6.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, março 29, 2024

Buy now

Orlando Brito nega convite para almoço com Bolsonaro, mas conta bastidores do encontro

Orlando Brito, repórter fotográfico que foi agredido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durante manifestação em frente ao Palácio da Alvorada em 3/5, contou os bastidores do “convite” para almoço que lhe teria sido feito pelo próprio presidente. O repórter negou ter recebido qualquer convite de Bolsonaro. A informação é de Chico Sant’anna

Brito contou que foi chamado por Bolsonaro para uma conversa na saída do Palácio do Planalto na terça-feira (5/5). Ao lado de outras “10 ou 12 pessoas que o acompanhavam”, o presidente perguntou a ele se a agressão de fato havia acontecido. Brito confirmou o ocorrido e narrou os acontecimentos para Bolsonaro, incluindo o “safanão” que levou, os xingamentos e o fato de que os manifestantes queriam quebrar suas câmeras. Segundo ele, Bolsonaro não se desculpou, “mas disse ser ‘impossível controlar a ação das pessoas em uma multidão’ e que não entendia como alguém podia atribuir a ele, Bolsonaro, a autorização para agressões contra quem quer que fosse”.

O presidente também indagou sobre a agressão sofrida pelo repórter fotográfico Dida Sampaio, do Estadão. O grupo então dirigiu-se a uma sala contígua ao gabinete do presidente, onde havia um bufê e os dois continuaram a conversa, “que não durou mais do que 20 minutos”, contou Brito. Bolsonaro teria passado a atacar a imprensa com falas como “querem me sacanear o tempo todo, deturpam o que digo, mídia lixo, lixo, canalhas”. Os outros participantes tentavam introduzir outros assuntos ao verem que o presidente começava a se exaltar.

Antes de deixar o Palácio do Planalto, o repórter sugeriu a Bolsonaro que fosse ao Comitê de Imprensa para falar com os jornalistas credenciados pelos jornais, em vez de dar “entrevistas tumultuadas sob a mangueira do Palácio Alvorada”. O presidente disse que iria rever sua presença naquelas entrevistas.

Leia o depoimento de Orlando Brito na íntegra.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese