Mauricio Stycer, colunista do UOL, será responsável por finalizar e lançar a biografia do autor de novelas e jornalista Gilberto Braga, que morreu em 26/10, aos 75 anos, em decorrência de uma infecção sistêmica. O projeto havia sido iniciado por Artur Xexéo, falecido em junho deste ano, aos 69 anos, vítima de um câncer.

“Quando o Xexéo morreu, em junho, o Gilberto me procurou me convidando para continuar com o projeto”, explica Stycer. “Fui uma indicação do Paulo Severo, que era o marido do Xexéo. Eu conhecia ele [Xexéo] desde a década de 80. Acho que por isso o Paulo sabia que tinha uma afinidade entre a gente, indicou para o Gilberto o meu nome, e o Gilberto me ligou me convidando para continuar com a pesquisa e fazer o livro”.

O material iniciado por Xexéo conta com cerca de 15 horas de entrevista com Gilberto Braga e mais de 20 entrevistas com pessoas que ajudam a contar a história do novelista. O jornalista, inclusive, havia deixado uma lista de tarefas que faltavam. Foi a partir daí que Mauricio Stycer começou seu trabalho no projeto. Segundo ele, algumas entrevistas já foram feitas, mas antes de concluir a fase de pesquisa e entrar na da escrita do livro, ainda precisa “preencher alguns buracos”.

“Para mim já tinha uma coisa muito emotiva que era fazer o livro. E ele vai ser assinado pelo Xexéo e por mim, é um livro de nós dois. Isso já tinha um peso e agora ficou mais, porque perdi agora a chance de completar o livro com Gilberto. Tinha algumas questões que eu queria ainda tratar com ele e não tive tempo, porque ainda não tinha mergulhado totalmente no processo de fazer o livro”, completa o jornalista que garantiu ainda que a obra, publicada pela Intrínseca, terá novidades sobre todo o processo de criação de Gilberto Braga, sua carreira como crítico teatral, a história familiar do autor e seu relacionamento com o decorador Edgard Moura Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments