Wianey Carlet

    João Wianey Carlet nasceu no dia 16 de julhode 1949, em Três Passos/RS

    Profissionalmente, o radialista começou em1969, na Rádio Sideral, de Getúlio Vargas/RS, que tinha sido fechada em 1964 evoltou a operar cinco anos depois.

    Em seguida, Carlet foi para Erechim, ondetrabalhou na rádio que levava o nome da cidade. Depois dirigiu-se para Porto Alegre/RS, onde trabalhou primeiramente na Rádio Cultura, fazendo o gilete-press, que era a leitura de jornaisimpressos no ar.

    Passou pela Difusora, em 1974, comosetorista do Internacional. Oito anos depois, em parceria com os colegas PedroErnesto Denardin, João Garcia e Paulo Mesquita, criaram a Rádio Sucesso 1340,que durou poucos anos.

    Na década de 80, a Rádio Guaíba estavapassando por dificuldades financeiras e muitos profissionais haviam setransferido para a Rádio Pampa. O jornalista assumiu uma vaga na emissora em1986, permanecendo nela por dez anos.

    Voltou a Rádio Gaúcha em 1994, comocomentarista e âncora substituto de todos os programas. No mesmo ano assumiuuma das vagas do tradicional programa Sala de Redação.

    Possui um blog, onde faz comentários esportivos e divulga vídeos do programa no qual participa na Rádio Gaúcha.

    Passou a colaborar com o blog do Sala de Redação em junho de 2012, que é uma ampliação dos debates e das polêmicas do programa de rádio.

     

    Atualizado em julho/2012 – Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

    http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/wianey.htm, acessado em janeiro/2012;

    http://www.coletiva.net/site/perfil_detalhe.php?idPerfil=288, acessado em janeiro/2012.

    Jornalistas&Cia Edição 852


     

    A carreira começou como locutor na rádio Sideral, de Getúlio Vargas/RS.