0.2 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 18, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 1054

7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão anuncia vencedores

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão divulgou em 2/6 as pautas vencedoras de sua sétima edição, da qual participaram 232 estudantes, orientados por 91 professores de 71 escolas de comunicação de 17 Estados. As vencedoras foram: 6 e 7 de março de 2015: a história das 10 mortes da região do Parque Santo Antônio, zona sul de São Paulo, contada em mais de uma lauda Equipe: Lucas Vicente Torres Martins, Mateus Vasconcellos Nogueira Carvalho e Marcelo Rodrigues Santos de Souza Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) Professora orientadora: Denise C. Paiero Formato: revista O caso do Jornal Já – instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações Estudante: Joyce Heurich Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (São Leopoldo/RS) Professora orientadora: Luciana Kraemer Formato: documentário de TV Margaridas não se calam Equipe: Agnes Sofia Guimaraes Cruz e Letícia Ferreira Leite de Campos Instituição: Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP (Bauru/SP) Professor orientador: Danilo Rothberg Formato: Web Documentário Cada um dos projetos vencedores receberá o apoio de um jornalista mentor, indicado pelo Instituto Vladimir Herzog, que auxiliará na produção da matéria proposta, e esta deverá ser entregue até 20 de setembro.

Fórum aborda histórias contadas nas redes sociais

A nona edição do Fórum Permanente de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória, que será realizada na próxima 3ª.feira (16/6), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, debaterá histórias de vida contadas nas redes sociais. Com o tema Novas Mídias, Novas Histórias, o debate conduz os convidados Iara e Eduardo Xavier (Caçadores de Bons Exemplos), Vinicius Lima (SP Invisível) e Semayat Silva e Oliveira (Nós, Mulheres da Periferia) a compartilhar suas experiências na construção e registro da memória no contexto das mídias digitais, sob o ponto de vista da emoção e do senso crítico. O debate será mediado por Paulo Nassar, mestre e doutor em Ciências da Comunicação e diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).  O evento é uma iniciativa de Aberje, ECA-USP, Grupo de Estudo de Novas Narrativas, Museu da Pessoa e Memória Votorantim. Inscrições gratuitas pelo www.aberje.com.br/forum, até as 12h do dia 12 de junho. As vagas são limitadas.   SERVIÇO: 9º Fórum Permanente de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória Data: 16 de junho (3a.feira) Horário: das 8h30 às 12h Local: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo (parque do Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo, SP)

Mulher queima com cigarro o rosto de repórter do Channel 9

A repórter do Channel 9 Alex Bernhardt, que recebeu um balde de água fria em tentativa de entrevista no ano passado, foi novamente retaliada. Desta vez, teve seu rosto queimado com cigarro. Alex tentava entrevistar, em frente ao tribunal de Caboolture (Austrália), a amiga de um homem acusado de homicídio. Insatisfeita com a abordagem, a mulher – que estava fumando – queimou o rosto da repórter com o cigarro. Apesar do susto, Alex teve apenas uma queimadura leve, e a agressora foi indiciada por perturbação pública. Confira a agressão no vídeo abaixo:  

Depois de anunciar ida para o SBT, Acelerados reforça equipe com César Tizo

Um importante reforço chegou na última semana à equipe do Acelerados. Após sete anos na Motorpress, o editor-executivo da revista Carro César Tizo deixa a editora e encara agora um novo desafio: desde 1º/6 ele é o responsável pela gestão do novo projeto do canal de Gerson Campos, Cassio Cortes e Rubens Barrichello com o SBT. “Com a nossa ida para a tevê aberta precisávamos de um profissional experiente e organizado para gerir o projeto, mas que topasse a aventura e tivesse, como se diz, ‘sangue nos olhos’”, destaca Gerson. “Ficamos muito contentes em poder trazê-lo para a equipe. Além disso, é mais uma cabeça automotiva nos ajudando a fazer um programa voltado, antes de tudo, para o entusiasta”. Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, César começou a carreira como estagiário na própria Fundação e foi colaborador do site Autoestrada, de Jorge Meditsch, antes de chegar em 2008 à Motorpress, como repórter do Carro Online. Por lá, foi promovido à editor assistente da revista Carro, onde mais tarde assumiu o posto de editor executivo. “Vários motivos colaboraram para eu topar o desafio, o primeiro é a possibilidade de trabalhar com tevê, mídia com que ainda não tive contato. O segundo, o crescimento da importância de vídeos e conteúdo audiovisual na internet também pesaram a favor”, comenta César, que passa a atender pelo [email protected].

Vaivém das Redações!

Veja o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias redações de Rio de Janeiro e Minas Gerais: Rio de Janeiro Jeferson Ribeiro deixou em maio a agência Reuters em Brasília e está agora no Rio, na editoria de País de O Globo. Entrou na vaga aberta com a transferência de Leila Youssef, que passou para a editoria Rio do jornal.    Minas Gerais O Diário do Comércio começou a produzir conteúdo exclusivo para a coluna DC Notícias no portal do jornal. Os responsáveis são Thayane Ribeiro ([email protected]), Carla Silva ([email protected]) e Breno Campos ([email protected]). A coluna aborda assuntos variados, dentre eles economia, gestão de negócios, tecnologia, turismo, veículos e entretenimento.   Lygia Calil, responsável pelo caderno Gastrô de O Tempo, estará de férias até 1º de julho. Nesse período, Rafael Rocha (ex-Veja BH) fica no lugar dela e recebe sugestões de pauta no [email protected].   Na rádio Inconfidência, quem está de férias até 10/6 é Pedro Henrique Vieira, substituído por Velise Maciel nos programas Boa Cia. e Disco da Semana. Sugestões e pedidos devem ser enviados para [email protected].  

Jorge Lanata falará sobre o caso Nisman no 10º Congresso da Abraji

O argentino Jorge Lanata vem ao Brasil para participar do painel O caso Nisman e jornalismo investigativo na Argentina, em 3/7, das 16h às 17h30, no 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, com mediação de Daniela Pinheiro, repórter da revista piauí. Muito conhecido em seu país, Jorge é colunista do Clarín, apresentador do DDT – programa de tevê que aborda notícias atuais da Argentina – e encabeça o Periodismo para Todos, tratando de temas ligados ao jornalismo investigativo, atualidades e entrevistas políticas. No painel, ele falará sobre as facetas que envolvem a morte do promotor Alberto Nisman, no começo de 2015, poucos dias depois de apresentar uma denúncia contra a presidente Cristina Kirchner e o ministro das relações exteriores Héctor Timerman. Jorge abordará ainda os desafios de fazer jornalismo investigativo em um país onde a circulação de informações é truncada. O Congresso da Abraji tem apoio de divulgação deste Portal dos Jornalistas e do informativo Jornalistas&Cia.

Pulitzer Center oferece bolsas para projetos de reportagens

O Pulitzer Center on Crisis Reporting aceita propostas de projetos de jornalistas, escritores, fotógrafos, produtores de rádio, cineastas ou freelancers interessados em cobrir internacionalmente populações que aparecem pouco na mídia. O programa financiará os custos de viagens internacionais associados a projetos de reportagens, oferecendo valores de bolsas de viagem individuais que podem variar de acordo com o projeto e planejamento do orçamento detalhado. A maioria dos prêmios está na faixa de US$ 5.000 a US$ 15.000. O candidato deve provar que sua matéria será distribuída nos Estados Unidos ou Europa. As inscrições podem ser feitas durante todo o ano.

40º Imprensa na Escola da ESPM abre inscrições

A ESPM abriu inscrições para a 40ª edição do curso gratuito Imprensa na Escola, em 23 e 24/6, das 8h30 às 13h, no campus Francisco Gracioso (rua Dr. Álvaro Alvim, 123), em São Paulo. Desenvolvida pela professora Letícia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios ESPM, e Marcelo Pimenta, professor de Gestão da Inovação da Pós-graduação da ESPM-SP, esta edição do curso terá como tema empreendedorismo, e abordará tópicos como incubação, inovação, crowdfunding, crowdsourcing e Net Explo/Unesco. Inscrições com Gislaine Felipe, pelo [email protected] ou 11-3078-2104. A inscrição será efetivada após a confirmação da vaga e o preenchimento da ficha.

GRI e IVC realizam seminário sobre liberdade de expressão e transparência na imprensa

O Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil realiza em parceria com o Instituto Verificador de Comunicação (IVCBrasil) o seminário Liberdade de expressão e transparência: os meios de comunicação e seus impactos na sociedade brasileira, em 17/6, a partir das 9h, no Salão Nobre da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. O seminário abordará, em uma série de palestras, questões como regulamentação, transparência e impacto social da imprensa e das novas mídias, além da influência dos meios na visão de executivos e editores de veículos de circulação nacional que acompanham os novos modelos de desenvolvimento. Estão confirmados como palestrantes Alexandre Caldini, Antonio Manuel Teixeira Mendes, Mariza Tavares, Ricardo Gandour, Vera Guimarães Martins, Célia Rosemblum e Gilberto Dimenstein, entre outros. Mais informações e inscrições com Marco Barone, pelo 11-3277-8891 (ramal 32) e 994-629-496 ou [email protected] e [email protected]

Alexandre Caldini: ?Partimos para alterar de forma radical o mindset da Abril?

No cardápio de mudanças, uma reestruturação radical na área comercial, redução do portfólio de publicações (venda de sete títulos e descontinuação de outros três na plataforma impressa) e fim das unidades de negócios Foram muitas as reestruturações no Grupo Abril na última década e sobretudo nos últimos anos. A mais recente, em agosto passado, já sinalizava um caminho sem volta para a empresa: enxugar a estrutura e repensar o negócio. Naquela ocasião, as medidas mais visíveis foram a entrega de metade do prédio que ocupava na Marginal Pinheiros, zona oeste de São Paulo, e a transferência de dez títulos para a Editora Caras. Nenhuma, no entanto, teve a profundidade e a dimensão desta que acaba de ser anunciada, que transforma a sessentona Editora Abril numa jovem start-up, iniciando quase do zero seu novo posicionamento no mercado: abandona o perfil de editora que vive das receitas de suas publicações (publicidade, assinaturas e vendas avulsas de exemplares) pelo de uma empresa que vende soluções customizadas para o mercado anunciante, nelas incluídas, sim, as publicações, mas também adicionalmente tudo o que, ligado às marcas e aos conteúdos da Abril, possa atingir e impactar o público desejado e gerar benefícios aos negócios, em diferentes linguagens, plataformas e ambientes. Já não importa para a empresa ser uma editora de revistas, ainda que a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. Ela sabe que esse mundo está ruindo e que se não mudasse o foco dos negócios ruiria com ele e por isso decidiu dar uma guinada e uma nova forma ao seu negócio. Ela quer e vai se empenhar em vender sua expertise e seus conteúdos sob medida para os mais de 70 milhões de consumidores que fazem parte de seu imenso e valioso banco de dados, agora transformado em Abril Big Data, ou ABD. E o fará a partir do uso inteligente desse banco, vendendo soluções sob medida para a audiência desejada, ou seja, para o perfil de público que o anunciante quer atingir, e nas linguagens, plataformas e frequência desejadas. Nesse novo posicionamento não há necessidade de tantos títulos, pois o que importa é a múltipla capacidade de negócios e a rentabilidade do portfólio mantido.   A prova maior do novo olhar de mercado da Editora Abril é que a empresa está se despedindo de outros dez de seus tradicionais títulos, sete deles vendidos para a Editora Caras, esta, sim, apostando nesse mercado, talvez por conseguir custos de produção mais competitivos (os títulos que para lá migram são Contigo, Placar, Você S/A, Você RH, Tititi, Ana Maria e Arquitetura & Construção) e três descontinuados na plataforma impressa (Exame PME, que volta a ser coberta pela nave mãe Exame; Capricho, que passa a ser exclusivamente digital, como seu público de jovens garotas nativas digitais; e o Guia Quatro Rodas, cujo conteúdo será absorvido pelas Vejinhas e por Viagem e Turismo). Pelo que apurou o Portal dos Jornalistas, os dez títulos que deixam o portfólio da Abril tinham pouco menos de 100 profissionais. Mas estima-se que deixam a empresa cerca de 2% de seus atuais seis mil funcionários, o que totalizaria 120 demissões. As equipes dos títulos ora comprados pela Editora Caras devem, em tese, seguir para a nova empresa, caso obviamente haja acordo entre as partes. Há ainda a interferência do Sindicado dos Jornalistas no processo, buscando evitar novas demissões a partir da mobilização dos profissionais e de negociações com a empresa. Somente nos próximos dias é que se terá um cenário mais claro sobre o impacto real das mudanças. Foram quase quatro meses de um profundo mergulho da equipe liderada pelo presidente Alexandre Caldini e da consultoria que apoiou a empresa naquilo que eles entendiam deveria ser a Abril do futuro. E apenas nas duas últimas semanas é que os formatos finais – ou os nomes das caixinhas – foram definidos. “Quando fui chamado de volta pela Abril”, conta Caldini, “tinha dois desafios: o primeiro era arrumar a casa e o segundo, reestruturar a empresa direcionando-a para o futuro. Fizemos a adequação da estrutura inicialmente e agora partimos para alterar de forma radical o mindset da empresa. E o fizemos partindo do zero, pensando de fato uma nova estrutura de negócios para a empresa. Uma estrutura compatível com o novo tempo, com os novos hábitos de consumo, com as novas e revolucionárias tecnologias”. De fato, essa nova Abril tem pouco ou quase nada a ver com a Abril de até agora, a não ser pela marca de excelência que sempre a caracterizou, desde que aqui chegou, nos anos 1950. Três pilares Os três pilares em que ela passa a se apoiar são Receitas, Marketing e Conteúdo, sendo que as mudanças mais radicais atingem a de Receitas, que deixa de se ater exclusivamente à comercialização de publicidade por núcleo editorial e passa a vender soluções em toda a audiência da Abril, em produtos existentes ou nos que venham a ser criados. E aí todo o trabalho de reciclagem profissional será conduzido pela Universidade de Vendas Abril. Receitas, aliás, é a unidade que controla todo o faturamento da Editora (publicidade, assinaturas, vendas avulsas, e-commerce, digital e eventos), conforme informa o comunicado distribuído pela empresa na tarde desta 3ª.feira (2/6). Diz o comunicado: “Essa unidade será comandada por Rogério Gabriel Comprido, que assume a posição de diretor Comercial. Gabi, como é conhecido, terá no seu time duas lideranças: Virginia Any e Dimas Mietto. Virginia será responsável por toda a receita publicitária da Abril, assumindo a posição de diretora de Vendas de Publicidade. Respondem a ela gestores focados nos seis principais segmentos de mercado – Bens de Consumo; Financeiro; Moda, Decoração e Construção; Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Esporte; Tecnologia, Serviços Públicos e Sociais; Transporte e Mobilidade; além dos escritórios regionais e da área internacional. Cada um desses gestores de segmento tem por missão conhecer profundamente o setor, seus desafios e seus principais players. A ideia é que a Abril, conhecendo as necessidades desses clientes, possa atendê-los de forma diferenciada, flexível e, sobretudo, eficiente, em diversos formatos, mídias e linguagens. Dimas assume a posição de diretor de Vendas para Audiência. Ele será responsável por toda a receita originária dos consumidores Abril. Estão sob sua responsabilidade as áreas de Assinaturas, Vendas Avulsas, Venda de Acervo e e-commerce. Continuam a responder a Dimas todos os diretores dos canais de assinaturas, além de dois gestores responsáveis por vendas avulsas”.  “Será um trabalho de fôlego, porque mexerá com a cultura de nosso time atual de vendas, mas em alguns meses creio que estaremos afinados com esse novo posicionamento, pois ele é coerente com o que as empresas buscam. E se isso é o que mercado quer, isso é o que teremos de oferecer”, assinala Caldini. A Unidade de Marketing será comandada por Tiago Afonso, que assume a posição de diretor de Marketing. Afonso terá a responsabilidade de gerenciar o portfólio de marcas e produtos e identificar tendências de mercado. Respondendo a ele estarão os gestores das marcas e as áreas de Informações para o Mercado, Abril Big Data (ABD) e Serviços de Marketing e Eventos. O núcleo Editorial assume um formato muito mais simples que os das UNs – Unidades de Negócios que por anos dominaram a cena nas redações da Abril e que a cada período passavam por mudanças, com revistas migrando de um núcleo para outro, cada vez com um lógica própria. Na nova estrutura são quatro os grupos editoriais: Veja, conduzido por Eurípedes Alcântara (que perde as Vejinhas); Exame, sob o comando de André Lahoz; Femininas (Boa Forma, Claudia, Capricho.com, Casa Claudia, Claudia, Cosmopolitan, Elle, Estilo e a plataforma digital M de Mulher), com Paula Mageste; e Lifestyle (Brasil Post, Elástica, Guia do Estudante, Info.com, Men’s Health, Mundo Estranho, National Geographic, Playboy, Quadrinhos, Quatro Rodas, Saúde, Superinteressante, Veja SP, Veja Rio, Viagem e Turismo, VIp e Women’s Health), com Alecsandra Zaparolli. Todos passam a se reportar diretamente a Victor Civita Neto, presidente do Conselho Editorial. Branded content Com as mudanças, acontecem dois movimentos importantes e estratégicos: 1. Os diretores editoriais passam a se concentrar exclusivamente no seu papel de produção de conteúdo editorial e nas relações entre as marcas e suas comunidades; 2. Todas as redações da Abril passam a trabalhar com total convergência na produção de conteúdo on e offline, em diversos formatos de texto, audiovisual e eventos.  Adicionalmente, essa estrutura da Abril contempla uma nova unidade operacional: o Estúdio ABC (de Abril Branded Content), dirigido por Edward Pimenta e que tem entre seus gestores Kátia Militello, em Negócios e Tecnologia, Dagmar Serpa, em Comportamento, Medicina e Saúde, e Matthew Shirts, no Planeta Sustentável. O Estúdio ABC atuará na coordenação, atendimento e produção de conteúdos customizados, como native advertising ou qualquer outro tipo de content marketing, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para a produção de vídeos. Nesse novo posicionamento da Abril, as três unidades criadas (Conteúdo, Marketing e Receitas) respondem ao presidente Alexandre Caldini. Já a linha editorial segue ligada ao Conselho Editorial, formado por Victor Civita Neto (presidente), Thomaz Souto Corrêa (Vice-Presidente), José Roberto Guzzo, Giancarlo Civita e Eurípedes Alcântara. A área Digital & Mobile permanece ligada diretamente a Caldini, sob o comando de Sandra Carvalho, que tem como missão garantir a execução da estratégia digital e apoiar tecnicamente a produção e a distribuição de conteúdo para clientes. Também Casa Cor segue respondendo diretamente ao presidente, com Lívia Pedreira à frente do negócio.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese