A Alameda Editorial realiza nesta sexta-feira (8/10), às 18h, o pré-lançamento do livro Nossa correspondente informa − Notícias da ditadura militar brasileira na BBC de Londres, de Jan Rocha, que foi correspondente da rádio BBC no Brasil na época da ditadura militar. Ela levava informações do regime para o resto do mundo, furando a censura.

Na obra, a autora mostra como conseguiu driblar a censura e enviar para Londres informações sobre o que acontecia aqui no Brasil. O livro traz material, guardado pela autora, que aborda desaparecimentos, torturas, mortes e “como o regime ditatorial tornava um verdadeiro inferno a vida da grande massa da população”.

“Jan Rocha não se limitava a noticiar o que sofriam os militantes da resistência, mostrava também como o regime perseguia indígenas e camponeses e maltratava a população pobre das periferias das grandes cidades com uma polícia assassina e políticas econômicas desastrosas”, escreveu Adriano Diogo, presidente da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva.

Rocha é uma jornalista inglesa que veio ao Brasil em 1969, e atuou como correspondente, além da rádio BBC, para o jornal The Guardian. Em 1980, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog por uma reportagem sobre a resistência de mineiros bolivianos ao longo do golpe militar. É autora de vários livros, como Rompendo a cerca: a história do MST (Casa Amarela, 2004), em coautoria  com Sue  Branford; Haximu: o massacre dos Yanomami e as suas consequências (Casa Amarela, 2007) e Solidariedade tem fronteiras (Outras Expressões, 2018)

O pré-lançamento será feito em uma live no canal da Alameda Editorial no YouTube, e contará com participação de Verónica Goyzueta, Norma Couri e Marina Amaral. O lançamento físico será na próxima quarta-feira (13/10), às 19h, na livraria da Alameda, na rua Treze de Maio, 353, Bela Vista, em São Paulo. A autora fará uma noite de autógrafos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments