6.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, março 29, 2024

Buy now

Portal dos Jornalistas e J&Cia lançam Prêmio de Jornalismo Inclusivo

Primeira edição do concurso contará com apoio da HBO e premiará reportagens que adotem o uso de linguagem inclusiva

Portal dos Jornalistas e a newsletter Jornalistas&Cia, com o apoio da HBO Latin America, abriram nesta quarta-feira (20/5) as inscrições para a primeira edição do Prêmio de Jornalismo Inclusivo. O concurso nasce com o objetivo de reconhecer trabalhos jornalísticos que alertem para a importância da inclusão, em seus mais variados tipos, para a sociedade.

Para marcar a edição de estreia, o tema escolhido foi Todxs Nós – Linguagem Viva e Inclusiva, que reconhecerá reportagens que adotem o uso de linguagem inclusiva. A escolha é uma referência à série da HBO Todxs Nós. Nela, Clara Gallo dá vida a Rafa, jovem pansexual não-binárie, que deixa a família no interior de São Paulo e muda-se para a casa de seu primo, Vini (Kelner Macêdo), na capital. Vini já divide o espaço com sua melhor amiga, Maia (Julianna Gerais), e ambos ficam surpresos ao descobrir que Rafa se identifica com o pronome neutro e não com o gênero feminino ou masculino. As descobertas e lutas retratadas na série de oito episódios são um convite à reflexão e um pedido de compreensão para muitos grupos que não se sentem representados pela dicotomia tradicional de gênero.

“Fazemos um convite para que jornalistas, mesmo que por um momento, deixem de lado os tradicionais manuais de redação e se permitam explorar toda a dinâmica que a linguagem oferece e potencializa”, destaca Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora. “Para nós é motivo de muito orgulho ter escolhido uma temática tão inovadora logo na estreia e, principalmente, poder contar com o apoio de uma das mais respeitáveis marcas de entretenimento do mundo, que é a HBO”.

Poderão concorrer reportagens nas categorias Áudio, Vídeo, Impresso e Online, publicadas entre 1º de outubro de 2019 e 30 de setembro de 2020, data em que se encerra o período de inscrições. Mais informações, regulamento e inscrições no hotsite da premiação: pji.portaldosjornalistas.com.br.

Guia promove reflexão e debate uso de linguagem não-binária

Para promover a reflexão sobre a inclusão e a representatividade de pessoas não-binárias na comunicação, a HBO acaba de lançar o Guia TODXS NÓS de Linguagem Inclusiva. Elaborado pela consultoria especializada Diversity Bbox, o manual traz informações que vão desde o uso de pronomes neutros até construções gramaticais com alternativas à utilização de pronomes masculinos e femininos.

“Comunicar-se de forma inclusiva significa ter a consciência de que a sociedade e o ambiente de trabalho são compostos por pessoas com diferentes características e identidades”, destaca Pri Bertucci, CEO da Diversity Bbox. “É uma garantia de respeito, valorização e acolhimento da diversidade humana”.

O Guia, que já está disponível para download na página do Prêmio de Jornalismo Inclusivo, também servirá como material de consulta e orientação para as Comissões de Seleção e Premiação do concurso.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese