Joaquim de Carvalho, da TV 247, ingressou na semana passada com uma denúncia na polícia de Brasília contra ameaça feita pelo personal trainer Allan Lucena, uma das pessoas que entrevistou para um documentário sobre redes de desinformação movidas por bolsonaristas. Lucena enviou um print a Carvalho no qual fica evidente que ele descobriu os nomes completos da esposa e de um dos filhos dele.

O jornalista entrou em contato com o personal trainer pois este, em março deste ano, denunciou à polícia que estava sendo vigiado por um homem, posteriormente identificado como um policial federal que fazia a segurança do então candidato a presidente Jair Bolsonaro no episódio da facada em Juiz de Fora (MG, em 2018.

Carvalho conseguiu entrevistar Lucena por telefone. “À noite, recebi uma ligação dele, que não pude atender. Retornei pouco depois, e ele disse que havia ligado por engano”. No dia seguinte, o personal trainer enviou um print de uma conversa com alguém não identificado em que aparecem o nome completo da esposa e de um dos filhos do jornalista. Abaixo do print, Lucena escreveu: “Vocês poderiam parar de me ligar?”.

“Eu não estava mais ligando para ele − já tinha feito a entrevista”, contou Carvalho à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). “Por que me dar conhecimento de que sabia o nome completo da minha mulher e do meu filho? Para mim, é uma intimidação, como se dissesse: ‘Sei quem são’. Isso é inaceitável. Num país em que a vereadora Marielle Franco foi assassinada, e muitos jornalistas são alvos de agressão, inclusive homicídio, não posso me calar. Tornar público o ocorrido é uma forma de me protege”.

Vale destacar que Allan Lucena é amigo e parceiro comercial de Jair Renan, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, a Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD) solidarizou-se com o jornalista, e destacou que “o Brasil é considerado zona de risco para a imprensa livre pela organização Human Rights Watch, tendo passado a frequentar essa vergonhosa lista de nações que não prezam pela vida de jornalistas independentes desde a ascensão de Jair Bolsonaro à Presidência”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments