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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Jornalistas mineiros reinventam-se em outras áreas da comunicação

Por Ana Cláudia Vieira A internet tem influenciado a produção e o mercado jornalístico em toda sua estrutura, desde a prática, criação de novos canais com o público, adaptação da linguagem, ao enxugamento das redações. As mudanças estão estimulando os jornalistas a empreenderem mais e apostar em diferentes possibilidades.

O jornalista Homero Gottardello, com mais de 20 anos de trabalho na área, está lançando o portal COGITO – Pensamento e Arte, “o portal de quem usa o cérebro”. Conforme o jornalista, que também está concluindo uma especialização em mídias digitais, “a ideia é ter muitas pessoas escrevendo, com liberdade total e só análises”. Outra jornalista experiente que em breve lançará um blog é Luciana Avelino, ex-VB Comunicação.

Atuante nas áreas de moda, beleza, bem-estar, gastronomia, cultura e arquitetura, aposta, agora, em um espaço online próprio para discutir esses assuntos. O novo espaço, ainda sem nome divulgado, deverá ser lançado até junho. Beth Barra, ex-jornalista de moda no Hoje em Dia, lançou recentemente o PorAmaisB, em parceria com a jornalista Anna Foureaux, a responsável pelos “insight bacanas – agregando frescor ao PorAmaisB”.

O site foi lançado em abril com a proposta de abordar moda, sendo o projeto editorial assinado por Beth. Segundo a jornalista, o site é um espaço de conteúdo dinâmico e consistente, o que exige muita dedicação. Além de Anna, compõem a equipe mais três colaboradores. “Trabalhei em dois jornais a vida toda, sendo nos últimos 22 anos, no Hoje em Dia. Mas, sempre fui acompanhando a evolução. Gosto de jornalismo como um todo, independentemente do canal. No Hoje em Dia, já tinha uma coluna online, a Nécessaire. Um veículo impresso exige um custo muito alto. Já para um site, o investimento é menor”, avalia.

A fotografia também é uma das áreas visadas pelos jornalistas. Homero Dolabella, em parceria com a ZOOM Comunicação, lançou o produto Minhas revistas, com a proposta de contar com fotografias e matérias, as diversas notícias presentes na vida das pessoas, em momentos como batizados, 15 anos, formatura, casamento, bodas etc. Liliane Pelegrini, apostou na fotografia, fazendo parceria com o marido fotógrafo Élcio Paraíso na Bendita Comunicação e Imagem. Carolina Godoy, ex-Encontro, também foi trabalhar nessa área com o marido Fernando Lutterbach, na Lutterbach Fotografia.

A área de comunicação e assessoria de imprensa tem sido outra a receber vários profissionais. Ana Flávia Gussen, jornalista de política, que já passou por veículos como Hoje em Dia e O Tempo, está hoje na Assessoria de Comunicação da SEGOV (Secretaria de Estado de Governo) ao lado de Elisangela Orlando, ex-Interface e Hoje em Dia.  Há ainda aqueles que apostam em cursos na área.

Conforme informado por Felipe Pedrosa, no Bastidores de Minas, Eloi Oliveira, que é repórter da TV Alterosa, por exemplo, está ministrando media training. Já, a dupla Felipe Junqueira e Jacques Leal, que atuaram na Rede Bandeirantes e no extinto Canal 23, estão lecionando cursos para profissionais que sonham em trabalhar com telejornalismo. As mudanças mostram que o jornalismo e a comunicação estão em processo evolutivo voraz. Quem souber se adaptar se manterá. (*) Com a colaboração de Admilson Resende ([email protected] – 31- 8494-9605), da Zoom Comunicação (31-2511-3111 / 8111)

Canoas tem novo jornal

Começou a circular em 11/5, em Canoas, o Jornal de Canoas, mais novo diário da cidade. A iniciativa é do empresário Moacir Menezes, dono dos diários Jornal de Gravataí e Correio de Cachoeirinha, além do semanário Folha Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha. Atua ainda na administração do jornal o diretor-financeiro Pablo Vidal de Souza. Com edições de 2ª a 6ª.feira, impressão em policromia e tiragem de 3.500 exemplares, a representação comercial em Porto Alegre está a cargo do Grupo de Diários. Leia mais + Saem os vencedores do 1º Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa + Vencedores do X Prêmio AMB de Jornalismo levam R$ 115 mil + Adriana Carranca lança Malala neste sábado (16/5)

Saem os vencedores do 1º Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa

Premiação destaca as feras da comunicação corporativa do Brasil, com a indicação dos Top10 nacionais e Top5 regionais, nas categorias Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação. Paulo Nassar receberá o Troféu Hors Concours dos organizadores Com milhares votos, de todas as regiões do País, estão definidos os vencedores do Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa, premiação que destaca as feras da Comunicação Corporativa do Brasil nas categorias Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação. Esta primeira edição do prêmio fará uma homenagem especial ao professor Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje, por sua contribuição à atividade e sua trajetória profissional, com o Troféu Hors Concours. Todos os Top10 nacionais e Top5 regionais, num total de 71 vencedores, serão homenageados e diplomados no próximo dia 28 de maio, às 17 horas, na solenidade de encerramento do 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, em São Paulo, no Novo Centro de Convenções Rebouças. Na festa de premiação serão também conhecidos os campeões nacionais e regionais do certame. Iniciativa da Mega Brasil Comunicação em parceria com a Maxpress, que respondeu pela inteligência e tecnologia da premiação e pela segurança e confidencialidade do processo de apuração, o Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa contou com dois turnos de votação e um colégio eleitoral integrado por cerca de 47 mil nomes, entre jornalistas, professores, profissionais de agências de comunicação e autônomos, além de executivos de comunicação corporativa e áreas afins. No primeiro turno, de livre indicação, foram cerca de 950 indicações de executivos e 550 de agências; no segundo, em que só entraram os mais votados na primeira etapa, foram definidos os Top10 nacionais e os Top5 regionais. Como o regulamento do prêmio não aceitava voto em si mesmo ou na agência em que a pessoa trabalhava, todos os que tiveram essas características foram desconsiderados na apuração final. Essa decisão, como explica Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil, teve por objetivo tornar a disputa mais equilibrada, sobretudo na categoria Agências de Comunicação: “Nosso desejo era o reconhecimento das melhores e não necessariamente das maiores. Tivemos sucesso, tanto que entre as Top10 nacionais figuram agências de pequeno, médio e grande portes”. Para Decio Paes Manso, diretor da Maxpress, “essa eleição espelha com nitidez a percepção do mercado em relação aos principais nomes da comunicação corporativa brasileira, não só no plano nacional, mas também no regional, onde despontam líderes, executivos e agências de grande reputação e reconhecimento”. “Um dos principais méritos dessa premiação”, salienta Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, “é seu caráter espontâneo e democrático, já que não há inscrições e nem trabalho apresentado. Ganha quem de fato é fera na atividade e é reconhecido pelo mercado”. A seguir, em ordem alfabética, a lista dos Top10 nacionais e Top5 regionais, nas categorias Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação: Categoria Nacional – Top10 ·         Executivos de Comunicação Corporativa o   Alexandre Alfredo (Nike) o   Alexandre Loures (Ambev) o   Carlos Henrique Ferreira (Renault) o   Claudia Lorenzo (Coca-Cola) o   Eduardo Pugnali (Sebrae-SP) o   Marcelo Behar (Natura) o   Marco Antonio Lage (FCA) o   Paulo Marinho (Itaú Unibanco) o   Renato Gasparetto (Gerdau) o   Sandro Rego (Boticário) ·         Agências de Comunicação o   Approach (RJ-SP) o   CDN (SP-RJ) o   Edelman Significa (SP-RJ) o   FSB (RJ-SP) o   In Press Porter Novelli (RJ-SP) o   Ketchum (SP) o   LVBA (SP) o   Máquina de Notícia (SP-RJ) o   Printer Press (SP) o   S2Publicom (SP-RJ) Categoria Regional – Top5 ·         Sudeste o   Executivos de Comunicação Corporativa §  Alexandre Loures (Ambev) §  Eduardo Pugnali (Sebrae-SP) §  Marco Antonio Lage (FCA) §  Mario Laffitte (Samsung) §  Paulo Marinho (Itaú Unibanco) o   Agências de Comunicação §  CDN (SP-RJ) §  Edelman Significa (SP-RJ) §  FSB (RJ-SP) §  In Press Porter Novelli (RJ-SP) §  Máquina da Notícia (SP-RJ) ·         Sul o   Executivos de Comunicação Corporativa §  Anik Suzuki (RBS) §  Carlos Henrique Ferreira (Renault) §  Estela Midori (Boticário) §  Renato Gasparetto (Gerdau) §  Sandro Rego (Boticário) o   Agências de Comunicação §  Enfato (RS) §  Fatto (RS) §  Martha Becker (RS) §  Página 1 (PR) §  Uffizzi (RS) ·         Centro-Oeste o   Executivos de Comunicação Corporativa §  Adriana Motta (TV Globo DF) §  Antonio Augusto (Andi – Agência de Notícias do Direito da Infância) §  Jorge Duarte (Embrapa) §  Omar Barreto (Banco do Brasil) §  Raul Pilati (Procuradoria Geral da República) o   Agências de Comunicação §  Comunicação Mais (DF) §  Contexto (MS) §  Empório Comunicação (DF) §  Engenho Criatividade (DF) §  Proativa Comunicação (DF) ·         Nordeste o   Executivos de Comunicação Corporativa §  Amine Darzé (Coelba) §  Cecília Ramos (Governo do Estado de Pernambuco) §  Isabelle Fregapane (Brasil Kirin) §  Janete Lopes (Sebrae-PE) §  Milton Pradines (Braskem) o   Agências de Comunicação §  AD2M (CE) §  Agência de Textos (BA) §  Brava (PE) §  Comunicativa (BA) §  Darana (BA) ·         Norte o   Executivos de Comunicação Corporativa §  Ana Euler (Embrapa) §  Daniel Nardim (Governo do Estado do Pará) §  Érica Ferreira Martins (Mineração Rio do Norte) §  Paulo Ivan (Vale) §  Vinícius Kuromoto (Embrapa Amazônia Oriental) o   Agências de Comunicação Observação – Em razão de empate, a Região Norte teve seis ganhadores nesta categoria §  C.A Comunicação (PA) §  Gaby Comunicação (PA) §  Griffo Comunicação (PA) §  Ideia Comunicação (AC) §  NDA (RO) §  Temple Comunicação (PA)

Ainda as mudanças em Época

Uma discreta nota em Brasília na edição 998 do Jornalistas&Cia informava que Murilo Ramos, repórter especial de Época na sucursal de Brasília, assumiu interinamente o posto deixado por Felipe Patury na coluna de notas sobre Política e Economia, que agora se chama Expresso. Em contato conosco, o diretor de Redação João Gabriel de Lima informou que Felipe, “um profissional que admiro e respeito”, saiu para tocar projetos pessoais. João aproveitou para atualizar outras novidades na revista:  “Eu e Diego [Escosteguy, editor-chefe] fizemos uma troca. Marcos Coronato, que era de Ideias, foi para Tempo. Guilherme Evelin, que era de Tempo, foi para Ideias.  “Marcos é apaixonado por hard news e está contribuindo para esquentar a parte inicial da revista. Ele é também o responsável pela seção de abertura, que acabamos de reformar – e que vem trazendo elogios pela mistura entre rigor jornalístico, criatividade e uma pitada de humor. O personagem da semana desta edição – a Panela, que tanto vem incomodando nossos governantes – é uma amostra do tom que Coronato vem imprimindo à nossa abertura.  “Guilherme acaba de promover uma revolução na seção de Ideias. Os debates e provocações da seção agora têm também uma versão digital, onde o leitor pode dar sua opinião sobre vários assuntos. E, desde 4/5, Guilherme passou a organizar também debates de fato, em parceria com a Faap. O objetivo é que Época cada vez seja mais um espaço onde as ideias dialogam. A página digital de Ideias traz alguns debates. Vale a pena percorrer.  “A mudança trouxe um gás novo para os dois, que estão motivados com o desafio – e também para a revista.” Felipe Patury iniciou a carreira como repórter de política em Brasília. Esteve por cerca de dez anos em Veja, em duas passagens, onde foi titular da coluna Holofote. Saiu em outubro de 2011 para assumir a coluna em Época.

Vencedores do X Prêmio AMB de Jornalismo levam R$ 115 mil

A Associação dos Magistrados Brasileiros contemplou na noite de 11/5, no espaço Villa Rizza, em Brasília, os vencedores do X Prêmio AMB de Jornalismo, que distribuiu R$ 115 mil para ganhadores das categorias Mídia Impressa, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotografia, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa e Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos.

Concorreram 127 matérias que tenham contribuído para a importância do Judiciário e da magistratura como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social. O vice-presidente de Comunicação da AMB Gil Guerra destacou que o prêmio foi criado com o objetivo de “quebrar paradigmas em relação à magistratura e à imprensa”.

Após a cerimônia premiação, a banda Judges, formada por juízes gaúchos, animou a festa. Os vencedores foram: Vinicius Sassine, de O Globo, com Retratos da vida insana no cárcere (Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos); Clarissa Cavalcanti, César Menezes e equipe, da TV Globo, com a série Impunidade (Telejornalismo); Bruno Feittosa e equipe, da BandNews FM, com Os órfãos da Justiça (Radiojornalismo); Bruna Maestri e equipe, da Gazeta do Povo/PR, com Crime sem castigo (Mídia Impressa); Marília Banholzer e Mariana Dantas, NE10 Portal/PE, com Por trás do muro (Webjornalismo); Domingos Peixoto, de O Globo, com Crime à liberdade de Imprensa (Fotografia); e Marcia Amy e Camilla Cahet, da Almagis, com Ações da Justiça regularizam documentos de idosos (Assessoria de Imprensa).

Adriana Carranca lança Malala neste sábado (16/5)

A repórter especial do Estadão Adriana Carranca lança neste sábado (16/5), às 16h, na Livraria da Vila dos Jardins (al. Lorena 1.731), Malala – A menina que queria ir para a escola (Cia. das Letrinhas), primeiro livro-reportagem dirigido ao público infantil. Nele, Adriana conta a história da paquistanesa Malala Yousafzai, que virou símbolo da luta pelo direito das meninas estudarem em seu país. Em outubro de 2012, ela levou um tiro na cabeça quando voltava da escola. Esteve entre a vida e a morte e sobreviveu para contar sua história ao mundo. Pouco depois do atentado, Adriana visitou o Vale do Swat, onde a menina nasceu e morava, e, no livro, além da história da vida da Malala, conta tudo o que viu e aprendeu por lá.   Leia mais + Adriana Carranca lança Malala neste sábado (16/5) + Vitor Moreno deixa o F5 da Folha de S.Paulo + Laurentino Gomes fará trilogia sobre a história da escravidão no Brasil  

Vitor Moreno deixa o F5 da Folha de S.Paulo

Após mais de seis anos na Folha de S.Paulo, onde era editor-assistente do site de entretenimento F5, Vitor Moreno deixou o jornal para se dedicar a outros projetos. Além do F5 ele assinou interinamente a coluna Outro Canal até o final de abril. Antes, passou pelos cadernos Cotidiano e Ilustrada, além de participar de coberturas em outras editorias. Vitor ([email protected]) começou na Folha em 2009, por meio do Programa de Treinamento. Leia mais + Laurentino Gomes fará trilogia sobre a história da escravidão no Brasil + Chamada para despedida fake de Rogério Ceni gera processo judicial + Panini lança revista sobre o Papa Francisco

Laurentino Gomes fará trilogia sobre a história da escravidão no Brasil

Laurentino Gomes, autor da trilogia de livros-reportagem 1808, 1822 e 1889, sobre a história do Brasil no período monárquico, anunciou nesta 2ª.feira (11/5)  em sua página no facebook que partirá agora para outra trilogia, desta vez sobre a história da escravidão no País, com previsão de lançamento a partir de 2019.

Reproduzimos a seguir o que ele escreveu:

“Desde o lançamento do meu último livro, 1889, sobre a Proclamação da República, leitores e amigos têm-me perguntado com frequência qual seria a minha próxima obra. São muitos os temas que me atraem na história do Brasil. Por isso, relutei por algum tempo a dar uma resposta conclusiva. Chegou a hora de desfazer o mistério. Meu novo projeto editorial é uma série de três livros sobre a história da escravidão no Brasil, com previsão de lançamento a partir de 2019. Eu acredito que, 127 anos depois da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, esse é um passivo histórico que os brasileiros ainda não conseguiram resolver. O grande abolicionista pernambucano Joaquim Nabuco afirmava que o Brasil estava condenado a continuar no atraso enquanto não resolvesse de forma satisfatória a herança escravocrata. Para ele, não bastava libertar os escravos. Era preciso incorporá-los à sociedade como cidadãos de pleno direito, o que até hoje não aconteceu de fato. Por essa razão, escolhi a escravidão como tema dessa nova trilogia. Acredito seja o assunto mais importante de toda a nossa história. O Brasil foi o maior território escravagista do hemisfério ocidental por mais de 350 anos. Estima-se que de um total de onze milhões de cativos africanos trazidos para as Américas 40% tiveram como destino as senzalas brasileiras. Foi também o país que mais tempo resistiu a por fim ao tráfico negreiro e o último do continente americano a abolir a mão de obra escrava pela chamada Lei Áurea, de 13 de maio de 1888 – quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba. O tráfico de escravos era um negócio gigantesco, que movimentava centenas de navios e milhares de pessoas dos dois lados do Atlântico. Tenho vários outros projetos em andamento, incluindo iniciativas na área audiovisual e livros em coautoria que serão anunciados em breve, mas a escravidão é o tema que vai dominar minha agenda pelos próximos seis ou sete anos. É um trabalho de longo prazo, para ser concluído em 2021 ou 2022, porque exige pesquisas exaustivas em bibliotecas, museus e centros de estudos no Brasil e outros países. A bibliografia é enorme, com centenas de livros publicados aqui e no exterior. Como são livros-reportagem, vou percorrer três continentes – África, Europa e Américas – com o objetivo de entrevistar pessoas e visitar dezenas de lugares relacionados à história da escravidão, como os pontos de onde partiam os navios negreiros na costa da África e as regiões de desembarque no Brasil, no Caribe e nos Estados Unidos. Espero que os leitores tenham paciência de aguardar por tanto tempo essa nova trilogia – e, principalmente, que gostem do resultado!”

 

Chamada para despedida fake de Rogério Ceni gera processo judicial

A agência de comunicação Sing está no centro de uma polêmica envolvendo a fabricante de materiais esportivos Penalty e o goleiro do São Paulo Rogério Ceni. Em novembro do ano passado, a Sing chamou por e-mail veículos de imprensa para o lançamento da última camisa comemorativa do goleiro, também para a que seria a última entrevista coletiva da carreira dele, o que surpreendeu a todos. Logo em seguida, porém, a diretoria do clube do Morumbi pronunciou-se oficialmente, dizendo que havia um engano em relação ao convite, e desmentiu tratar-se da despedida de Ceni – seria apenas a apresentação do uniforme. Mais tarde, o goleiro renovou seu contrato até agosto deste ano. A Sing alega na ação que, desde novembro, a Penalty preparava a despedida de Ceni, inclusive com um e-mail enviado para o São Paulo indicando no assunto Plano de ativação despedida do Rogério Ceni. No dia 5 de novembro, por meio de um e-mail de uma funcionária do Morumbi, fora confirmado que a fornecedora de material também apresentaria a camisa do goleiro. Em 19/11, a Penalty enviou o convite do evento (marcado para 21/11) à assessoria para que fosse encaminhado aos jornalistas. No processo, a Babel é a agência identificada como responsável pela parte de marketing da “despedida”. Narra a requerente (Sing) no processo: “No dia 19 de novembro de 2014, às 12:25 horas, recebemos o e-mail da senhora Isabel (Penalty) fornecendo a arte final do convite a ser enviado para a imprensa convidando para a coletiva de imprensa. Frise-se que foram os prepostos da Requerida que confirmaram, na data acima informada, a realização da coletiva de imprensa de despedida do senhor Rogério Ceni. Destacamos que Rafael Carqueijo Gouveia, diretor de marketing da Penalty, em e-mail encaminhado a senhora Melissa Sayon, sócia da Requerente, assumiu a falha como sendo cometida pela Requerida”. No processo, a Sing também se isenta da responsabilidade pelo fim do contrato entre o Penalty e o São Paulo, que ocorreu logo depois do incidente.   Leia mais + Panini lança revista sobre o Papa Francisco + O buraco é mais embaixo: ainda sobre mudanças no CarroEtc + Vaivém das Redações!  

Panini lança revista sobre o Papa Francisco

A revista Meu Papa, que já circula em 13 países latino-americanos, chegou ao Brasil. Publicada pela Panini, traz matérias sobre o universo católico, mensagens de fé, depoimentos de fiéis e detalhes sobre a agenda diária do pontífice. A revista foi desenvolvida com um projeto gráfico simples e dinâmico, em formato 20,5 x 27,5 cm, com 64 páginas. A primeira edição chegou às bancas este mês, pelo preço de R$ 5,90. A equipe de redação é composta por Érico Rodrigo Rosa (gerente de Publicações), Emerson Lagune e Levi Trindade (editores seniores), Tatiana Yoshizume (editora-assistente), que contam com a colaboração do Baruk Studio para tradução, edição e diagramação.  Leia mais + Vaivém das Redações! + Educação em pauta no Diário do Grande ABC + RedeTV contrata Luciano Faccioli

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