Morreu nesta segunda-feira a jornalista Maria Luiza Kfouri, aos 69 anos, vítima de câncer no pâncreas. Era irmã do também jornalista Juca Kfouri. Única menina entre três irmãos, deixa duas sobrinhas órfãs, afilhados e afilhadas.

Além do Jornalismo, era apaixonada pela música brasileira, e colecionava discos desde criança. Em 2005, criou o site Discos do Brasil, que reúne informações preciosas de discos colecionados por ela ao longo de mais de seis décadas, como fichas técnicas completas, títulos, nomes de artistas, anos de lançamento, compositores, instrumentistas, produtores, entre outros dados relevantes. O site permite buscas por diversas categorias.

Além do Discos do Brasil, Maria Luiza foi coordenadora musical da Gazeta FM paulista em 1988. Nessa mesma época, a emissora recebeu o prêmio de melhor programação musical da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Foi também diretora da Rádio Cultura AM de São Paulo entre 1989 e 1995.

Em 2002, ela doou sua hemeroteca ao Instituto Moreira Salles (IMS). A coleção inclui diversas edições das revistas Áudio News e Música, releases de artistas, scripts de programas de rádio e cerca de 25 mil artigos de jornais e revistas sobre música brasileira, colecionados entre 1968 e 2001. A coleção pode ser acessada aqui.

Juca Kfouri publicou um texto em homenagem a sua irmã: “Elis Regina perde fã tão ardorosa a ponto de certo dia, depois de ver Mana pela décima vez em show seu, perguntar se ela não tinha mais nada o que fazer – e decretar que, daí em diante, não pagaria mais ingresso”, escreveu.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments