadernos e aumentará o número de páginas para 40 diárias ? em média são 32. Com a criação de novas editorias, mais jornalistas vão ser contratados. A tiragem e circulação também serão ampliadas. As novidades ainda continuam sob sigilo, mas a direção acredita que o jornal ganhará musculatura na disputa por leitores com seu principal concorrente, Zero Hora.

Imprensa fluminense se aquece para o Carnaval

Imprensa que eu gamo O bloco Imprensa que eu gamo fez a apresentação da camiseta deste ano, que tem arte de Lívia Martins sobre foto de Publius Virgilius. Foi na tarde de domingo (15/1), em Laranjeiras, durante uma roda de samba comandada por Tomaz Miranda, com direito a canjas de Marceu Vieira e Jaciara Rodrigues (ex-porta-bandeira). Sacramentada por umas 150 pessoas, não podia faltar a comissão organizadora ? Aziz Filho, Inês Garçoni, Ivan Accioly, Ramiro Alvez, Ramona Ordoñez etc. etc. ?, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Município, e Aline, atual porta-bandeira. Na próxima 3ª.feira (24/1) acontece a eliminatória dos sambas, no Bola Preta. As inscrições vão até a véspera, às 18 horas. Como ocorre todos os anos, o pessoal deixa tudo para a última semana, mas a comissão já conta com cinco candidatos. Rosayne Macedo convoca no JornalistasRJ do Facebook os animados para comporem um samba. Pauta quente Pauta quente é o novo nome do bloco da imprensa de Niterói. A indicação, apresentada por Lygia Magalhães, recebeu 47% dos votos apurados no último sábado (14/1), quando transcorreu a finalíssima, com cinco nomes concorrentes. Durante três meses de disputa, foram apresentadas 72 sugestões. Agora, Pauta quente consagra a fusão dos antigos blocos Filhos da pauta e 2º Clichê, que desde o ano passado se uniram numa só agremiação. Na primeira semana de fevereiro será realizado o lançamento da camiseta, com o enredo Carnaval em dose dupla. Lygia, a vencedora, fez assessoria na área esportiva para jogadores de futebol e hoje trabalha na secretaria do Sindicato dos Jornalistas do Estado e corre atrás de frilas.

Otávio Previdi é confirmado na Diretoria de Esportes da RedeTV

Otávio Previdi, o Magrão, foi efetivado como diretor de Esportes da RedeTV, posto que ocupava interinamente desde o ano passado. Américo Martins, superintendente de Jornalismo e Esportes da emissora, diz estar agora em busca de um chefe de Redação para o setor, que será o segundo de Otávio: “Pode ser tanto alguém promovido internamente como, eventualmente, algum reforço de fora. Otávio passa a ser uma figura central aqui na superintendência. Ele e Asdrubal Figueiró, que dirige o Jornalismo, são os braços direitos na operação da tevê”.

Américo diz que Magrão vai ter muito trabalho no Esporte este ano, pois a prioridade é manter os atuais produtos da grade (automobilismo e campeonatos de futebol de Inglaterra e Itália e a Copa da Uefa, entre eles) e lançar outros: “Para este ano, pretendemos trazer também novas lutas, esportes olímpicos e esportes radicais para a grade”.

Leandro Beguoci será editor-chefe do online da Fox Sports

Leandro Beguoci (lbeguoci@gmail.com) está se despedindo do iG, onde em dezembro de 2010 criou e desde então coordenou a rede de correspondentes do portal pelo País, e segue para a Fox Sports, em que será editor-chefe de todo o conteúdo online do canal no Brasil, cuja estreia está prevista para 5 de fevereiro. Leandro se reportará ao diretor de online, Marcel Della Negra e afirma. “Fox Sports é a prioridade número um agora, mas depois teremos mais uma série de produtos, que por enquanto, são apenas projetos”, afirmou.Antes do iG, Leandro ficou um ano fazendo mestrado em Media and Communication Governance na The London School of Economics and Political Science. Na dissertação, ele analisou como os parlamentares brasileiros justificam regulamentações sobre a liberdade de expressão na internet e se esses argumentos são ou não democráticos. Ele era repórter de Geral da Veja quando viajou e antes foi estagiário de Economia na própria revista, repórter de política e religião na Folha de S.Paulo e editor do iG.

Cristiane Mano é a nova correspondente de Exame em Nova York.

Designada correspondente de Exame em Nova York, a editora Cristiane Mano mudou-se para a cidade e assumiu o posto no início do mês. Ela substitui Sérgio Teixeira, que deixou a revista. A movimentação nada tem a ver com as mudanças que estão sendo anunciadas na Abril. Segundo a diretora de Redação Claudia Vassallo, em dezembro, Sergio, que está em NY há pouco mais de um ano, comunicou a ela seu desejo de ficar nos EUA e se dedicar a projetos pessoais: ?Meses antes disso, já estava definido que a Cristiane Mano seria nossa correspondente na cidade, seguindo nossa política de rodízio para a vaga. Tanto Sérgio como seu antecessor em NY, Tiago Lethbridge, ficaram um ano e três meses lá. O mesmo deve acontecer com a Cris?. Com a saída de Sérgio, Eduardo Salgado, atual editor de Negócios Globais, passa a ser editor-executivo em SP, acumulando as áreas de Negócios Globais, Tecnologia e Sustentabilidade.

Mario Sabino começará na CDN em fevereiro

Já está tudo acertado: Mario Sabino, que recentemente deixou a função de redator-chefe de Veja, começa na CDN, como vice-presidente associado, no próximo dia 14 de fevereiro. Atuará na sede da empresa em São Paulo, com responsabilidades múltiplas e focadas na expansão de negócios da agência.

O presidente da CDN João Rodarte, que negociou a ida de Sabino para a empresa, destaca que a chegada de profissionais com essa experiência ao segmento da Comunicação Corporativa é uma importante contribuição para a valorização e crescimento da atividade.

Diário de S.Paulo reestrutura operação e anuncia cortes na redação

O Grupo Traffic soltou no início da tarde desta 4ª.feira (18/1) comunicado em que anunciou a reestruturação simultânea das operações do Diário de S.Paulo e dos jornais da Rede Bom Dia. Mas a primeira etapa da mudança está sendo realizada no Diário de S.Paulo, onde já se sabe que o corte é de aproximadamente 40 pessoas. A maior redução, segundo divulgou Jornalistas&Cia em sua última edição, deu-se nas áreas comercial e de circulação, mas a redação também foi atingida, com a saída de 12 profissionais, entre eles os repórteres Luciano Cavenagui e Regiane Von Actzingen, os fotógrafos Nélson Coelho e Daniel Mobília, a subeditora Renata Gama, o editor Francisco Itacarambi e três diagramadores. Comunicado oficial ? O comunicado da empresa fala em ?consolidar as atividades do grupo bem como prepará-lo para o crescimento projetado até 2016?. ?Estamos mudando o modelo de gestão da empresa, otimizando o potencial criativo da equipe, diminuindo as diferenças hierárquicas e incentivando a cultura de resultados e de boas performances?, enfatizou o diretor-financeiro do Grupo, Flávio Grecco, que atua como fonte oficial da empresa nesse processo. Extraoficialmente, sabe-se que a reestruturação tem motivações econômicas, visto que, apesar dos esforços até aqui empreendidos, nenhuma das duas operações do grupo têm conseguido chegar sequer perto do ponto de equilíbrio. ?Como a conta não fecha, o Hawilla (J. Háwilla, presidente do Grupo Traffic) decidiu fechar as torneiras, enxugar a empresa e estancar o prejuízo. E avisou que em 2012 os jornais do grupo terão de fechar no azul?, comentou uma fonte que participou do processo. Redimensionamento ? O objetivo real da reestruturação seria redimensionar a empresa para o seu atual patamar de negócios e receita. ?De fato, não fazia sentido ? analisa a mesma fonte ? ter uma empresa estruturada para uma circulação de 100 mil exemplares quando há muito tempo circula com metade disso, entre bancas e assinantes. Demitir é ruim, mas a empresa não se sustentaria sem uma redução drástica de custos, inclusive com corte de pessoal?. E foi isso o que mostrou a consultoria Galeazzi & Associados, a mesma que atuou no Grupo Estado, contratada em meados do segundo semestre de 2011. No projeto que apresentou, a Galeazzi vinculou a melhoria de desempenho a um alinhamento da estrutura organizacional e à meta proposta para 2016 de vendas e circulação. Metas e corresponsabilidade ? A direção da empresa diz oficialmente que está fazendo esse alinhamento do número de colaboradores levando em consideração ?as reais necessidades das operações e das metas estabelecidas?. E que, a partir de agora, ?os funcionários serão corresponsáveis pelos atingimentos de metas e recompensados pelo sucesso?. Depois da calmaria… ? Conduzida em absoluto sigilo, a operação surpreendeu os funcionários ao ser anunciada nesta 3ª.feira. Após as turbulências do segundo semestre de 2011, com a reestruturação editorial tanto do Diário de S.Paulo quanto dos jornais da Rede Bom Dia, a empresa passava por um relativa calmaria. ?Estava de fato calmo demais?, ressalta um dos editores do jornal, relembrando o velho adágio de que a calmaria é prenúncio de tormentas. E foi o que se deu. Agora, as atenções se voltam para os jornais da Rede Bom Dia, que, apesar de viver uma situação menos desconfortável, também entrará com sua cota de sacrifício nesse processo de reestruturação. ?Após se equilibrar, a empresa voltará a crescer e contratar, mas fará isso de forma sustentável, sem comprometer a operação, a lucratividade e os investimentos?, ressalta, lembrando que o Diário de S.Paulo ficou no vermelho praticamente durante todo o período em que esteve sob administração das Organizações Globo.

Os detalhes das mudanças na Abril

Após semanas de rumores e clima tenso, a Abril finalmente anunciou a tão esperada reestruturação em seus núcleos editoriais e de negócios, com direito a fusões de núcleos, remanejamentos de títulos nas unidades de negócios, troca de lugares, promoções, demissões e pelo menos seis edições do Bolex, o Boletim Executivo que a empresa distribui quando precisa comunicar algo a seus colaboradores. Foi uma reestruturação bem mais ambiciosa e intensa do que as duas últimas realizadas, nos meses de janeiro de 2010 e 2011, mas seguindo os mesmos parâmetros de oxigenar os vários núcleos de negócios, instigar a ambição profissional, oferecer novos desafios à equipe e conseguir ampliar os negócios e as receitas. Do estafe, já deixaram a empresa Rogério Gabriel Comprido (23 anos de casa), da Publicidade; Felipe Zobaran (18 anos), do Núcleo Homem; e Alda Palma (20 anos), do Núcleo Jovem. Em comunicado que fechou a série de Bolex na última 2ª.feira (16/1), o presidente da Abril Mídia Jairo Mendes Leal enfatizou que ?as recentes movimentações na estrutura organizacional fazem parte de um processo constante na busca de objetivos tais como: maximizar sinergias entre segmentos de leitores e mercado; melhorar o aproveitamento de recursos internos e capturar ainda mais as fantásticas oportunidades do mundo digital?. O maior desafio de diretores e editores é, como nos relatou uma fonte da editora, virar a página e convencer seus respectivos times a olhar para a frente. Isso porque a normalidade fará voltar a produtividade e o clima de alto astral necessário para os desafios. Encerrado o ciclo de boatarias, a empresa busca novamente focar nas metas que estabeleceu para os vários núcleos de negócios. A seguir as mudanças de maior impacto anunciadas pela empresa: Unidade de Negócios I (dirigida por Brenda Fucuta) ·  Núcleo Comportamento (dirigido por Kaíke Nanne): Claudia ? Chegam Paula Mageste (ver J&Cia 826) como diretora de Redação, no lugar de Cynthia Greiner; e a editora Maria Laura Neves, vinda da Marie Claire, onde conquistou prêmios como o Lorenzo Natali da União Europeia (3° lugar na categoria artigos impressos), Jornalista do Ano (da Editora Globo, em 2010), Vladimir Herzog (melhor reportagem de revista, em 2010) e Profissional de Destaque (Editora Globo, em 2009) Gloss/Capricho/Portal MdeMulher ? Tatiana Schibuola deixa Capricho, após cinco anos, e assume Gloss. Giuliana Tatini, vinda do Portal MdeMulher, assume Capricho. Sandra Soares, de Gloss, passa a dirigir o Portal MdeMulher Estão de saída do Núcleo Comportamento: Claudia ? A editora Madalena Ioneda; o diretor de Arte Paulo André Sampaio Cabral; e a repórter web Camila Neves Nova ? A editora de Arte Luciana Gianesi Capricho ? A produtora Fernanda Milani Gloss ? A editora de Beleza Gabriela Vieira Araújo As vagas, pelo que apuramos, serão preenchidas oportunamente, via seleção interna ou mesmo contratação externa. ·        Núcleo Bem Estar (dirigido por Márcia Neder): Women?s Health ? será anunciado oportunamente o novo diretor de Redação da revista.·   Núcleo Femininas Populares (dirigido por Demetrius Paparounis): Sou + Eu/Viva Mais ? Numa troca de cadeiras, Lana Bitu, redatora-chefe de Viva Mais, assume a mesma função na Sou + Eu; e Flávia Martinelli, em caminho inverso, assume Viva Mais  Unidade de Negócios II (dirigida por Claudia Giudice) ·        Núcleo Homem (dirigido por Felipe Zobaran) Troca de comando ? A mudança está se dando no próprio comando do Núcleo, com a saída de Felipe e sua substituição por Dulce Pilkersgill, que vinha dirigindo o Núcleo Moda (da UN I). Os títulos que estarão sob sua liderança são Playboy, Vip, Men?s Health, Alfa e Club Alfa.   Nova configuração das Unidades de Negócios Segmentadas I e II Houve ainda uma compactação, com a fusão de alguns núcleos e sua redistribuição entre as Unidades Segmentadas. Com esses movimentos, o número total de núcleos das UNs I e II se reduz de doze para nove. Das fusões, surgem as configurações a seguir, conforme informou o comunicado interno da Abril: ·        Núcleo Infanto-juvenil ? Formado pela combinação dos atuais Núcleo Infantil  (UN II) e Núcleo Jovem (UN I). Integrará a estrutura da UN II, reportando-se a Claudia Giudice. Será dirigido por Dimas Mietto, atual diretor do Núcleo Infantil. Farão parte desse núcleo os títulos Mundo Estranho, Superinteressante, Mundo Estranho, Aventuras na História, Almanaque Abril, Guia do Estudante, Recreio, Quadrinhos e Especiais, além de Vida Simples, antes no atual Núcleo Bem Estar. ·        Núcleo Moda e Beleza* ? Formado pela união dos atuais Núcleos Moda e Bem Estar, da UN I. Esse Núcleo reunirá os títulos Elle, Estilo, Boa Forma, Women?s Health e Saúde e será acumulado interinamente por Márcia Neder, atual Diretora do Núcleo Bem Estar, que se reporta a Brenda Fucuta. * Manequim, título do atual Núcleo Moda, passará a integrar o Núcleo Populares (UN I); e Bons Fluidos, publicação do atual Núcleo Bem Estar, será direcionada para o Núcleo Casa e Construção (UN II). ·        Núcleo Motor, Esporte & Turismo ? Formado pelo agrupamento dos atuais títulos do Núcleo Motor Esporte e do Núcleo Turismo, exceto National Geographic. Esse núcleo fará parte da UN II, respondendo a Claudia Giudice. Sergio Xavier, até então diretor de Redação de Runner?s e Placar, está sendo promovido a diretor do novo Núcleo Motor, Esporte e Turismo. Integram esse novo núcleo os títulos Quatro Rodas, Placar, Runner?s, Guias Quatro Rodas e Viagem e Turismo, além do site Viaje Aqui. Caco de Paula, até agora diretor do extinto Núcleo Turismo, estará à frente dos Projetos de Sustentabilidade, ficando responsável pela revista National Geographic, liderada pelo redator-chefe Mathew Shirts, e pelas iniciativas multiplataforma do Planeta Sustentável. Nessa posição, Caco responderá a Claudia Giudice, na UN II. Os Núcleos não envolvidos nas fusões vão permanecer sob o comando de seus atuais diretores. Publicidade Com a saída de Rogério Gabriel Comprido, os núcleos que a ele se reportavam passam a responder diretamente à diretora geral de Publicidade da Abril Mídia Thais Chede Soares. Novo executivo A Abril também anunciou a criação da posição de CDO (Chief Digital Officer), que está sendo assumida por Manoel Lemos, atual diretor geral de Tecnologia Digital. A missão da nova área será liderar o conjunto de negócios digitais da Abril Mídia, trabalhando em sintonia com os superintendentes e suas equipes tanto na definição das estratégias quanto na execução dos planos, sempre de forma integrada e complementar às bem sucedidas atividades off line. Essa nova diretoria digital incorpora a área de E-commerce, liderada por Fernando Cirne.

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