Monica Scaramuzzo

    Monica Scaramuzzo formou-se em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em 1994, em São Paulo (SP). Conclui pós-graduação em Relações Internacionais com foco no Mercosul pela Universidade de São Paulo (USP) no ano 2000.
     
    Começou a trajetória no Jornalismo em 1996 como repórter no jornal Notícias Populares (SP), onde ficou até 1999. Em outubro daquele ano passou a trabalhar na Gazeta Mercantil (SP), produzindo reportagens na área de Economia e Negócios. Em janeiro de 2003 migrou para a reportagem do Valor Econômico (SP), onde trabalhou por mais de dez anos, sete deles na área de Agronegócios e o restante em Indústria & Infraestrutura.
     
    Entrou para a equipe de Economia e Negócios do jornal O Estado de São Paulo (SP) em novembro de 2013. Grande parte das reportagens que prepara focam a indústria farmacêutica, atualização sobre as empresas e lançamentos de medicamentos. Outras áreas em que atua com destaque são a de Química e Petroquímica e a de Papel & Celulose. Foi enviada especial a Dubai (EAU) em dezembro de 2015, destacando em sua reportagem a economia informal do paraíso fiscal, os investimentos na área da Construção Civil e o projeto de um condomínio de casas de luxo abastecidas com energia solar.
     
    Conquistou três Prêmios Especialistas, organizado pela revista Negócios da Comunicação, duas vezes na categoria Setor Farmacêutico, em 2015 e em 2016, e uma na de Setor de Papel & Celulose, em 2016. Foi eleita para ocupar lugar no Top 50 entre os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
     
    É casada com o jornalista André Vieira.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: