A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou em 4/5), em solenidade realizada em Brasília, os vencedores do X Prêmio República. Na categoria Jornalismo, que premia trabalhos sobre a atuação do Ministério Público Federal (MPF), os vencedores foram o portal Metrópoles e a Record TV.

Na subcategoria jornalística Escrito, o Metrópoles venceu com a reportagem Um Quarto no Jacarezinho: Chacina deixou marcas nas crianças da favela, assinada por Leilane Menezes. O texto aborda os impactos da operação policial mais violenta do Rio de Janeiro sobre a população local. A reportagem entrevistou nove crianças moradoras da favela do Jacarezinho, que falaram sobre como é crescer em um contexto como aquele.

Outras duas reportagens do Metrópoles também ficaram nos segundo e terceiro lugares da categoria: O Brasil que passa fome (2º) e Maceió está afundando (3º).

Na subcategoria Audiovisual, a vencedora foram os documentários da série Escuridão na Floresta/Sertão Medieval, de Daniel Motta, da Record TV. As reportagens tratam sobre falta de energia elétrica e a triste realidade de comunidades isoladas em cidades da Amazônia e do sertão do Nordeste. O trabalho traz entrevistas com famílias que vivem no escuro e que sofrem acidentes por uso de combustível.

Na mesma categoria, o segundo lugar também foi da Record, com a reportagem Dossiê Carajás − Corrupção e Descaso.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments