Recém-empossado presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) anunciou nessa segunda-feira (8/2) a mudança do gabinete da Presidência para o espaço ao lado do Plenário hoje ocupado pelo Comitê de Imprensa, que será transferido para outro local. A medida gerou protestos de ABI e Fenaj e foi alvo até de um “tuitaço” no final do dia.

Atualmente, os jornalistas que cobrem as atividades legislativas trabalham num local amplo e privilegiado, ao lado do Plenário da Casa, onde o Comitê foi instalado desde a transferência do Legislativo para Brasília, na década de 1960. Em 2019, ele foi batizado de Comitê de Imprensa Jorge Bastos Moreno, em homenagem ao jornalista do Globo que por anos atuou na cobertura do Congresso Nacional.

Comitê de Imprensa (Crédito: Poder360)

Com a mudança, o acesso dos jornalistas ao presidente da Casa pode ser dificultado, já que, com a nova configuração, ele poderá ingressar no Plenário diretamente, sem precisar deslocar-se pelo Salão Verde, espaço onde tradicionalmente os parlamentares são abordados pelos jornalistas para entrevistas.

Não é a primeira vez que um presidente da Câmara tenta tirar a imprensa do local. O prédio do Legislativo é patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A mudança foi tentada nas gestões do PT na Presidência da Câmara, mas só pode ser modificado com autorização do órgão. O aval só veio na gestão de Eduardo Cunha (MDB-RJ). Ele pretendia levar a reforma adiante, mas acabou tendo o mandato cassado em 2016 antes de conseguir executar a obra, quando foi preso por envolvimento na Lava Jato. Na gestão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) o assunto chegou a ser discutido, mas também não foi adiante.

“A mudança da Presidência para o espaço hoje parcialmente ocupado pelo Comitê de Imprensa faz parte de um conjunto de intervenções proposto no âmbito do Plano de Preservação do Patrimônio Edificado da Câmara dos Deputados − Proposta de Intervenção no Edificio Principal, que foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan”, informou a assessoria de imprensa da Casa.

O projeto de arquitetura do novo gabinete da Presidência está em fase final de aprovação. Os custos da obra, prevista para começar até o fim de fevereiro, ainda estão sendo levantados. O Comitê de Imprensa será instalado no térreo do Ed. Principal, perto da sala de reuniões do Colégio de Líderes e ao lado da TV Câmara, onde, assim como os jornalistas dos veículos da Casa, os profissionais de imprensa continuarão a ter fácil acesso ao Salão Verde e ao Plenário da Casa. A nova área que vai abrigar o Comitê tem 106 m² e está em estudo a incorporação de mais um espaço com cerca de 60 m² para viabilizar o trabalho dos jornalistas no local.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments