Livro conta a história da imprensa alternativa

Capa do livro

O livro De Realidade a Caros Amigos: a Turma do Ex-, imprensa alternativa e seu legado foi lançado no último dia 18/10, em Belo Horizonte. A historiadora Dalva Silveira conta a história do jornal Ex-, publicado em meados dos anos 1970, período em que o País vivia sob ditadura militar. Na época, jornalistas insatisfeitos com a imprensa tradicional resolveram criar a Editora Arte & Comunicação, responsável pela criação de diversos periódicos, como jornal de quadrinhos Grilo, revista Bondinho e o Ex-.

O Ex- era um tabloide mensal que durou apenas 16 edições, sendo censurado pela ditadura e fechado. O veículo publicou reportagens que marcaram o jornalismo brasileiro, como a volta do exílio do cantor e compositor Geraldo Vandré e o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em 1975.

A editora ainda tentou emplacar mais um jornal para substituir o Ex-, sem sucesso. O periódico também sofreu com a censura e não passou sequer da primeira edição.

Segundo Dalva Silveira, o Ex- foi um grande marco para a sociedade, por fazer um trabalho que nenhum outro veículo fazia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *