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quarta-feira, julho 9, 2025

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E-book apresenta resultados do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2023

Já está disponível no site da Abracom um e-book com os resultados e análises do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2023. O levantamento, promovido em parceria com Gecom − Grupo Empresarial de Comunicação, Mega Brasil e este Jornalistas&Cia, identificou e mapeou o trabalho de quase 1,2 mil agências e consultorias de comunicação que atuam no mercado brasileiro.

Em sua segunda edição, o levantamento teve como ponto de partida a mesma pesquisa realizada dois anos antes, em 2021, que identificou na época ao menos 900 agências em operação no País.

A pesquisa foi ampliada para buscar novos dados sobre o perfil das agências, a fim de identificar, no universo estudado, quais estão estruturadas empresarialmente, quais atuam como consultorias personalizadas e as que, mesmo caracterizadas como pessoa jurídica, são de profissionais freelancers, que em geral têm como clientes outras agências de comunicação.

O porte das agências, a partir de informações como quantidade de colaboradores e de clientes, foi outro aspecto inédito abordado pela pesquisa, que também fez um primeiro mergulho em relação à diversidade de gênero dentro de suas operações.

Confira!

2º turno dos +Admirados do Agro tem prazo estendido em solidariedade aos profissionais do RS

Conheça os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023
+Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023

O Comitê Organizador da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio prorrogou até 16/5 o prazo para votação no segundo turno do prêmio. A decisão tem como objetivo conceder mais tempo para que profissionais que atuam no Rio Grande do Sul possam participar da votação, em especial aqueles que estão concorrendo nesta fase. Em meio à tragédia que vive o Estado, muitos profissionais que lá atuam não tiveram condições de participar da votação que definirá os TOP 30 +Admirados Jornalistas da Imprensa do Agronegócio e os TOP 3 +Admirados nas categorias Agência de Notícias, Canal de Vídeo, Periódico Especializado, Programa de TV Especializado, Programa de TV Geral, Site e Veículo Impresso.

Vale lembrar que nesta fase os eleitores podem indicar seus favoritos em cada categoria do 1º ao 5º colocado. Cada posição renderá uma pontuação (1º – 100 pontos; 2º – 80; 3º – 65; 4º – 55; e 5º – 50) e ao final da apuração serão homenageados os que somarem mais pontos. Para participar, basta acessar a cédula de votação e preencher um rápido cadastro. A cerimônia de premiação está marcada para 24 de junho, no hotel Renaissance, em São Paulo. Confira a relação completa dos finalistas.

A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio conta com os patrocínios de Cargill, Mosaic Fertilizantes, Syngenta e Yara, apoios de Elanco, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de BRF e Lavoro e apoio institucional de Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Rede Agrojor. Empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

Liminar obriga Record a recontratar repórter demitido

Liminar obriga Record a recontratar repórter demitido
Crédito: Reprodução/Youtube/Hoje em Dia

A 89ª Vara do Trabalho de São Paulo determinou que a Record recontrate o repórter Arnaldo Duran, de acordo com uma liminar concedida em 6 de maio. As informações são do F5, da Folha de S.Paulo. A decisão é desdobramento de um processo de danos morais movido pelo profissional contra a emissora, após sua demissão no final de 2023.

Em 2016, Duran foi diagnosticado com ataxia espinocerebelar do tipo 3, uma doença rara e degenerativa que afeta os movimentos musculares. Na época, ele concedeu entrevistas para a própria Record em reportagens e programas de entretenimento.

Na ação, o repórter alega ter sido alvo de capacitismo e pede sua reintegração à emissora ou o pagamento de R$ 3 milhões. Além de indenização, o valor inclui questões trabalhistas, como a demissão, considerada irregular pelos advogados dele, uma vez que ocorreu durante o tratamento do jornalista.

Segundo a coluna, a decisão liminar assinada pela juíza Daniela Mori determina a reintegração de Duran em 48 horas, bem como a restauração de seu plano de saúde no mesmo prazo. Em caso de descumprimento, a emissora pagará multa diária de R$ 50 mil.

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O jornalismo na tragédia no RS

Willian Bonner (Crédito: TV Globo)

Além de prestarem solidariedade à população do Rio Grande do Sul, abrindo canais para doações, diversos veículos jornalísticos mobilizaram-se para ampliar a cobertura das inundações no Estado. Apresentadores e repórteres deslocaram-se para o RS para cobrir in loco o estrago das chuvas na região, mostrando de perto a catástrofe e o que está sendo feito para combater a crise. Globo, Record, Band e SBT foram alguns dos veículos que enviaram os apresentadores de alguns de seus principais telejornais para ancorar seus programas diretamente do RS.

Na Globo, a âncora Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil, apresentou o telejornal diretamente de Porto Alegre, perto do Rio Guaíba, mostrando o trabalho de uma força-tarefa para resgatar a população local. Ela também mostrou a escassez de recursos e suprimentos para as pessoas afetadas pela tragédia.

Ana Paula Araújo (Crédito: TV Globo)

O programa Encontro também foi apresentado do Rio Grande do Sul. A apresentadora Patrícia Poeta, que nasceu no RS, comandou o programa ao vivo de Porto Alegre, no bairro São João, na zona norte da cidade. Ela contou que a viagem até lá foi difícil, com aeroporto e rodoviária fechados e ruas completamente alagadas. Patrícia e sua equipe desembarcaram no aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, e viajaram cerca de sete horas de carro até chegarem a Porto Alegre. A apresentadora declarou que “voltar para a terra natal, com um cenário desolador como esse, é muito difícil, mas vamos focar, vamos tentar fazer nosso trabalho da melhor forma possível para ajudar meus conterrâneos”.

Patrícia Poeta (Crédito: TV Globo)

Willian Bonner apresentou o Jornal Nacional ao vivo de Porto Alegre. O âncora trocou o tradicional terno e gravata por uma camiseta preta na apresentação do telejornal. Bonner chegou até a capital do Rio Grande do Sul em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele comentou sobre a tragédia: “Neste momento, o drama que o povo está enfrentando é de gravidade incomparável, até porque a previsão da meteorologia é de mais chuva. Não vim sozinho, mas com vários profissionais para nos solidarizar com os gaúchos e também ajudar os colegas da RBS (afiliada da Globo no RS)”. Bonner informou que a Globo doará uma quantia equivalente à viagem ao Rio Grande do Sul para uma instituição que ajuda vítimas das enchentes.

Willian Bonner (Crédito: TV Globo)

Na Record, o âncora Roberto Cabrini apresentou o Jornal da Record de Porto Alegre. O apresentador mostrou um local que está recebendo animais resgatados das inundações. O trabalho de voluntários está sendo feito com base em doações, mas as condições são precárias, com escassez de recursos, incluindo água e ração. A Record também fará uma doação equivalente à viagem até Porto Alegre para alguma instituição que está ajudando na crise.

Roberto Cabrini (Crédito: Record TV)

Na Band, Adriana Araújo também foi deslocada para cobrir o desastre ambiental in loco. E no SBT, a âncora Márcia Dantas, do Tá na Hora, foi até o Rio Grande do Sul. Ela precisou desembarcar em Florianópolis e concluir o trajeto de carro.

Adriana Araújo (Crédito: Band)

Gaúcha de Santa Maria, Iara Lemos, diretora da Free Minds, em Brasília, está desde a semana passada arrecadando fundos para ajudar a população do RS nesses dias de tragédia climática.

Iara Lemos

Ela deixa o número do PIX (61-98255-1860) para doações de qualquer valor, e quase que diariamente presta contas do valor arrecadado bem como do que foi distribuído para a população. “Desde quinta-feira, já atendemos a mais de 1,5 mil pessoas vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Maria e em Bento Gonçalves. Vamos juntos levar nossas doações até Porto Alegre! A situação é desesperadora”, disse.

Sites de notícias receberam 77 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2024, diz estudo

Crédito: pixel8propix/Unsplash

Estudo da Similarweb, plataforma de inteligência e competitividade digital que analisa dados de ecossistemas digitais em 190 países, mostrou que sites de notícias ao redor do globo receberam cerca de 77 bilhões de visitas no primeiro semestre de 2024. O Brasil especificamente registrou uma média 125,8 milhões de visitantes únicos mensais e um score de popularidade de 77,1%.

Os dados foram apresentados no final de abril, durante webinar promovido pela PremiumAds, empresa de adtech, sobre comportamento e tendências de audiência para publishers no Brasil e no mundo. O estudo da Similarweb foi apresentado por Arlei Bueno, senior sales manager da empresa, que destacou também as tendências da indústria news e media no Brasil e no mundo, tecnologias desse setor no País, o perfil e comportamento da audiência e qualificação do investimento.

O estudo traz ainda recomendações aos publishers do setor, destacando, por exemplo, o crescimento dos aplicativos. A Similarweb diz que é importante que os publishers ajustem suas estratégias de distribuição de conteúdo e anúncios. Outro ponto destacado pelo estudo é o combate às fake news, que cresce cada vez mais de deve ser prioridade nos modelos de negócio. Segundo o estudo, a “pulverização e descentralização de tráfego de notícias entre publishers, redes sociais e Google” é benéfica para o setor.

Google News Initiative abre inscrições para programa de aceleração de startups de jornalismo

Google News Initiative abre inscrições para programa de aceleração de startups de jornalismo

O Google News Initiative (GNI) abriu inscrições para a quarta edição do GNI Startups Lab, programa de aceleração voltado para startups jornalísticas. Em parceria com o laboratório de inovação Echos, a iniciativa vai apoiar até 15 empresas de jornalismo para que possam impulsionar seus negócios. As inscrições vão até 2 de junho.

O GNI Startups Lab vai fornecer às startups selecionadas um apoio financeiro de R$15 mil, além de orientação estratégia do Google e da Echos. Nesta edição, o programa é voltado para empresas jornalísticas que estejam em estágio inicial e que atuem na cobertura local.

Durante o programa de oito semanas, sendo uma delas presencial em São Paulo, as startups terão acesso à expertise da Echos e do Google em áreas como engajamento de audiência, modelos de negócio e geração de receita. A ideia é preparar as empresas para que possam expandir seus negócios, elevar a qualidade de seus conteúdos e criar formas sustentáveis de monetizar seu trabalho. No final do programa, as três startups que mais se destacarem receberão um prêmio de R$ 25 mil para impulsionarem o crescimento de seus negócios.

Confira mais detalhes do programa do GNI aqui.

ABF divulga vencedores do Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo

ABF divulga vencedores Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo
Crédito: Keiny Andrade/ ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou as reportagens vencedoras do Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo. A iniciativa reconhece profissionais de imprensa que se destacaram na cobertura do setor de franquias em 2023.

O primeiro lugar de Mídia Regional foi para Lívia Araújo, do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, com a matéria Ensino de idiomas busca se reinventar no pós-pandemia. Já em Mídia Digital, Márcia Rodrigues, do Portal Mercado & Consumo, destacou-se com o texto Flagships e lojas-conceito de encher os olhos em São Paulo.

Na categoria Jornal Impresso, Kátia Simões, do Valor Econômico, venceu com Expansão acelerada pode pôr em risco a perenidade da rede. Enquanto em Revista, a ganhadora foi Raquel Bocato, pela matéria Da infância à maturidade, publicada na Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN).

As vencedoras receberam um certificado de participação e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6 mil.

Leia também: Jorge Moraes é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2024

Jorge Moraes é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2024

Jorge Moraes é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2024

Jornalistas&Cia, J&Cia Auto e Portal dos Jornalistas realizaram na noite desta segunda-feira (6/5) a cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024. Jorge Moraes, do UOL Carros, foi eleito o +Admirado Jornalista do setor neste ano.

O segundo colocado foi Tarcísio Dias, que esteve presente entre os TOP 25 nas últimas cinco edições do prêmio. Em terceiro lugar, ficou João Anacleto, de A Roda, eleito o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva em 2022. Completam os TOP 5 Soraia Abreu Pedrozo, da AutoData, em 4º lugar, e Thais Villaça, do Jornal do Carro, na 5ª posição.

Na categoria Jornalista Especializado em Duas Rodas, a vencedora foi Karina Simões, de KS1951. Em Jornalista Especializado em Veículo Comerciais, o homenageado foi Pedro Trucão, de Pé na Estrada. E Fernando Calmon, do Webmotors, foi o vencedor da categoria Colunista.

O prêmio também anunciou os vencedores das categorias de veículos. Em Áudio, o primeiro lugar foi para o programa CBN Autoesporte. Na categoria Vídeo, o vencedor foi o programa Acelerados. Em Periódico Especializado, o vencedor foi Quatro Rodas. E em Site, o primeiro lugar foi para o Autoesporte.

Além dos vencedores do prêmio, o +Admirados da Imprensa Automotiva de 2024 homenageou Luiz Carlos Secco, que em 2024 completa 50 anos de atuação como assessor de imprensa no setor automotivo.

Confira a cobertura completa do evento na edição especial de Jornalistas&Cia que circulará na quarta-feira (8/5).

Abraji discute liberdade de imprensa em evento gratuito

Abraji discute liberdade de imprensa em evento gratuito

Estão abertas as inscrições para o evento da Abraji Liberdade de Imprensa no Brasil: Da Constituição à Realidade. Realizado em parceria com a ESPM-SP e a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, a iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A celebração, nesta quinta-feira (9/5), contará com a participação de ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, para debater sobre o tema. Na ocasião, também haverá a divulgação dos resultados do Monitor de Assédio Judicial e um debate sobre desinformação e Inteligência Artificial nas eleições.

Foram convidados para a discussão Cristina Zahar, coordenadora do Comitê de Proteção a Jornalistas para a América Latina, Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, Paulo Talarico, cofundador da Agência Mural, Sérgio Lütdke, presidente do Projor e editor do Projeto Comprova, Juliana Dal Piva, colunista do ICL Notícias e diretora da Abraji, Antônio Rocha Filho, professor de Jornalismo da ESPM, e Katia Brembatti, presidente da Abraji.

A apresentação do monitor será feita pela coordenadora do projeto, Letícia Kleim. O evento será realizado das 9h às 12h30, no auditório da ESPM em São Paulo (rua Joaquim Távora, 1.240 − Vila Mariana).

A entrada é franca para inscritos no formulário.

Leia também: Textual Comunicação e Abraji firmam nova parceria para o 19° Congresso de Jornalismo Investigativo

Correio do Povo (RS), inundado, continua a cobertura no digital

Desde a última sexta-feira (3/5) o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, suspendeu sua edição impressa. A redação, que funciona no edifício Hudson, no Centro Histórico, e principalmente o parque gráfico, no Quarto Distrito, foram inundados pela cheia do rio Guaíba.

As equipes do jornal responsáveis pela cobertura, não só em Porto Alegre, mas nas regiões atingidas, trabalharam desde as primeiras horas da madrugada de sexta-feira (3/5). Pela dificuldade de locomoção na cidade, as atualizações passaram a ser feitas em home office. A equipe de edição permaneceu na sede até a noite de sexta, quando o prédio foi cercado pela água e teve de ser evacuado.

No parque gráfico, a água atingiu um metro acima do nível da rua. O maquinário do jornal ficou inundado e os motores da rotativa submersos. Não somente era impossível imprimir, como também distribuir o jornal, diante da dificuldade para circular pela cidade.

Desde as edições do final de semana (4 e 5/5) o jornal mantém a cobertura digital em flip, com sinal aberto também para não assinantes, no endereço do acervo.

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