Está na rede o Setor Energético, site dedicado aos setores de energia elétrica, petróleo, gás e sustentabilidade. O novo projeto começou a ser desenvolvido há quatro anos e tem como editora Ivonéte Dainese ([email protected]), que passou por Gazeta Mercantil, Band, Forbes, SBT e Jornal da Energia.
Faap promove debate sobre Estatudo da Família
Os deputados federais Jean Wyllys (PSol-RJ) e Marcelo Aguiar (DEM-SP), e a professora de Direito Civil Ana Paula Corrêa Patiño são os convidados da segunda edição de Debates & Provocações Época/FAAP. O evento discutirá na próxima 2a.feira (15/6) o Estatuto da Família, projeto de lei que restringe direitos conquistados pela comunidade LBGT, como casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O debate será realizado no Auditório 1 da Fundação Armando Alvares Penteado (rua Alagoas, 903), em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV FAAP e link disponível no site da revista Época. O público também poderá participar enviando para [email protected] vídeos de até um minuto com histórias, depoimentos e opiniões sobre o Projeto de Lei do Estatuto da Família.
movePro: a nova aposta de Clayton Melo
Clayton Melo (colunista de IstoÉ Dinheiro) lança, com o publicitário Ricardo Tarza (DreamOne), a agência movePro, especializada em serviços e projetos. “Nosso primeiro produto é o site jornalístico Revista Move, plataforma digital para as áreas de inovação, empreendedorismo, cultura e criatividade”, disse ao Portal dos Jornalistas. “A partir desses quatro pilares de conteúdo, o objetivo do site é mostrar quem são, o que pensam, sonham e realizam os empreendedores e criadores da cultura contemporânea”, explicou.
A agência também vai prestar serviços de marketing de conteúdo, eventos de relacionamento para marcas e cursos online, entre outros projetos especiais para marcas e assessorias de comunicação. Já são parceiras da movePro a marca de roupas Choke e a Prime Arte, de soluções audiovisuais. “Acabamos de fechar acordo com uma empresa importante para realização de eventos de relacionamento, além de publicidade no site. Não posso revelar o nome ainda, mas os projetos com ela devem sair do forno em algumas semanas”, comemora.
De acordo com Melo, a movePro é multimídia e está em busca de parceiros, como produtoras para as áreas de áudio e vídeo, para ter conteúdo nesses formatos no site e também desenvolver projetos multimídia para empresas.
Glamurama ganha canal de tevê na internet
Para marcar o transcurso de seu 15º aniversário, a Editora Glamurama, de Joyce Pascowitch, estreou seu canal de tevê na internet, que serve ao portal Glamurama e às revistas Joyce Pascowitch e Poder. Hospedada no youtube e no próprio portal, a TV Glamurama exibe vídeos com entrevistas de celebridades, bastidores de ensaios das revistas e de eventos, coberturas de festas, dicas de beleza, quadros de gastronomia com chefs famosos e outros conteúdos.
A produção está a cargo da Network Brasil, mesma produtora do programa Porta dos Fundos. “Quem dirige os vídeos é o Pedro Kranz Costa, o PK, que teve muita sensibilidade para captar a nossa forma de ver o mundo”, disse Joyce a J&Cia. “Está sendo uma experiência incrível”. A Glamurama também produz publicações customizadas e realiza eventos que combinam ativações de marcas com apresentações artísticas e ações de relacionamento.
Novo blog do portal A Tarde mistura automóvel e aventura
Já está na rede o Classiautos na Trilha: um Diário de Aventura, novo blog que passa a integrar o canal Motor do portal de notícias do jornal A Tarde. A página traz reportagens, fotos e vídeos de lançamentos e avaliações em destinos de aventura. A estreia, em 4/6, foi com uma série de dez episódios em que o repórter Bruno Porciuncula relata viagem promovida pela Jeep ao deserto de Moab, nos Estados Unidos, para avaliar veículos de sua marca. Segundo o editor Roberto Nunes, o espaço foi criado para complementar o conteúdo do caderno semanal, veiculado todas as 4as.feiras, no ano em que o jornal atinge seu centenário: “Quando o lançamento de um carro era numa 3ª ou 4ª.feira, ficávamos uma semana com o material parado. Já faz três anos que estou com o canal Motor no online e percebi a necessidade de um espaço para valorizar grandes lançamentos, oferecendo o material no dia e em formato de vídeo, galerias de fotos e textos mais objetivos”.
Carlos Marcelo Carvalho é o novo diretor de Redação do Estado de Minas
Carlos Marcelo Carvalho, que desde 2011 era editor-chefe do Estado de Minas, foi promovido a diretor de Redação do jornal. Ele substitui Josemar Gimenez, que ocupava o posto cumulativamente ao comando da Redação do Correio Braziliense e que desde julho do ano passado dirige o escritório dos Diários Associados em São Paulo. Na organização desde 1992, Carlos trabalhou por dez anos no Correio Braziliense, onde chegou a editor executivo. Pelo jornal, em equipe, ganhou o Esso de Primeira Página em 2005, com o trabalho Mais quatro anos…, sobre a reeleição de George W. Bush como presidente dos Estados Unidos. É autor dos livros Nicolas Behr: Eu engoli Brasília (Do Autor, 2003) e Renato Russo, o filho da revolução (Agir, 2009). Roqueiro de carteirinha, é um dos criadores do programa Cult 22, da rádio Cultura FM (DF), que produziu e apresentou durante cinco anos. Foi produtor e apresentador do Idea Nova, dedicado às novidades do indie rock, que, desde 2001, virou quadro semanal do próprio Cult 22. É ainda autor da série A história do rock de Brasília, publicada na revista Showbizz. Junto com ele assumiu a engenheira Sônia Campos, nova diretora Administrativa e Financeira do Estado de Minas.
Altair Nobre faz crowdfunding para ranking de cervejas
A revista digital Beer Art, criada e dirigida por Altair Nobre (ex-Zero Hora), está lançando na rede uma campanha de financiamento coletivo para a produção da versão impressa do Top BeerArt. O ranking analisa as cervejas brasileiras premiadas a partir de dez concursos realizados desde 2000.
“Para montar o ranking pesquisei os arquivos de todas as edições, confrontei as informações com outras fontes e com os próprios sites das cervejarias, cruzei os dados computados, atribuindo pesos diferenciados para conquistas nacionais, continentais e internacionais e, como a parte final desse meticuloso trabalho, criei fichas com as características e as medalhas de cada cerveja”, explica Altair. “Desde que foi lançado, em maio de 2014, o Top BeerArt é atualizado a cada nova premiação e o número de cervejas se aproxima da marca de 500”.
Interessados em contribuir ou empresas que queiram patrocinar o projeto podem fazê-lo pelo revistabeerart.com/guia. Quem contribuir para financiar o guia terá várias opções de recompensa, entre elas um exemplar da obra. “O ranking é um esforço de Data Journalism. Segue a essência do jornalismo, a ser ressaltada nos tempos de comoditização e superficialidade: trabalhar muito para facilitar o trabalho do leitor, com um conteúdo diferenciado, inédito e útil”, conclui.
Fora da Abril, Ricardo Anderáos foca em sua empresa, a Latitude 0O
Incluído no corte que a Editora Abril fez às vésperas do feriado de Corpus Christi, o diretor Editorial do Brasil Post Ricardo Anderáos agora foca sua atenção na empresa de comunicação digital Latitude 0O, na qual é sócio de Guilherme Werneck, com quem trabalhou no caderno Link do Estadão e na MTV Brasil. Criada em 1995, a Latitude hoje tem clientes como Odebrecht Ambiental e Plataforma Brasileira de Política de Drogas. “Nos últimos 20 anos, prestamos consultoria, fizemos gestão de mídias sociais e criação de web/mobile sites para instituições como Sesc SP, Tok & Stok, Ministério das Relações Exteriores e Senac, entre outras”, disse Anderáos a J&Cia. Recentemente, a empresa fechou parceria com a Trip para mudanças na produção de conteúdo digital da editora. “É tudo o que posso falar por hora”, despistou. Entretanto, Paulo Lima, diretor da Trip Editora, disse a J&Cia que a empresa “está trabalhando com a Latitude e com Bia Granja em várias ideias, para que haja uma aceleração/expansão das muitas frentes digitais e eletrônicas nas quais já atuamos há vários anos”. Segundo ele, só em 2014 a Trip desenvolveu, por exemplo, mais de 300 trabalhos em vídeo para as marcas próprias ou para grandes clientes: “Da tevê aberta ao youtube, as plataformas digitais/eletrônicas têm sido naturalmente cada vez mais alvo da energia da equipe, seja por estratégia ou pela própria demanda dos nossos clientes e do nosso público”. Fernando Luna, diretor Editorial da Trip, informou que o projeto em curso é bem maior do que uma modificação no site: “Não é simplesmente criar um site novo. É transformar o processo de produção de conteúdo, dando protagonismo ao digital. Isso inclui desenvolver novos fluxos de trabalho e novas habilidades”. Luna garante que, com os novos processos, não serão deixadas de lado a relevância e a inovação do conteúdo: “Só há uma coisa mais importante do que usar muito bem todos os meios: a mensagem. O conteúdo precisa ser capaz de mobilizar, informar e emocionar o internauta, telespectador ou leitor”. Sobre a saída da Abril, Anderáos informou que sua vaga foi fechada no pacote de reestruturação da empresa, que incluiu eliminação de postos de trabalhos, demissões e venda de títulos. Disse ainda que “a parceria entre o Huffington Post e a Abril prossegue, sem a minha presença. A operação editorial continua sendo tocada pelo editor-chefe Diego Iraheta, agora se reportando a Alecsandra Zaparolli, que vai coordenar as marcas associadas a lifestyle na Abril. Como a decisão de minha demissão deveu-se exclusivamente à necessidade de enxugamento de custos da Abril, e dado o excelente relacionamento que mantenho com o estafe do Huffington Post internacional, continuo colaborando com o Brasil Post, agora como mais um blogueiro da rede de quase 800 colaboradores que ajudei a criar no Brasil”. No facebook Em sua página do facebook, Anderáos comentou sua saída de Abril com o print de uma matéria do prórpio Brasil Post, intitulada Desemprego Recorde. Na imagem, incluiu seu cartão funcinal da Abril, ainda dos tempos da MTV. A manchete do Brasil Post (que continua sem minha presença) é simbólica deste momento em que saio da Abril e entrego meu crachá, ainda dos tempos da extinta MTV Brasil. É hora de me voltar com todas as forças a minha velha e boa www.latitude.com.br com o sócio Guilherme Werneck Se você que está lendo este post conhece alguém precisando dois caras foda na comunicação em plataformas digitais, indique a gente! Muito obrigado Abril por tudo que aprendi, com destaque para meus padrinhos Helena Bagnoli, Manoel Lemos e Victor Civita. Tks to The Huffington Post, with a special hug to Arianna Huffington, Nicholas Sabloff and Koda Mike Wang. Ainda sobre as demissões Os sindicatos dos Jornalistas e dos Administrativos fizeram assembleia conjunta na noite do próprio dia 2/6, data em que ocorreram as demissões. Segundo o Sindicato dos Jornalistas, foi a primeira vez que as entidades representativas desses dois segmentos de trabalhadores se uniram. Na negociação realizada em 3/6, a Abril confirmou a demissão de 31 jornalistas e de 80 funcionários administrativos. Na reunião, os dirigentes sindicais, ainda segundo o SJSP, mostraram preocupação com os empregos e repudiaram as dispensas, pois a empresa já havia demitido 16 jornalistas em abril e 37 em maio, que, somados aos dessa semana, totalizam 84 demitidos. Quanto aos administrativos, o quadro ainda é pior: 97 demissões desde abril, totalizando 177 com as recentes. No total, 261 trabalhadores sem emprego em menos de dez semanas. Na assembleia, as entidades sindicais decidiram apresentar à Editora Abril uma pauta unificada composta por três pontos fundamentais: Proibição de demissões por três meses (estabilidade no emprego); Rescisão com pagamento de dois salários para os demitidos; Extensão do plano de saúde aos demitidos por seis meses. Além disso, o pagamento de todos os direitos trabalhistas, como aviso prévio, 13º salário proporcional, férias, adicionais e demais obrigações legais.
Evan Smith, Leão Serva e Matías Molina também estão confirmados no 10º Congresso da Abraji
Evan Smith, editor-chefe, diretor e cofundador do jornal independente e sem fins lucrativos Texas Tribune, participará da sessão especial Jornalismo sem fins de lucro, sustentável e próspero – o caso de êxito do Texas Tribune, em 2/7, das 11h às 12h30, no 10º Congresso da Abraji.
Smith mostrará como funciona o novo modelo de jornalismo sem fins lucrativos, rentável e próspero, com base no que tem vivenciado no Texas Tribune, criado em uma época de crise nos EUA, quando houve queda brusca no faturamento dos jornais, gerando demissão em massa de jornalistas e prejudicando a cobertura de temas de interesse público.
Quem também marcará presença no evento é Leão Serva, que ao lado de Matías Molina comandará o painel Jornais no Brasil: passado, presente. E algum futuro?, em 4/7, das 14h às 15h30. Molina apresentará as descobertas que fez após décadas de pesquisas sobre como se desenvolveu o jornalismo no Brasil, reunidas em seu livro História dos jornais no Brasil (Companhia das Letras), e discutirá sobre o futuro desse meio de comunicação juntamente com Serva, autor de A desintegração dos jornais (Reflexão).
Leão diz acreditar que “o jornal do futuro deve se inspirar em aspectos dos jornais do passado” e reforça ainda que sua abordagem é fruto da reflexão que tem feito com Marco Sabino na SA Y, empresa do grupo SA Kreab em que é sócio.






