O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo abre ao público nesta sexta-feira (3/3) a exposição Padre Landell: o homem que inventou o futuro, sobre o padre gaúcho Roberto Landell de Moura, o verdadeiro inventor do rádio.

A exposição mostrará a patente registrada por Landell nos Estados Unidos, esquemas e estudos preliminares de seus experimentos e diários originais, além de outros documentos históricos e manuscritos, cedidos para a mostra pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Haverá também uma réplica em tamanho real de um transmissor de ondas (wave transmitter), o primeiro aparelho de rádio do mundo, construída pelo gaúcho Marco Aurélio Cardoso Moura, com base nos escritos de Landell. A exposição mostrará ainda documentos manuscritos que comprovam que o padre Landell estaria projetando a televisão.

Uma instalação interativa, feita em parceria com o Instituto de Física da USP, também será atração da exposição. Serão mostrados experimentos simples que ilustram descobertas de físicos e inventores, contemporâneos de Landell, que contribuíram para a evolução tecnológica do rádio.

A exposição, que tem curadoria da pesquisadora Helena Tassara, faz parte da mostra Rádio no Brasil, sobre a história do rádio. Hamilton de Almeida, biógrafo do padre Landell, foi consultor do projeto.

A visitação será gratuita, de terça a sexta-feira, das 11h às 20h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19 horas.

Vale lembrar que a Jornalistas Editora, por meio deste Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia, lidera desde 2010 movimento em prol da divulgação da vida e obra de Landell de Moura e do reconhecimento dele como o verdadeiro inventor do rádio.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments