O consórcio de veículos de imprensa que está divulgando os chamados Facebook Papers publicou, no final da última semana e no começo desta, novas reportagens sobre dados internos do Facebook. A iniciativa reúne 17 organizações de notícias americanas para a publicação de matérias baseadas nos documentos repassados para Frances Haugen, ex-gerente de produtos da empresa.

Reportagens publicadas pelos jornais The New York Times e The Washington Post e nos canais CNN e NBCNews mostram que funcionários do Facebook tentaram alertar sobre a propagação de “desinformação eleitoral incendiária” e sobre o potencial da plataforma de radicalizar usuários em meio às eleições de 2020 nos Estados Unidos. Segundo as reportagens, a rede social de Mark Zuckerberg teria feito pouco ou quase nada para impedir a circulação de fake news, que acabaram levando, por exemplo, à invasão do Capitólio em 6 de janeiro deste ano.

O Washington Post apresentou o depoimento de uma fonte anônima que declarou apoio às acusações feitas por Haugen. O denunciante afirmou que o Facebook tinha uma “lista branca” que protegia figuras que promoviam desinformação, como o site Breitbart, de Steve Bannon. A empresa negou a acusação: “Nunca houve uma lista de permissões que isentasse editores, incluindo Breitbart, das regras do Facebook contra desinformação”.

Entenda a iniciativa

Em setembro, Haugen apresentou documentos internos do Facebook ao Wall Street Journal, que basearam reportagens sobre os danos que a rede social causa. As revelações mostram, por exemplo, que o Facebook está ciente de que o Instagram colabora para o desenvolvimento de problemas de imagem em adolescentes.

Para divulgar os documentos, a ex-funcionária do Facebook pediu ajuda à Whistleblower Aid, organização sem fins lucrativos que representa pessoas que relatam potenciais ilegalidades por parte de grandes empresas ou governos. Mas apenas em outubro ela revelou ser a delatora do caso. Antes, atuava com o codinome Sean.

Fazem parte do Facebook Papers: Associated Press, Reuters, New York Times, Washington Post, CNN, NBC News, CBS News, USA Today, Financial Times, Atlantic, Fox Business, NPR, Bloomberg, Politico, Wired e Platformer, newsletter de Casey Newton (ex-Verge).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments