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domingo, maio 5, 2024

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LabPop Group arrenda o título Gula

Principal e mais tradicional título da gastronomia brasileira, a revista Gula – que vinha enfrentando uma grave crise – passa a ser gerida pelo LabPop Group, constituído por cinco empresas: LabPop Agency, MusicBuzz, MPM Neto Editora, Futebol 360 e, a mais recente, Gema Custom Mags, em que Gula estará inserida. Como a Gema, especializada em revistas customizadas, ainda está sendo constituída, nos próximos dois ou três meses Gula estará sob tutela da MPM Neto Editora, que cuidará dessa transição. A queda na receita de publicidade em 2014 teria sido o principal estopim da crise e a responsável por levar a direção da revista, então comandada pela Editora Preta, a buscar investidores interessados em arrendar ou comprar o título, justamente em 2015, quando a publicação completa 25 anos. Foi aí que entraram os jornalistas Mario Marques e Robert Halfoun, sócios-diretores da Gema, com a proposta de arrendamento da marca – não do ramo, diga-se. “É importante ressaltar que estamos arrendando a marca, não estamos sucedendo o negócio. O negócio passivo é da editoria Preta”, salienta Halfoun, ex-diretor de Redação da Editora Preta, da qual se desligou em agosto passado para ingressar no LabPop Group. “Arrendamos a marca por sete anos. Vamos operar a revista, lógico, mas também teremos outros produtos para explorar essa marca”, ressalta Marques. Os produtos aos quais ele se refere são investimento pesado na versão digital para tablets e mobile, o Clube Gula – cartão de benefícios e descontos e restaurantes, que os assinantes receberão automaticamente –, um novo portal de notícias e receitas, e a ampliação do Prêmio Gula. “Temos um escritório em Nova York e vamos fazer com que ele trabalhe em função da Gula lá fora. Vamos usar nossa expertise para desenvolver um pouco mais essa plataforma”, diz Marques. Ele afirma ainda que outra empresa do grupo, a LabPop Agency, trabalhará com Gula: “A LabPopAgency é muito forte no segmento digital. Vamos usar toda a nossa equipe de digital, que vai tratar a Gula como cliente”. Dentre as metas a serem atingidas pelo trabalho em conjunto com a agência digital está o ousado aumento de 50 mil para um milhão de seguidores no facebook até o fim do ano. “Todo o nosso processo vai ser muito acelerado no âmbito digital”, afirma o diretor. > “A grande novidade que temos no momento é o que chamamos de Gula 5.0, que é a Gula multiplataforma”, complementa Halfoun. “A revista tem 25 anos de existência, megacredibilidade, referência na área de Gastronomia, top of mind. O que aconteceu nos últimos anos é que a Gula deixou de acompanhar os movimentos digitais, que são importantes neste momento. O que estamos fazendo agora é usar a vocação do LabPop Group, um grupo de empresas que trabalham com crossmedia, exatamente para fazer essa Gula 5.0 deslanchar. A ideia é que a audiência da Gula seja quintuplicada com o uso dessas tecnologias. E como temos know-how para isso, estamos bastante seguros em relação a esse desenvolvimento”. Além de Marques e Halfoun, estão no time da nova Gula a editora-chefe Clara Passi (profissional com passagens por Editora Abril, JB e Quem); Luís Otávio Fernandes (diretor Comercial); Vitor Alexandre (gerente de Atendimento ao Assinante) e Tatiana Schmitt (desenvolvimento do Clube Gula). “Ao longo desses anos, desenvolvemos um processo de produção editorial [da revista], e esse processo de produção vai continuar existindo. Temos um corpo de curadores e pensadores que pautam a revista – eu faço parte desse grupo – e a partir disso passamos a colaboradores envolvidos com gastronomia”, explica Halfoun sobre a produção editorial da revista. “Como arrendamos a marca, e não compramos a editora, a antiga equipe é funcionária da Editora Preta. São pessoas que ficaram agregadas à Editora Preta. E, por razões jurídicas, estamos usando uma nova equipe para trabalhar nesse novo produto. Vamos fazer uma adequação dos nossos funcionários, pegando alguns de nossas empresas e realocá-los na Gema”, complementa Marques. A próxima edição de Gula – que seguirá mensal – está prevista para 15/3, com capa dedicada ao bacalhau.

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