Paulo Cruz (67-9902-2700 e veiculosms@gmail.com), que depois de 11 anos deixou, em dezembro, o caderno de veículos do Correio do Estado, de Mato Grosso do Sul começou na Record/MS. Além do programa Autonews, que estreia no canal em março, publica matérias no portal www.msrecord.com.br e no Diário Digital, onde tem uma coluna semanal, Motor Digital, toda 5ª.feira. Também está negociando um boletim diário na Rádio FM Cidade e em outras quatro FM do grupo, com notícias sobre o segmento. Paulo conta com o reforço de Scheila Canto, editora que vem do mundo da moda, decoração e comportamento, e que dará um toque feminino ao conteúdo.
Glauco Lucena e Eduardo Salgado já fazem parte do Portal dos Jornalistas
O redator-chefe da revista Autoesporte, Glauco Lucena, e o editor-executivo de Exame, Eduardo Salgado, são destaques entre os novos perfilados do Portal dos Jornalistas. Formado pela Metodista de São Paulo, Glauco começou a carreira no setor automotivo em 1990, no Jornal do Carro, caderno especializado do Jornal da Tarde. Três anos mais tarde, criou o Autos, do Estadão. Após passagem pelo portal Carsale, assumiu em 2002 a chefia de Redação da Autoesporte. Outro reforço no time de perfilados, Eduardo é editor-executivo da revista Exame. Com 19 anos de carreira, seis deles em Exame, o mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Londres foi premiado pela Bovespa, em 2007, pela matéria A Bolsa de 50 mil ponto, junto a Alexa Salomão, Giuliana Napolitano e José Roberto Caetano.
Memórias da Redação ? Marin x Mayrink
A história desta semana é uma colaboração de José Maria Mayrink (jmmayrink@terra.com.br), que passou, entre outros, por O Globo, JB, Veja, Jornal da Tarde e que desde 1991 é repórter especial do Estadão. Marin x Mayrink Um colega de um jornal de esportes surpreendeu-me com um telefonema, em casa, na semana passada. Chamou-me pelo celular, cujo número pouca gente tem, para me entrevistar. – Doutor J.M.M., estou telefonando ao senhor para lhe dar o direito de resposta no caso da polêmica em que o senhor se envolveu ontem ao embolsar uma medalha… Percebi logo que o colega estava equivocado e fui direto ao esclarecimento da questão: – Não vou me pronunciar sobre esse assunto. Sou jornalista, repórter do Estadão. Meu nome é José Maria Mayrink. Você deve estar querendo falar com o político José Maria Marin… Antes que eu explicasse mais, pediu muitas desculpas e perguntou se outro número de telefone, dessa vez o telefone fixo, também era meu. Era. Percebi o constrangimento do colega, a quem com certeza uma fonte igualmente equivocada forneceu o meu contato. Meu sobrenome tem duas letras a mais do que o do meu xará – y e k, antes banidas do alfabeto, recentemente reincorporadas pelo Novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa –, mas esse detalhe tem-me custado algumas confusões. Até Dona Maria Augusta, minha mãe, foi vítima delas: – Dona Maria, quer dizer que agora o Zé Maria é governador de São Paulo, não é? –, cumprimentou-a uma amiga em Jequeri, minha terra natal, em Minas Gerais, quando Paulo Maluf deixou o governo para se candidatar a deputado federal em 1982 e o vice, José Maria Marin, assumiu o Palácio dos Bandeirantes. Dona Maria Augusta, professora aposentada, que morreria 22 anos depois, respondeu que não, pois o filho jornalista não era metido em política. A amiga, porém, insistiu: – É ele sim, José Maria Mayrink, eu acabei de ouvir na Rádio Bandeirantes. Diante da segurança de fonte tão insuspeita, minha mãe ficou meio hesitante, mas não cedeu: – Não deve ser o Zé Maria, não. Se fosse, ele tinha escrito. Jequeri não tinha telefone na época, dependia das cartas do correio, que chegavam sempre com dias de atraso.
Onildo Cantalice e Fábio Steinberg já têm perfil no Portal dos Jornalistas
O editor-executivo do Valor Econômico, Onildo Cantalice, e o colunista de Alfa, Diário do Comercio e Viagens S/A, Fábio Steinberg, são destaques entre os novos perfilados.Onildo é, desde 2006, editor-executivo do Valor Econômico, onde coordena a equipe de analistas do Valor Análise Setorial, assunto no qual tornou-se especialista. Realizou mais de 250 estudos sobre variados setores da Economia, como beleza e consumo de alimentos. Desde 2003, é proprietário da 1ª Edição Setorial, também focada em publicações de Economia. Colunista de Revista Alfa, Diário do Comercio e Viagens S/A, Fábio Steinberg é também consultor de comunicação empresarial e autor de quatro livros. Escreve sobre viagens, carreira, negócios e comportamento.
Luiza Villaméa deixa IstoÉ e vai para Brasileiros
Luiza Villaméa deixou IstoÉ depois de mais de 16 anos e de casa e começa como repórter especial na revista Brasileiros na próxima 2a.feira (6/2). Com passagens anteriores em O Globo, Veja e na extinta Folha da Tarde, onde começou a carreira, é também mestre em História pela USP, com a dissertação Adhemar de Barros (1901-1969): a origem do ?Rouba, mas Faz?.
André Trigueiro lança mais um livro sobre Sustentabilidade
Estimulado pelo sucesso de Mundo sustentável ? abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação , André Trigueiro está lançando Mundo Sustentável 2: novos rumos para um planeta em crise, pela Globo Livros. Em 400 páginas divididas em oito capítulos temáticos, o autor reúne reportagens veiculadas na Globo News e na CBN, artigos publicados em jornais, revistas e sites, além de textos inéditos de convidados, entre eles Adalberto Veríssimo, Marcos Terena, Paulo Saldiva, Roberto Schaeffer, Roberto Smeraldi, Samyra Crespo, Sérgio Abranches e Suzana Khan. O prefácio é de Washington Novaes. O livro destaca assuntos como Economia de baixo carbono e o papel da Comunicação na construção de uma sociedade sustentável. Os direitos autorais foram cedidos ao Centro de Valorização da Vida, serviço voluntário de prevenção do suicídio. No Rio de Janeiro, o lançamento acontecerá na próxima 2ª.feira (6/2), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Em São Paulo, será no dia 13/2, também às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Serviço Lançamento do livro Mundo Sustentável 2: novos rumos para um planeta em crise, de André Trigueiro. Rio de Janeiro Data: 6 de fevereiro (2ª.feira) Local: Livraria da Travessa – Shopping Leblon (av. Afrânio de Melo Franco, 290) Horário: 19 horas São Paulo Data: 13 de fevereiro (2ª.feira) Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073) Horário: 19 horas
Jornalismo ampliará participação na grade da TV Cultura
Várias atrações jornalísticas começarão a frequentar a grade da TV Cultura após o Carnaval. Algumas reforçarão a programação de final de tarde e início da noite de domingo, em que a Cultura passará a oferecer uma alternativa aos programas de auditório e de variedades; e outras entram na programação matinal de 2ª a 6ª.feira, na linha de prestação de serviços. Uma das estreias programadas para 27/2 é Guia do Trânsito, que também abordará clima, ancorado por Cadu Cortez, que desse modo se despedirá da Cultura-AM. Cadu foi da equipe fundadora da Rádio Sulamérica Trânsito, em São Paulo, que faz parte da Band. Na TV Cultura, entrará ao vivo, diariamente, das 7h às 8 horas. Na sequência, também com estreia marcada para 27/2, das 8h às 8h30, entrará Pronto Atendimento, sob o comando de Madeleine Alves, focado em temas como previdência social, seguros, impostos, aposentadoria e serviços em geral, com a presença de convidados e participação dos telespectadores. O programa começou como um quadro do Jornal da Cultura, virou programa semanal, aos sábados, e agora será diário. Aos domingos, segundo informou a este J&Cia o vice-presidente Fernando Vieira de Mello Filho, a grade vespertina e noturna da TV Cultura irá perfilar um dia rico em jornalismo. A emissora já tem o Repórter Eco, às 17h30, e o bem sucedido Matéria de Capa, às 19h (estreou na grade em setembro e já é líder de audiência entre os produtos do Jornalismo). Agora terá provavelmente na sequência o Legião Estrangeira, ancorado por Mônica Teixeira, que irá conversar e debater com correspondentes de imprensa estrangeira (como Clarín, El País, Reuters, NYT etc.) os principais temas da semana; e, em seguida, às 20h, o Folha na TV (outra opção de nome do programa é Folha na Cultura), em parceria com a Folha de S.Paulo. As conversas entre o jornal e a emissora remontam ao início do segundo semestre e se deram simultaneamente a outras com Grupo Estado (Estadão) e Editora Abril (Veja), também convidados a levar para a tela da Cultura projetos editoriais de sua própria produção. A Folha aderiu ao projeto desde o início, valendo-se da estrutura técnica de sua TV Folha e sobretudo da própria produção jornalística, que a cada dia é mais multimídia, para alimentar as plataformas impressa, digitais (UOL e Folha.com), webtv e, agora, a tevê aberta.
Diários Associados fecham Diário da Borborema e O Norte da Paraíba
Os rumores das últimas semanas se confirmaram e a direção dos Diários Associados decidiu pelo fechamento de dois dos mais importantes jornais da Paraíba, o Diário da Borborema, de Campina Grande e O Norte da Paraíba, de João Pessoa. A informação foi dada aos funcionários das duas publicações na manhã desta 4ª.feira (1º/2), informando que as versões impressas dos jornais não mais circulariam a partir do dia seguinte. Uma decisão como essas, radical, sempre provoca comoções e nem poderia ser diferente, tendo em vista o número de demitidos, sobretudo num mercado pequeno, onde as oportunidades de trabalho num campo especializado como o jornalismo são poucas. Os próprios números sobre o total de demitidos ainda são incertos e conflitantes. Segundo uma fonte da cúpula do DA confidenciou a este Portal dos Jornalistas, o corte atingiu cerca de cem profissionais. Já o Portal Imprensa nesta 4ª.feira dava conta de cerca de 500 o número total de demitidos. Ainda assim, para os profissionais do Estado, praticamente não há para onde correr, a não ser que seja para outras praças. As razões empresariais parecem ser claras, como apurou este PJ: “a operação dos dois jornais sangrava o grupo. Os números recentes, apresentados numa das últimas reuniões do Condomínio, acabaram assustando a cúpula dos Diários. O prejuízo dos dois títulos teria batido em R$ 2,5 milhões de reais, em 2011, razão que acelerou o processo agora anunciado. Não será uma retirada integral, mas apenas da mídia impressa e a razão parece ser o ambiente que envolve o mercado de jornal no Nordeste, que é relativamente pequeno, se comparado a outros centros, e dominado em várias regiões por políticos?, afirma um dos diretores do DA. Apesar da afirmativa da direção da empresa de que a retirada seria apenas na mídia impressa, nesta 5ª.feira (2/2), os sites dos dois jornais permaneciam sem atualização. Em entrevista à Rádio Paraíba FM, o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba Rafael Freire afirmou que era comum a prática de sucateamento dos veículos: ?faltavam equipamentos e os salários estavam atrasados, portanto, o fechamento dos jornais não foi surpresa, mas uma decepção. O Norte da Paraíba tinha 103 anos de existência, enquanto o Diário da Borborema contava com 55 anos?.
Fevereiro é o último mês para concorrer ao Top Etanol
Falta menos de um mês para o encerramento das inscrições no 3º Prêmio Top Etanol, dedicado ao tema Agroenergia e meio ambiente. Além de premiações para acadêmicos e pesquisadores de campo, o Top Etanol conta com cinco categorias para Jornalismo ? Jornais, Revistas, Rádio, Televisão e Veículos digitais ? e mais Fotografia. Os trabalhos devem mostrar soluções em defesa do clima, procedimentos ambientalmente sustentáveis, trabalhos de inovação tecnológica e personalidades de reconhecida importância para o setor sucroenergético brasileiro. Até 29 de fevereiro. Informações no www.premiotopetanol.com.br.
Eduardo Tessler deixa a Rede Bom Dia
Com um e-mail enviado aos seus colaboradores no Bom Dia no fim da tarde desta 3a.feira (31/1), Eduardo Tessler anunciou sua saída da Direção-Executiva da rede de jornais. Segundo o comunicado, o compromisso que assumiu com a Traffic, proprietária do Bom Dia, era de um ano e Tessler já estava no comando havia 13 meses, morando em Porto Alegre e vindo a São Paulo ou às cidades em que o Bom Dia atua (São José do Rio Preto, Bauru, Sorocaba e Jundiaí) todas as 2as.feiras, voltando às 6as. Na mensagem de despedida ele considerou 2011 como ?um ano de muitos avanços para a Rede Bom Dia, que culminou com a inclusão da marca na pesquisa Veículos Mais Admirados, divulgada pela revista Meio&Mensagem 2ª.feira. É a primeira vez que o Bom Dia aparece na relação, ficando em 15o, à frente de Destak e Extra e consolidando-se como a única marca do interior na lista. A Rede Bom Dia conquistou ainda em 2011 o Prêmio Veículos de Comunicação da Revista Propaganda, como Jornal Regional do Ano?. Ainda que sua saída esteja se dando de forma amigável, J&Cia apurou que a principal razão teria sido a decisão do acionista J. Hawilla de implementar nos jornais do Bom Dia o mesmo projeto editorial do Diário de S.Paulo, de cunho popular, idealizado por Eucimar de Oliveira (ex-Extra, Rio de Janeiro). Diretor licenciado da Innovation Media Consulting no Brasil, Tessler não estaria compactuando com a popularização exagerada do jornal da capital. Segundo fonte da rede ouvida por J&Cia, esse modelo atrairia pequena parcela de leitores a mais e afastaria grandes anunciantes. Tessler permanece à frente da Rede Bom Dia até que se consolide a transição no comando da empresa.