Dois veteranos da mídia nos Estados Unidos, Justin Smith, ex-CEO da Bloomberg Media, e Ben Smith, ex-editor chefe do BuzzFeed e ex-colunista de mídia do New York Times, lançarão em breve o Semafor, novo veículo de comunicação global que pretende “bater de frente” com gigantes do setor, como New York Times, BBC e CNN. O lançamento está marcado para outubro.

Os dois Smiths acabaram de levantar cerca de US$ 25 milhões com investidores como o brasileiro Jorge Paulo Lemann; Sam Bankman-Fried; John Thornton, apaixonado por mídia sem fins lucrativos, que fundou o Texas Tribune; e David Bradley, ex-controlador da revista The Atlantic. Com o dinheiro, o Semafor já contratou 60 pessoas, sendo 30 jornalistas.

Segundo declarou Ben em entrevista recente, a ideia é que o Semafor seja lido “pelas 200 milhões de pessoas que têm ensino superior, que leem em inglês, mas que ninguém está tratando como uma audiência. Nossos grandes competidores, que dominam as notícias globais, foram criados no século 20. Eles estão exportando notícias de Londres ou de Atlanta ou de Nova York. A gente está tentando construir uma forma de fazer notícia muito mais em rede e para um momento totalmente diferente”.

O Semafor vai focar em furos de reportagem e produzir as matérias de forma que, em uma seção, o repórter narre os fatos, e em outra, faça uma análise. O veículo pretende mostrar também uma visão crítica àquela retratada no texto, e uma outra visão sobre o mesmo tema vinda de outra região do mundo. Um diferencial da iniciativa é que sua primeira editoria internacional será dedicada à África.

O veículo vai começar com um site e um app gratuitos, utilizando publicidade e eventos para as receitas. Depois de um ou dois anos deve adotar um sistema de assinaturas.

Com informações do Brazil Journal.

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