Juliana Dal Piva, colunista do UOL, ajuizou nessa terça-feira (26/10) um processo por danos morais na Justiça de São Paulo contra Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro. Em julho, ele enviou uma mensagem à jornalista ameaçando-a e questionando seu trabalho.

Juliana Dal Piva (Crédito: Perfil Twitter)

Após a publicação de reportagens e um podcast sobre indícios de um esquema de desvio de salário de assessores no gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro, em 9 de julho, Wassef mandou a mensagem a Juliana dizendo que, se ela realizasse seu trabalho da mesma forma em outro país, ela “desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo”.

“É um caso grave que testa os limites do direito à liberdade de expressão e direito à liberdade de imprensa”, disse ao UOL Sheila de Carvalho, advogada que representa a jornalista.  “Não é tolerável em um Estado Democrático de Direito que pessoas proximamente envolvidas com a alta cúpula do poder maculem a honra e imagem de jornalistas e ameacem estes por trabalhos investigativos realizados. O Brasil vive um agravamento das violações dos direitos de jornalistas e não podemos mais permitir que esses ataques e ameaças continuem ocorrendo sem nenhuma responsabilização”.

No processo, Juliana pede que Wassef seja impedido de contatá-la, intimidá-la ou ofendê-la por qualquer meio; uma retratação pública sobre as acusações de que ela seria antiética; e uma indenização de R$ 20 mil, que deve ser destinada ao Coletivo Favela em Pauta.

Em agosto, a jornalista também entrou com uma representação criminal contra o advogado. O caso tramita no Ministério Público de São Paulo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments