11.9 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

O adeus a Hélio Oliveira, “o primeiro busólogo do Brasil

Em um segmento como o automotivo, em que a paixão pelo automobilismo é tão forte e presente, Hélio Luiz de Oliveira destacou-se por uma peculiaridade. Seus modelos favoritos não chamavam a atenção pela velocidade, mas sim pela capacidade de transportar com conforto e segurança o maior número de pessoas possível.

Tido como “o primeiro busólogo do Brasil”, ele chegou ao mercado como projetista na Thamco. Por lá, atuou na elaboração do célebre ODA, ônibus de dois andares criado em meados da década de 1980, a pedido do então prefeito paulistano Jânio Quadros.

Em 1978, em conjunto com um grupo de amigos, fundou o Clube do Design do Ônibus, um dos primeiros clubes de admiradores de ônibus do Brasil, que chegou a cadastrar 276 fabricantes de ônibus em todo o mundo.

No jornalismo, destacou-se como editor da revista especializada In Bus, uma das mais tradicionais do segmento. Por causa de sua paixão, era constantemente convidado para falar sobre o assunto em entrevistas. Em uma das mais recentes, e célebres, foi um dos personagens do programa Como Será?, da TV Globo. Na atração, ele participou ao lado do garoto João Victor, que, cego, tem nos ônibus sua motivação.

Hélio estava internado desde 6/12 na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, com um tumor na coluna. Ao fazer uma sessão de hemodiálise teve parada cardíaca e não resistiu. (Com informações do Diário do Transporte)

Related Articles

1 COMENTÁRIO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carol Silvestre
Carol Silvestre
3 anos atrás

Que triste notícia.
Aprendi muito com o amigo, Hélio Oliveira , e rimos muito juntos também. Fará falta 🙁

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese