Alberto Luchetti, meu ex-colega de Estadão e centroavante do time da Redação na época em que eu era o técnico, me manda um artigo que escreveu falando sobre a volta às atividades de Fausto Correa da Silva, o Faustão, depois de um período sabático após deixar a Rede Globo. Com a saúde recuperada, assume o comando de um novo programa, agora na Rede Bandeirantes, onde se transformou em grande sucesso como apresentador e animador há quase 40 anos.

Sem entrar no mérito das considerações feitas por Luchetti, resolvi escrever esta crônica para o J&Cia a fim de resgatar lembranças que povoam a minha memória e envolvem diretamente a amizade entre eu e Faustão, construída logo que cheguei ao diário da família Mesquita, em novembro de 1979. A par disso, também para revelar quanto ele foi e segue sendo importante em minha vida e, principalmente, para agradecê-lo por tudo o que fez por mim. O que não fiz até agora por não conseguir um contato pessoal com ele após passados tantos anos depois da ajuda que me deu.

Larguei o cargo de editor-chefe do Jornal da Cidade de Jundiaí para ser subeditor de Política sob as asas do lendário Eduardo Martins na redação da sede do bairro do Limão. Tempos depois, certa noite, já dividindo a Chefia de Reportagem com Moacyr Castro, durante um dos nossos plantões Fausto Silva confidenciou-me, preocupado, que pretendia buscar algo mais do que lhe ofereciam os dois empregos como repórter esportivo de Estadão e Rádio Globo. Vivia a inquietação que instiga no ser humano destemido, desde que com alma determinada, a procura por novos desafios. Inquietação própria dos gênios e que sempre acaba em algo grande, cercado de todo o sucesso. Vitória justa que premiou Faustão, que a alcançou por merecimento, resultante de um árduo trabalho como o dos que não medem sacríficos a fim de transformar em realidade o que antes era apenas um sonho.

Tempos depois, igualmente durante um daqueles plantões, o amigo a quem os colegas apelidaram de “elefantinho da Cica”, dado o seu corpo um tanto volumoso, revelou-me que surgira uma oportunidade para subir a ladeira e conseguir o que poderia ser, dizia, uma vida melhor tanto profissional como, principalmente, pessoal. Revelo essas confidências porque quase embarquei com ele nessa viagem: a compra de uma emissora de rádio em Itapira, no interior de São Paulo. Ele me convidou e aceitei. Tal como ele, eu também tinha dois empregos, no Estadão e na Rádio Globo, que me deixavam apenas quatro horas para dormir e muitas horas de cansaço físico e mental. Então me imaginei comandando programas, como já fizera em companhia de José Paulo de Andrade na Difusora de Jundiaí. Só que agora tendo como ouvinte a população de uma belíssima e pacata cidade na região próxima a Campinas. Todavia, nada deu certo e o projeto não foi em frente, pois o dono morreu e a filha resolveu manter a empresa nas mãos da família.

Entretanto, Faustão não sossegou. Convidado por Goulart de Andrade foi integrar o Comando da Madrugada, apresentado nos fins de semana, e imediatamente se revelou uma das atrações do programa. Nesse tempo tive a honra de ser um dos amigos que, junto com outros, como Nailson Gondim e Fran Augusti, escreveram algumas das “bobagens” que ele soltava no ar. Mais tarde isso passou a ser feito por especialistas na matéria, agora não mais no Comando. Seu sucesso foi tão grande, não só em São Paulo, mas Brasil afora, que ele ganhou espaço próprio na emissora do Morumbi e assim sua carreira televisiva deslanchou definitivamente com o Perdidos na Noite. Lembro-me de que, já morando em Boa Vista, para onde vim como correspondente em Roraima do Grupo OESP (Estadão, JT e Agencia Estado), certa manhã, ao entrar numa loja do centro, uma das balconistas, que já me conhecia, contou entusiasmada:

− Seu Plínio, ontem estava assistindo o programa do Faustão na TV Caburaí (retransmissora do sinal da Band) e de repente ele disse: “Atenção, Plínio Vicente, que está perdido em Boa Vista, Roraima, cercado de índios por todos os lados. Avise-me se precisar de ajuda que eu peço para o Para-Sar fazer seu resgate”. Não sabia que o senhor conhece ele.

Contei-lhe a história toda e como “amigo do Faustão” acabei ficando famoso na Rua Jaime Brasil, principal artéria comercial da cidade.

Conto tudo isso para chegar ao principal: meu eterno agradecimento a um amigo leal e solidário. Numa madrugada dos anos 2000 acordei com fortes dores, me levaram para o hospital e fui diagnosticado com uma pancreatite aguda. Fui submetido a uma bateria de exames e os médicos me disseram que eu precisaria iniciar o tratamento imediatamente caso não quisesse ser exterminado por um câncer fulminante. Problema: não havia como fazer o tratamento em Boa Vista e a clinica especializada mais próxima ficava em Manaus.

Reuni a família, contei o tamanho do drama e então bateu o desespero: era um tratamento caro e não tínhamos como pagar. Depois de estudar algumas possíveis soluções, cheguei à conclusão que não havia nenhuma saída. O desespero aumentou, pois tudo estava ficando ainda mais difícil e então passei a temer pela minha via. Foi quando me lembrei do que Fausto Correa da Silva me disse na noite em que me despedi dos amigos e colegas de Estadão no Bar do Elias, ali perto do antigo Parque Antártica.

− Se tiver problemas, me avise. Se puder ajudar eu ajudo.

Recorri a várias pessoas até que consegui seu telefone com outro amigo dos tempos do Estadão. Liguei, um assessor atendeu e pedi-lhe para falar com Faustão. Quando ouvi sua voz e o indefectível “Ôrra, meu!!!”, que ele emendou com “ainda tá perdido no meio dos índios?”, não tive coragem de lhe pedir aquele enorme favor. Seria abusar demais. Conversamos, nos despedimos e eu voltei ao meu drama. Entretanto, ele era quem poderia me socorrer. Cerca de duas semanas depois criei coragem e lhe mandei um fax contando da minha situação.

Para encurtar a história: fiquei um mês internado em Manaus, voltei curado e sem a ameaça de ser destruído pelo câncer no pâncreas. Hoje, muitos anos depois, mesmo sem jamais ter voltado a conversar com ele, todo dia 29 de abril, no meu aniversário, acendo uma vela para o santo que acabei criando: São Faustão. Afinal, a três meses de completar meus 80 anos, devo minha vida a ele, amigo querido, que tem o coração do tamanho de um elefante. Por isso lhe presto este meu tributo: mil vezes obrigado, Fasto Correa da Silva, e que sua volta seja uma nova e permanente jornada de sucesso, o mesmo que você conquistou em Gazeta, Record, Band e Globo.


Plínio Vicente da Silva

A história desta semana é novamente de Plínio Vicente da Silva, agora uma homenagem a Faustão, que reestreou na Band em 17 de janeiro.

Nosso estoque do Memórias da Redação continua baixo. Se você tem alguma história de redação interessante para contar mande para [email protected].

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments