A SembraMedia realizou a pesquisa Ponto de Inflexão Internacional, sobre os impactos financeiros da pandemia em veículos jornalísticos ao redor do globo. Os resultados indicaram que organizações tradicionais sofreram com uma grande queda de receita publicitária, enquanto meios nativos digitais viram o volume de doações aumentar.

O termo “doações” refere-se a repasses de fundações privadas, investidores e empresas como Google e Facebook, além do financiamento de organizações governamentais nacionais e internacionais. O estudo analisou 100 veículos na América Latina, 52 no Sudeste Asiático e 49 na África. Do total de 201 organizações entrevistadas, 25 são brasileiras.

Segundo o relatório, a maioria das mídias digitais analisadas não sofreu as grandes perdas financeiras reportadas pelos veículos tradicionais. A pesquisa sugere que isso ocorreu devido ao fato de elas não serem excessivamente dependentes de publicidade, e ao aumento de financiamentos via doações. Em 2019, as 201 organizações receberam, em média, US$ 48 mil. No ano seguinte, o valor médio recebido subiu para quase US$ 64 mil, um aumento de aproximadamente 32%.

Para Rafael Georges, representante da Luminate Brasil (apoiadora da pesquisa), as doações são essenciais durante a pandemia: “Desde que não interfiram na linha editorial e sejam respeitosas das opções que as redações fazem em relação às suas próprias coberturas, elas podem ser importantes para resiliência. Em período de vacas magras, digamos assim, elas se demonstraram fundamentais”.

Leia a pesquisa na íntegra.

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