Duda Teixeira, editor de Internacional da revista Crusoé/O Antagonista há quatro anos, fez a tradução do livro Fome na Ucrânia: Os relatos do front do Holodomor, de Gareth Jones. O autor é um jornalista galês que testemunhou o Holodomor, como foi chamado o genocídio de milhares de ucranianos causado pelo governo russo totalitário de Josef Stalin.

Em 1933, durante sua terceira viagem à antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS) para documentar a evolução do Plano Quinquenal de Stalin, Gareth testemunhou a tragédia. Também conhecida na União Soviética como a Grande Fome, ocorreu devido ao excesso de exportação de alimentos, resultando na escassez interna e consequentemente na fome extrema.

A obra narra os desafios enfrentados pelo profissional para driblar a censura soviética e conseguir chegar à Ucrânia. Na época, Gareth conseguiu visitar aldeias para conversar com os camponeses que lidavam com as consequências da falta de alimentos no local.

Traduzido pela primeira vez para o português, o livro, que inspirou o filme, A Sombra de Stalin pode ser adquirido por aqui.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments